Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/JAN/1994
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas 94 abre inscrições para agências de todo o país

Está sendo lançada esta semana a 27ª versão do Prêmio Colunistas Propaganda, que escolherá os melhores trabalhos entre os criados para veiculação em Cinema, Televisão, Jornal, Outdoor, Rádio e Revistas.
Na sua já consagrada regional carioca, o prêmio se chamará XIII Colunistas Rio, cujos vencedores com Diplomas de Ouro estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao Prêmio Colunistas­Brasil, com os melhores de todo o País.
Qualquer pessoa ou empresa pode inscrever trabalhos em que esteja envolvida. As exigências são que o trabalho tenha sido criado ou produzido por empresas sediadas no Brasil, já tenha sido exibido comercialmente no país ou no exterior e não tenha concorrido a versões anteriores do Prêmio Colunistas Propaganda. Este ano, o prêmio aceitará a participação de trabalhos veiculados até a data de inscrição.
Como nos anos anteriores, além dos Diplomas de Ouro, Prata e Bronze aos melhores trabalhos de cada Categoria, o Júri do Colunistas poderá conceder:
• Grandes Prêmios de Campanha do Ano, Anúncio (ou Encarte) do Ano, Comercial do Ano, Fonograma do Ano e Outdoor do Ano aos melhores trabalhos entre os que obtiverem Diplomas de Ouro nas Áreas correspondentes.
• Grandes Prêmios de Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas e de Melhor Conjunto de Peças Impressas: às agências que alcançarem a maior pontuação de prêmios respectivamente com seus materiais das Áreas de Televisão e Cinema e Rádio; e de Mídia Impressa e Outdoors. Serão computados 10 pontos para cada Grande Prêmio, 6 pontos para cada Diploma de Ouro, 4 pontos para cada Diploma de Prata e 3 pontos para cada Diploma de Bronze.
• e Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano e Destaques do Ano às empresas e profissionais que mais tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento da atividade publicitária na região abrangida pela premiação.
Estas são as categorias em que poderão ser inscritas as peças publicitárias no XIII Prêmio Colunistas­Rio:
01 - Alimentos
02 - Bebidas Alcoólicas
03 - Bebidas Não-Alcoólicas
04 - Cigarros e Tabaco
05 - Cosméticos e Produtos de Toalete
06 - Eletrodomésticos
07 - Imobiliário
08 - Institucional ou Corporativo
09 - Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
10 - Móveis Decoração e Utensílios Domésticos.
11 - Política e Eleições
12 - Produtos e Serviços para Agropecuária
13 - Produtos e Serviços Automobilísticos
14 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
15 - Produtos e Serviços para a Indústria
16 - Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
17 - Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
18 - Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
19 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
20 - Serviços Financeiros e de Seguros
21 - Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
22 - Varejo de Grande Porte
23 - Varejo de Pequeno e Médio Porte
24 - Veículos Pessoais e Profissionais
25 - Vestuário e Acessórios Pessoais
26 - Produtos e Serviços Diversos (Apenas os que não se encaixem nas categorias anteriores).
27 - Campanhas de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
28 - Anúncios de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
29 - Peça Publicitária Destinada ao Trade
30 - Peça Publicitária de Oportunidade
31 - Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas
32 - Peça Publicitária de Agência
Todas as agências que já participaram em outras versões do Colunistas estão recebendo cópias do Kit de Inscrição da premiação com todos os documentos necessários para concorrer. Quem não tiver recebido ou quiser mais informações, no Rio de Janeiro, deve procurar a Secretaria do concurso, na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro, RJ. O telefone é (021) 552-4141.

Medina confirma mudança na filosofia da Casa Mattos.

