Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Antarctica sai da avenida e espalha o axé pelo Brasil
Entra no ar este domingo a nova campanha da Antarctica criada pela DM-9. Só que, ao contrário das expectativas, não traz imediatamente a presença forte de Daniela Mercury no comercial de televisão. Esta quarta-feira, Nizan Guanaes esteve no Rio apresentando todo o material publicitário para os distribuidores da cervejaria, quando mostrou que, para abrir a campanha, estará um dos mais antigos empregados da empresa, "seu" Lauro, afirmando que a Antarctica, a melhor e mais antiga cerveja do Brasil, se dedica somente a isto.
Mas os consumidores terão também outra surpresa a cada dia nos maiores jornais brasileiros, durante a primeira semana de lançamento. Para reforçar o tema "Paixão Nacional", estarão assinando artigos mostrando, com suas palavras, o quanto a cerveja é importante para o Brasil, nomes como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Arnaldo Jabor e Armando Nogueira.
Na segunda fase, entram no ar três comerciais com trilhas tendendo para o samba e que ligam a cerveja a tipos de comidas super populares entre os brasileiros: feijoada, churrasco e tira-gosto. Só na terceira fase é que entra o calor da rainha da axé-music, Daniela Mercury, cantando “esse calor merece uma cerveja... esse calor merece uma Antarctica".
Por causa de Daniela, a Antarctica este ano não terá seu camarote na Marques de Sapucaí, considerado muito restrito dentro da estratégia nacional da cervejaria. Ao contrário, o investimento deste carnaval será uma série de shows da cantora em várias capitais brasileiras.
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Animus quer mais destaque
para comunicação visual
Os diretores da Animus Anima, uma das empresas carioca de comunicação visual mais premiadas no último Prêmio Promoção Brasil, decidiram defender a tese de que os órgãos de comunicação dos governos brasileiros deveriam fazer concorrência separada para agências de design, sem misturá-las com as agências de publicidade.
A sugestão foi dada por Rique Nitzsche, Bia Nitzsche e Lina Pinheiro em carta enviada ao Sindicato de Agências do Rio, que teve nas mãos a possibilidade de fazer sugestões ao edital de licitação do novo prefeito do Rio, César Maia.
Na carta, eles apontam que estas atividades vêm sendo segmentadas historicamente em diversos países. "coexistindo em perfeita inteiração nos trabalhos desenvolvidos com as agências de propaganda".
Mesmo no Brasil, dizem eles, a experiência foi bem sucedida em São Paulo. Na administração de Luiza Erundina, coube a estúdios especializados a programação visual da Prefeitura e a normatização de manifestações visuais da cidade - de placas de rua a marcas de serviços e entidades.
Cult quebra o jejum
de 40 anos da lnsetisan
A Insetisan, líder carioca do mercado de dedetização, levou 40 anos para ter uma agência de propaganda.
Até o final do ano passado, toda a comunicação da empresa era feita por seu próprio dono, Jonathan de Carvalho, um publicitário nato e autor de comerciais e slogans memoráveis de apelo popular, como o "É um pouco mais caro, mas é muito melhor" e o "269-6969, inesquecível". Só que este estilo de comunicação acabou sendo copiado pelos concorrentes, prejudicando a identidade da lnsetisan no mercado.
Com a morte de Jonathan em setembro de 1992, os herdeiros decidiram profissionalizar a área e, depois de uma concorrência, entregaram a conta à Cult Comunicação. A verba de marketing, para este ano, deve chegar a 500 mil dólares, apenas para a praça do Rio de Janeiro.
A primeira campanha da Cult, com 4 filmes de 15 segundos, já está no ar. Os comerciais foram criados por Arnaldo Cardoso Pires e Gina Mesquita e produzidos pela Tec-Cine, com direção e direção de arte de Inez Oliveira. Neles, a Cult procurou ao máximo dar à Insetisan a imagem de classe e modernidade que seus novos diretores sentirem necessários, para atingir melhor ao público de Zona Sul do Rio de Janeiro, principal alvo da campanha. Segundo o diretor presidente da Insetisan, Marcio de Carvalho, o objetivo foi atingido. A empresa teve, na primeira semana da campanha, o melhor período da sua história: o volume de chamadas telefônicas da Insetisan aumentou em pelo menos 30%.
Sidney Ross escolhe
hoje a sua agência
Se forem realizadas as expectativas do gerente de marketing da Sidney Ross, Juan Manuel Pintor Ribeiro, na carta que enviou às agências participantes de sua concorrência, sai esta sexta-feira o nome da vencedora. Até semana passada estavam no páreo a DPZ, a FCB/Siboney, a Giovanni e a W/Brasil. Esta semana a Thompson entrou também na concorrência, fazendo a sua apresentação.
Na tal carta, Juan Manuel explicou às agências que a campanha de fim-de-ano veiculada pela Sidney Ross foi criada pela Giovanni apenas como um job isolado, não significando qualquer escolha definitiva de agência.
