Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Criação do Rio intensifica debates sobre o seu Clube
No próximo dia 7 de abril, os criadores cariocas tem um novo encontro marcado para as 19 horas no auditório da Artplan, quando vão saber oficialmente quem são os candidatos interessados na presidência do Clube de Criação do Rio e quais são as suas chapas e propostas de trabalho.
Dia 7 também ficou marcado como o dia geral de recadastramento dos criadores em atividade no Rio, não só para permitir um controle da eleição como para atualizar os cadastros da entidade.
Na última quarta, um auditório praticamente lotado deliberou não considerar a data marcada por Álvaro Gabriel - o presidente do Clube que pediu demissão por razões até agora não esclarecidas - para a nova eleição. Com isso, poderão surgir mais candidaturas ao Clube e os seus associados poderão decidir, com tranqüilidade, os destinos da associação.
Nesta assembléia de quarta-feira, o único criador a se lançar candidato foi Ricardo Galletti, que apresentou as suas idéias para o CCRJ como líder da chapa "Criação:Rio", que é ainda composta por José Guilherme Vereza (VS Escala), Lelo Nahas (Artplan), André Pedroso (BR-3) e Marcos Pedrosa (Artplan).
Durante a apresentação de Galletti, as interferências mais veementes foram de Fábio Siqueira, diretor de criação da MPM:Lintas-Rio, literalmente irado com o jornal "CCRJ", editado por Júlio Hungria para o clube. Na opinião de Fabinho, o jornal perdeu seus objetivos de valorizar os profissionais de criação, para se perder em "tentativas de dar furos" e em "badalações sociais de uma panelinha" ; O diretor da MPM:Lintas chegou a acusar o jornal de estar prejudicando o mercado, ao ter se utilizado de informações internas de fornecedores para noticiar antes do tempo projetos da DPZ e da própria MPM:Lintas.
O outro presidenciável do Clube, Ronaldo Conde, chegou atrasado à reunião. Ele vinha diretamente de São Paulo, onde estava a serviço de sua agência Almap/BBDO. Ronaldo surpreendeu os presentes com uma proposta de composição entre os eventuais candidatos ao Clube. Ele explicou que isto,* no momento delicado por que passa a entidade, evitaria dissidências internas. Durante os próximos dias, Ronaldo Conde e Ricardo Galletti deverão se encontrar para trocar idéias.
PLATAFORMA
Independente destes encontros entre presidenciáveis, já há uma proposta concreta de trabalho da chapa "Criação:Rio". Na plataforma lida por Galletti, o Clube procurará se carioquizar, localizando o principal interesse; e o melhor da energia nos assuntos e problemas do mercado carioca, "sem deixar de olhares problemas nacionais, como é da tradição cultural do Rio".
O primeiro ponto da plataforma da chapa Criação:Rio' é "recuperar o orgulho do mercado do Rio", revertendo fatos como muitas agências não produzirem no Rio e os profissionais daqui não serem devidamente valorizados.
Os candidatos também querem "maior participação dos sócios", reativando o cadastro do CCRJ, abrindo canais para as idéias dos associados e dando benefícios a quem tem a carteira do clube.
Galletti e seus companheiros pretendem dar uma "maior divulgação ao trabalho do Rio", aumentando a presença do CCRJ na mídia especializada e geral. Finalmente, eles querem novamente "associar o clube às causas do Rio", através da manifestação e participação em assuntos e campanhas de interesse da cidade.
Heineken entra mais na briga das cervejas
A Heineken reúne a imprensa no Rio esta segunda-feira para apresentar seu novo evento Heineken Concerts, que chega ao Brasil depois de ser sucesso na França e na Holanda. De 14 a 17 de abril, no teatro do Hotel Nacional, serão apresentados show instrumentais com artistas como Edu Lobo, Caetano Veloso, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Dori e Nana Caymmi e vários outros. Para os paulistas não ficarem com inveja, ano que vem o Heineken Concerts será em São Paulo.
Conta de César Maia tem novo adiamento
A coordenadora de publicidade da Prefeitura do Rio, Leila Castanheira, já encaminhou um novo pedido de prorrogação - por mais um mês, dos outros três a que ela ainda tem direito - do contrato com as agências do pool herdado de Marcello Alencar.
Afinal, até agora a procuradoria do município não liberou a concorrência para as novas agências de César Maia, o que ela espera que aconteça até abril.
Leila não acha, porém, que isto esteja prejudicando a comunicação do novo governo. Pelo contrário, ela está aproveitando o período para conhecer as agências cariocas, em visitas e reuniões que tem feito.
Alitalia abre portas para novas agências
A simpática gerente de comunicação da Alitalia, Regina Bianchi, esclarece que o fato de a Giovanni ter feito o último anúncio veiculado pela empresa não significa que a Free perdeu a conta. A agência de Paulo de Tarso perdeu sim foi a exclusividade da conta. É que a Alitalia passou a trabalhar com várias agências, estando inclusive aberta a outras. Em cada trabalho, Regina consulta suas colaboradoras e quem tiver a melhor ideia leva o projeto. Como aconteceu com a Giovanni no anúncio de mudança de endereço da Alitalia.
MKTMIX MKTMIX
• FAZENDO UM BELO PAPEL - A indústria de papéis especiais Filiperson está lançando dois novos produtos, criados a partir de pesquisas para saber as necessidades de mais de 80 agências de publicidade do Rio. O papel "filiarte" é um canson com alta resistência superficial ao uso da borracha e ao umedecimento, nas cores brancas e palha. E o "filicarto" é uma cartolina preta na massa, com acabamento superficial telado e áspero. A famosa cartolina para montar layouts e provas para inscrever em premiações.
• PELOS SONS DA SONY - É da Cult o comercial de lançamento da nova coleção de LPs e CDs da Sony com o selo Best Price, que apresenta produtos que estavam fora de catálogo. O comercial, criado por Gina Mesquita, Walter Vendas e Leandro Pierucci, foi produzido totalmente em D-I com computação gráfica, pela Provídeo-Digital, com direção do Otávio Escobar.
• OFF PRICE, ON AIR - A Unità esta movimentando US$ 250 mil dólares em verba só na primeira fase de lançamento do Pavilhão Center, que ficará no ar no Rio de Janeiro até o final de maio em TVs, rádios, revistas, outdoors e jornais. Mas haverá mais na segunda fase, em outubro e novembro, para contar ao consumidor final da inauguração do Pavilhão.
• MPM DE OLHO NO BANCO - A conta do Banco Nacional está agitando a MPM/Lintas Rio. Tanto que para o seu atendimento foram contratados dois diretores de conta: Luiz Felipe Horta, 33 anos, ex-DPZ, Lintas, Denison, Leo Burnett e Almap. E Andreia Maggessi, 35 anos, ex-Banco Nacional, Mesbla, Provarejo, DPZ e Salles.
• CORRESPONDÊNCIAS PARA A JANELA - Deve ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
CARTAS
• De Christina Carvalho Pinto, presidente da Young & Rubicam:
"Marcio, caríssimo,
Estou emocionada com minha escolha para Publicitária do Ano. Quero agradecer, de coração, por esta grande honra. Vou vivê-la como um importante estímulo para continuar meu caminho voltada à qualidade das ideias e à qualidade da postura ética.
Um carinhoso abraço, Christina"
N.R.: Christina Carvalho Pinto é um belo exemplo de elegância na propaganda. Sempre que ela ganha um prêmio, escreve a todos os jurados agradecendo. |
|