Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Edital da Prefeitura muda pouco e decisão sairá por sorteio
A Prefeitura do Rio não aceitou a proposta do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de que fosse incluída no Edital de Licitação pela conta publicitária do Município a exigência de um texto descrevendo como a agência pensa a publicidade de César Maia. O motivo é o mesmo já apresentado pelo procurador Paulo Carpenter e pela coordenadora de publicidade Leila Castanheira em reuniões anteriores com as agências: "não dar qualquer caráter subjetivo à escolha da vencedora". Com isso, é claro, eliminar qualquer suspeita de favorecimento a uma ou outra agência de propaganda, como sempre alguém acaba levantando em concorrências públicas.
Com isso, a Janela mantém a sua previsão de que entre 10 e 20 agências de propaganda conseguirão atingir o número máximo de pontos previstos pelo Edital e a Prefeitura terá que escolher a agência vencedora por sorteio, numa situação inédita na história da Propaganda Brasileira. Para as agências de porte médio para cima, a única chance de desclassificação é ela se esquecer de apresentar algum documento exigido pelo Edital, situação, aliás, que já aconteceu nas melhores famílias.
Até o fechamento desta coluna, o original do novo Edital não havia chegado às mãos de Leila Castanheira. Mas Leila passou em primeira mão, para os leitores da Janela, mais algumas das decisões tomadas pelo Governo, lembrando, porém, que as informações a seguir ainda podem ser acrescidas de algum pequeno detalhe. O texto definitivo estará à disposição das agências no próximo dia 6 de janeiro, quinta-feira, na sede da Prefeitura.
Outra solicitação dos publicitários que não pôde ser alterada foi a relativa aos prazos de faturamento. O Município não encontrou como mudar seu sistema de só processar a liberação da verba após a apresentação da fatura dos veículos. Ou seja, a agência que pegar a conta vai ter mesmo que assumir o risco de pagar a conta nos veículos, se houver atrasos no faturamento.
Já no item relativo às premiações das agências, as exigências devem até aumentar, com o pedido de apresentação de prêmios também do Diretor de Arte que se envolverá com a conta. Esses profissionais haviam sido esquecidos no primeiro Edital, que só considerava as premiações de Diretores de Criação e Redatores.
Esta questão das premiações, aliás, poderá desclassificar muita agência desatenta. Todas as solicitações do Edital devem ser documentadas. Por isso, lembra Leila Castanheira, não bastará à agência relacionar os prêmios de seus profissionais. O recomendado é apresentar também as cópias dos diplomas das premiações que tenham os respectivos nomes devidamente incluídos nas Fichas Técnicas.
A mudança mais importante no novo Edital será em relação ao endereço da agência que conquistara conta. Como a Janela alertou, o Edital anterior permitia que uma empresa sem qualquer estrutura de apoio no Rio passasse a atender a Prefeitura. Isto deverá mudar. Provavelmente no segmento do Contrato do Edital estará um comprometimento da vencedora de ter ou instalar uma sede operacional no Rio de Janeiro, independente de onde seja a sua matriz.
Outra mudança significativa é em relação à tomada de preço. Para se adequar à Lei 4.680 e ao Decreto 57.690 a Prefeitura vai solicitar na disputa de preço qual a percentagem mínima de comissão sobre custos de produção com que cada agência pretende trabalhar. Aqui também há uma armadilha para os desatentos. Pouca gente sabe que aquele Decreto não estabeleceu teto para a comissão. Por isso, a pontuação máxima será concedida para quem disser que cobrará 15% de comissão, que é o menor valor previsto pela legislação.
COMO NA LOTERIA
A entrega dos envelopes com a documentação está marcada para o dia 18 de janeiro próximo, das 9 às 10 horas da manhã. Às 10:30 horas se iniciará a abertura destes materiais.
Confirmando-se a hipótese do sorteio, ele será realizado na presença de todas as agências participantes da licitação. O sistema adotado deverá ser o mesmo das Loterias, com a retirada de esferas numeradas de dentro de um globo giratório. Cada agência finalista receberá um número, que poderá ser estabelecido pela ordem alfabética de seus nomes ou outro critério ainda a ser definido. Aquela que tiver seu número sorteado levará a conta.
Para as outras, recomendamos, quem sabe, um Papa-Tudo, uma Tele-Sena, um Cartão-Presente.
Mais duas agências no ranking do Rio
A publicação do ranking das maiores agências do mercado carioca, publicado pela Janela na última semana, agitou o mercado - afinal há muito tempo não se fazia levantamentos como esse - mas não causou muitos protestos, como é comum nestas ocasiões.
Apenas duas agências se comunicaram pedindo a inclusão entre as que faturaram mais de US$ 5 milhões em 1993. A Chris Colombo, cujo diretor Cyd Alvarez informou um faturamento de US$ 6 milhões. E a Zapt, que de acordo com seu diretor Manoel Augusto Graça, faturou em 1993 um total de US$ 6,5 milhões.
Assim, somam-se 19 agências no Rio com faturamento superior a US$ 5 milhões, elevando o total delas a US$ 420 milhões em 1993.
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• NOTA BAIXA - Que fim levou a campanha "Sua Notinha vale um Notão", que em julho deste ano o Governo do Estado anunciou que soltaria? Chegou-se a falar em verba de US$ 5 milhões, a agência Ferrari criou campanha, plano de mídia e tudo o mais, e até agora ninguém viu nada? Foi apenas mais um tiro n'água do Governo Brizola?
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
• QUE CHEGUE 94- A Janela está entrando 1994 cheia de otimismo. Temos certeza que 94 será um grande ano para todos nós. Vamos continuar juntos.
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Anúncio criado pela agência Giovanni para publicação ao lado da coluna Janela Publicitária. |
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