Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JAN/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio Colunistas se prepara para julgar os melhores de 92

Começam a ser distribuídos na próxima semana kits de inscrição do Prêmio Colunistas Propaganda 93, que escolherá em todo o país os melhores trabalhos entre os criados para veiculação nas mídias de Cinema, Televisão, Jornal, Outdoor, Rádio e Revista.
A regional carioca será o XII Prêmio Colunistas Rio. Mais uma vez, a coordenação nacional do concurso estará a cargo deste colunista, ficando a secretaria carioca do prêmio na Dinâmica de Comunicação.
Como em todos os anos, os trabalhos merecedores de Diplomas de Ouro de todas as versões regionais Colunistas Propaganda 93 estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao XXVI Prêmio Colunistas-Nacional. Ano passado, foram vários os prêmios nacionais conquistados pelo Rio, para agências como Contemporânea, VS Escala, Unità, Artplan e MPM/Lintas.
As inscrições no Rio de Janeiro vão até 06 de março. Qualquer pessoa ou empresa pode assumir a inscrição de trabalhos em que esteja envolvida. Quer dizer, se um criador ou a produtora acredita em um trabalho que a agência não inscreveu, também pode fazer a inscrição.
Vão poder concorrer ao Prêmio Colunistas Propaganda 93 os trabalhos publicitários já exibidos comercialmente no país ou no exterior até 31 de Janeiro de 1993. Comerciais, fonogramas, anúncios, encartes e outdoors que fazem parte de Campanhas também poderão concorrer isoladamente, como inscrições independentes.
Durante o julgamento os trabalhos serão divididos em 6 Áreas: Televisão e Cinema, Rádio, Mídia Impressa, Outdoors, Campanhas e Apresentações Especiais.
Nas cinco primeiras Áreas, haverá também a subdivisão por categoria de mercado a que o anunciante do trabalho pertencer:
01 - Alimentos
02 - Bebidas Alcoólicas
03 - Bebidas Não-Alcoólicas
04 - Cigarros e Tabaco
05 - Cosméticos e Produtos de Toalete
06 - Eletrodomésticos
07 - Imobiliário
08 - Institucional ou Corporativo
09 - Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
10 - Móveis, Decorações e Utensílios Domésticos.
11 - Política e Eleições
12 – Produtos e Serviços para Agropecuária
13 - Produtos e Serviços Automobilísticos
14 - Produtos e Serviços para Escritório
15 - Produto e Serviços para a Indústria
16 - Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
17 - Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
18 - Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
19 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
20 - Serviços Financeiros e de Seguros
21 - Turismos, Transportes e Diversões Públicas.
22 - Varejo de Grande Porte
23 - Varejo de Pequeno e Médio Porte
24 - Veículos Pessoais e Profissionais
25 - Vestuário e Acessórios Pessoais
26 - Produtos e Serviços Diversos (Apenas os que não se encaixem nas categorias anteriores).
Para facilitar, o Kit de Inscrição trará uma relação de produtos e serviços que compõem cada uma destas Categorias.
Na Área 6, de Apresentações Especiais, não é levada em conta a área de mercado do anunciante. São estas as suas categorias:
27 - Campanhas de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
28 - Anúncios de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
29 - Peças Publicitárias Destinadas ao Trade
30 - Peças Publicitárias de Oportunidade
31 - Peças Publicitárias Relativas a Datas Comemorativas
32 - Peças Publicitárias de Agência
Os Júris das Regionais dos Colunistas Propaganda 93 poderão conceder um Diploma de Ouro e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze aos melhores trabalhos de cada Categoria. Os melhores trabalhos, ou seja, os que obtiverem Diplomas de Ouro, ainda concorrem aos Grandes Prêmios de Campanha do Ano, Anúncio (ou Encarte) do Ano, Comercial do Ano, Fonograma do Ano e Outdoor do Ano.
A agência que alcançar a maior pontuação de prêmios com seus materiais das Áreas de Televisão e Cinema e de Rádio e a que conseguir o mesmo nas Áreas de Mídia Impressa e de Outdoors receberão os Grandes Prêmios de Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas e de Melhor Conjunto de Peças Impressas.
Também serão concedidos Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo do Ano e Destaques do Ano às empresas e profissionais que mais tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento da atividade publicitária na região abrangida pela premiação.
Para estes últimos Grandes Prêmios não há inscrição formal. No entanto, os interessados podem fazer indicações por escrito para os Júris tomarem conhecimento.
Quem quiser maiores informações sobre o XII Prêmio Colunistas Rio de Janeiro deve procurar a secretaria do concurso na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio de Janeiro, RJ. O telefone é (021) 552-4141.

