Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Lintas tira Ivan Pinto e busca Petrônio e Macedo de volta
A presidência da MPM/Lintas, 2ª maior agência de propaganda do país, foi mudada esta semana pelo comando internacional da agência. Ivan Pinto foi dispensado do cargo, que passou desde quarta-feira para Alejandro Larenas, o publicitário chileno que há menos de um ano aportou no Brasil para substituir na vice-presidência executiva o ex-diretor da MPM, Petrônio Correa Filho, o Petroninho, também afastado da empresa.
A demissão de Ivan Pinto já era prevista há algum tempo por diversos analistas do mercado publicitário. Sabia-se que a Lintas Worldwide não estava satisfeita com os resultados financeiros da fusão que Ivan Pinto arquitetou da agência que presidia, a Lintas Brasil, com a MPM. Afinal, a Lintas era a 4ª ou 5ª do ranking, comprou a MPM - que por 17 anos seguidos fora a 1ª maior brasileira -, resultando numa empresa que passou a perder clientes e novos negócios, a ponto de cair este ano para a 2ª posição do ranking, atrás da brasileira DPZ. Em 1992, a receita da MPM/Lintas foi de US$ 30,4 milhões, bem abaixo dos US$ 41,9 milhões que ela havia obtido em 1991.
Um dos principais equívocos da fusão foi o afastamento da cúpula decisória da agência dos três sócios originais da MPM, Luís Macedo, Petrônio Correa e Antônio Mafuz, pessoas de um imenso carisma e influência na atividade publicitária brasileira.
Não por acaso, a Lintas foi buscar os três de volta. Hoje, em São Paulo, a agência está anunciando uma reformulação no contrato com Petrônio, Macedo e Mafuz, reaproximando-os da empresa e buscando reverter a queda dos negócios do grupo no Brasil.
Prêmio Produção manda vencedores a São Paulo
Dia 14 de agosto próximo, em São Paulo, será julgado o VII Prêmio Produção Brasil, no qual concorreriam os ganhadores cariocas de Medalhas de Ouro e Grand Prix do I Prêmio Produção Rio.
Na semana passada, a Janela publicou a relação dos vencedores dos Grand Prix do Produção Rio. Esta semana, completamos a listagem, com os vencedores de Medalhas e Destaques Técnicos.
ÁREA: COMERCIAIS
MERCADO: Alimentos
OURO: "Docinho feito beijinho", da RICHERS para Tática e Agro Del Gran Tomese
PRATA: "Série Bounty", da ZOHAR para Bounty/Chocolates.
BRONZE: "Rocky in concert", da CONSPIRAÇÃO para Norton e Nestlé/Rocky
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "Coca-Cola no seu ritmo", da PROD. ASSOCIADOS para McCann Erickson e Coca-Cola
MERCADO: Cigarros e Tabacos
OURO: "Série Hollywood", da VIDEOFILMES para DPZ e Souza Cruz
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Veja na Antártida", da RICHERS para VS Escala e Ed. Abril.
PRATA: "Rap", da RICHERS para Grottera e O Globo.
BRONZE: "Movimento estudantil", da VIDEOFILMES para W/Brasil e Folha de São Paulo
MERCADO: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
PRATA: "Tic-Tac", da TEC CINE para JG e Loterj.
MERCADO: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
OURO: "Doces, Cães, Queijos e Artes", da TEC CINE para Cult e Insetisan.
MERCADO: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: "Olho d'água", da RICHERS para Denison e Cedae.
MERCADO: Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: "Resgate", da TEC CINE para Promarket e Amil.
BRONZE: "Despertador", da VIDEOFILMES para W/Brasil e Unibanco.
BRONZE: "Tem pra todo mundo", da ZOHAR para Artplan e Saúde Bradesco.
MERCADO: Vestuário e Acessórios Pessoais
Ouro: "Relógio", da CONSPIRAÇÃO para Z + G Grey e Asics Gel.
PRATA: "Orquestra", da CLAQUETE para Contemporânea e Triumph.
BRONZE: "Cama", da ZOHAR para VS Escala e Technos.
DESTAQUES DE COMERCIAIS
Destaque de Direção
• "Análise", por Walter Salles Jr, da VIDEOFILMES para Souza Cruz.
• "impressionismo"; por Ronaldo Uzeda, da TEC CINE para Amil.
• "Resgate", por Ronaldo Uzeda, da TEC CINE para Amil.
• "Série Casal Unibanco", por João Moreira Salles, da VIDEOFILMES para Unibanco.
Destaque de Produção
• "Série Hollywood", por Flavio Tambelini e Beth Pessoa, da VIDEOFILMES para Souza Cruz.
