Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/OUT/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Agências do Rio arrebentam no Prêmio Promoção Brasil

Vinte agências cariocas se inscreveram no XI Prêmio Promoção Brasil 1992. E 14 conquistaram prêmios. Foram 29 medalhas cariocas. Nada mal quando se sabe que São Paulo ficou com 34 medalhas. E que as outras 12 concedidas pelos jurados da ABRACOMP se espalharam por agências do Ceará, Bahia, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os cinco primeiros lugares no ranking das agências cariocas mais premiadas ficaram com a Contemporânea (também a segunda no ranking nacional), a Almap/BBDO, a Animus Anima, a Standard Ogilvy & Mather e a Chris Colombo empatada em quinto com a VS Escala.
A festa de entrega dos diplomas deve acontecer no final de novembro, com um almoço no Gallery, em São Paulo.

XI Prêmio Promoção Brasil 1992

JÚRI: Marcio Ehrlich (Presidente), Adonis Alonso, A. P Rossini, Armando Ferrentini, Jomar Pereira da Silva. Marcia Brito e Nelson Varón Cadena.

GRANDES PRÊMIOS

AGÊNCIA OU EMPRESA DE PROMOÇÃO DO ANO: Grupo Ogilvy & Mather.
EMPRESÁRIO DE PROMOÇÃO DO ANO: Geraldo Rocha Azevedo.
PROFISSIONAL DE PROMOÇÃO DO ANO: João Madeira.
CLIENTE DE PROMOÇÃO DO ANO: PepsiCo & Cia.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA PROMOCIONAL DO ANO: "Promo Batman".
AGÊNCIA: ALMAP/BBDO
CLIENTE: PepsiCo & Cia./Pepsi-Cola.
CRIAÇÃO: Ronaldo Conde, Renata Giese, Zyppo Chagas.
PRODUÇÃO: José R. M. Lima. José A. P. Nery.
ATENDIMENTO: Ricardo Taunay.
APROVAÇÃO: Flávio Maria.
GRANDE PRÊMIO DE AÇÃO OU EVENTO PROMOCIONAL DO ANO: "Desafio Tampax Dance MTV".
AGÊNCIA: FH&I.
CLIENTE: Tambrands/Tampax.
CRIAÇÃO: Klaus Isnenghi, R. Y. Kondo, L. F. R. Silvestre.
PRODUÇÃO: Ideli M. Deméo e MTV.
ATENDIMENTO: Carlos E. Ferrari, B. V. Higgins, D. P. D. Nogueira.
APROVAÇÃO: Hugo M. Janeba.
GRANDE PRÊMIO DE EMBALAGEM DO ANO: "Vinho em Caixa Famiglia Passarin".
AGÊNCIA: DELTA.
CLIENTE: Passarin/Famiglia Passarin.
CRIAÇÃO: Luiz N. Marques Fontes.
PRODUÇÃO: José Carlos de Souza Lima.
ATENDIMENTO: Hilton Kutchka.
APROVAÇÃO: Marcos Passarin.

MEDALHAS

ÁREA: CAMPANHAS

CATEGORIA: Campanha de Promoção de Vendas de Varejo
OURO: "Clipe pra mamãe", da S&A para West Plaza Shopping.
PRATA: "Promoção Maluca Caraigá", da JOINT para Caraigá/VW.
BRONZE: "Shopping da Sorte", da ARTPLAN para Renasce.
BRONZE: "OURO Shopping", da ÍTALO BIANCHI para Shopping Center Recife.
BRONZE: "Liquidação Banho de Loja", da SETEMBRO para Minas Shopping
CATEGORIA: Campanha de Promoção de Vendas de Produtos e Serviços
PRATA: "Promoção Alô Davene", da QG para MZO/Davene.
BRONZE: "Promoção Luiz", da NORTON para Nestlé/Biscoitos São Luiz.
BRONZE: "O Negócio da Minha Vida", da PROPEG NORDESTE para Produtos Pilar.
CATEGORIA: Campanha de Marketing Direto
OURO: "A Tradição se Renova", da CENTRUM para United Distillers do Brasil.
PRATA: "Chase International Card", da CHRIS COLOMBO para Nacional Visa/Chase Internacional.
BRONZE: "VPA - Amizade é o que importa", da CINE­A para Credicard.
BRONZE: "Campanha Terminais", da DIRECT, OGILVY & MATHER para IBM Brasil.
CATEGORIA: Campanha de Merchandising em Ponto de Venda
OURO: "Utilitário Ford", da SALLES para Ford/F-4000, F-12000, F-I4000.
PRATA: "Petybon", da ROCHA AZEVEDO/HARD­SELL para Petybon.
BRONZE: "Seu Amigo na Hora Certa", da PPA para Banco Nacional/Nacional Visa.
CATEGORIA: Campanha Dirigida a Públicos Internos
OURO: "Segurança no transito", da CHRIS COLOMBO para Souza Cruz.
PRATA: "Fedex World Award", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Federal Express.
BRONZE: "Campanha AIDS", da Z + G para BCN.
CATEGORIA: Campanha Dirigida a Públicos Intermediários
OURO: "Linha Pediátrica O Menino Maluquinho", da UNITÀ para Schering-Plough/Prophylaxis/DFL.
PRATA: "Alcoa - O Alumínio Que Vale".
"OURO", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Alcoa.

