| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Agências do Rio arrebentam  no Prêmio Promoção Brasil Vinte agências cariocas se  inscreveram no XI Prêmio Promoção Brasil 1992. E 14 conquistaram prêmios. Foram  29 medalhas cariocas. Nada mal quando se sabe que São Paulo ficou com 34  medalhas. E que as outras 12 concedidas pelos jurados da ABRACOMP se espalharam  por agências do Ceará, Bahia, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul.Os cinco primeiros lugares  no ranking das agências cariocas mais premiadas ficaram com a Contemporânea  (também a segunda no ranking nacional), a Almap/BBDO, a Animus Anima, a  Standard Ogilvy & Mather e a Chris Colombo empatada em quinto com a VS  Escala.
 A festa de entrega dos  diplomas deve acontecer no final de novembro, com um almoço no Gallery, em São  Paulo.
 XI Prêmio Promoção Brasil  1992 JÚRI: Marcio Ehrlich  (Presidente), Adonis Alonso, A. P Rossini, Armando Ferrentini, Jomar Pereira da  Silva. Marcia Brito e Nelson Varón Cadena. GRANDES PRÊMIOS AGÊNCIA OU EMPRESA DE PROMOÇÃO DO ANO: Grupo Ogilvy  & Mather.EMPRESÁRIO DE PROMOÇÃO DO ANO: Geraldo Rocha  Azevedo.
 PROFISSIONAL DE PROMOÇÃO DO ANO: João Madeira.
 CLIENTE DE PROMOÇÃO DO ANO: PepsiCo & Cia.
 GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA PROMOCIONAL DO ANO:  "Promo Batman".
 AGÊNCIA: ALMAP/BBDO
 CLIENTE: PepsiCo &  Cia./Pepsi-Cola.
 CRIAÇÃO: Ronaldo Conde,  Renata Giese, Zyppo Chagas.
 PRODUÇÃO: José R. M. Lima.  José A. P. Nery.
 ATENDIMENTO: Ricardo Taunay.
 APROVAÇÃO: Flávio Maria.
 GRANDE PRÊMIO DE AÇÃO OU EVENTO PROMOCIONAL DO ANO:  "Desafio Tampax Dance MTV".
 AGÊNCIA: FH&I.
 CLIENTE: Tambrands/Tampax.
 CRIAÇÃO: Klaus Isnenghi, R.  Y. Kondo, L. F. R. Silvestre.
 PRODUÇÃO: Ideli M. Deméo e  MTV.
 ATENDIMENTO: Carlos E.  Ferrari, B. V. Higgins, D. P. D. Nogueira.
 APROVAÇÃO: Hugo M. Janeba.
 GRANDE PRÊMIO DE EMBALAGEM DO ANO: "Vinho em  Caixa Famiglia Passarin".
 AGÊNCIA: DELTA.
 CLIENTE: Passarin/Famiglia  Passarin.
 CRIAÇÃO: Luiz N. Marques  Fontes.
 PRODUÇÃO: José Carlos de  Souza Lima.
 ATENDIMENTO: Hilton Kutchka.
 APROVAÇÃO: Marcos Passarin.
 MEDALHAS ÁREA: CAMPANHAS
 CATEGORIA: Campanha de  Promoção de Vendas de Varejo
 OURO: "Clipe pra  mamãe", da S&A para West Plaza Shopping.
 PRATA: "Promoção Maluca  Caraigá", da JOINT para Caraigá/VW.
 BRONZE: "Shopping da  Sorte", da ARTPLAN para Renasce.
 BRONZE: "OURO  Shopping", da ÍTALO BIANCHI para Shopping Center Recife.
 BRONZE: "Liquidação  Banho de Loja", da SETEMBRO para Minas Shopping
 CATEGORIA: Campanha de  Promoção de Vendas de Produtos e Serviços
 PRATA: "Promoção Alô  Davene", da QG para MZO/Davene.
 BRONZE: "Promoção  Luiz", da NORTON para Nestlé/Biscoitos São Luiz.
 BRONZE: "O Negócio da  Minha Vida", da PROPEG NORDESTE para Produtos Pilar.
 CATEGORIA: Campanha de  Marketing Direto
 OURO: "A Tradição se  Renova", da CENTRUM para United Distillers do Brasil.
 PRATA: "Chase  International Card", da CHRIS COLOMBO para Nacional Visa/Chase Internacional.
 BRONZE: "VPA - Amizade  é o que importa", da CINEA para Credicard.
 BRONZE: "Campanha  Terminais", da DIRECT, OGILVY & MATHER para IBM Brasil.