Giovanni roda de borracha nova

A agência já começou faturando esta semana para seu mais novo cliente, o grupo OK Benfica Pneus, que tem lojas no Rio, São Paulo e Brasília. Por enquanto, porém, a mídia é só para o Rio de Janeiro, com uma previsão de verba de US$ 500 mil.
A agência, aliás, deu mais uma reformulada na sua operação. O diretor Maurício Nogueira voltou a ter sua base operacional no Rio de Janeiro, ficando Paulo Giovanni mais baseado em São Paulo.

Sidney Ross adia decisão de agência

Deve ficar para a primeira quinzena de fevereiro a decisão da concorrência da Sidney Ross. O diretor geral da empresa, José Puentes, precisará ainda ficar ausente do Brasil até lá, obrigando o adiamento da escolha.
Apesar disto, a Giovanni continua faturando jobs extraordinários com a empresa. A tacada mais recente foi nesta quarta, Dia do Farmacêutico, quando ela conseguiu vender para a Sidney Ross um anúncio de oportunidade para veiculação no Rio e em São Paulo.

Sistema Globo muda rádios e dá susto em ouvintes.

A passagem da rádio CBN dos 1.180 KHZ para a frequência de 860 KHZ onde estava a Mundial AM - uma faixa livre internacional que a permitirá aumentar a potência - coincidente com um corte de pessoal na Globo FM que a tirou do ar por 5 dias deixando no lugar a programação da 98 FM foram suficientes esta semana para dar um susto nos ouvintes cariocas de rádio e gerar uma nota na coluna Zózimo noticiando que o Sistema Globo decidira terminar com aquelas emissoras como uma limpada geral no grupo.
A diretoria do Sistema Globo de Rádio -- que sempre demonstrou uma inabalável competência nas suas ações -- desta vez deu uma resvalada, subdimensionou o impacto das mudanças que eles pretendiam e não preparou o mercado publicitário e de ouvintes. Soubemos inclusive que os funcionários até o nível de gerência também só souberam das alterações na véspera.
Durante a semana, a Globo FM voltou ao ar, mas os boatos já tinham se espalhado.
O diretor do Sistema Globo de Rádio, Mário Luís, chegou a se declarar surpreendido pela repercussão do episódio da Globo FM junto aos publicitários. Mas ressalvou que, infelizmente, o apoio do setor na programação de mídia da emissora não era proporcional aos protestos. Por isso a rádio teve que sofrer um enxugamento de pessoal e uma mudança na sua programação, possível de ser implementada somente com a sua retirada do ar por algum tempo.
Agora, a Globo FM vai buscar de novo a liderança que perdeu no segmento identificado como do "adulto contemporâneo", no qual inclusive ela foi a pioneira. Para a faixa de 1.180 KHZ AM, que será deixada pela CBN brevemente, Mário Luís ainda não têm uma definição de programação, nem o nome que a nova emissora terá.
Para a Mundial, que fez a cabeça adolescente deste colunista nos tempos de Big Boy e seu Cavern Club, resta lembrar o título de um programa que ela manteve por muito tempo: "Jovem também tem saudade". Pois é, os jovens de coração também.

MKTMIX MKTMIX

• POMPA E CIRCUNSTÂNCIA - Manoel Augusto "Guto" Graça casa-se no próximo dia 12 de fevereiro com Maria Carolina, na Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, na Praça XV, onde também receberão os cumprimentos. Ele é o diretor de atendimento da Zapt e ela filha de Manoel Carlos e Cidinha Campos.
• DE CARA COM O CLIENTE - Bruno Zolotar, do departamento de marketing da Hiram Walker do Brasil - leia-se whisky Teacher's ­ estará esta segunda-feira no curso de Redação Publicitária da Universidade Estácio de Sá. A iniciativa é da professora Marilia Alvarenga, que pretende levar para os alunos informações a respeito da empresa e dos seus produtos, para posterior criação de uma campanha publicitaria.