ÁREA: AÇÕES OU EVENTOS

CATEGORIA: Ação ou Evento Institucional
PRATA: "Programa Turístico Buenos Aires", do BANCO DE EVENTOS para Turismo no Nordeste
BRONZE: "Regina Casé", da GUIMARÃES para Ultragaz/institucional.
CATEGORIA: Ação ou Evento de Promoção de Vendas
OURO: "Junte Black and White", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para UDB/Black and White
CATEGORIA: Ação ou Evento Promocional Comunitário
BRONZE: "Porto Alerta", da EXPRESSÃO para Prefeitura de Porto Alegre.
CATEGORIA: Ação ou Evento Promocional Cultural
OURO: "Free Jazz Festival", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz/Free.
PRATA: "Carlton Dance Festival", da DPZ para Souza Cruz.
CATEGORIA: Ação ou Evento Dirigido a Públicos Internos
OURO:. "Tempo de Renovação", da NEW BUSINESS para Brazman Food.
PRATA: "Pegue este avião..." da VS/ESCALA para Abril/Revista Veja.
CATEGORIA: Ação ou Evento Dirigido a Públicos Intermediários.
OURO: "Stand Promo Batman na Abras", da KMB para PepsiCo & Cia/Pepsi-Cola.

ÁREA: PEÇAS PROMOCIONAIS

CATEGORIA: Peça de Promoção de Vendas de Produtos ou Serviços em Mídia Impressa
OURO: "A vida em Clima de Privilégios", da STANDARD, OGILVY & MATHER para American Express/Personal Cards.
PRATA: "Hand-out - Anúncios", da CINE-A para Credicard
CATEGORIA: Peça de Marketing Direto
OURO: "Veja Vizinho", da VS ESCALA para Abril/Revista Veja.
PRATA: "Batata", da DIRECT, OGILVY & MATHER para MFV/OAG.
CATEGORIA: Folheto Promocional
OURO: "Alcoa - O Alumínio que Vale".
"OURO", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Alcoa.
PRATA: "CWP 1", da METRÓPOLIS para Olivetti/CWP 1.
CATEGORIA: Cartaz ou Poster.
PRATA: "Conta Jovem", da CONTEMPORÂNEA para Banco Boa Vista.
BRONZE: "Chase em São Paulo", da ADD para Chase Manhattan.
BRONZE: "Concurso Cartão de Natal", da CINE-A para Credicard
BRONZE: "Chamada para Artistas", da GROTTERA, RAMOS & CIA para Listel.
CATEGORIA: Display
PRATA: "Tire Férias de Tudo", da SALLES para Club Med.
CATEGORIA: Material de Merchandising em Ponto de Venda
PRATA: "Vitrine Institucional Mate Leão", da MODIFIQUE para Leão Junior
BRONZE: "Daticarinho", da METRÓPOLIS para 0livetti/Máquinas de Escrever.
CATEGORIA: Decoração de Ponto de Venda
PRATA: "Vitrines O Boticário 1993", da MODIFIQUE para O Boticário.
BRONZE: "Gigantografia Mauricio Mattar", da CULT para Jolimode/Du Loren.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional Dirigida a Públicos Internos ou Intermediários
PRATA: "Dia do Padeiro", da AMPLA para Philip Morris/Cigarros.
BRONZE: "Série Picture Disc", da CULT para Du Loren e Sony.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional Dirigida ao Público Final
BRONZE: "Equilíbrio", da DIRECT, OGILVY & MATHER, para IBM Brasil.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional Relativa a Datas Comemorativas
BRONZE: "O Som do Primeiro Mundo", da NINJA para Robert Bosch/institucional.
BRONZE: "Bob's ECO 92", da SALLES para Bob's.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional de Agência ou Empresa de Promoção
OURO: "Dicionário de Baianês", da ENGENHONOVO para Engenhonovo.
PRATA: "Eco", da CONTEMPORÂNEA para Contemporânea.
BRONZE: "É pra desfazer esse nó?", da PEJOTA para Pejota.
CATEGORIA: Calendário
BRONZE: "Calendário 93", da ALCÂNTARA para Samitri/Mineração.
CATEGORIA: Publicação Técnica ou Informativa
OURO: "Linha de Produtos Cricket", da CONTEMPORÂNEA para Cricket.
PRATA: "Catálogo de Produtos", da CONTEMPORÂNEA para Fiat Lux.
BRONZE: "Processo de Vendas por Telefone", da KAVALLET para Citibank.
CATEGORIA: Publicação Periódica
PRATA: "Revista Mercedes Benz", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Mercedes Benz.
BRONZE: "Revista do Carnaval", da MAIS para Jornal.
BRONZE: "GuardAnúncios", da METRÓPOLIS para Banco Nacional.
CATEGORIA: Relatório de Diretoria
OURO: "Relatório Anual da Shell", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell/Institucional.
PRATA: "Relatório Anual 1991", da SALLES para Bradesco/Institucional.
BRONZE: "Relatório Anual 91", da ÍTALO BIANCHI para BicBanco.
BRONZE: "Gente", da Z + G para BCN.