 CATEGORIA: Campanha de  Merchandising em Ponto de Venda
 OURO: "Utilitário  Ford", da SALLES para Ford/F-4000, F-12000, F-I4000.
 PRATA: "Petybon",  da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Petybon.
 BRONZE: "Seu Amigo na  Hora Certa", da PPA para Banco Nacional/Nacional Visa.
 CATEGORIA: Campanha Dirigida  a Públicos Internos
 OURO: "Segurança no  transito", da CHRIS COLOMBO para Souza Cruz.
 PRATA: "Fedex World  Award", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Federal Express.
 BRONZE: "Campanha AIDS",  da Z + G para BCN.
 CATEGORIA: Campanha Dirigida  a Públicos Intermediários
 OURO: "Linha Pediátrica  O Menino Maluquinho", da UNITÀ para Schering-Plough/Prophylaxis/DFL.
 PRATA: "Alcoa - O  Alumínio Que Vale".
 "OURO", da ROCHA  AZEVEDO/HARDSELL para Alcoa.
 ÁREA: AÇÕES OU EVENTOS
 CATEGORIA: Ação ou Evento  Institucional
 PRATA: "Programa Turístico  Buenos Aires", do BANCO DE EVENTOS para Turismo no Nordeste
 BRONZE: "Regina Casé",  da GUIMARÃES para Ultragaz/institucional.
 CATEGORIA: Ação ou Evento de  Promoção de Vendas
 OURO: "Junte Black and  White", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para UDB/Black and White
 CATEGORIA: Ação ou Evento  Promocional Comunitário
 BRONZE: "Porto  Alerta", da EXPRESSÃO para Prefeitura de Porto Alegre.
 CATEGORIA: Ação ou Evento  Promocional Cultural
 OURO: "Free Jazz  Festival", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz/Free.
 PRATA: "Carlton Dance  Festival", da DPZ para Souza Cruz.
 CATEGORIA: Ação ou Evento  Dirigido a Públicos Internos
 OURO:. "Tempo de  Renovação", da NEW BUSINESS para Brazman Food.
 PRATA: "Pegue este avião..."  da VS/ESCALA para Abril/Revista Veja.
 CATEGORIA: Ação ou Evento  Dirigido a Públicos Intermediários.
 OURO: "Stand Promo  Batman na Abras", da KMB para PepsiCo & Cia/Pepsi-Cola.
 ÁREA: PEÇAS PROMOCIONAIS
 CATEGORIA: Peça de Promoção  de Vendas de Produtos ou Serviços em Mídia Impressa
 OURO: "A vida em Clima  de Privilégios", da STANDARD, OGILVY & MATHER para American Express/Personal  Cards.
 PRATA: "Hand-out - Anúncios",  da CINE-A para Credicard
 CATEGORIA: Peça de Marketing  Direto
 OURO: "Veja  Vizinho", da VS ESCALA para Abril/Revista Veja.
 PRATA: "Batata",  da DIRECT, OGILVY & MATHER para MFV/OAG.
 CATEGORIA: Folheto  Promocional
 OURO: "Alcoa - O  Alumínio que Vale".
 "OURO", da ROCHA  AZEVEDO/HARDSELL para Alcoa.
 PRATA: "CWP 1", da  METRÓPOLIS para Olivetti/CWP 1.
 CATEGORIA: Cartaz ou Poster.
 PRATA: "Conta  Jovem", da CONTEMPORÂNEA para Banco Boa Vista.
 BRONZE: "Chase em São  Paulo", da ADD para Chase Manhattan.
 BRONZE: "Concurso  Cartão de Natal", da CINE-A para Credicard
 BRONZE: "Chamada para  Artistas", da GROTTERA, RAMOS & CIA para Listel.
 CATEGORIA: Display
 PRATA: "Tire Férias de  Tudo", da SALLES para Club Med.
 CATEGORIA: Material de  Merchandising em Ponto de Venda
 PRATA: "Vitrine  Institucional Mate Leão", da MODIFIQUE para Leão Junior
 BRONZE:  "Daticarinho", da METRÓPOLIS para 0livetti/Máquinas de Escrever.
 CATEGORIA: Decoração de  Ponto de Venda
 PRATA: "Vitrines O  Boticário 1993", da MODIFIQUE para O Boticário.
 BRONZE: "Gigantografia  Mauricio Mattar", da CULT para Jolimode/Du Loren.
 CATEGORIA: Brinde ou Peça  Promocional Dirigida a Públicos Internos ou Intermediários
 PRATA: "Dia do  Padeiro", da AMPLA para Philip Morris/Cigarros.