"A Casa Mattos está mudando toda a sua filosofia de marketing e vai ser agressiva em propaganda durante o ano inteiro", garantiu a esta coluna o diretor-presidente da Artplan, Roberto Medina.
Ele procurou a Janela esta semana para confirmar a informação de que a Artplan - nova agência da Casa Mattos - prevê para este cliente uma verba em 1994 de US$ 3 milhões. Na última semana, apontamos nossa surpresa com aquele número, já que diretores da Giovanni (agência anterior da Casa Mattos) indicavam uma verba anual nos últimos anos para este cliente nunca superior a US$ 300 mil.
"Só para a volta às aulas a Casa Mattos vai investir em torno de US$ 300 mil, incluindo a produção de um comercial sofisticado, dirigido por Mário Márcio Bandarra com a produtora Interteam Plus", adiantou Medina, completando que também em outras oportunidades haverá comerciais específicos.
De acordo com o diretor da Artplan, a mudança na mentalidade da direção da Casa Mattos pode ser medida pela contratação de profissionais de marketing que foram da Mesbla e têm experiência com o grande varejo. "A Casa Mattos quer modificar a sua imagem perante o consumidor. A partir de agora ela não vai mais ser lembrada apenas pelo material escolar, e sim por todos os produtos de papelaria, como material de escritório e material de artes plásticas", promete Medina.

Giovanni para Sidney Ross: 70 anos de Janela
Anúncio criado pela agência Giovanni para publicação ao lado da Janela Publicitária

Ano começa bem: agências aumentam contratações

As perspectivas de 1994 não poderão ser melhores para o mercado publicitário carioca, se levarmos em conta o volume de contratações noticiadas neste início de ano. Vejam só:

Na Caio

A agência de Caio Domingues está com mais 4 profissionais. Como nova Gerente de Mídia assumiu Benildes (Benni) Viana, profissional com 18 anos de mercado, tendo passado pela Nacional Seguros, Brahma, MPM, Salles e Souza Cruz. O RTV também tem nova chefe: Cláudia Castro (ex-VS, Pubblicità e DPZ), com responsabilidade sobre as produções da Caio no Rio e em São Paulo. E, como se não bastasse, tem dupla nova na agência: a redatora Valéria Chaves (ex-Provarejo, Salles, DPZ e MPM) e a diretora de arte Eloisa Rangel (ex-Almap/BBDO, MPM e SGB). Ambas com extenso currículo de premiações, inclusive internacionais.

NA D+

A agência de Marcelo Gorodicht completou sua equipe com a contratação do redator Rynaldo Gondim (ex-Oficina, Mental Mark e Genesis) e a gerente de produção Cláudia Santiago (ex-DPZ, Pólen e Cult). A D+, aliás, já tem telefones: 252-2621 e 252-2554, sem falar no fax 231-1710.

NA ZAPT

A agência de Jonas Suassuna trouxe de volta para o mercado o conhecido publicitário Mário de Almeida, para dirigir o seu departamento de Projetos Especiais. Mário já foi diretor da Standard, da Fundação Roberto Marinho e da Agência da Casa, da Rede Globo.

NA ARTPLAN

Outra que volta é Ângela Sá. Ela entra como Diretora de Planejamento e Pesquisa, com o trunfo de ter sido eleita, no último prêmio da ABP, a Profissional do Ano da categoria. E ter participado, na agência, da concorrência da Casa Mattos.

Pixel conquista contas e cresce US$ 2 milhões.

Já em sua nova fase como agência de propaganda, a Pixel comemora a conquista de novas contas, que vão lhe aumentar o faturamento em torno de US$ 2 milhões.
Duas são as principais. A cadeia de fast-food Ju... Box, que deve investir este ano US$ 900 mil - inclusive com veiculação em TV -, principalmente para noticiar a sua expansão, com a inauguração de lojas em Copacabana e Búzios. E ainda o Polo Têxtil Rio, que será inaugurado em março no Rio Comprido, destinando cerca de US$ 700 mil para atrair a suas lojas os donos de pequenas e médias confecções do Rio de Janeiro.