Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/OUT/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo abre concorrência para BNDES e AIDS

No próximo dia 18 de outubro, às 14 horas, as grandes agências brasileiras que têm um escritório no Rio estão com um encontro marcado na sede do BNDES, no Rio, para a entrega dos documentos para a concorrência do órgão. A conta representará uma verba de CR$ 248,6 milhões, ou cerca de US$ 3,9 milhões pelo dólar médio de julho de 1993, mês de referência do Edital.
O objetivo da campanha é a divulgação institucional do BNDES, definida no briefing como "explicitar a participação atuante e modernizadora do Sistema no processo de desenvolvimento da economia do país, suas ações e os resultados obtidos em beneficio da sociedade brasileira".
E dia 3 de novembro será a vez do Ministério da Saúde, em Brasília, receber propostas para 2 campanhas contra a Aids: uma genérica sobre prevenção da doença e outra visando o período pré e pós carnaval.
Aqui, a verba prevista é de CR$ 75 milhões, mas o Edital não define um mês para referência para sabermos o que significará na moeda padrão do país, o dólar.
Em ambas as concorrências, as agências interessadas terão que apresentar propostas criativas, expressas "sob a forma de uma redução da mensagem", seja isso o que for. Elas deverão ser acompanhadas de peças que as corporifiquem objetivamente. Só que, para não configurar o pedido de campanha especulativa, as peças terão que ser entregues, como dizem os Editais, "sob a forma de roteiros e textos datilografados, limitados a um para cada tipo".
Os Editais também não explicam o que é ''tipo''.
Quem descobrir, por favor, explique à coluna. E aproveite e explique da mesma forma como uma peça publicitária pode ser "corporificada objetivamente" através de um texto datilografado...

Fashion Mall muda administração, mas mantém Mix como agência

A conquista pela Proshopping da administração do novo shopping carioca Via Parque pode ter sido razão suficiente para que os donos do shopping São Conrado Fashion Mall lhe tirassem a administração para entregar à Aquarius.
Mas na área de propaganda a situação não deve se alterar. A Mix Marketing, que vinha atendendo ao Fashion Mall, também acompanhou a Proshopping no Via Parque, e deverá continuar com os dois como clientes, sem conflitos.
Quarta-feira, durante a inauguração do novo shopping da Barra, o diretor da Mix, Axel Chaves, nos informou que, assim que aconteceu a troca na administração do Fashion Mall, ele reuniu-se com os diretores deste shopping e obteve deles a informação de que a conta não deve sair de sua agência.
A próxima campanha de Natal do Fashion Mall, inclusive, já está em desenvolvimento com a Mix.

W/Brasil sofre novo baque no Rio com a Atlantic

Washington Olivetto e Antônio Carlos Belucchi devem mandar benzer o escritório da W/Brasil no Rio.
Como publicamos aqui há duas semanas, a agência perdeu para a Mix o lançamento do shopping Via Parque.
Agora vem a notícia de que seu cliente Atlantic será vendido para a Ipiranga até o fim do mês, deixando o Brasil. A conta, é óbvio, desaparece. Aliás, quem fica muito confortável com a situação é a MPM/Lintas­Rio, que atende a Ipiranga desde a sua fundação. A conta está parada há quase três anos, mas agora que a Ipiranga se tornará a terceira maior bandeira do país, por que não voltar a anunciar?
Mas, voltando à W, como se tudo isso não bastasse, ela ainda perdeu em concorrência para a Young & Rubicam-Rio a próxima campanha do Coppertone, que deverá ser lançada em novembro, aproveitando o verão.
Neste caso, porém, o prejuízo poderá não ser dos maiores. É que a Schering-Plough, fabricante do produto, decidiu não ter mais agência fixa. A cada job ela fará uma concorrência entre suas agências, entregando o trabalho a quem mais lhe agradar.

Futuro da conta de Diet Coke ainda é incógnita no Brasil

Até o fechamento desta coluna, o gerente de Diet Coke, Alexis Pagliarini, e o diretor de comunicação da Coca-Cola no Brasil, Ricardo Ladvocat, não haviam recebido qualquer comunicação da matriz sobre o futuro de seu relacionamento com a MPM/Lintas, agora que a Lintas deixou de ser a agência do produto nos Estados Unidos.
Apesar disto, não é improvável que haja mudanças na conta também em nosso país, partindo o rompimento da própria agência. Como a comunicação dos produtos da Coca seguem conceitos mundiais, é difícil imaginar que a Lintas brasileira vá se sentir confortável trabalhando com materiais enviados pela Lowe & Partners, agência que lhe derrotou na concorrência americana pela conta.
Se isto acontecer, as consequências são imprevisíveis, já que a Lowe não tem representante no Brasil. Como a conta andou na McCann antes de ir para a MPM/Lintas, esta agência não deixa de ser uma pleiteante.
Mas quem sabe até lá a Lowe recebe propostas de agências brasileiras para se tornarem seu braço por aqui...

