Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/ABR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Conde e Galletti se enfrentam pela presidência do CCRJ

Se não houver mais mudanças - o que, no caso, não é nada impossível - a eleição do Clube de Criação do Rio de Janeiro deve se realizar dia 12 de maio com duas chapas, colocando frente-a-frente na disputa Ronaldo Conde (diretor geral da Almap/BBDO-Rio) e Ricardo Galletti (diretor de criação da Grottera & Cia.).
Na 2ª assembleia de criadores realizada esta última quarta-feira no auditório da Artplan, ficou-se sabendo que não foi possível a composição entre Conde e Galletti para a formação de uma chapa única. O motivo era incontornável: ambos queriam ficar com a presidência.
No meio do caminho, porém, surgiram novidades na chapa de Galletti. André Pedroso, atual presidente do Clube, desistiu de se candidatar novamente, mesmo para compor a diretoria. Além disso, se associaram ao grupo Jorge Barros, Adilson Xavier e Cristina Amorim. Nesta reunião de quarta-feira, Ronaldo Conde ainda não pôde apresentar a sua chapa. Segundo ele, ainda falta confirmar alguns nomes dos convidados.
Outra decisão da assembleia foi sobre a maneira de os novos criadores cariocas se cadastrarem para a eleição. Vão poder votar sem problemas quem tiver qualquer das duas carteirinhas do Clube (a de baquelite, emitida por Álvaro Gabriel, e a da "Noite do Lambe-Lambe", emitida por Mauro Matos). Quem não tiver carteirinha precisará se cadastrar, utilizando um encarte que será publicado na próxima edição do Jornal do CCRJ. Neste encarte também sairá um extrato dos Estatutos do CCRJ, explicando quem poderá solicitar a filiação.
O prazo final para a inscrição de novas chapas será 5 de maio, quando o CCRJ pretende realizar um grande debate entre todos os candidatos, em local ainda a ser divulgado.

Manga Jr. fecha contrato exclusivo com a Claquete

A produtora Claquete - uma das mais conceituadas no mercado carioca - tem um novo diretor exclusivo: Carlos Manga Jr.
O acordo foi oficializado esta semana e, segundo Lu Sardenberg, diretor da Claquete, tem características inéditas em relação aos contratos feitos pela produtora anteriormente com outros diretores.
Manguinha entra na Claquete com a função adicional de coordenar toda a parte artística da produtora, liberando Lu para as áreas administrativas. Se esta "fase de namoro" der certo, diz Lu, "Manguinha também passará a ser sócio da Claquete".
Carlos Manga Jr. é um dos diretores de televisão e comerciais da nova geração que está se destacando no Rio de Janeiro. No último ano, ele esteve mais dedicado à co-direção da novela "Despedida de Solteiro", na TV Globo. Só fez dois comerciais: um, no começo do ano, ganhou medalha de Bronze no XI Colunistas­Rio; o outro, "J. Ricardo", para a MPM/Lintas-Rio, ganhou Prata no julgamento do XII Colunistas, realizado semana passada. Este ano, ele explica, optou por não dirigir nenhuma novela para se dedicar à publicidade.
Na Claquete, há também outras novidades. Lu resolveu desvincular da área de produção o seu estúdio na Barra, tornando-o independente física e administrativamente. Com isso, outras produtoras de comerciais poderão utilizá-lo.

Quem foram as agências e produtoras mais premiadas no XII Colunistas-Rio?

A Blow-Up, de Franklin Pereira, foi a produtora de comerciais mais premiada no XII Colunistas-Rio. Responsável pelos filmes da Fundação Roberto Marinho, ela emplacou 4 medalhas (1 Grand Prix, 1 Ouro e 2 Pratas), somando 24 pontos pela contagem oficial do concurso, que confere 10 pontos a cada Grande Prêmio, 6 pontos a cada Ouro, 4 a cada Prata e 3 a cada Bronze.
Em segundo lugar no XII Colunistas-Rio ficou a Tec Cine, de Ronaldo Uzeda, com 17 pontos obtidos em 4 produções (1 Ouro, 2 Pratas e 1 Bronze). Ela foi seguida de perto pela produtora Preview, de Marcus Machado, que emplacou 2 Ouros e 1 Bronze e somou 15 pontos.
As outras duas mais produtoras de comerciais mais premiadas no Rio foram a Claquete, de Lu Sardenberg, e a Zohar, de Isabelle Tanuji. A Claquete teve 3 medalhas (2 Pratas e 1 Bronze), ficando 1 ponto acima da Zohar, que conquistou para as agências cariocas 1 Prata e 2 Bronzes.
Entre os diretores de comerciais, o mais premiado no Rio foi Mário Márcio Bandarra, que somou 17 pontos em 2 medalhas de Prata e 3 de Bronze.
Roberto Cardim chegou esbarrando em Bandarra, com 16 pontos, graças a seus comerciais da Fundação Roberto Marinho, que emplacaram um Grand Prix e um Ouro.
Nestas contagens, consideramos apenas o número de medalhas obtidas com comerciais isolados ou campanhas em que o diretor fosse o único a assinar o material de vídeo. Assim, em terceiro lugar, com 10 pontos, entre os mais de 20 diretores a terem trabalhos premiados no Colunistas Rio ficaram, empatados, José Alvarenga, com 1 Prata e 2 Bronzes, e Luís Tripoli, 1 Ouro e 1 Prata. Logo a seguir veio Marcus Machado, com 9 pontos de 1 Ouro e 1 Bronze. Chico Abreia e Jorge Solaris encerram a lista dos mais premiados, com um Bronze e uma Prata cada um. Se bem que Abreia ainda participou com um dos filmes da campanha do Ano "Veja Indispensável" que, pelo critério explicado acima, não somou pontos mas mereceu a citação da coluna.
Aproveitando o embalo dos rankings, vamos encerrar com a relação das 10 agências de propaganda mais premiadas no XII Colunistas-Rio, entre as 41 que se inscreveram e as 28 que foram premiadas.
Os nomes dos redatores e dos diretores de arte mais premiados - que ganharão o diploma do Prêmio Rogério Steinberg - só serão divulgados na festa da premiação, que deve acontecer dia 2 de junho, no Hotel Intercontinental.

