Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/SET/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Criadores cariocas vão escolher os melhores clientes do Rio

O Clube de Criação do Rio adiou até o dia 10 de outubro as inscrições de seu prêmio Cliente de Ouro da Criação, que vai homenagear os melhores exemplos de integração entre Clientes e Criadores.
Aproveitando a prorrogação, o Clube deu umas mexidas no regulamento. As agências agora podem assumir a inscrição dos trabalhos, desde que tendo um profissional de criação responsável pelas informações da Ficha Técnica.
Para facilitar a inscrição e o trabalho do Júri, foi padronizado o case que deve acompanhar a inscrição de cada trabalho, e através do qual será julgada a integração da criação com os profissionais indicados do Cliente. O case deverá falar na participação do Cliente na qualidade do briefing, no processo criativo e na viabilização da produção do trabalho.
Outra novidade é que foi eliminada a inscrição de campanhas. Isto deve valorizar o julgamento da ideia, deixando de fora é a influência do volume de apresentações.
O Júri do Prêmio Cliente de Ouro da Criação será formado por até onze profissionais de criação escolhidos pela diretoria do Clube entre os mais destacados do Rio de Janeiro. Na próxima semana, o Clube estará divulgando a relação destes jurados.
Podem ser inscritas no prêmio peças veiculadas entre janeiro de 1992 e setembro de 1993, destinadas às mídias de TV/Cinema, Rádio, Jornal, Revista e Outdoor. Por cada trabalho, a agência ou profissional deve pagar uma Taxa de Inscrição de UST$ 20 (Vinte Dólares Turismo), convertidos para Cruzeiros Reais e em cheque nominal ao Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Todo o material deverá ser entregue na Secretaria da premiação, que passou para a Dinâmica de Comunicação, na Praia de Botafogo, 340 grupo 210 (Tel.: 552-4141). Um local mais central e onde as agências já estão acostumadas a levar material para se inscrever em prêmios.

Mercado de larica ganha maior disputa no Brasil

Os consumidores de Cannabis Sativa já formam hoje no Brasil um nicho de mercado considerável, que o marketing moderno não poderia jamais deixar de fora.
Pelo menos é o que dá para perceber em dois exemplos que estão em veiculação.
Em São Paulo, a rede Dunkin' Donuts está com um outdoor criado pela DM-9 mostrando uma apetitosa rosquinha com cobertura de creme e o texto ao lado dizendo "Para matar sua larica".
A larica é o ávido desejo de consumo de alimentos doces que surge depois da absorção da fumaça produzida pela Cannabis Sativa. Pelo menos isso foi o que me falaram.
No Rio, há também um outro exemplo. Mesmo sem utilizar o termo, um dos comerciais da nova campanha de Piraquê, criada pela Tática, se dirige ao mesmo nicho de mercado. Nele, a atriz Regina Casé, usando um figurino ao estilo dos tempos de Woodstock, recomenda um recheado Piraquê para "aquelas horas da noite em que dá uma vontade enorme de comer doce". O que, provavelmente, é a tal larica.
Institucionalizando-se o mercado, temos aí um grande potencial para diversos anunciantes. Como a Moura Brasil, com seu colírio. E, como quem não tem colírio usa óculos escuros, pode ser também uma ótima oportunidade para a Bausch & Lomb.
Sem falar, é claro, que na Souza Cruz pode-se tornar uma conta tão boa quanto as de Hollywood e de Free a dos papéis Colomy.
Segmentação pouca é bobagem.

Axel tira de Olivetto o lançamento do Via Parque

Às vésperas de sua inauguração, o Via Parque Shopping Center deixou de ser cliente da W/Brasil. A conta foi parar na Mix Marketing, dirigida por Axel Chaves, e que na área de shoppings já cuida da publicidade do São Conrado Fashion Mall.
O Via Parque abre para o público dia 7 de outubro, mas a campanha de lançamento começa a ser veiculada já no dia 1°, pela televisão. Criada por Ney Azambuja e Cristóvão Martins (criadores que também têm uma agência, a YZ), ela está em plena produção este fim de semana, com comerciais realizados pela Tec Cine Rio.


ABP escolhe 17 para julgar comerciais de seu Festival

A Associação Brasileira de Propaganda-ABP já escolheu o júri do seu Festival do Filme Publicitário.
Estão nele 17 profissionais. Dois são diretores de comerciais - Chico Abreia e João Daniel Tikhomiroff.
Quinze são diretores de criação: Carlos Chiesa, Carlos Pedrosa, Celso Loducca, Clóvis Calia, Ercílio Tranjan, Fábio Fernandes, José Fontoura da Costa, Lula Vieira, Marcelo Serpa, Mauro Matos, Nizan Guanaes, Paulo Ghirotti, Percival Caropreso, Ricardo Galletti e Washington Olivetto.
Este ano, a ABP completou o expurgo dos jornalistas especializados do seu júri, iniciado ano passado quando foi criada uma seleção paralela para a imprensa do setor.


Giovanni volta ao rádio para conquistar São Paulo

Paulo Giovanni não resistiu à saudade do rádio. Nem ao marketing esperto de aproveitar a exibição que o veículo sempre lhe proporcionou. Em São Paulo, Giovanni está fazendo diariamente das 6 às 7 da tarde o programa de variedades "Mistura Fina", na Rádio X, em FM de 90.5 MHZ.
E no Rio, a agência começou a trabalhar com um cliente mineiro da indústria automobilística, a JPX do Brasil. Em dezembro a agência faz o lançamento nacional do Jeep JPX 4X4.
Outra conta que deve pousar na agência é a do Casashopping, que esteve voando nas últimas semanas. Quando esta coluna estiver circulando a decisão pela conta já deverá ter sido fechada.

Agências fazem acordo para melhorar operação.

A agência Workstation, do criador Hayle Gadelha, firmou um acordo operacional com a Pólen Propaganda - de Erly de Jesus e Cândido Brito -passando a atuar no mesmo endereço desta.
Além do corte nos custos para ambas as agências, o que a Pólen precisar de Criação, a Workstation fará. E o que esta precisar de Atendimento e Mídia, ficará aos cuidados da Pólen.
A Workstation, aliás, comemora cliente novo: a fábrica de sorvetes Cometa Brilhante, para quem inclusive fez a programação visual de sua nova loja no Maracanã.
A história deste cliente é ótima. Querendo uma agência de propaganda, procurou a ESPM, que indicou a Salles. Na Salles, recebeu a notícia que era pequeno demais para ser cliente de lá. E acabou na rua de novo, até achar, por outros caminhos, a agência de Gadelha.

CARTAS
As correspondências para a Janela devem ser encaminhadas para a Rua Visconde de Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro – RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.