Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/JAN/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

DPZ começa 1993 com mais Souza Cruz e Royal

Se há alguém na publicidade carioca que possa ter comemorado o réveillon abrindo champanhe francês, este alguém é Edeson Coelho, diretor do escritório da DPZ no Rio de Janeiro.
Nunca, em toda a sua história, a agência entrou um ano com um faturamento tão alto.
De uma só tacada, na virada de 1993 entraram na agência as contas de US$ 5 milhões da Gelatina Royal ­ que estava na Thompson - e de pelo menos US$ 15 milhões de Hollywood, da Souza Cruz, vinda da MPM/Lintas, numa troca que levou para esta agência o Plaza que estava na DPZ.
Com esta mudança, a DPZ se consolidou como a agência a deter a maior parcela publicitária da Souza Cruz. Também estão lá Viceroy - uma das maiores mídias de 1992 -, Continental, Carlton, Charm, Minister e Hilton.
A conta da Gelatina Royal foi conquistada em concorrência com as demais agências que atendem a F&R: a própria Thompson, a Salles (que cuida de Maguary) e a VS Escala (que tem o Chá Tender Leaf).
A Royal não dá informações, mas não devem estar erradas as especulações de que a saída da conta da Thompson foi uma forma de balancear o aumento de participação que a agência passou a ter na publicidade da empresa, a partir da incorporação total da CBBA, que cuidava dos Refrescos em Pó Royal.

Publicidade de César Maia troca de mãos na estreia

Não durou nem um dia a presença de Ney Cantinho no comando da publicidade do Governo César Maia.
Assim que saiu no Diário Oficial do Município a sua nomeação como "coordenador de publicidade", ele pediu demissão do cargo.
As razões, porém, não foram tão misteriosas quanto pareciam.
Ney se considerou desprestigiado por seu cargo não ter sido elevado ao nível do primeiro escalão, conforme esperava - e razões para acreditar deveria ter - de César Maia.
Coordenador da campanha eleitoral do prefeito eleito, Ney considerou que a participação no terceiro escalão do Governo deporia contra a sua carreira, que incluiu a vice-presidência e gerência geral do escritório carioca da Norton e a atual vice-presidência de marketing do instituto de pesquisas Gerp.
A função de coordenação da publicidade municipal foi imediatamente assumida por Leila Castanheira, que há vários anos trabalha com Maia.
De qualquer modo, não deve ser alterado o cronograma da escolha das agências que atenderão a este governo.
A previsão inicial era de que o Edital de Convocação da concorrência fosse publicado já nestas duas primeiras semanas do ano. O Edital terá as modificações sugeridas pelos publicitários cariocas, representados pelo Sindicato das Agências do Rio e o capítulo carioca da ABAP ­ Associação Brasileira das Agências de Propaganda.
O número de agências deve diminuir em relação ao governo de Marcello Alencar, que contava com 15 empresas. Agora, o governo escolherá entre 6 e 10 agências de propaganda, que não trabalharão sob o regime de pool. Caberá à prefeitura designar a cada uma delas os trabalhos conforme forem surgindo.
Além disso, também poderão participar da concorrência os escritórios cariocas das agências multinacionais.
Como a escolha não acontecerá de imediato, as 15 agências de Marcello Alencar tiveram seus contratos prorrogados até março. No momento, elas estão trabalhando sob o regime de pool - com a coordenação de criação de Mauro Matos, da Contemporânea --, preparando a já falada campanha do novo IPTU.
Mas é possível que elas também venham a produzir a mais duas campanhas (uma das quais voltada para o turismo no Rio de Janeiro) que já foram até brifadas pela equipe do governo.

Mesbla faz programa de TV para vender automóveis

A Mesbla Divisão Veículos estreia às 9:30h deste sábado, na TV Bandeirantes, um programa de meia hora no qual vai oferecer seus carros novos e usados como num "classificado eletrônico", nas palavras do superintendente de marketing da empresa, Marcus Vidal.
Criado pela própria superintendência e pela MPM/Lintas, o programa “Auto Negócios" será produzido pela Bandeirantes e apresentado por Francisco Barbosa. Nele, as concessionárias Mesbla Veículos (GM), Auto Fácil e Facilauto (Fiat), Crisauto (VW) e o Consórcio Mesbla mostrarão ofertas e promoções em peças e serviços de oficina.
A Mesbla Veículos acredita que a oportunidade criará nos interessados na compra de veículos o hábito de assistirem o programa antes de tomarem a sua decisão.

Rio tem exposição de artistas gráficos

Anuncio de Carlos Garcia para Mesbla
Anúncio de Carlos Garcia
Onze diretores de arte cariocas estão participando da mostra I RioGráfico, que foi inaugurada ontem no Centro Cultural do Banco do Brasil: Ari Fidelis, Bob Gueiros, Carlos Garcia, Carlos Russo, Eduardo Correia, Gringo Cardia, Jair de Souza, João Galhardo, Luiz Stein, Toni Cid e Wilson Nóbrega.
O projeto do Jair de Souza, para tirar do anonimato os autores de marcas, símbolos e embalagens com que o carioca convive cotidianamente. Além dos diretores de arte, participam do I RioGráfico vários designers e artistas gráficos.
A exposição estará aberta para o público até 7 de fevereiro, das 10 às 22 horas, à Rua Primeiro de Março, 66/2º andar.

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• MUDANÇAS NO SINDICATO - Dia 12, às 11:30 h, no Sindicato das Agências do Rio, assume a sua nova diretoria, com Clementino Fraga Neto reeleito para a presidência, Luís Oscar Lopes passando a diretor-secretário e José Antônio Calazans Rodrigues entrando como diretor-tesoureiro. Só que, imediatamente após a posse, Fraga Neto se licencia do Sindicato, já que assumiu a Secretaria de Esportes do Governo Cesar Maia. E, na sua ausência, Luís Oscar fica interinamente na presidência.
• OS LEÕES DA MÌDIA - Os mídias Cecília Velloso (Caio), Newton Rogério Alves (CBBA) e Oswaldo Gomes (Fama) foram escolhidos pelo Grupo Sima como os profissionais ganhadores do Troféu Leão de 1992, dado aos melhores da atividade durante o ano na votação da equipe de atendimento do Grupo. Na área de empresa, a vencedora do Troféu Leão foi a MPM/Lintas.
• MULHERES EM DEBATE - As mulheres publicitárias estão sendo convidadas a participar de um debate no próximo dia 19 de janeiro no Museu da Propaganda, sobre o uso do homem objeto na publicidade. Quem quiser maiores informações deve procurar a diretora da Memória, Áurea Helena, pelo telefone 511-2979.
• ENFIM, 93 - A coluna agradece as felicitações natalinas e de ano novo dos seus amigos e leitores. E retribui igualmente a todos. Estamos torcendo que em 93 a gente pare de dizer que este foi o pior ano da propaganda brasileira dos últimos tempos.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva. 156 cob. 701. CEP 22271-040. Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.