Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Esta coluna foi editada interinamente pela jornalista Rosana Marcis,
enquanto Marcio Ehrlich cobria o Festival de Cannes 1993.
Jairo Carneiro é o novo presidente da ABP
Mais de 70% dos eleitores da Associação Brasileira de Propaganda elegeram na última segunda-feira o publicitário Jairo Carneiro, da Intermeios, para presidir a entidade no próximo biênio. Dos 146 votos, sua chapa obteve 104, enquanto que a chapa adversária, liderada por João Pecegueiro do Amaral, conseguiu 42 votos. Participaram do processo eleitoral 38 pessoas jurídicas e 108 pessoas físicas. A posse de Jairo será na próxima sexta-feira, dia 16, data de aniversário da entidade.
A eleição, que teve até trabalho de boca-de-urna, encerrou pontualmente às 18h, como estava previsto e, menos de 15 minutos depois, o resultado oficial já tinha sido divulgado. Jairo, que não se surpreendeu em nada com o resultado obtido, diz que foi vital para o setor essa mobilização em torno das eleições. Agora, os profissionais deverão fiscalizar suas ações com base em sua plataforma, amplamente divulgada durante a campanha.
A organização de um encontro nacional das entidades do setor de propaganda é uma das ações que deve ser tocada já a curtíssimo prazo. Prevista pra acontecer no mês de agosto, o evento pretende traçar estratégias de defesa das causas das empresas e dos profissionais do setor na Revisão Constitucional, que deverá ocorrer já neste ano. O IPMF é uma das maiores preocupações do mercado nesse momento.
"Esse imposto vai trazer uma sobrecarga tributária para as agências de propaganda, pois elas correm o risco de pagar sobre a transferência de capitais que não lhes pertencem", destaca ele, lembrando que esta questão já foi encaminhada ao Congresso Nacional.
Contrariando o discurso de seu adversário de campanha, o novo presidente diz que, na verdade, a entidade não tem estado parada nos últimos anos. Pelo contrário. "O que acontece é que cada profissional do mercado tem uma ideia em relação à entidade e essa nova diretoria quer saber exatamente qual é o pensamento desses publicitários", defendeu ele. Sua intenção é fazer uma pesquisa junto ao mercado, com apoio do Instituto Gerp, de Ney Cantinho.
Apressar os preparativos para o 15° Festival Brasileiro do Filme Publicitário, que será realizado em outubro, é outra providência anunciada. Além disso, segundo ele, fará, a médio prazo, o lançamento do Quarto Congresso Brasileiro de Propaganda. Além de Jairo, compõem a nova diretoria da ABP os publicitários Valdir Siqueira (vice-presidente), da agência VS Escala; Armando Strozenberg, da Contemporânea; Fábio Siqueira, da MPM/Lintas; Reginaldo Dória, do SBT; Caio Domingues, da Caio; Celso Japiassú, da Denison Rio; e Edeson Coelho, da DPZ, entre outros.
Jairo, de modo geral, está otimista. Ele acredita que a crise do mercado publicitário está dando mostras de enfraquecimento. E, no âmbito da entidade, não tem dúvidas de que os profissionais que faziam parte da chapa derrotada também vão colaborar com os projetos que serão desenvolvidos a partir de agora.
Prêmio Produção com inscrições abertas
As inscrições para as empresas participarem de mais esta edição do Prêmio Produção Brasil terminam no próximo dia 16. Promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, o evento tem uma importância especial este ano, já que é a primeira vez que está sendo realizado também o Prêmio Produção Rio de Janeiro. Informações pelo telefone 021 552-4141, com Rosane Lopes.
Coca-Cola lança promoção
Já está na mídia nacional a nova campanha promocional da Coca-Cola: Replay. Com um investimento de US$ 6 milhões, a companhia distribuirá milhares de refrigerantes e espera incrementar suas vendas em aproximadamente 18 % nos próximos 30 dias, comparando com o mesmo período no ano passado.
Com a promoção, o consumidor que encontrar a tampinha ou o selo de post-mix marcados, receberá outro refrigerante grátis. São três comerciais de 15 segundos, que já estão no ar, e um grande apoio através de rádio, outdoors e cartazes de ponto-de-venda. Depois do super lançamento da campanha institucional "Sempre Coca-Cola", esta é a primeira grande promoção da empresa no Brasil
|
Campanha da Cubatur terá reforço com a presença de Fidel.
Fidel Castro não chega a ser garoto propaganda de seu País, nem estará no Brasil na próxima semana para divulgar as paradisíacas praias de Cuba. No entanto, sua presença aqui para a Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado, que se realizará em Salvador, cairá como uma luva para a agência Cult, de Arnaldo Cardoso, responsável pelo lançamento de uma campanha da Cubatur no Brasil. Na próxima sexta-feira ele lançará na mídia nacional, especialmente TV e revista, filmes chamando a atenção dos brasileiros para o produto turístico cubano.
Com a produção dividida entre a produtora carioca Tec-Cine e outra cubana, os comerciais falarão que Caribe também é cultura. "Cuba é uma ilha cultural cercada de praias por todos os lados", adianta Arnaldo, comemorando a entrada de outra conta de empresa multinacional na agência: a do Parque Aquático Wet'n Wild. Somada às contas da Cubatur, Sony Music, Relógios Mido, Longines e Copiadoras Gestetner, esta é a sexta marca multinacional da Cult.
Sem divulgar o custo de nenhuma das campanhas, o publicitário adianta apenas que elas vão dar muito o que falar. Com uma verba promocional pequena nesse lançamento, o Parque Aquático - que será construído em uma área de 200 mil metros quadrados, no Recreio, em um investimento de mais de US$ 40 milhões tem grande potencial em termos publicitários. A expectativa é que ele seja um dos parques mais badalados do mundo, junto com os demais da mesma companhia, instalados nos Estados Unidos (8 parques) e Japão (1).
Outra campanha que a Cult lança nos próximos dias é da companhia inglesa de copiadoras Gestetner. Serão três comerciais para TV, com forte apoio da mídia impressa. "Esse é o primeiro grande esforço de comunicação que a empresa está fazendo no Brasil, depois que incorporou a Nashua", diz Arnaldo.
Cenas do Colunistas-Rio
Eis alguns dos melhores momentos da entrega dos diplomas aos vencedores do XII Prêmio Colunistas-Rio, que ocorreu no Hotel Intercontinental, no dia 2 de junho. Mais cenas como esta, só no ano que vem. |
|
O sambista Nélson Sargento foi outra presença muito aplaudida na festa, como padrinho da Norton. A entrega dos diplomas foi feita por Lúcia Leme e recebida, pela agência, por Mario Castelar, diretor geral e Franco Paulino, diretor de criação. |
|
|
A Young entrou no Rio com nível para já ganhar prêmios. Na festa, o diretor de criação Marcos Silveira mal cabia em seu belo paletó de tão orgulhoso. A madrinha da agência, Radical Chic, foi representada por seu criador, Miguel Paiva. |
Elysio Pires, como "Carioca da Gema", entrega os diplomas da McCann a Paulo Resende e Claudio "Gatão" Gonçalves, assistido por Lúcia Leme. |
|