ÁREA: DESIGN

CATEGORIA: Papelaria
PRATA: "Cotton Brasil", da ÁGIL para Noslen.

ÁREA: EMBALAGENS

CATEGORIA: Rótulo
OURO: "Pepsi Rap", da ALMAP/BBDO para PepsiCo & Cia./Pepsi-Cola.
PRATA: "Linha de Sucos Maguary", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
BRONZE: "Linha Pommy's", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
CATEGORIA: Capa
PRATA: "Cadernos Classic Estudante", da TILIBRA para Tilibra/Cadernos Classic.
BRONZE: "Divina Comédia Humana", da ÁGIL para Lúcia Menezes.
CATEGORIA: Embalagem em Papel, Papelão ou Similar.
PRATA: "Linha de Bolos Royal", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
BRONZE: Fondue de Queijo/Chocolate e Carpaccio, da QG para La Table D'Or/Congelados.
CATEGORIA: Embalagem de Ponto-de- Venda
BRONZE: "Display para Fermento Fleischmann", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal

MKTMIX MKTMIX

• GIOVANNI ASSISTE DISNEY - Se alguém encontrar na sala do publicitário Paulo Giovanni um quadro com a foto emoldurada do quaquilionário Tio Patinhas não se assuste. É que a partir de 1º de novembro, a agência de Giovanni no Rio será a responsável pelos lançamentos dos próximos filmes da Walt Disney no Brasil. Só em 1993, eles movimentarão uma verba de mais de 2 milhões de dólares. Diz Giovanni que isso representa cerca de 30% dos lançamentos de filmes no mercado brasileiro. Somando-se esses 30% aos 40% que são responsabilidade da Columbia Pictures - também conta da Giovanni-Rio -, de cada 10 estrelas de Hollywood, 7 usarão a propaganda da Giovanni em 1993.
Numa escala menor, a agência comemora também outra conta: a Sulzer, uma indústria mecânica e química, cuja concorrência a Giovanni ganhou da Norton. O primeiro lançamento será uma pílula anti cólera, a ser lançada no Nordeste, com uma verba de 200 mil dólares.
• MAIS 3 NA BR-3 - A agência criada por Gustavo Bastos está com novas contas. A maior delas é a dos jeans Inega, com uma verba que a agência estima em US$ 1 milhão para 1993. Entrou também na BR-3 o lançamento do novo Banco Porto Real, com matriz em Rezende, e que deverá faturar, no primeiro ano, US$ 600 mil.
Este banco, de propriedade do empresário Luís Eduardo Monteiro, atuará nas principais praças do estado, atingindo a faixa de clientes A/B. A conta foi disputada em concorrência, com agências grandes como a Pubblicità & Esquire.
Finalmente, Gustavo passou a atender ao Clube de Regatas do Flamengo, que lançará uma campanha de novos associados.
• MEXIDA NA MESBLA - A partir de 2ª feira, Thomaz Newton - ex-gerente de marketing do BarraShopping - assume a Superintendência de Propaganda e Promoções da Mesbla Lojas de Departamentos. Ele substitui a José Luís Bartholo, que, depois de encerrada na empresa a Diretoria de Propaganda da qual ele era titular, transferiu-se para a área de Marketing da Mesbla.
• CANNES IN RIO - Quem não foi a Cannes poderá assistir ao rolo dos vencedores no próximo dia 12, quinta-feira, quando a Promocine e a Air France patrocinam a sua exibição no César Park Hotel. Quem está organizando é Áurea Helena, da Memória da Propaganda, que pode dar maiores informações pelo telefone 511-2979.
• TRÁFEGO NA BARRA - O BarraShopping está prevendo investir ainda este ano US$ 2,5 milhões em propaganda e promoções, que incluirão a inauguração do Barra Free Shopping e a promoção de Natal. Até hoje fica no ar a campanha institucional que ocupou US$ 320 mil da verba do anunciante e gerou um aumento de 16% no tráfego do shopping comparado com o mesmo período de 1991. A campanha teve 3 filmes criados pela Artplan e produzidos pela Yes-Rio.
• VS CHEIA DE T - A gente cantou a pedra aqui há algumas semanas. E a notícia se confirmou. A VS Escala acaba de conquistar a conta da Technos, líder durante muitos anos do mercado brasileiro de relógios. A conta estava na Standard-Rio há pelo menos uns 15 anos.
• THOMPSON REFAZ CRIAÇÃO - A Thompson-Rio já tem um diretor de criação. É o redator Pedro Feyer, que deixou de ser um associado de Juan Vicente na JVA para abrir seu caminho na multinacional.
• DU LOREN ESCOLHE AGÊNCIA - Até a próxima semana deverá estar decidida a nova concorrência pela conta da Du Loren, que deixou a Thompson-Rio antes de Pedro FeyWer entrar. Estão no páreo DPZ, Young & Rubicam, Fischer & Justus e BR-3. A verba prevista é da faixa do milhão de dólares.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.