Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/JUN/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festival de Cannes reúne publicitários de todo o mundo

A cobertura do Festival de Cannes é um oferecimento das produtoras cariocas Claquete e Zohar.

A partir deste domingo, o centro mundial da publicidade passa a ser, durante uma semana, a cidade de Cannes, na Riviera Francesa, onde se realiza o 40° Festival Internacional do Filme Publicitário e o 2° Festival de Press & Poster, promovidos pela SAWA ­ Screen Advertising World Association.
Mais de 4.000 comerciais e outras tantas peças gráficas estarão concorrendo em busca dos cobiçados Leões de Cannes. O Brasil comparece com 192 filmes, sendo 36 da W/Brasil, 33 da DPZ e 16 da DM-9.
A rixa entre Washington Olivetto, da W/Brasil, e Nizan Guanaes, da DM-9, promete esquentar ainda mais este ano, já que faz parte do júri do Festival o diretor de criação da W Gabriel Zellmeister. Nizan prometeu nem aparecer em Cannes esta semana.
Apesar disto, seu comercial Natural Boy, para o Esplanada Grill (de São Paulo e inédito no Rio), foi escolhido na última semana, por publicitários paulistas, como um dos favoritos para as melhores colocações brasileiras, com o mesmo número de indicações, no entanto, de um comercial da W/Brasil: "Yoshito's Cleaner", para a Bombril.
Este ano, a Janela estará presente no Festival de Cannes, enviando material exclusivo para informar os publicitários cariocas graças à colaboração das produtoras Zohar e Claquete.
Segundo a Promocine, representante no Brasil da SAWA, 18 cariocas estarão participando do festival: Adilson Xavier (Contemporânea), Alexandre Machado (MPM), Antônio Campbel Penna (Promocine), Chico Abreia (Yes-Rio), Cláudia Penteado (Jornal do Commercio), Franklin Pereira (Blow Up), Germana Delamare (O Dia), Gilda Antoniazzi (Agência da Casa), João Bosco Franco (Contemporânea), José Guilherme Vereza (VS), Luiz Antônio Ribeiro Pinto (Promocine), Marcia Brito (Caderno Propaganda e Marketing), Marcio Ehrlich (MONITOR MERCANTIL), Marcos Silveira (Young), Mauro Matos (Contemporânea), Ricardo Galletti (Grottera), Toninho Lima (Artplan) e Vinicius Gagliardi (Blow Up).

Abrafoto no MAM

Os fotógrafos de publicidade do Rio de Janeiro resolveram marcar posição no mercado nacional e fizeram ontem um super lançamento do anuário da Abrafoto - Associação Brasileira dos Estúdios Fotográficos. A festa foi no Museu de Arte Moderna e teve o objetivo de reunir os 17 profissionais cariocas que estão no anuário e os publicitários locais. De acordo com Luís Garrido, um dos organizadores do evento, já que o Rio não pode disputar com São Paulo em volume de profissionais e de clientes, ele pode marcar presença no cenário nacional com sua criatividade e qualidade, sem contar com a alegria do carioca". Esta foi a primeira vez que o anuário teve um lançamento oficial no Rio e, conforme garante o fotógrafo, o evento se repetirá todos os anos a partir de agora.

MKTMIX MKTMIX

• BELEZA NA ALMAP - A conta dos produtos cosméticos Wella está agora na Almap/BBDO-Rio. Para este ano, a verba deve ficar em tomo de US$ 3-4 milhões, mas em 1994 deve chegar a US$ 8 milhões, segundo o diretor da agência, Ronaldo Conde. A Wella era atendida também pela Artplan, que fica com a parte de promoção de eventos da empresa, e pela Ronson, que não está confirmada na continuidade dos trabalhos.
• NO RUMO DO NORTE - O publicitário Paulo Resende, 28 anos, é o novo gerente de marketing do Norte Shopping. Ele já trabalhou no Brasil na VS Escala e na Provarejo, mas agora chegou de Portugal, onde dirigiu, por dois anos, uma empresa de promoção e merchandising.
• NOVO NA PREMIUM - A Premium voltou a ter diretor de criação, contratando para o cargo Rodolpho Janotti, ex-Expressão.
• CARTAS PARA A JANELA - Devem ser enviadas até quarta-feira, para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro, RJ. A partir desta semana, este colunista estará em Cannes, cobrindo o Festival da Sawa, num oferecimento super especial para os publicitários do Rio das produtoras cariocas Zohar e Claquete. Enquanto isso, e até o dia 9 de julho, esta coluna ficará sob a responsabilidade de Rosana Marcis.

Cartas

De Lula Vieira, diretor de criação da VS Escala.

"Querido Marcio,
"Grande, grande, grande festa a do Prêmio Colunistas. Irretocável em todos os sentidos, Só gostaria de fazer um reparo que não foi culpa sua: na Campanha do Ano (Veja-Indispensável), nossa ficha técnica cometeu o deslize de esquecer o nome da Patrícia Aguiar, que participou da criação.
"Acho que seria uma sacanagem de nossa parte não mencioná-la.
"Feito o reparo, mais uma vez, parabéns. Lula Vieira."

N.R.: Omissões realmente acontecem, até por discrição. Pra você ver, Lula, agradeci na festa a todos os colaboradores menos à equipe da Dinâmica. Aproveitando o embalo, aproveito para registrar que grande parte do mérito da festa deveu-se a duas pessoas que batalharam muitíssimo e merecem aplausos: Mônica Morel, a Coordenadora Executiva do evento, e minha assistente, Rosane Lopes. E para elas boa parte dos elogios da carta do Lula e de outros publicitários que chegaram até nós. (M.E.)

Novos momentos do Colunistas Rio Prêmio Colunistas Rio 1993 - Lucia Leme, Cyl Farney, Magno Dias e Toninho Lima
A jurada do Colunistas, Lúcia Leme, acompanha Cyl Farney, Carioca da Gema e padrinho da Artplan na entrega dos diplomas para a agência, que estava representada por seu diretor de criação, Toninho Lima.
Prêmio Colunistas Rio 1993 - Luis Fernando Pinto Veiga, Marcia Brito, José Guilherme Vereza, Valdir Siqueira, Lula Vieira e Betinho Prêmio Colunistas Rio 1993 - Oscar Rodrigues, Sérgio Cabral, Suzane Veloso, José Blanco e Pedro Feyer
Marcia Brito recebe no palco José Guilherme Vereza, Valdir Siqueira e Lula Vieira, da VS Escala, ladeados por Luís Fernando Pinto Veiga, da Editora Abril, e o Carioca da Gema Betinho, a grande sensação da festa. Suzane Veloso se diverte durante a entrega dos prêmios da Thompson, que subiu ao palco, representada por José Blanco e Pedro Feyer, além de levar Oscar Rodrigues, da Bacardi, e Sérgio Cabral como seu padrinho.

Anúncio para o apoio dado pelas produtoras Claquete e Zohar à cobertura do Festival de Cannes 1993 pela Janela.