XII Prêmios Colunistas Rio de Janeiro
Tabela da Pontuação das 10 Agências mais premiadas

AGÊNCIAS

G. Prix

Ouro

Prata

Bronze

Total de prêmios

Total de
pontos

1 - Contemporânea

1

4

8

5

18

81

2 - MPM/Lintas

 

3

3

5

11

45

3 - Denison-Rio

1

 

2

2

5

24

4 - Grottera & Cia

 

1

4

 

5

22

5 - VS Escala

1

 

 

3

4

19

6 - Caio

1

 

2

 

3

18

7 - Standard O & Mather

 

2

1

3

15

15

8 - Young & Rubicam

 

1

 

3

15

15

9 - Pubblicità & Esquire

 

1

3

4

14

15

10 - Artplan

 

1

2

 

14

14

MKTMIX MKTMIX

• RIO AGITA SUAS CONTAS - A BR-3 conquistou a conta da vitamina C-Cebion, carro-chefe do Laboratório Merck, e que deverá investir US$ 600 mil em comunicação. O tema da campanha, que ganhou a concorrência com outras agências, é "Tem que ter disposição. Tem que ter Cebion". E ela vai veicular no Rio e em São Paulo a nova campanha publicitária dos cofres Servisafe - o mesmo que fornece 90% dos cofres dos quartos de hotéis. A empresa pretende agora vender seus cofres para o consumidor que "sempre se contentou em trancar seus valores em armários", como explica Gustavo Bastos, diretor da agência. A verba prevista para 1992 é de US$ 500 mil.
• Foi para a Standard-Rio a conta da rede Pizza Hut no Rio, ligada ao Grupo Pepsi. A agência inclusive está aumentando a sua criação. A nova contratação é o redator Jorge Barros, que deixa assim a Giovanni.
• A Young & Rubicam Rio acaba de conquistar a conta da Philco-Regional Rio, passando a reforçar localmente o investimento institucional da marca, que já é feito pela matriz em nível nacional, juntamente com a Y & R Brasil.
• A TVA Rio entregou à Oficina de Marketing a sua conta publicitária, que está veiculando a campanha comemorativa do primeiro ano da emissora.
• A Contemporânea veicula uma campanha de US$ 3 milhões a partir desta semana para o Teletrim, um serviço de recebimento de mensagens, cobrindo os estados do Rio e São Paulo. A campanha conta com filmes e anúncios de jornais e revistas.
• FECHA O GUARDA-CHUVA - Pela primeira vez em muitos anos a campanha do Dia das Mães dos shoppings da Renasce não será feita por uma única agência. Até que houve a famosa concorrência com todas as agências que atendem ao grupo para a seleção da "campanha guarda-chuva", mas os administradores dos shoppings participantes pleitearam que cada um escolhesse a sua. O do BarraShopping, do Rio, ficará mesmo com a campanha da sua agência Artplan.
• NOLASCO DE VOLTA-Carlos Pedrosa marca um tento para a sua Pubblicità & Esquire, ao contratar o diretor de arte Vicente Nolasco para a vaga deixada por Cristóvão Martins. Vicente foi responsável por excelentes trabalhos no seu tempo de Giovanni.
• RECORDE AMERICANO - O representante da Forbes no Brasil, Acúrcio de Oliveira, nos conta que a publicação conquistou a liderança publicitária do mercado americano de revistas de negócios. Em 1992, a Forbes cresceu 5,4% em número de páginas publicitárias - num total de 3.766 -, enquanto a revista Fortune, que ficou com 2.552 páginas, caiu 13,5% em relação a 1991 e a Business Week, com 3.585 páginas, caiu 4%. Segundo as pesquisas, o mercado americano de revistas, como um todo, também cresceu 1 % em 1992.
O que, lá, é dinheiro que não acaba mais.
• MEMÓRIA EM FESTA - A Associação Nacional Memória da Propaganda comemora seu primeiro aniversário com um almoço de adesão no Clube Comercial do Rio de Janeiro no próximo dia 13 de abril, às 12:30 horas, quando será prestada uma homenagem a Mauro Salles, como "um dos mais otimistas publicitários brasileiros". Mauro falará sobre "A eterna crise e suas consequências".
Outro que deverá falar neste dia é o prefeito carioca César Maia, sobre a importância da Cultura para o Turismo no Rio de Janeiro. As adesões para o almoço da Memória podem ser adquiridas pelo telefone (021) 511-2979.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob.701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial é (021) 552-4141.