Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/OUT/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Flupeme aumenta presença na publicidade carioca

A Unità coloca no ar este sábado o novo comercial da Rio Negócios 8, a feira de negócios para pequenas e médias empresas, promovida por seu cliente Flupeme e que começa na próxima semana no Riocentro.
O filme, dirigido por Mauro Farias para a produtora Abracam, tem clima de cinema, usando até automóveis de época, e é um dos primeiros trabalhos da agência sob a direção de criação de João Avelino.
A Flupeme, aliás, é um cliente que deverá crescer muito no mercado carioca, principalmente quando inaugurar, ano que vem, o Pavilhão Center, um shopping off-price só para indústrias de pequeno e médio porte em São Cristóvão.
A verba de comunicação do Pavilhão, segundo Luiz Carlos Lopes, diretor da Unità, ficará em torno de US$ 1 milhão. É mais do que o volume de comunicação de alguns shoppings centers cariocas.

MPM Lintas deve centralizar no Rio sua área de design

Os estudos para a viabilização da ideia de centralizar apenas no escritório carioca as atividades de design e merchandising estão adiantados na MPM Lintas. Muito provavelmente, ainda este mês, o VP nacional de criação da MPM Lintas, Ercílio Tranjan, faça a comunicação oficial da decisão juntamente com o diretor geral do escritório carioca da agência, Alcir Gomes Leite, e seu VP de criação, Fábio Siqueira, que volta esta terça feira dos Estados Unidos, onde está participando de um seminário para Diretores de Criação da Lintas, com Frank de Vito, e visitando os departamentos de design de escritórios internacionais da agência.
A MPM Lintas-Rio conta hoje com 4 profissionais trabalhando exclusivamente nas áreas de design e merchandising, para clientes como Banco Nacional, IBM e Coca-Cola. No próprio departamento de criação da agência há diretores de arte com extenso currículo de premiações em cartazes e materiais promocionais, como Ari Fidelis e Jair de Souza.
Pelas informações que colhemos, a mudança não interferirá na existência da PPA, nascida como braço de promoções e merchandising da MPM e que nos últimos tempos teve as suas atividades redirecionadas para o planejamento de marketing, principalmente na estruturação global de imagem de marcas.

Clientes de Ouro tem seu júri definido

O Clube de Criação do Rio sorteou esta quarta-feira os 10 jurados do seu I Prêmio Cliente de Ouro, que escolherá os profissionais dos anunciantes que propiciam as melhores condições de trabalho para os profissionais cariocas de criação.
Farão parte do júri Adilson Xavier (Contemporânea), Álvaro Gabriel de Almeida (Giovanni), Carlos Estevão (Caio), Fábio Siqueira (MPM Lintas), Helena Lopes (Tática), Luís Vieira (Standard), Paulo Brasil (McCann), Pedro Feyer (Thompson), Toninho Lima (Artplan) e Vicente Nolasco (Giovanni).
Entre os vinte criadores convidados a participar do sorteio foram selecionados ainda 5 suplentes, para o caso de algum dos 10 jurados sorteados não poder comparecer na data do julgamento. Foram eles, pela ordem do sorteio: Franco Paulino (Norton), Renata Giese (Almap), Felipe Rodrigues (Chris Colombo), José Guilherme Vereza (VS Escala) e Marcos Silveira (Young & Rubicam).
As inscrições no Prêmio Cliente de Ouro encerram-se hoje, devendo o material ser entregue na Dinâmica, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210 (Tel.: 552-4141). O julgamento deverá se realizar ainda em outubro.

Troca-troca de gente e lugar

• Velso Dutra Ribas volta ao mercado de agências. Ele é o novo diretor de arte da McCann Erickson Rio.
• Na Contemporânea, entraram a redatora Maria do Socorro Machado e a diretora de arte Beth Rocha, que estavam na área de merchandising da Artplan.
• E na Artplan, para ocupar o espaço deixado, entraram o redator Francisco d'Elia Lucchini (ex-Spalla) e o diretor de arte Sérgio Machado (ex-Animus). E a redatora Beth Jencarelli, que já estava na criação da Artplan, também passou a cuidar de merchandising na agência.
• A 101, produtora de comerciais de Carlos Manga Jr. e Ney Torres, está funcionando agora no condomínio Wimbledon Park, na Barra, onde Manguinha também mora. O endereço é Rua Felipe dos Santos Reis, 77. E o telefone é 325-8649.

