Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/MAI/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio faz campanha de turismo com agência de Buenos Aires

Será lançada na primeira quinzena de junho mais uma campanha publicitária do Rio de Janeiro em Buenos Aires, com o objetivo de atrair turistas para a próxima temporada de férias, que começa no início de julho. O Comitê de Divulgação e Promoção do Rio de Janeiro, formado pelos organismos oficiais de turismo - Riotur, Turisrio e Secretaria Extraordinária de Turismo - e pelas entidades de classe do setor, entre as quais a Associação Brasileira de Agências de Viagem-ABAV, liderados pelo Rio Convention Bureau, já se decidiu pela agência de propaganda Directo & Nuevo, de Buenos Aires.
Um dos critérios que mais pesou na escolha foi o fato de esta ser a agência argentina da Varig, uma das principais patrocinadoras da campanha.
Ela terá um custo total estimado em aproximadamente US$ 130 mil dólares, e do rateio participarão inclusive os shoppings Rio Sul e BarraShopping com US$ 15 mil cada.
A proposta da Directo & Nuevo é mexer com a emoção e o romantismo do argentino, fazendo-o recordar das viagens que já tenha feito ao Rio e sentir-se estimulado a voltar. Entre os títulos propostos está ''Vuelva a su primer amor".
A última campanha realizada para o público argentino, criada pela Pubblicità & Esquire com o objetivo de atrair turistas para o réveillon, encontrou dificuldades burocráticas e não conseguiu ser colocada nas ruas em tempo hábil. Esta agora deve se basear somente na mídia impressa, com a possibilidade de ser estendida para veiculação em rádio.

Rio deve levar a Cannes mais de 20 publicitários.

A cobertura do Festival de Cannes é um oferecimento das produtoras Claquete e Zohar.

Encerra-se hoje, às 17 horas, o prazo para que os delegados brasileiros ao Festival do Filme Publicitário de Cannes deste ano se beneficiem do direito a aparecer no Catálogo do evento. O alerta é de Luiz Antônio Ribeiro Pinto, da Promocine, representante brasileiro da SAWA, que também adverte aos publicitários cariocas que faltam poucas vagas para os hotéis de Cannes estarem lotados.
Luiz Antônio está comemorando sua previsão de que a delegação brasileira deste ano chegue a 140 pessoas. Esse número supera o do ano passado, quando o Brasil mal levou 100 profissionais para assistir ao mais famoso festival publicitário do mundo.
Até o fechamento desta coluna, a Promocine já havia confirmado a reserva de 23 casais, 62 individuais e 19 jornalistas.
O Rio de Janeiro deve comparecer com pelo menos 20 publicitários. As presenças confirmadas são de Adilson Xavier, Alexandre Machado, Chico Abreia, Franklin Pereira, João Bosco, José Guilherme Vereza, Luiz Antônio Ribeiro Pinto, Marcia Brito, Marcio Ehrlich, Marcos Frauches, Marcos Silveira, Mauro Matos, Ricardo Galletti, Ronaldo Uzeda e Toninho Lima.

Claquete produz mais um comercial para Technos

A VS Escala repetiu a fórmula usada na promoção da Technos para o Dia das Mães no Dia dos Namorados, aproveitando o sucesso de vendas obtido pelo comercial. A ideia da promoção é levar o consumidor a provar seu amor dando um Technos e, com isso, ganhar a chance de ir com a namorada para a Disney, com tudo pago.
Os dois comerciais foram produzidos pela Claquete, com direção de José Alvarenga, que usou e abusou dos ângulos inusitados e dos efeitos. Lula Vieira, diretor da VS, lembra que não foram sequer eliminados, das cenas, nem a cruz que sinaliza o centro do quadro nem o "time code" (os números que marcam para o editor os tempos das cenas). "O espectador", diz ele, "assiste na realidade um material que normalmente fica restrito aos técnicos".
Lula ainda credita parte do sucesso da campanha à produção da Claquete. "Os roteiros, criados por mim, José Guilherme Vereza e Roberto Carlos Ribeiro, tinham mensagens objetivas e diretas", explica Lula, completando que "foi pelo entusiasmo de todo mundo, a partir da infraestrutura do Lu Sardenberg e de sua filosofia de procurar oferecer sempre um pouco mais do que o esperado em cada produção, que o resultado final acabou surpreendendo pela ousadia".
A campanha prevê um comercial para cada data promocional a partir de agora.

SBT reforça presença no Rio para crescer

Novos equipamentos e um novo programa jornalístico local- com a previsão de entrar no ar em julho - estão marcando a volta definitiva da linguagem carioca na programação do SBT­Rio.
Ainda comemorando a instalação de um novo transmissor e de uma antena que melhoraram significativamente o sinal da emissora, o superintendente comercial Reginaldo Dória prevê um crescimento real de faturamento do Rio em tomo de 25% este ano em relação a 1992. Ano passado, o faturamento do SBT no Rio já havia crescido 36% em dólar, se comparado com o resultado de 1991.
O Rio de Janeiro foi a primeira emissora da rede, surgida há 13 anos. Hoje, o Rio participa com 12% das vendas nacionais do SBT. Reginaldo estima, no entanto, que este percentual chegue a 15% em 93, principalmente a partir do início da produção, também no Rio, do mega sucesso da rede, "Aqui Agora", no horário das 12 às 13 horas.

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• PRÊMIO PRESTIGIADO É ISSO - A festa do Colunistas-Rio vai acontecer na próxima quarta-feira, 2 de junho, no Hotel Intercontinental, com garantia de sucesso antecipada em uma semana. Já no fechamento desta coluna as adesões estavam esgotadas, com apoio total do mercado carioca.
O Prêmio Colunistas teve este ano um volume de inscrições maior que no ano passado. Agora, quase 600 publicitários cariocas garantem sua presença na festa. Gente de agências, produtoras, anunciantes e veículos. Alguém tem alguma dúvida sobre o prestígio do Prêmio Colunistas no mercado carioca?
• GRANDE LAVADA DA UNIT Á - A Unità conquistou a conta da Transglobo, fabricante de embalagens plásticas que adquiriu da Cyanamid várias marcas de produtos de limpeza. Para começar, a Transglobo entregou à agência a campanha de relançamento do amaciante de roupas Carícia. O comercial, criado por Octavio Moreira Lima e Eduardo Cruz, e dirigido por Murilo Salles, já está no ar. Os próximos trabalhos serão para as campanhas do concentrado de limpeza Fúria e do desinfetante Liptol.
• PRA CABEÇA, TEATRO E SHAMPOO - A Colgate Palmolive apresentou ontem ao mercado carioca - depois de lançá-lo no sul do país - seu mais novo produto: o Shampoo Palmolive Optims, que inova no conceito de shampoos 2 em 1 ao oferecer quatro níveis de condicionamento. O Rio detém uma fatia de 10% do consumo nacional de shampoos, que movimenta anualmente cerca de US$ 105 milhões. Para fazer o lançamento, através do qual a Colgate Palmolive espera ultrapassar os 21% que contabiliza do mercado, ela está patrocinando o espetáculo teatral "O Legítimo Inspetor Perdigueiro", em cartaz no Teatro Nélson Rodrigues.
• REVISÃO DE RP - O CONRERP-RJ, presidido dinamicamente por Sérgio Gramático, está lançando a 5ª edição revista e ampliada do livro ''Legislação de Relações Públicas", que inclusive extrapola seu título ao incluir normas de cerimonial para eventos que tenham a presença de autoridades públicas.
• CARTAS – As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde Silva, 156 – cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro – RJ. O telefone, em horário comercial é (021) 552-4141.