Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/JAN/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio ganha duas Pratas no Festival de Nova York

Ser Humano, da ContemporâneaO comercial "Ser Humano", da Contemporânea para a Fundação Roberto Marinho, aumentou sua carreira de prêmios ao conquistar esta semana uma medalha de prata no Festival de Nova York. Mais conhecido como "o filme do macaco", ele mostra um menino se transformando em um chimpanzé, enquanto o locutor lembra que sem educação, o ser humano deixa de ser humano. Criado por Mauro Matos e José Guilherme Vereza, o comercial foi dirigido por Roberto Cardim e produzido pela Blow-Up.
O Rio também emplacou outra prata em Nova York com o comercial "Dia do Médico", da Caio para a Merrel­Lepetit. Este comercial mostra um monitor de eletrocardiograma funcionando ao ritmo da música de "parabéns pra você". A criação foi de Carlos Estevão e Antônio Batista, com produção da Griffe Vídeo.
Na área de comerciais foram premiados ainda mais 3 comerciais brasileiros. O que ganhou Bronze é inédito no Brasil: "Prevenção da Aids", da Young & Rubicam. Os outros dois levaram Prata: "Cinzas", da McCann para SOS-Mata Atlântica e "Bicicletas Track", inscrito diretamente pela produtora Cubo Filmes.


Sidney Ross escolhe afinal sua agência

Depois de fazer três jobs sucessivos e descompromissados para a Sidney Ross, a Giovanni foi afinal oficializada como a vencedora única da concorrência do laboratório, num volume esperado de 5 milhões de dólares em 1993. Os primeiros trabalhos a sair devem ser para Sonrisal e para o Leite de Magnésia de Philips.
E a Giovanni também será a agência responsável pela campanha comemorativa dos 50 anos do Sistema Globo de Rádio, que serão comemorados no final deste ano.


Mais turn-over no Rio com agências e clientes

O diretor de arte e designer Jair de Souza é o novo dupla de Alexandre Machado na MPM/Lintas.
Na Salles, terminou o período de atuação do redator Aldyr Nunes e o diretor de arte Delano D'Ávila passou a ter como dupla o redator Arnaldo Rozencwaig, que estava na MPM/Lintas.
Na área de clientes também estão acontecendo mudanças. Na Hiram Walker, a distribuidora de Teacher's e Ballantine's, Cláudia Villa Nova assumiu a Gerência de Grupo de Produtos, cargo que não existia na empresa. E Cláudio Belke passou a gerente de vendas, a nível nacional.

JB lança produto para aproveitar o verão

A entrada de Elysio Pires no Jornal do Brasil realmente deu uma mexida no jornal, deixando-o muito mais agressivo comercialmente. Agora, o JB está lançando um projeto especial com o tema "JB. O verão do Brasil", que até o final da estação dará, em páginas de seus cadernos e revistas, uma cobertura de todos os acontecimentos relativos ao verão, como roteiros de programas, dicas de saúde e coisas do gênero.
O objetivo do jornal é que todas estas páginas sejam patrocinadas. A primeira a ser fechada foi a "Verão Inesquecível", da Revista de Domingo, comprada pelo Limão Brahma. Ainda estão disponíveis outras como "Verão na Serra" e "Carnaval".
Para promover o projeto, a McCann - que ficou mesmo como a principal agência do JB - preparou uma campanha com mais de 10 peças diferentes a serem veiculadas em todas as mídias. A criação foi de Ricardo Guinsburg, Beto Werneck, Paulo Castro Barbosa e Célia Madsen. E a aprovação foi de Elysio Pires, Paulo Oncken e Ricardo Cid.

MKTMIX MKTMIX

• JOSÉ ALBERTO VOOU - José Alberto Fonseca, que os cariocas conhecem bem do tempo da Salles, deixou a Setembro Propaganda e assumiu a vice-presidência da ASA, agência mineira na qual ele já tinha participação acionaria desde o tempo em que ela fora adquirida pelo grupo da Salles.
• BRINDE EM CASA NOVA - A Elan Propaganda, das irmãs Eliana e Andréa Gomes de Mattos, está de mudança para a Rua da Assembleia 61/4º andar e vai comemorar a novidade com um coquetel no próximo dia 2 de fevereiro, às 18 horas, na nova sede.
• ABREIA CHEIO DE AXÉ - A campanha da Antarctica acabou tendo um dedo do Rio. Chico Abreia foi o diretor do comercial de Daniela Mercury, rodado em Salvador. Só que a produtora que assumiu foi a Yes São Paulo.
• NOTÍCIAS DE CONFIANÇA - A Fundação para o Desenvolvimento da Educação da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo fez uma pesquisa com professores e alunos da rede pública de ensino daquele estado. O resultado foi comunicado ao Sistema Globo de Rádio por Fernando Morais, o Secretário de Educação de São Paulo.
Ele constatou que a emissora de rádio "mais confiável para manter-se informado sobre os problemas do país" é a CBN-Central Brasileira de Noticias.
• LEO COM MAIS BYTES - A conta da Hewllet-Packard no Brasil foi entregue à Leo Burnett, que passa a cuidar de todos os lançamentos de computadores e calculadoras Edisa-HP.
• MISTURA SE REABILITA - Álvaro Gabriel, o presidente do Clube de Criação do Rio, prometeu e tomou as providencias para melhorar o atendimento aos criadores nos encontros de quarta-feira à noite no Mistura Fina. Agora, o publicitário que quiser prestigiar o clube precisa apenas apresentar um documento que o identifique, para que o caixa preencha seu nome no cartão de consumo do bar.
Muito mais civilizado que prender no caixa o documento do cliente até que ele pague a conta, como vinha sendo feito.
E, afinal, agora está dentro do alto nível que a casa tem. O Mistura é hoje uma das melhores opções noturnas da cidade. Só a canja de jazz de depois da meia noite - com o fantástico baixista Nico Assunção - já por si é imperdível.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.