Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prefeitura do Rio lança concorrência que valoriza prêmios de propaganda
Começou finalmente, com quase um ano de atraso em relação ao esperado, a corrida pela conta publicitária da Prefeitura de César Maia.
E a disputa será dura, porque, também diferentemente do que se imaginava, apenas uma agência poderá sair vencedora. O edital não só proíbe a formação de consórcios como estabelece que a conta é única, sem divisões. A escolhida assinará um contrato por um ano, que poderá ser prorrogado por um novo período.
A decisão não agradou a todo o mercado publicitário, acostumado à atender em grupo as contas de governos. Mas também conquistou defensores, que alegam que a formação de "pool" leva muitas vezes a que algumas agências trabalhem pouco e ganhem mais do que mereciam enquanto outras que trabalharam mais ficam obrigadas a receber menos do que gostariam. Neste caso, inclusive, nem dá para se saber o valor da conta. O Edital fala em prosaicos Cr$ 75 milhões, ou seja, pouco mais de US$ 300 mil.
A entrega da documentação para a concorrência está marcada para 28 de dezembro, das 7:00 às 10:30h, no auditório da sede da Prefeitura. Às 11 horas, os envelopes serão abertos. Depois disso, a Comissão de Licitação terá muito trabalho para classificar as agências de acordo com o detalhado sistema de pontuação adotado.
A Prefeitura, por exemplo, vai conceder pontos não somente ao número de prêmios já conquistados pelas agências licitantes, como os conquistados individualmente pelos profissionais de criação que se envolverão com a conta. Criador com mais de 6 prêmios soma 30 pontos na disputa.
Este critério, logicamente, nós aqui achamos justíssimo.
Mas há outros itens de avaliação que estão recebendo muitas criticas do mercado. Por exemplo, para demonstrar a sua metodologia de trabalho, a agência deverá dissertar sobre o tempo que considera necessário para a elaboração de campanhas publicitárias:
Se ela disser que leva mais de 15 dias, só ganhará 10 pontos. Se levar de 8 a 15 dias, conquistará 20 pontos. E se prometer entregar o trabalho em 7 dias somará 30 pontos na avaliação!
E para comprovar os seus recursos materiais, a agência precisará listar a quantidade de microcomputadores disponíveis na agência. Cada micro, até o máximo de 6, dará um ponto adicional à agência...
No planejamento da Prefeitura, dia 26 de Janeiro de 1994 ela finalmente divulgará, na presença dos concorrentes, o nome da agência vencedora.
Guinsburg volta à McCann com prestígio aumentado
Dois meses e meio depois de ter sido demitido, o publicitário Ricardo Guinsburg está voltando à direção de criação da McCann Rio, o que esclarece o teaser que uma fonte da agência nos passou e a Janela publicou semana passada, informando que a agência teria decidido colocar no cargo um criador pertencente aos quadros maccanianos e que não estava em São Paulo.
A notícia estourou como uma bomba entre a criação carioca, para a qual o nome de Guinsburg seria a última opção imaginável entre os candidatos ao cargo, em virtude da forma tumultuada com que ele foi afastado da agência pelo gerente geral do escritório George Teichholz.
Segundo fontes da agência, Ricardo volta muito prestigiado pela McCann internacional, que teria exercido forte influência na decisão do escritório brasileiro. Há informações de que os clientes internacionais da McCann teriam protestado pela demora na definição de um profissional para a condução da criação da agência no Rio.
Juntamente com a demissão de Guinsburg, a McCann-Rio contratou - de certa forma como experiência - o diretor de arte Carlos Eduardo Studart para dirigir a sua criação. Com cerca de um mês na função, ele se demitiu, por não se sentir adaptado ao perfil da empresa. De lá para cá, a criação da McCann-Rio ficou interinamente sob o comando de Paulo Castro.
Caso se confirmem os comentários internos da agência, a volta de Ricardo Guinsburg poderá não se restringir à direção de criação do escritório, onde, aliás, ele já exibia o título de vicepresidente. Ele receberia também outras funções, que hoje seriam exclusivas de George Teichholz.
ABP escolhe os profissionais mais destacados do Rio
A ABP-Associação Brasileira de Propaganda já tem os 20 publicitários que receberão seus diplomas de Destaques do Ano de 1993, em festa que volta a ser realizada, depois de 15 anos, no Clube Caiçaras. São eles:
Executivo de Anunciante: Waldemar Mariano (IBM);
Executivo de Agência: Hélio Kaltman (Contemporânea);
Planejamento de Agência: Carlos Silveira (VS Escala);
Atendimento de Agência: Hugo Santos (Pubblicità Esquire & Aliance);
Diretor de Criação: Fábio Siqueira (MPM/Lintas);
Redator: Adilson Xavier (Contemporânea);
Diretor de Arte: Ana Laet (Standard);
Estúdio de Agência: Tereza Cristina Vargas Gonçalves (Denison-Rio);
Produtor Gráfico de Agência: Júlio César Martins (Contemporânea);
RTVC de Agência: Célia Basto (MPM/Lintas);
Mídia de Agência: Mari Wilner
(Pubblicità Esquire & Alliance);
Tráfego de Agência: Eduardo Júlio Sauwen (Salles);
Profissional de Pesquisa: Ângela Sá (Young & Rubicam);
Fornecedor de Artes Gráficas: Celso Lund (Gráfica Brasileira);
Produção de Comerciais: Célia Botelho (Set TV Cine);
Direção de Comerciais: Chico Abreia (Yes);
Fotógrafo: Ayrton Camargo; Profissional de Veículo: Leopoldo Amorim (LPA - Editora Globo);
Comunicação Social: Paulo Gravina (BNDES)
e
Publicitário do Ano: Edeson Ernesto Coelho (DPZ).
