Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
César Maia pede opinião de agências sobre Edital.
O Edital de Licitação para a conta publicitária do próximo governo municipal do Rio de Janeiro será aprovado previamente pelas próprias agências concorrentes.
Numa atitude inédita na história da propaganda brasileira, a equipe de comunicação do futuro prefeito encaminhou uma cópia da minuta do Edital para Armando Strozenberg, presidente do capitulo carioca da ABAP-Associação Brasileira das Agências de Propaganda e para Clementino Fraga Neto, presidente do Sindicato das Agências do Rio, pedindo-lhes sugestões.
Hoje pela manhã, os dois se reúnem para fechar as sugestões que lhes devolveram os cerca de 80 associados do Sindicato, que durante esta semana receberam cópias do Edital. À tarde, eles entregam o documento final com as observações a Ney Cantinho, coordenador de publicidade do Governo César Maia.
Tanto na opinião de Strozenberg quanto de Fraga Neto, o edital está muito bem feito, inclusive superior ao utilizado no Governo Federal, que já havia sido bem recebido pelo setor.
Mesmo pessoalmente eles têm poucas observações. Armando Strozenberg gostaria que ficasse mais clara a forma de trabalho que será adotada pelo futuro prefeito para suas agências: elas formarão um pool - como está trabalhando o Governo Brizola - ou atuarão independentemente - como na fórmula do atual prefeito Marcelo Alencar?
Para Clementino Fraga Neto, precisa ser mais bem esclarecida a exigência de "capital nacional" para as agências. Se isto excluir os escritórios brasileiros das agências multinacionais, Fraga sugeriria uma revisão dos conceitos, para que todas as agências estabelecidas no Rio pudessem concorrer.
Além disso, ele propõe que a prefeitura aceite a apresentação pelas agências do CRJF-Certificado de Regularidade Jurídico-Fiscal, estabelecido no tempo do Ministro Hélio Beltrão como desburocratizador das concorrências públicas, ao substituir uma série de outros documentos fiscais.
Prorrogação
A primeira campanha do Governo César Maia, porém, não será feita pelas agências que sua equipe de comunicação vier a escolher.
Se a Câmara Municipal aprovar as sugestões do novo prefeito para a cobrança do IPTU, logo no início do ano deve ser veiculada uma campanha publicitária a respeito, com verba alocada ainda pelo atual governo.
Esta campanha será criada e produzida por uma das agências que hoje atendem a Marcelo Alencar, beneficiando-se do fato que seus contratos continuarão em vigor a partir de janeiro, automaticamente renovados enquanto não houver determinação oficial em contrário.
A agência responsável pela campanha ainda não foi escolhida. A última campanha do IPTU foi criada pela Altermark e as duas anteriores pela Cláudio Carvalho.
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Fraga deixa Pubblicità para trabalhar no Governo
A partir de 1º de janeiro de 1993, quando toma posse como Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Clementino Fraga Neto desliga-se definitivamente da Pubblicità & Esquire, onde vinha atuando como vice-presidente de marketing desde que, há dois anos, vendeu suas ações trazidas da Esquire - para o grupo fundador da Pubblicità.
A nova fase na carreira está sendo vista por Fraga Neto com muitos bons olhos. "Eu já não tinha função executiva na Pubblicità e acho que posso dar uma boa contribuição ao esporte carioca por minha experiência como promotor de negócios", diz ele.
Fraga tem certeza que não foi convidado por César Maia para ser um burocrata ou um técnico que vai ficar discutindo "tamanho de quadra". E explica: "O que o Governo quer é que eu encontre soluções para estimular a prática de esporte no Rio, principalmente a partir de programas conjuntos com a iniciativa privada". Entre outros desafios para Clementino Fraga Neto estará trazer de volta ao Rio às corridas de Fórmula I e, quem sabe, iniciar as da Fórmula Indy.