Rio vai com 28 para o Promoção

O Rio de Janeiro bateu seu recorde de participação no Prêmio Promoção da Abracomp: 28 agências enviaram trabalhos, com quase 140 inscrições (sendo 30 só em Campanhas e Eventos Promocionais).
Por baixo, é sinal da importância que o mercado carioca dá ao concurso.
Por cima, é prova de que o Rio de Janeiro ainda dá espaço para muita gente trabalhar bem e se orgulhar do que faz.

Carta

De: Antônio Carlos Belluchi, diretor da W/Brasil-RJ.

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1993.
Meu caro Márcio,
Estamos mesmo pensando em mandar benzer a W/Brasil-RJ. Mas para agradecer os resultados de um escritório que, em 93, fará 2,5 milhões de dólares de receita, devida, em grande parte, pela conquista de um cliente de porte de uma Golden Cross, por exemplo, somada aos investimentos da Hiram Walker (no ar com Teacher's e Wall Street em todo o Nordeste) e da Atlantic por conta do lançamento pioneiro do Super Diesel. Você há de concordar que, para o mercado carioca, esse resultado é muito positivo. Aliás, gostaríamos de aproveitar para lhe dar outras informações que não estão em sua coluna, mas que consideramos relevantes:
1 - Há muito tempo a Schering Plough adotou uma política de não ter agências fixas para seus produtos, não sendo verdadeira a informação sobre uma concorrência de Coppertone, da qual, aliás, não participaríamos. A W/Brasil continua sendo uma das diversas agências que prestam serviço à Schering segundo critérios do Cliente.
2 - A W/RJ não "perdeu" o lançamento do Via Parque Shopping. O que houve há 3 meses atrás, e ainda durante a campanha para a venda das lojas finais, foi um acordo de desligamento com o Cliente para que a Mix Marketing, administradora desse Shopping (e também do São Conrado Fashion Mall à época) cuidasse diretamente da comunicação de ambos os empreendimentos.
3 - A Atlantic, mesmo tendo transferido seu controle para a Ipiranga, vai continuar atuando no mercado com sua bandeira, que é parte importante de seu patrimônio; portanto, qualquer manifestação sobre sua Agência é, no mínimo precipitada. Podemos informar, inclusive, que todos os trabalhos para esse Cliente estão sendo tocados normalmente na Agência.
Continuamos, caro Marcio sempre à sua disposição para quaisquer informações que você precisar. Afinal, o conceito da sua coluna merece.
Receba o nosso abraço.

CARTAS

As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Rua Visconde de Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro-RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.

Diet Coke fica na MPM Lintas

A conta de Diet Coke não deve mudar de agências nos países de língua não inglesa, informou a esta coluna Ricardo Ladvocat, diretor de comunicação da Coca-Cola.
A nova agência do produto, a Lowe & Partners, como agência do grupo Interpublic - ao qual também pertencem a McCann e a Lintas - seguirá produzindo inclusive os comerciais de Sprite-e enviando-os para as respectivas agências através do mundo. No Brasil, o material de Sprite vai para a McCann e o de Diet Coke continuará sendo recebido e eventualmente adaptado pela MPM/Lintas-Rio.

Arte nos jardins do Cosme Velho

A Contemporânea comemora o seu 10º aniversário inaugurando uma escultura de Mauro Bentes - com o título de "Contemporânea" - em seus amplos jardins, no próximo dia 21.
Para a inauguração, Armando Strozenberg, Mauro Matos e José Antônio Calazans convidam para um Vin d'Honneur com queijos da Lacreme.