A entrega dos diplomas está marcada para as 20:30 horas do dia 7 de Dezembro, e a adesão custará CR$ 5.000,00.
JB muda diretoria e traz Rego Monteiro de volta
O Jornal do Brasil já está circulando com sua nova diretoria desde 10 de dezembro. Na área de publicidade, Elysio Pires deixa a empresa e volta ao poder Sérgio do Rego Monteiro, que desde a sua saída do jornal, há 8 anos, trabalhou na RBS em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Até o fim deste mês, Rego Monteiro continuará morando em São Paulo, vindo ao Rio apenas duas vezes por semana. A partir de janeiro ele assume em tempo integral no JB.
Criadores fazem encontro no Rio em junho de 1994
Antes que as entidades patronais da publicidade brasileira realizem o IV Congresso Brasileiro de Propaganda, os Clubes de Criação conseguiram marcar o seu IV Encontro Nacional de Criação.
O evento acontecerá de 10 a 4 de junho de 1994, no novo Centro de Convenções do Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, cidade que sediou, em 1978, o I Encontro.
Realizado com o apoio do jornal O Globo, o Encontro terá palestrantes internacionais como Pat Burnham, ex-diretor de criação da Fallon McElligott, a mais premiada agência de propaganda americana nos últimos anos.
RPs vão comemorar melhores ideias de 93
No próximo dia 11 de dezembro, o Conselho de Relações Públicas do Rio promove um jantar no Hotel Copa D'Or para a entrega dos certificados e troféus de seu II Prêmio Ideias em Relações Públicas.
Entre os vencedores deste ano nas diversas categorias estão Therezinha Aleixo dos Santos, do Detran/AM (Ação Comunitária); Eduardo Moreira Dias, da Universidade Estácio de Sá, e Margareth Michel, do Senac-Pelotas (Institucional); Janair Costa (Monografia); Antônio Carlos Lago, do Minas Brasília Tênis Clube e Mônica Medina, da Cia. Atlantic de Petróleo (Público Interno); e Ana Cláudia Cavalcanti e Silvana da Costa, da Hélio Alonso (Projeto Universitário).
O Profissional de Relações Públicas do Ano é Roberto Porto Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. José Augusto Assumpção Brito, do Sebrae, ficou com o título de Empresário do Ano e Jacqueline Gosling, da Brazilian Foods, com o de Revelação em Relações Públicas.
MKTMIX MKTMIX
•. VOLTA BAIXINHO, VOLTA - Genial a estratégia da DPZ para revitalizar a imagem do personagem símbolo da propaganda da Kaiser, o famoso baixinho. A agência colocou no ar um comercial insuportável de se ver e ouvir, esse do falso Pavarotti. Com isso, a gente fica morrendo de saudade do baixinho e ele pode voltar em grande estilo.
Bem, tomara que tenha sido isso...
• FABINHO É UMA BRASA, MORA - A MPM/Lintas-Rio está comemorando a conquista da conta do curso de inglês Brasas, em concorrência da qual participaram 12 agências. O diretor de criação da MPM/Lintas-Rio, Fábio Siqueira, não cabe em si de contente. Além da conquista, ele ganhou prêmio da ABP (matéria nesta edição) e foi convidado, pela 5ª vez consecutiva, para ser jurado no Festival do Filme Publicitário de Nova York, em janeiro.
• ARRIBA, MÉXICO - Será no México, em maio de 1994, o próximo Congresso Mundial do IAA International Advertising Association. O responsável pela entidade no Brasil, o publicitário Geraldo Alonso Filho, já está arregimentando a ida de uma grande delegação de brasileiros.
• LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD - O 34° International Broadcasting Awards, o Festival de Hollywood, lembra que já está com inscrições abertas até 21 de Janeiro de 1994 e com festa marcada para 15 de Junho. A premiação engloba 17 categorias de televisão e 12 de rádio e quem quiser obter o kit de inscrições deve escrever para IBA - 5315 Laurel Canyon Boulevard, Suite , 202, North Hollywood, CA 91607. Telefone (818) 769-4313. Fax (818) 509-1262.
•. FRAGA SAVES THE QUEEN - Clementino Fraga Neto deixou a Secretaria de Esportes do Município e está em vias de se mudar para Londres, onde se associará a uma trading company.
• VAMOS AO TURISMO - A Embratur nega peremptoriamente a notícia divulgada pelo jornal Relatório Reservado de que estaria cancelando a suas concorrências publicitárias. O dia 7 próximo continua valendo para a entrega dos envelopes dos concorrentes. De manhã, haverá a licitação da conta nacional. De tarde, a internacional.
CARTAS
De Roberto Leal, presidente da J. W. Thompson
"Caro Marcio,
Voltando de viagem enfrento as pilhas de coisas para ler: memos, jornais, revistas... O melhor foi teu texto sobre a "larica". Parabéns.
Eu também não conhecia o termo. Devo estar fora desse segmento.
Um abraço,
Roberto. |
De Cássio H. Lopes, diretor de Atendimento da Unità.
"Prezado Marcio,
O artigo "Nem todo comercial também é propaganda", publicado no dia 05/11/92, na Janela é brilhante.
Acho a questão muito importante e a sua abordagem traz uma visão clara e objetiva, com a qual concordo integralmente.
Abraços,
Cássio H. Lopes |
|