Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/MAR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Contas federais terão mudança na distribuição

Augusto Marzagão está para liberar as novas regras para o atendimento publicitário às contas federais, encerrando o marasmo que se mantém no setor desde que Itamar Franco congelou toda a comunicação de governo.
Vai acabar de vez o sistema centralizado de concorrências por projeto, voltando o velho esquema de cada órgão selecionar, a seu critério, 3 ou 4 agências que lhe atenderão durante o ano.
Com a liberação, devem ser detonadas dezenas de licitações federais, que só ficarão dependendo de decisões internas para alocação de verba de comunicação.
O sistema anterior, segundo as agências, era muito danoso ao mercado publicitário. Ele exigia investimentos altíssimos nas sucessivas concorrências sem que as vencedoras ganhassem, por sua vez, a garantia de pelo menos um ano de trabalho consecutivo com o órgão federal conquistado. O resultado foi que pequenas agências, mesmo cadastradas na secretaria de divulgação da Presidência da República, não tiveram fôlego para disputar todos os projetos que apareciam e acabaram prejudicadas na distribuição das contas.
Uma das agências que conseguiu escapar da suspensão de Itamar - por ter seu contrato com a Caixa Econômica Federal confirmado no Diário Oficial ao apagar das luzes do Governo Collor - a Salles está pronta para deslanchar a sua primeira campanha para a Loteria Federal.

Disputa pela ABP tem novas definições

A matéria publicada semana passada na Janela - relembrando a promessa dos líderes do mercado à candidatura de Jomar Pereira para a presidência da ABP - teve uma enorme repercussão no Rio.
Na própria sexta-feira, João Pecegueiro do Amaral procurou Jomar Pereira para convencê-lo a se candidatar com ele. Mas engana-se quem acha que Pecegueiro pensou em ceder a vaga da presidência a Jomar, que poderia assim pleitear o cumprimento da promessa desfeita. Ele chamou o atual vice-presidente da ABP apenas para um cargo de diretor na sua chapa, como forma de demonstrar o apoio de Jomar a esta candidatura.
Jomar nos contou que, a princípio, recusou o convite. Mas-perante a insistência de Pecegueiro, resolveu compor a chapa. Com isso, ele se assumiu publicamente como opositor à candidatura de Jairo Carneiro à presidência da ABP.
Enquanto isso, Jairo conseguiu fechar a composição de sua chapa, esperando agora somente a convocação das eleições pela entidade para oficializá-la. A chapa - que ainda não tem nome escolhido - conta com os seguintes publicitários: Presidente: Jairo Carneiro; Vice-presidente: Waltely Longo (MPM/Lintas); Diretores: Armando Strozenberg (Contemporânea), Reginaldo Dória (SBT) e Valdir Siqueira (VS Escala); Conselho Fiscal: Júlio César Santos (O Globo), Paulo César Novis (Young & Rubicam) e Roberto Bahiense de Castro (Pubblicità); Conselho Superior: Caio Domingues (Caio), Celso Japiassú (Denison-Rio), -Edeson Coelho- (DPZ), Euler Matheus (Salles), Mauro Salles (Salles), Octávio Florisbal (Rede Globo) e Thomaz Souto Correa (Editor Abril).

MKTMIX MKTMIX

• ATRÁS DE UM PRESIDENTE - O Clube de Criação do Rio já tem a data de sua Assembleia Geral, quando serão analisados a carta-renúncia do presidente Álvaro Gabriel e os novos destinos da entidade. Será dia 24 de Março, quarta-feira, às 19 horas, no auditório da Artplan.
André Pedroso, que assumiu a presidência apos a renúncia de Alvinho, já começou a convocar os criadores em atividade no Rio e sentiu de todos a aprovação por ter convocado o encontro.
• CAMINHONEIRO EM VIAGEM - O programa Clube Irmão Caminhoneiro Shell ­ uma iniciativa super vitoriosa desta empresa ­ comemorou ontem, com um coquetel no Chico’s Bar, a sua mudança para uma nova emissora de televisão. Ele sai do SBT e passa para a Rede Bandeirantes.
• RUMO AO NORTE - Foi para a Urbana a conta do Norte Shopping, disputada no último mês em concorrência com oito agências. A verba prevista este ano é de meio milhão de dólares.
• DPZ SE RENOVA - A DPZ-Rio - que passa o melhor período de sua história agora novamente com Edeson Coelho na direção geral - tem várias novidades. Marco Antônio Vieira Souto foi promovido a gerente de operações. E a agência fez várias contratações: José Roberto Pastor como diretor da conta de Hollywood, Glória Saez (ex-MPM) como gerente de produção, Chico Jorge como gerente de RTV, e Maria Conceição como mídia do grupo Souza Cruz, junto com Reinaldo Godinho. Enquanto isso, a agência procura um novo diretor de criação, já que Carlos “Russo” Di Celio pediu demissão irrevogável do cargo para se dedicar exclusivamente à direção de arte na agência.
• COCA MUDA ATÉ ENDEREÇO - A Coca-Cola está de mudança para um novo endereço no Rio. Ela vai ocupar todo o prédio deixado pelo Chase na Praia de Botafogo, 374. O telefone PABX passa a 529-1000. O marketing vai funcionar no 10° andar, onde já está instalado Ricardo Ladvocat, promovido a diretor da área na empresa.
• CAIO INTERNACIONAL - A conta do Grupo Lachmann - quatro empresas ligadas à área de transporte - entrou para a Caio-Rio. A agência já prepara campanha, que será veiculada em revistas especializados no segmento de transportes internacionais.
• CASA QUER VIRAR CASARÃO - A Casa da Criação comemora a conquista de três novas contas, no valor de um milhão e meio de dólares: a Total Travei Marketing, a Eden Informática - considerada a maior empresa de rede local e conectividade do país - e a Prontodente, que a Casa diz ser a principal empresa nacional de assistência odontológica, que inclusive estará patrocinando o programa Cara a Cara, da Bandeirantes.
• NOVA EXPRESSÃO - A agência Expressão, ligada à Varig, está com nova equipe no Rio. Agora ela é gerenciada por Álvaro Melo e tem como diretor de criação Nélson Vasques, trabalhando com o redator Maxdonald de Souza.
• OFERTA DE EMPREGO- Um shopping center do Nordeste - com 140 lojas, super­mercado, play center e loja da Mesbla como âncora - está precisando de um diretor de marketing para a sua associação de lojistas. O escolhido ficará encarregado de toda a política de comunicação do shopping e seu relacionamento com agência e mercado. Os interessados devem entrar em contato com Ubirajara Monteiro, no Rio, para maiores informações. O telefone dele é (021) 542-4953.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156, Cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021)552-4141.