Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Esta coluna foi editada interinamente pela jornalista Rosana Marcis,
enquanto Marcio Ehrlich cobria o Festival de Cannes 1993.
Brasil emplaca 24 comerciais no “shortlist”
O Brasil conseguiu emplacar 24 de seus 214 comerciais inscritos no Festival de Cannes no rolo de finalistas, sendo 11 deles da W/Brasil, 5 da DM-9 e 3 da Standard. A agência Young & Rubicam ficou com 2 finalistas, enquanto a Fischer, Justus, a Salles e a SMP&B, de Minas, conseguiram incluir um comercial cada no shortlist.
Este ano, nem mesmo a carioca Contemporânea que garantiu Leões para o Rio nos últimos anos conseguiu ficar entre os finalistas. O Brasil ficou em sexto lugar entre os países mais presentes no shortlist, empatando com a Noruega e atrás dos Estados Unidos (101), Inglaterra (98), Itália (28) e França (25).
Estes foram os finalistas brasileiros:
W/Brasil: "Coma Peru" (Sadia), "Lavanderia do Yoshito" Quanto/Bombril), "Ralador" (O Boticário), "Unforgetable" (Uno Mille/Fiat), "Logo Quadrado I e II" (Regino Importadora), "Espermatozoides" (Olla), "Color antes do Impeachment" e "Collor Depois" (Folha de S. Paulo).
DM-9: "Ladrão" e "Imortais" (Itaú Seguros), "Sorriso" (VASP), "BMW" (Samello) e "Não ao Nazismo" (Anistia Internacional).
Young & Rubicam: "Mordidas" (Margarina Bonnal Ceval) e "Homicida" (Tek Action Johnson & Johnson).
Standard: "Tapete" (Aveia Quaker), "Vermes" (Doação de Órgãos) e "Vídeo Cassete" (Philips).
Fischer, Justos: "Companheiros" (Nacional Seguros).
Salles: "Gargalhada no Motor" (Bateria. Heliar/Microlite)
SMP&B: "Reserva" (Líder Táxi Aéreo).
Os resultados com os Leões, segundo a organização do Festival, somente serão divulgados nesta sexta feira. Mas os trabalhos brasileiros mais cotados para os Leões de Ouro são "Mordidas", "Homicida" e "Não ao Nazismo".
Marcio Ehrlich, de Cannes, num oferecimento especial das produtoras Claquete e Zohar.
Grand Prix muito comemorado
O publicitário Marcello Serpa, 30 anos, ainda está comemorando o recebimento do prêmio inédito da propaganda brasileira no Festival de Cannes: o Grand Prix para campanha de mídia impressa. Marcello, ex-DM-9 e atualmente na Almap/BBDO, foi vencedor com a peça criada para o Guaraná Diet, da Antarctica. A campanha é pouco conhecida dos brasileiros, chegando a haver acusações, entre os delegados inscritos no Festival, de que ela ainda não foi veiculada. Nizan Guanaes, diretor da DM-9, no entanto, garantiu que ela já apareceu em revistas especializadas em saúde. A peça mostra, sem texto, em páginas duplas, de um lado apenas um abdômen em excelente forma física e, na página ao lado, na altura do umbigo, uma chapinha do Diet Guaraná.
A DM-9 foi a agência que obteve maior número de prêmios para o Brasil neste concurso: além do Grand Prix, um Leão de Ouro para o anúncio "Onde está Wally", para a Praia do Forte Resort Hotel, Leão de Prata para "Charles e Diana", das Meias Liz, e Bronze para "Even Cross-Eyed People can Read", para a Central de Outdoor. Sem falar em outros 12 trabalhos incluídos entre os finalistas,
Campanha contra a fome
Com a deflagração da Campanha Nacional da Cidadania contra fome e pela vida, idealizada pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, os brasileiros estão assistindo diariamente uma série de comerciais que têm o objetivo de despertar a consciência das pessoas para esse problema que atinge mais de 32 milhões de pessoas: a fome.
Os filmes, de 15 e 30 segundos, foram produzidos com apoio da Denison, do Rio de Janeiro, e da produtora Interteam Plus, de São Paulo. O texto do primeiro filme da campanha - que terá uma segunda fase prevista pra daqui a 20 dias - faz uma denúncia: "Prato do dia para 32 milhões de brasileiros", enquanto um prato vazio despenca em movimento lento. Quando bate no chão, o prato forma um ”O", completando a palavra fome e surge a frase que assina a campanha: "Não dá para esquecer".
A campanha inteira, da produção a veiculação, está sendo feita de graça pelos profissionais do mercado. A ideia é transformar todos os publicitários do território nacional em uma imensa agência de propaganda. A marca e o slogan para a campanha, no entanto, ainda não foram definidos. Está sendo feito um concurso entre os publicitários do País e dentro de uma semana isso deve estar definido.
Na realidade, terminou no último dia 15 o prazo para estudantes e profissionais enviarem sugestões para o Comitê de Comunicação - formado por diversos profissionais (e não por empresas, obrigatoriamente). Mas apesar de 100 slogans e marcas terem sido enviados, nenhum deles ainda traduziu o que o movimento contra a miséria significa. O Comitê, portanto, ainda está recebendo propostas.
Foram enviadas 70 marcas e 30 slogans e, entre outras coisas, a coordenadora do Comitê e publicitária da VS Escala, Patrícia Aguiar, observa uma curiosidade: São Paulo não enviou nenhuma proposta de marca para o movimento. Há muitos trabalhos do Rio, Minas, Espírito Santo e até do Nordeste, mas os paulistas não mandaram praticamente nada. Muitos publicitários, por outro lado, segundo ela, confundiram marca com sugestões para cartazes. Muitas estão grandes demais, abstratas e até ufanistas, na sua avaliação. O Comitê, enquanto escolhe a marca da campanha, corre contra o tempo, pois os novos filmes devem começar a ser produzidos dentro de uma semana.
Prêmios Produção
Já estão abertas as inscrições para o Sétimo Prêmio Produção Brasil e o Primeiro Prêmio Produção Rio de Janeiro, que irá julgar os trabalhos realizados por produtoras ou estúdios sediados no Estado do Rio. Promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), o Prêmio tem o objetivo de destacar os melhores trabalhos da atividade publicitária e promocional brasileira, exclusivamente do ponto de vista da qualidade de realização. As inscrições podem ser feitas até 16 de julho e melhores informações sobre os kits de inscrição podem ser obtidas pelo telefone (021) 552-4141, com Rosane Lopes.
Mais momentos do Colunistas Rio |
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Andrew Colchin, da Souza Cruz, e Bruno Motta, da Shell, prestigiaram a entrega dos diplomas da Standard, que teve como padrinho o Carioca da Gema Jaguar. Carlos Prosperi e Luiz Vieira representaram a agência. |
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Jomar Pereira da Silva assiste aos comerciais da Insetisan no vídeo da Cult acompanhado, entre outros, do presidente da agência, Arnaldo Cardoso Pires. |
O príncipe Joãozinho foi o padrinho da Caio, que recebeu os diplomas de Armando Ferrentini. Pela agência, comemoraram Caio Domingues, Carlos Estevão e Eduardo Domingues. |
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Anúncio para o apoio dado pelas produtoras Claquete e Zohar à cobertura do Festival de Cannes 1993 pela Janela. |
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