Aliás, a gente aqui soube que antes da Giovanni, outra agência das concorrentes foi solicitada a criar a campanha de fim-de-ano do laboratório. Só que o material desta não foi aprovado pela Sidney Ross.
Erly leva Pólen
para outros jardins.
A Pólen Propaganda, de Erly de Jesus e Cândido Brito, mudou-se ontem de Botafogo para o pacato bairro da Tijuca. Seu novo endereço é Rua Comandante Prat, 14, com o telefone 228-2420. Bem perto do Colégio Militar.
Até terça-feira a agência estará em plena operação.
lnterface de cara
nova no atendimento
Para compensar a saída de Célia Botelho da área comercial de sua produtora Interface, Alexander Tanko contratou para o atendimento dois profissionais de peso (um deles literalmente): Ricardo Meyer, vindo da Mapa Filmes, e Sérgio Cardoso, que com isso deixou a Claquete.
Mas deve haver mais mudança na empresa, com o prédio da Rua Ypu se dedicando exclusivamente à computação gráfica e o da Pereira da Silva - onde funciona a J.B.Tanko - sendo reformado e ampliado para ficar com a produção de filmes e VT. Por enquanto, as duas produtoras se assinam em conjunto: Tanko/Interface. Mas em alguns meses elas ganharão uma nova e única denominação.
Edinaldo pegou
o trem de volta
Depois de dirigir por dois anos a mídia da agência mineira Setembro, o competente Edinaldo de Jesus está de volta aos círculos jazzísticos e de mídia do Rio. Ele entra na equipe da Young & Rubicam dirigindo as áreas de Planejamento e Negociação de mídia. Com isso, Donizetti de Almeida passa a diretor de Operações deste departamento da Y&R.
Falando na agência, seu diretor geral Paulo Novis viaja hoje para os Estados Unidos, onde participará, junto de seu cliente André de Botton, da Mesbla, de um congresso internacional de varejo promovido pela NRF-National Retail Federation.
BR-3 fatura também
no mercado imobiliário
Começou a ser veiculada esta quinta a primeira campanha da BR-3 para seu novo cliente, a W-3 Engenharia, que está lançando no Flamengo o apart-hotel Grand Bay Residence Service.
A campanha foi criada por Gustavo Bastos, André Pedroso e Alessandra Sadock, e é formada por um filme, que ficará no ar na semana de lançamento, mais spots de rádio, um anúncio de meia página a 4 cores no Globo e JB e quatro anúncios de classificados. O investimento ficará em torno de 50 mil dólares.
McCann começa
campanha do Citibank
O primeiro anúncio da McCann Erickson para o Citibank já está sendo veiculado na revista Exame. Ele foi criado pelo. redator Zil Ribas e pelo diretor de arte André Gelli, lançando para o banco o conceito de que "Você não perde tempo para ganhar dinheiro". É a filosofia do "banking", o conjunto de negócios e operações financeiras que um cliente tem no seu banco.
Para materializar a ideia, o anúncio aprovado por Décio Clemente e Nelson Modelli mostra um arquetípico homem bem-sucedido, em seu momento de lazer, pescando num iate em alto-mar. O título "Cliente Citibank aplicando no fundo" deixa clara a mensagem.
VS procura novo
diretor de mídia
Werner Meyer não é mais o diretor de mídia da VS Escala. Na verdade, nem mais mídia ele é. Catarinense de nascimento, Werner não resistiu á proposta da maior agência daquele estado - a Propague para que ele voltasse a terra e assumisse a sua diretoria de atendimento.
Enquanto isso, Valdir Siqueira e Carlos Alberto Carmo procuram alguém com o nível de Werner para comandar o departamento.
Mistura Fina faz mistura
grossa com a criação
O presidente do Clube de Criação do Rio, Álvaro Gabriel, prometeu a esta coluna uma solução para o constrangimento pelo que os seus associados que desejam comparecer ao Mistura Fina às quartas-feiras estão sendo obrigados a passar, desde que aconteceram casos de frequentadores não pagarem as suas contas.
Parece que agora, para a gerência do Mistura Fina, o fato de alguém ser do Clube de Criação do Rio é um indicativo de que o cliente é de risco, não merecendo ser servido sem a casa ter nas mãos uma garantia de que a conta vai ser paga. Por isso, acreditem ou não, só recebe o cartão - que dará ao Clube a percentagem nas despesas - quem deixar presa no caixa uma carteira de identidade.
Estou convencido que fazer os sócios do Clube alguns inclusive diretores de agências e de produtoras - passarem por esta situação é, se não um desrespeito, no mínimo uma deselegância.
Coincidência ou não, tem diminuído a presença dos criadores nas noites de quarta do Mistura. E já há também quem vá ao bar na quarta e evite dizer ao garçom que é do Clube de Criação para não passar por aquela incivilidade.
Aliás, por que não reativar a carteira de sócio do Clube?
Cartas
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