A saída da área de agências de propaganda, no entanto, não deixa claro para Fraga como será sua posição em relação ao Sindicato de Agências do Rio, que ele preside. "O assunto", adianta ele, "será decidido não por mim, mas pela diretoria do Sindicato e, eventualmente, pela Assembleia dos associados".
Du Loren já tem campanha da Young
Começa domingo, na Revista da Folha de São Paulo, e na revista Domingo, do Jornal do Brasil, a primeira campanha da Young & Rubicam para a sua recém-conquistada conta da Du Loren.
A elas se somarão as revistas Cláudia, Nova e Desfile, que, todo mês, segundo a atendimento da agência, Andrea Gesser, manterão a prática da Du Loren de anunciar em página dupla seus lançamentos em lingerie feminina. Por enquanto não há previsão de veiculações em TV.
Em toda a comunicação da Du Loren, a partir de agora, a agência pretende mostrar os produtos em mulheres de personalidade forte e moderna. Neste primeiro trabalho, diz o titulo do redator Marcos Silveira que "Se você adora lavar, passar, cozinhar, varrer, é prendada, quietinha e nunca fala palavrão, você é o tipo de mulher IDEAL para o seu tataravô". O diretor de arte Hélio Rosas criou como padrão a página esquerda, do texto, sempre em preto e branco, deixando a foto da direita com cores propositalmente tonalizadas para valorizar o produto. Nesta primeira, foi usada uma lingerie de forte cor papaia. Com isso, todo o restante da foto (feita por Garrido) recebeu um tom violáceo.
A presidente da Young, Christina Carvalho Pinto, justificou a estratégia pela constatação de que a mulher - mesmo as mais tradicionais - não querem ser vistas como tal na sua intimidade.
E poucas coisas são mais íntimas para a mulher que sua lingerie. A imagem da foto, com a mulher destacada à frente do marido lavando louça, diz tudo.
A aprovação foi de Roni Argalji, Armando Madeira e Denise Areal.
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• GIOVANNI RECEITA SIDNEY ROSS - Enquanto a Sidney Ross não define a sua concorrência publicitária, a Giovanni vai fazendo novo jobs para a empresa. É dela o comercial de Natal que entra no ar domingo, no Fantástico, criado por Antônio Mário Tenreiro e Rogério Cavalcanti, já sob a nova direção de criação da agência com Álvaro Gabriel. O comercial feito para o laboratório encerra dizendo que "o Brasil tem remédio". A produção foi da Cine-C, com direção de Pedro Bulcão.
• COMICHÃO DE DIRETOR - Roberto Cardim deixou a Fundação Roberto Marinho, onde cuidava da comunicação, para reabrir no Rio a representação da produtora Jodaf. Cardim sempre esteve ligado à produção de comerciais, revelando-se um bom diretor antes mesmo de entrar para a Fundação. Este ano, porém, deve ter sido forte a comichão que ele sentiu ao ser muito premiado pela campanha que dirigiu para a própria Fundação. Aquela dos filmes da Fernanda Montenegro e do Macaco.
•. MAIS UM NA ESTRADA - O produtor Marcos Frauches, ex-DPZ-Rio, foi oficializado como sócio da BR-3, a agência criada por Gustavo Bastos. Sua responsabilidade na agência será garantir a qualidade do produto final, gráfico e eletrônico.
• ELAN AUMENTA EQUIPE - A agência das irmãs Eliana e Andrea Mattos tem novas contratações: o mídia Bira Marques (ex-Mental Mark), as atendimento Mafalda Mantuano (ex-Provarejo) e Andrea Goethnauer (ex- Versatta); e o redator Edson Ferreira. Também entrou, para a área de Novos Negócios, Roberta Alvim, ex-Garden.
•. HOMENAGEM DO ESTADO - Dia 11 último, o publicitário Alberto Lopes, diretor da Premium Propaganda, recebeu na Assembleia Legislativa a Medalha Tiradentes, concedida a quem tenha prestado serviços relevantes ao Estado ou ao País. A indicação de Alberto foi do Deputado Paulo Duque.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
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