Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Nova campanha de Free atinge nível de arte falando de arte
Entrou no ar esta quarta-feira a maior campanha publicitária já criada pela Standard-Rio para os cigarros Free, da Souza Cruz. São nada menos que 11 comerciais produzido pela Movi&Art e que mobilizaram uma verba de produção avaliada em torno de US$ 850 mil.
O tema da campanha continua sendo o "Cada um na sua, mas com alguma coisa em comum". Só que, formalmente, o trabalho atingiu um nível de qualidade artística e uma sofisticação que permitem antecipar uma repercussão muito favorável do trabalho junto ao público e ao mercado publicitário.
O objetivo da agência em repetir a estratégia lançada ano passado - de dividir a campanha em duas séries (a dos "Depoimentos", dirigida por Walter Salles Jr. e a dos "Flagrantes", dirigida por Ricardo Van Steen) - é não esgotar rapidamente a comunicação com o espectador, permitindo que ele tanto identifique o consumidor de Free como indivíduo, nos "depoimentos", quanto pelos "flagrantes" de seu comportamento em grupo, pelo que esclarece Ana Laet, diretora de arte da agência e criadora há vários anos das campanhas de Free.
Isto é reforçado pela diversidade visual dos comerciais. Mesmo na série dirigida por Walter Salles Jr., os filmes foram entregues a três diferentes diretores de fotografia: Paulo Vainer, Marcelo Durst e Márcia Ramalho, que estreou na fotografia de cinema.
Quem for atento também perceberá que a campanha tem outra unidade. Praticamente em todos os filmes o personagem surge como realizador de atividades culturais, seja sob a forma de teatro, cinema, pintura, literatura ou mesmo através de uma instalação numa praia deserta. Ana Laet afirma que isto não aconteceu propositalmente. Na opinião dela, foi resultado natural do objetivo de mostrar cada vez mais o fumante de Free como uma pessoa interessante, que participa ativamente de coisas inteligentes. A produção cultural acabou presente de maneira instintiva na equipe de criação liderada por Luís Vieira e composta ainda por Claudio Marcelo Bojunga, Jorge Barros, Miguel Rio Branco, Álvaro Magalhães, Edson Scorcelli e Roberto Porciúncula.
A aprovação da campanha foi de Gilmar Madureira, gerente de grupo de produtos da Souza Cruz.
Cult se prepara para novas contas
A Cult iniciou um processo de reestruturação interna, como preparação para a entrada de duas novas contas no próximo mês, que representarão um aumento de faturamento da agência da ordem de US$ 3 milhões. Os nomes destas empresas ainda não podem ser divulgados, segundo o presidente da Cult, Arnaldo Cardoso Pires, "por que elas ainda estão encerrando suas relações com as agências atuais". A única dica é que um deles é da área de varejo.
Diz Arnaldo que a primeira mudança foi a criação de uma gerência de operações, entregue a Joelma Egito (ex-Almap/BBDO). Além disso, foi contratado Valois Correia como diretor de criação, cargo até agora ocupado por Gina Mesquita.
E a agência está procurando alguém para dirigir a sua mídia, já que Marlene Fuchs desligou-se da empresa.
Cannes muda para enfrentar a Copa
O Festival de Cannes de 1994 já tem data marcada. Será de 19 a 26 de junho, com várias modificações, pelo que conta o representante do Festival no Brasil, Luís Antônio Ribeiro Pinto. Entre elas, a de que o Festival de Press & Poster - no qual o brasileiro Nizan Guanaes presidirá o júri - será julgado durante o próprio evento, como ocorre com a premiação de filmes.
Luís Antônio adianta que a organização da SAWA, promotora do Festival, está estudando ainda atrações extras para a programação, já que em 1994 as atenções do mundo também estarão voltadas para a Copa do Mundo de Futebol. Os diretores da SAWA esperam uma grande evasão dos publicitários europeus para os Estados Unidos, onde ser realizará a Copa.
Quanto ao júri de comerciais, só mesmo em janeiro sua composição será divulgada. Até lá, é muito provável que Luís Antônio passe os dias usando a sua habilidade para evitar a já cansativa guerra de deserções alternadas de W/Brasil e DM-9. Quem sabe este ano as duas agências deixem o júri decidir qual será a mais premiada...
Mulher ainda tem preconceito para falar naqueles dias
A Giovanni lança em dezembro para seu cliente Sidney Ross a nova campanha de Sanacol, destinada ao mercado feminino, alvo da ação do produto, que promete o fim das cólicas menstruais.
A campanha conta inicialmente com anúncios em revistas femininas e médicas e, a partir de janeiro, com comercial de televisão. O diretor da Giovanni, Gustavo Oliveira, explica que a estratégia criativa do lançamento foi toda baseada em pesquisas desenvolvidas pela agência com mulheres entre 20 e 40 anos.
O trabalho detectou opiniões interessantes, como a de que as mulheres queriam ser retratadas na publicidade de forma positiva, mesmo estando no período menstrual. Apesar disto, ficou claro que a mulher dos anos 90 ainda guarda mais preconceitos e tabus em relação ao tema do que a sua "modernidade" afirma. Por exemplo, elas demonstraram não aceitar bem o termo "menstruação" colocado abertamente. A expressão mais aceita foi "aqueles dias", que acabou fazendo parte da frase tema da campanha: "Aqueles Dias, Agora, Estão com os Dias Contados".
Artplan amplia mercado com novas contas no Rio
A Artplan Rio espera aumentar em 3 milhões de dólares o seu faturamento de 1994 com as novas contas que entraram na agência nos últimos dias. Uma das maiores delas é a Bauhaus Engenharia, um grupo empresarial de Petrópolis que está desenvolvendo o lançamento do Centro Hospitalar das Américas, que concentrará em 81 mil m2 na Barra, 20 clínicas especializadas em saúde. Outra grande conta é a C. D. Empreendimentos, responsável por lançamentos imobiliários como o Barra Golden Green e o Condomínio Park Uruguay.
As ligações da Artplan com o grupo Multiplan - que controla o BarraShopping, cliente da agência - ajudaram nos novos negócios. Também estão agora na carteira da Artplan as contas da Maramar Turismo, agência de viagens do Grupo Multiplan e dois clientes ligados ao BarraShopping: a M. B. Bowling, responsável pelos boliches deste shopping e do Ribeirão Shopping; e a Griffe's, a maior perfumaria da América Latina, localizada no Barra Free Shopping.
CARTAS
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