Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/ABR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Ronaldo Conde desiste do CCRJ com acusações a adversários

"Não tenho a mínima intenção de entrar num tipo de jogo do qual nunca quis participar: o jogo da politicagem, da divisão, da disputa sem ética".
Com frases como esta, publicada em um longo artigo intitulado "Pela Ética Sempre ou A Farsa da Plata", no Jornal CCRJ, do Clube de Criação carioca, que circulou na última segunda-feira, o diretor geral da Almap/BBDO-Rio, Ronaldo Conde, comunicou ao mercado que não é mais candidato à Presidência da entidade.
Em seu texto, Ronaldo acusa o outro candidato, Ricardo Galletti (diretor de criação da Grottera & Cia.), de tê-lo traído. "Combinamos uma coisa, foi feita outra", denuncia Conde.
Tudo começou quando, há cerca de um mês, na primeira reunião dos criadores cariocas no auditório da Artplan, Galletti e Conde se apresentaram oficialmente como candidatos à presidência do Clube. Galletti inclusive apresentou uma chapa em formação, a Criação Rio. Mas pressões contemporizadoras, procurando evitar um racha no CCRJ por conta de uma disputa eleitoral, convenceram os candidatos a se encontrar durante a semana para, quem sabe, alguma composição. Afinal, lembravam todos, "não existiam diferenças fundamentais de plataforma".
O encontro realmente aconteceu, durante o tradicional almoço de sexta-feira da churrascaria Plataforma. Várias opções de composição foram tentadas, sem sucesso. Talvez ambos poderiam renunciar em beneficio de um terceiro criador. Mas este indicado, José Guilherme Vereza, presente ao almoço, recusou a oferta.
No final, nenhum dos dois candidatos abriu mão de estar na presidência da chapa. Surgiu até uma opção heterodoxa: haveria apenas uma chapa, com dois nomes disputando a presidência. Quem perdesse ficava como vice do outro. Considerando esta hipótese, vários nomes foram lembrados para compor esta chapa de consenso.
Na quarta-feira seguinte, Conde e Galletti deveriam contar aos sócios do CCRJ, em nova assembleia, o que decidiram. Os dois combinaram, então, que seria feita uma consulta sobre as alternativas existentes a Carlos Pedrosa, diretor de criação da Pubblicità & Esquire e filósofo maior da criação carioca.
Conde denuncia em seu texto que, nem na 2ª nem na 3ª conseguiu falar com mais ninguém. Na 4ª, Dia D, ligou para Galletti e ouviu: "Vamos mesmo com 2 chapas".
Até aí, nada de mais. Só que, diz ele, quando foi finalmente tentar montar a sua chapa, descobriu que nos dias anteriores, enquanto esperava por um telefonema de Galletti, os principais nomes daquela chapa de consenso haviam sido contatados pelo candidato adversário para se integrarem à sua chapa.
Ronaldo Conde acha que, desta forma, não foi tratado por Ricardo Galletti e seus companheiros de chapa - o próprio José Guilherme Vereza -- como devia, como merecia. Daí ele ter decidido, "sem volta", abandonar a disputa do CCRJ.
Como era de se esperar, pelo lado de Ricardo Galletti, a interpretação do que aconteceu é totalmente diferente. Tanto ele quanto José Guilherme Vereza garantem que em nenhum momento, durante o almoço da Plataforma, houve o compromisso de que as duas lideranças parassem de fazer as suas articulações.
Eles também desconhecem a existência de uma "chapa de consenso", da qual pudessem contatados alguns nomes. "Nós conversamos sobre pessoas que têm uma boa imagem do mercado, sem que estivéssemos decidindo quem estaria na chapa ou não", afirma Galletti. Por esta razão ele rejeita a acusação de que tivesse tirado pessoas da chapa de Ronaldo Conde: "Além disso, essas pessoas não são objetos, que nós podemos decidir onde colocar. Coube a elas próprias a decisão de se juntar à nossa chapa".
Galletti, Vereza e seus demais companheiros de chapa estão no momento redigindo um documento que vão distribuir no dia 5 de maio, no auditório da Faculdade Cândido Mendes de Ipanema, durante a assembleia do Clube, na qual estava previsto um debate entre os dois candidatos. "Será a nossa resposta oficial em circuito interno", adianta Vereza, reforçando o incômodo que admite ter sentido por ver a polêmica levantada por Ronaldo Conde chegar à imprensa.
Com a existência, agora, de apenas uma chapa, pode acontecer de a reunião do dia 5 de maio se transformar na eleição propriamente dita, por aclamação do candidato que lá estiver.