CCRJ vai sortear jurados para o Cliente de Ouro

Na próxima quarta-feira, no Charly's Pub, o Clube de Criação do Rio vai sortear os nomes dos 10 criadores cariocas que, junto com Ricardo Galletti, presidente do CCRJ, vão julgar o prêmio Cliente de Ouro da Criação.
O processo de sorteio foi a opção mais democrática escolhida por Galletti, e pelo diretor geral do prêmio, Adilson Xavier, para a seleção dos jurados, com a vantagem de que o sistema estimula a imparcialidade no julgamento. Vinte entre os mais destacados criadores cariocas foram convidados para compor o júri. Destes 20 é que serão sorteados os 10 que participarão da seleção. Os demais ficam como suplentes, podendo ser incluídos no caso de impossibilidade de algum dos sorteados. São eles: Adilson Xavier (Contemporânea), Álvaro Gabriel (Giovanni), Carlos Estevão (Caio), Christóvão Martins (YZ), Delano D'Avila (Salles), Fábio Siqueira (MPM/Lintas), Felipe Rodrigues (Chris Colombo), Fernando Barcellos (Denison), Franco Paulino (Norton), Gustavo Bastos (BR-3), Helena Lopes (Tática), José Guilherme Vereza (VS Escala), Luiz Vieira (Standard), Marcos Silveira (Young & Rubicam), Paulo Brasil (McCann), Pedro Feyer (Thompson), Renata Giese (Almap/BBDO), Toninho Lima (Artplan), Vicente Nolasco (Pubblicità) e Wilson Nóbrega (DPZ).

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• AQUI ME TENS DE REGRESSO - A Contemporânea, que tem a conta da Antarctica no Rio, já está preparando a nova campanha de verão da afamada cerveja Bohemia, fabricada em Petrópolis e distribuída apenas no Estado do Rio. Quem disse que o Rio não tem conta de produto?
• BUNDINHA E ASINHAS DE FORA - Com a abertura de sua loja no Via Parque Shopping - a primeira de uma série em pontos de grande afluência - a Inega se lançou com toda a vontade no mercado varejista. A conta publicitária da empresa, que está na BR-3, deve crescer. Esta semana mesmo acabou de ser produzido um comercial, que marcará a volta da Inega à mídia de televisão.
• MUDANDO DE CASA - Patrícia Aguiar está deixando a VS Escala, onde era assistente direta de Lula Vieira, para se tomar assistente do diretor de fotografia, de filmes e de comerciais, Murilo Salles.
• NOVOS BANDEIRANTES - André Pedroso trocou o Rio por São Paulo. Esta quarta-feira ele deixa a BR-3 e assume como redator na ST, uma das agências que atendem os grupos Bom Bril e Cica. Outro que já foi do Rio e está na ST é Isaac Chapira.
• MUDANÇA DE TÁTICA - A agência de Maria Célia Salgado e Helena Lopes, a Tática, esta em novo endereço: Rua do Catete, 311/310. O telefone das meninas - que estão rindo à toa com o sucesso da campanha de Piraquê - é 205-2379.
• CONTRA A CAMPANHA DA TELERJ - Como cliente antigo do Nacional, este colunista sempre resolveu tudo - informações, aplicações etc ­ rapidamente por telefone com os gerentes do banco. Esta semana, o gerente veio com a informação de que o Banco não quer mais que eles façam este atendimento e me deu o telefone do Nacional On Line. Em dois dias seguidos liguei. Resultado, não consegui atendimento, mesmo ficando pendurados 10 minutos na linha. Mas o pior mesmo foi ficar os 10 minutos ouvindo uma gravação dizendo: "O Nacional não quer mais que você perca seu tempo ...".
Claro, nos dois dias liguei de volta para o Banco e o gerente resolveu.
• TANKO EM NOVAS LOCAÇÕES-O cinema brasileiro perdeu esta semana agarra de José Bogoslav Tanko, o J.B.Tanko de tanto slogans de sucesso entre o grande público. A produção publicitária carioca também tinha em Tanko um membro ativo. Principalmente agora que - sob o comando de seu filho Alexander - a Tanko se juntou com a Interface para se tomar uma das bem aparelhadas produtoras do mercado. Estamos torcendo aqui para o Alexander continuar com brilho o trabalho do pai.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a R Visconde de Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro­ RJ. O tel., em horário comercial, é (021) 552-4141.