• "Impressionismo", por Cristina Simões e Mario Santoro, da TEC CINE para Amil.
• "Resgate", por Romulo Marinho, da TEC CINE para Amil.
• "Relógio", por Telmo Maia, da CONSPIRAÇÃO para Asics Gel
Destaque de Direção de Arte.
• "Bitter Campari", por Lia Renha, da ZOHAR para Campari.
• "Rap", por Luiz Trípoli e Tadeu Catharino, da RICHERS para O Globo.
• ''impressionismo'', por José Joaquim Salles, da TEC CINE para Amil.
• "Cama", por José Joaquim Salles, da ZOHAR para Technos
Destaque de Montagem
• "Coca-Cola no seu ritmo", por Luiz Trípoli, da PROD. ASSOCIADOS para Coca-Cola.
• "Série Hollywood", por Johny Jardim e Flavio Nunes, da VIDEOFILMES para Souza Cruz.
• "Movimento estudantil", por João Paulo de Carvalho, da VIDEOFILMES para Folha de São Paulo
• "Resgate", por Marcelo Moraes, da TEC CINE para Amil
Destaque de Fotografia.
• "Impressionismo", por Abraham Lincoln, da TECCINE para Amil.
• "Tem pra todo mundo", por Luiz Trípoli, da ZOHAR para Saúde Bradesco.
• "O céu tem que esperar", por Alexandre Fonseca, da CLAQUETE para Unimed.
• "Cama", por Murilo Salles, da ZOHAR para Technos.
Destaque de Cenografia
• "Encontro", por Daniela Thomas, da VIDEOFILMES para Souza Cruz.
• "Impressionismo", por Mauro Monteiro, da TEC CINE para Amil.
• "Relógio", por Paulo Flaksman, da CONSPIRAÇÃO para Asics Gel.
• "Orquestra", por Yurika Yamazaki, da CLAQUETE para Triumph
Destaque de Casting
• "Happy", por Rosa Fernandes, da TEC CINE para Cia. Vale do Rio Doce.
Destaque de Interpretação.
• "Velhinha", por Dona Romélia Albuquerque, da VIDEOFILMES para Sharp.
• "Confissão", por Marcelo Gonçalves, da PREVIEW para Revista Mad.
• ''Série Casal Unibanco", por Felipe Pinheiro e Katia Bronstein, da VIDEOFILMES para Unibanco.
Destaque de Efeitos Especiais
• "Grito", por Marchesin, da TEC CINE para o Globo.
Destaque de Efeitos Eletrônicos
• "Tic-Tac", da TEC CINE para Loterj.
Destaque de Computação Gráfica.
• "Colheres", da GLOBOGRAPH para Imbasa.
ÁREA: FONOGRAMAS/JINGLE
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "You do the job it gets wet", da SPEEDBALL para MPM/Lintas e Diet Coke.
MERCADO: Cigarros e Tabacos.
PRATA: "We are free to choose", da SPEEDBALL para MPM/Lintas e Souza Cruz/Hollywood.
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Rap", da MEGA para Grottera e O Globo.
MERCADO: Varejo de Pequeno e Médio Porte
PRATA: "Parabéns Porção", da VIDA para Porcão.
ÁREA: FONOGRAMAS/SPOT
MERCADO: Bebidas Alcoólicas
OURO: "Carnaval carioca", da NOVA ONDA para Contemporânea e Antarctica.
MERCADO: Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: "Rock", da NOVA ONDA para McCann Erickson e Coca-Cola.
ÁREA: FONOGRAMAS/TRILHA
MERCADO: Alimentos
PRATA: "Os reis de iê iê", da NOVA ONDA para BR-3 e Piraquê.
MERCADO: Bebidas Alcoólicas
OURO: "Estórias em quadrinhos", da MEGA para JWT e Bacardi/Vodca Natasha.
MERCADO: Produtos e Serviços Automobilísticos.
OURO: "Marca de futuro", da MEGA para Salles e Texaco.
MERCADO: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários.
OURO: "Homem de Ferro", da MEGA para Salles e BNDES.
PRATA: "Parabéns BH (Happy)", da MEGA para Contemporânea e Vale do Rio Doce.
MERCADO: Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: "Ressonância Magnética", da MEGA para Promarket e Amil.
MERCADO: Varejo de Grande Porte
OURO: "Outono/Inverno", da MEGA para Salles e Rio Sul.
DESTAQUES DE FONOGRAMAS
Destaque de Música
• "Estórias em quadradinhos", por Philippe Neiva, da MEGA, para Bacardi/Vodca Natasha.