Festa do Colunistas homenageia publicitários e Cariocas da Gema

Já está confirmada para o dia 2 de junho, no Hotel Intercontinental, a grande festa do XII Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, quando serão entregues os diplomas da premiação aos melhores de 1992 da atividade publicitária no Rio de Janeiro.
A expectativa dos organizadores é que mais uma vez a festa do Colunistas se confirme como a maior comemoração da propaganda carioca. Pelo menos 500 dos mais importantes publicitários cariocas estarão presentes ao evento. Afinal, são mais de 50 empresas anunciantes das 28 principais agências deste mercado: Almap/BBDO, Artplan, BR.3, Caio, Contemporânea, CPF, Cult, Denison-Rio, DPZ, Giovanni, Grottera & Cia, J. W. Thompson, JG, Marketing Mix, McCann Erickson, Mix, MPM/Lintas, Norton, Olive & Ristow, Promarket, Pubblicità & Esquire, Salles, Staff, Standard Ogilvy & Mather, Unità, Urbana, VS Escala e Young & Rubicam.
Este ano a festa terá várias modificações. A primeira delas é no local da festa, exatamente para possibilitar a participação de. um maior número de pessoas, e evitar o que aconteceu ano passado, quando a lotação reduzida do Le Buffet deixou várias pessoas sem conseguir seus convites.
Atendendo as sugestões dos publicitários cariocas, para agilizar o evento não haverá mais jantar antes da entrega dos diplomas. Por sua vez, o coquetel inicial se sofisticará, contando inclusive com o apoio da Provifin, representante no Brasil do whisky escocês Black & White e dos vinhos M. Chandon.
Mas a grande novidade é a homenagem que os organizadores do Prêmio Colunistas Rio pretendem fazer ao Rio de Janeiro, estimulando o carinho do mercado publicitário a esta cidade. Durante a festa serão concedidos títulos de "Cariocas da Gema" a pessoas nascidas ou criadas no Rio de Janeiro - da área cultural, esportiva, etc - que, com o seu talento e trabalho, ajudam a valorizar a imagem do Rio nacional e internacionalmente.
Estes Cariocas da Gema serão escolhidos e convidados pelas próprias agências vencedoras do Colunistas-Rio, tomando o processo bastante democrático. E depois de receber seu diploma, cada Carioca da Gema ficará como "padrinho" da agência que o escolheu, participando da entrega dos diplomas do Colunistas a seus profissionais e diretores.
As adesões para a grande festa do XII Prêmio Colunistas Rio podem ser feitas na Dinâmica de Comunicação, com Mônica Morel, pelo telefone (021) 552-4141.

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• ALITÁLIA DE NOVO - Há algumas semanas, respondendo a uma nota nossa de que havia entregue a sua conta para a Giovanni, a Alitalia informou à coluna que não mais teria apenas uma agência e sim entregaria seus projetos a quantas desejasse. Pois semana passada, no Caderno Propaganda & Marketing saiu uma nota dizendo exatamente que a Alitalia decidiu entregar sua conta para a Giovanni no Rio e para a Stalimir, em São Paulo.
• GLOBOSAT DIVIDE A CONTA - A VS Escala entrou na conta da Globosat, desenvolvendo uma campanha para um novo produto da empresa. A conta estava na Grottera-Rio até o início do mês, quando entrou no ar a nova campanha institucional da Globosat criada pela agência. A partir daí, a Globosat comunicou à Grottera-Rio que mudaria a operação da conta para a Grottera-São Paulo, já que o mercado paulista é mais forte e necessita melhor cobertura. Na Grottera-Rio foi uma surpresa a descoberta de que uma outra agência carioca está também agora atendendo a conta.
• MÍDIA NOVA - Anita Bardeli assumiu a gerência de mídia da MPM/Lintas-Rio. Ela é curitibana, tem 31 anos e já trabalhou na Salles e na Fischer Justus.
• GUSTAVO PEGA BUMBUM - Foi para a BR.3 a conta da Bumbum Biquínis, avaliada por Gustavo Bastos em US$ 600 mil para este ano. O primeiro anúncio entra em veiculação já em maio, criado por André Pedroso e Jorge Falsfein.
• ARTPLAN FAZ SUBARU - A Artplan-Rio passou a atender aqui a conta da International Motors Company, importadora dos veículos japoneses Subam. A expectativa da agência é de que a verba chegue a US$ 400 mil.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.