Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 26/FEV/1993 Marcio Ehrlich
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Comercial do Colunistas dá exemplo de criatividade.
Durante a gravação de "Interrogatório", José Alvarenga, Sérgio Cardoso, Mônica Maligo, Lia Renha, Antônio Bonfim e, agachada, Jackie Motta.
O Prêmio Colunistas está no ar com seu comercial "Interrogatório", que está sendo dos mais elogiados em toda a história do concurso.
Os elogios não são sem motivo e encheram de orgulho os organizadores do Colunistas, cujo objetivo é estimular a criatividade e a qualidade de produção na publicidade brasileira.
Provavelmente este foi o mais ousado dos comerciais do Colunistas. Totalmente em preto e branco, ele recria um clima de "film-noir” da década de 40, com a curiosidade de que as perguntas feitas aos suspeitos cabem perfeitamente tanto numa leitura policial como de um universo publicitário.
O diretor José Alvarenga - hoje consagrado como um dos melhores do setor no Rio (tanto que já tem convites para se mudar para São Paulo) - conseguiu um resultado fantástico trabalhando com VT e degradando-o na edição (feita pelo Tartarotti) para dar a textura de filme antigo.
Aliás, a produtora Interface reuniu para Alvarenga um time de primeiríssimo nível. Poucos comerciais do Rio conseguem ter todos eles juntos em sua ficha técnica.
A bela fotografia expressionista foi conseguida por Antônio Bonfim. O cenário - perfeito em sua concisão e simplicidade - foi assinado por Lia Renha. O figurino, adequadérrimo, da super-produtora de moda Regina Martelli. E todos amparados pela segura direção de produção de Ney Torres.
O comercial foi totalmente rodado e editado dentro da Interface, que, segundo Ricardo Meyer e Sérgio Cardoso - seus novos diretores de atendimento e que ajudaram a viabilizar o comercial do Colunistas - nas próximas semanas vai convidar o mercado para uma festa quando apresentará a sua sede em Laranjeiras toda remodelada, "com equipamentos e instalações que lhe permitirão competir com as melhores produtoras do país".
Ainda na opinião de José Alvarenga, aquele primeiro time da produção carioca teve prazer em colaborar no comercial pela empolgação com o roteiro, que todos consideraram excelente. Ponto para a Almap/BBDORio, que assinou a campanha deste ano. Da criação, participaram Renata Giese, Raoul Nótrica, Mônica Maligo e Marcio Ehrlich, sob a direção pessoal de Ronaldo Conde.
Se o trabalho de criação e gravação do comercial merecem destaque, também não fica nada atrás a participação da Chorus na sonorização. Muito em especial pela trilha sonora criada Edison Luís Campos, que compõe o clima de suspense do comercial de forma magistral.
Mas nada disso é mais eloquente para atestar a qualidade do comercial do que o fato de ele agora fazer parte dos rolos exibidos às agências pelo diretor José Alvarenga e pela produtora Interface, uma prova de também eles tiveram um grande orgulho em assiná-lo.
O Dia inova no uso do outdoor
Um aproveitamento da mídia outdoor como jamais se ousou no Rio está sendo prova de que o jornal O Dia e sua agência Standard não pretendem ficar um dia sequer de fora da guerra dos três grandes veículos da imprensa carioca.
Agora, em 11 pontos chaves da cidade, O Dia está colando, diariamente, outdoors com sua manchete, incentivando o leitor a acompanhar o que é o principal assunto do jornal.
A gerente de propaganda do O Dia, Célia Menezes, conta que, em torno das 20 horas, assim que a manchete é definida, ela é passada para a companhia exibidora, a Job, que reproduz a composição, amplia o texto e o reproduz em silkscreen, processo mais econômico pela tiragem necessária.
Segundo ela, os resultados na venda do jornal já podem ser sentidos, principalmente nas regiões próximas aos outdoors. Tanto que o jornal estuda a possibilidade de ampliar o número de cartazes.
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•. PARA CONHECER O CARIOCA - O capítulo carioca da ABAP, presidido por Armando Strozenberg, realiza, no próximo dia 3 de março, mais um debate para levantar informações sobre o nosso mercado carioca. Desta vez, o tema é "A Comunicação da Violência do Rio". Os painelistas serão Luiz Lobo, diretor de projetos especiais da Rede Globo de Televisão; Zuenir Ventura, editor de pautas especiais do Jornal do Brasil; e Bruce Handler, diretor para o Brasil da UPI-United Press International.
O debate será no Rio Atlântica Hotel (Av. Atlântica, 2964), às 9:30 horas.
•. SHOPPINGS FECHAM O VERÃO - Começa a ser veiculada este sábado, continuando por mais treze dias, uma campanha dos seis maiores shoppings do Rio para atrair os clientes que antes do Carnaval não se animaram a consumir.
Desta vez, o Barra Shopping, o Ilha Plaza, o Madureira Shopping, o Plaza Shopping, o Norte Shopping e o Rio Sul lançam como campanha: "A Maior Liquidação que a Cidade Já Viu", investindo cerca de US$ 1 milhão.
A campanha é da Artplan, agência do Barra Shopping, que venceu a concorrência da qual também participaram a Genesis (pelo Plaza), a Promo (pelo Norte) e a Salles (pelo Rio Sul).
•. COCA FESTEJA O TEATRO - Dia 2 de março, no Hotel Nacional, a Coca-Cola realiza a festa de entrega do V Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil, hoje um prêmio cobiçadíssimo pelo meio teatral carioca. Na mesma ocasião, a AV Estúdio fará uma demonstração de seu sistema multimídia, que funciona com 16 projetores de slides e outros projetores de disco lasers sobre 10 telas móveis, I com tamanhos e formatos diferentes, que vão exibir trechos das peças homenageadas e das peças concorrentes.
• MAIS DIRETO, IMPOSSÍVEL. - Quem terá sido a figurinista da campanha do presidencialismo? Seja quem for no mínimo ela é bem avançadinha. Afinal, no comercial do "Diretas Sempre" em que aparece uma junta eleitoral, a mesária mais à esquerda usa uma blusa preta na qual a gravura é nada menos que o desenho de um casal transando. Será que isso ajuda a convencer os eleitores?
• BATUCADA NO ESTOMAGO - Ótimo senso de oportunidade demonstrou a Giovanni no primeiro comercial lançado para o Sonrisal, após vencer a concorrência da Sidney Ross. Aproveitando a massificação do som do Olodum na guerra das cervejas, a turma criativa dirigida por Álvaro Gabriel colocou o mesmo som no comercial de Sonrisal, alertando que, se o estômago enjoasse, o produto era a solução.
• Pode até ter sido bem realizado pela equipe publicitária, mas convenhamos que é largamente exagerado o novo comercial da Previdência que diz que os aposentados não vivem dignamente porque a iniciativa privada deve ao Governo. E as roubalheiras lá dentro, não contam? E as quadrilhas de aposentadorias falsas? Mais uma vez, é fácil o Governo jogar a responsabilidade para a iniciativa privada e não falar que está fazendo alguma coisa para mudar o seu lado.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro-RJ.