• "Mãos", por Philippe Neiva, da MEGA para Aracruz Celulose.
• "Ressonância Magnética", por Philippe Neiva, da MEGA, para Amil.
• "Neonatal", por Philippe Neiva, da MEGA para Amil.
Destaque de Letra
• "Mude para Amil", por Guilherme Holanda, da MEGA para Amil.
• "Parabéns Porcão", por Virginia de Andrade Carvalho, da VIDA para Porcão.
Destaque de Arranjo.
• "Rap", por Philippe Neiva e Luiz Farah, da MEGA para O Globo.
• "Estórias em quadradinhos", por Philippe Neiva, da MEGA, para Bacardi/Vodca Natasha.
• "Outono/Inverno", por Luiz Farah e Philippe Neiva, da MEGA para Rio Sul.
Destaque de Solo Vocal
• "We are free to choose", por Adriana Ninski, da SPEEDBALL para Souza Cruz/Hollywood.
Destaque de Solo Instrumental
• "Mude para Amil", por Ronaldo Barcelos, da MEGA para Amil.
• "Outono/Inverno"; por Luiz Farah, Liber Gadelha e Philippe Neiva, da MEGA para Rio Sul.
Destaque de Locução
• "Carnaval carioca", por Wanderley Gonçalves, da NOVA ONDA para Antarctica.
• "A sua solução sonora", por Martinho Lutero, da VIDA para Vida.
ÁREA: FOTOGRAFIA
MERCADO: Cigarros e Tabacos
PRATA: "Viagem à vista", da ARTEPHOTO para Staff. Inducondor/Souza Cruz
MERCADO: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
OURO: "Zona lilás", da GUIDO PATERNO para Index.
PRATA: "Fervidus", da ARTEPHOTO para Agência da Casa e Tv Globo/Profissionais do. Ano
BRONZE: "Tive uma Ideia", da ARTEPHOTO para Front e Semana de Propaganda/PUC.
MERCADO: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos.
OURO: "A diferença está na gota d'água", da SERGIO ARAUJO para Garden e Fabrimar.
MERCADO: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação.
OURO: "Saxofone", da ARTEPHOTO para Hoje Propaganda.
MERCADO: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
PRATA: "Novas Frequências", da ARTEPHOTO para Casa da Criação e Libra Navegação.
MERCADO: Produtos e Serviços Diversos
PRATA: "Rio", da GERALDO MELO para Quimigráfica.
ÁREA: ILUSTRAÇÃO
MERCADO: Bebidas Alcoólicas
OURO: "Tradição de qualidade", da NILTON RAMALHO para Oficina de Marketing e Hiran Walker.
ÁREA: VIDEOCLIPS
PRATA: "Haiti", da CONSPIRAÇÃO para Polygram e Caetano Veloso e Gilberto Gil.
BRONZE: "Madalena", da CONSPIRAÇÃO para Warner Music e Gilberto Gil.
BRONZE: "Inundados", da CONSPIRAÇÃO para EMI/Odeon e Paralamas.
DESTAQUES DE VIDEOCLIPS
Destaque de Direção
• "Fora da ordem", por José Henrique Fonseca e Andrew Waddington, da CONSPIRAÇÃO para Caetano Veloso.
Destaque de Produção
• "Inundados", por José Henrique Fonseca, ela CONSPIRAÇÃO para Paralamas.
Destaque de Direção de Arte
• "Fora da ordem", por Daniela Thomas e Mari Stockler, da Conspiração para Caetano Veloso.
Destaque de Fotografia
• "Haiti", por Affonso Beato, da CONSPIRAÇÃO para Caetano Veloso e Gilberto Gil.
MKTMIX MKTMIX
• IÊ, IÊ, ELE NÃO QUER PIRAQUÊ - Gustavo Bastos, diretor da BR.3 escreve para a coluna esclarecendo que abriu mão da conta da Piraquê há algum tempo. Os trabalhos gráficos que a agência está fazendo - que citamos aqui semana passada - são apenas finalização de peças de apoio que já estavam criadas quando da decisão de separação.
• UNITÁ COM NOVIDADES - A Unità firmou um acordo com Rosane Braga para expandir a sua área de Novos Negócios. Rosane deixou esta semana a sociedade na agência Década, levando para a Unità clientes como Importadora Veículos, Grupo Concremat, Ibmec e Minasgás. A Unità, aliás, também está procurando reforço para a sua criação, que será reformulada.
• CARTAS - As correspondências para esta coluna devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro-RJ. O telefone é (021) 552-4141.
|