 BRONZE: "Série Picture  Disc", da CULT para Du Loren e Sony.
 CATEGORIA: Brinde ou Peça  Promocional Dirigida ao Público Final
 BRONZE: "Equilíbrio",  da DIRECT, OGILVY & MATHER, para IBM Brasil.
 CATEGORIA: Brinde ou Peça  Promocional Relativa a Datas Comemorativas
 BRONZE: "O Som do  Primeiro Mundo", da NINJA para Robert Bosch/institucional.
 BRONZE: "Bob's ECO  92", da SALLES para Bob's.
 CATEGORIA: Brinde ou Peça  Promocional de Agência ou Empresa de Promoção
 OURO: "Dicionário de  Baianês", da ENGENHONOVO para Engenhonovo.
 PRATA: "Eco", da CONTEMPORÂNEA  para Contemporânea.
 BRONZE: "É pra desfazer  esse nó?", da PEJOTA para Pejota.
 CATEGORIA: Calendário
 BRONZE: "Calendário  93", da ALCÂNTARA para Samitri/Mineração.
 CATEGORIA: Publicação  Técnica ou Informativa
 OURO: "Linha de  Produtos Cricket", da CONTEMPORÂNEA para Cricket.
 PRATA: "Catálogo de  Produtos", da CONTEMPORÂNEA para Fiat Lux.
 BRONZE: "Processo de  Vendas por Telefone", da KAVALLET para Citibank.
 CATEGORIA: Publicação  Periódica
 PRATA: "Revista Mercedes  Benz", da ROCHA AZEVEDO/HARDSELL para Mercedes Benz.
 BRONZE: "Revista do  Carnaval", da MAIS para Jornal.
 BRONZE: "GuardAnúncios",  da METRÓPOLIS para Banco Nacional.
 CATEGORIA: Relatório de  Diretoria
 OURO: "Relatório Anual  da Shell", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell/Institucional.
 PRATA: "Relatório Anual  1991", da SALLES para Bradesco/Institucional.
 BRONZE: "Relatório  Anual 91", da ÍTALO BIANCHI para BicBanco.
 BRONZE: "Gente",  da Z + G para BCN.
 ÁREA: DESIGN
 CATEGORIA: Papelaria
 PRATA: "Cotton  Brasil", da ÁGIL para Noslen.
 ÁREA: EMBALAGENS
 CATEGORIA: Rótulo
 OURO: "Pepsi Rap",  da ALMAP/BBDO para PepsiCo & Cia./Pepsi-Cola.
 PRATA: "Linha de Sucos  Maguary", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
 BRONZE: "Linha Pommy's",  da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
 CATEGORIA: Capa
 PRATA: "Cadernos  Classic Estudante", da TILIBRA para Tilibra/Cadernos Classic.
 BRONZE: "Divina Comédia  Humana", da ÁGIL para Lúcia Menezes.
 CATEGORIA: Embalagem em  Papel, Papelão ou Similar.
 PRATA: "Linha de Bolos  Royal", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
 BRONZE: Fondue de Queijo/Chocolate  e Carpaccio, da QG para La Table D'Or/Congelados.
 CATEGORIA: Embalagem de  Ponto-de- Venda
 BRONZE: "Display para  Fermento Fleischmann", da ANIMUS ANIMA para Fleischmann & Royal
 MKTMIX MKTMIX • GIOVANNI ASSISTE DISNEY -  Se alguém encontrar na sala do publicitário Paulo Giovanni um quadro com a foto  emoldurada do quaquilionário Tio Patinhas não se assuste. É que a partir de 1º  de novembro, a agência de Giovanni no Rio será a responsável pelos lançamentos  dos próximos filmes da Walt Disney no Brasil. Só em 1993, eles movimentarão uma  verba de mais de 2 milhões de dólares. Diz Giovanni que isso representa cerca  de 30% dos lançamentos de filmes no mercado brasileiro. Somando-se esses 30%  aos 40% que são responsabilidade da Columbia Pictures - também conta da  Giovanni-Rio -, de cada 10 estrelas de Hollywood, 7 usarão a propaganda da  Giovanni em 1993.Numa escala menor, a agência  comemora também outra conta: a Sulzer, uma indústria mecânica e química, cuja  concorrência a Giovanni ganhou da Norton. O primeiro lançamento será uma pílula  anti cólera, a ser lançada no Nordeste, com uma verba de 200 mil dólares.
 • MAIS 3 NA BR-3 - A agência  criada por Gustavo Bastos está com novas contas. A maior delas é a dos jeans Inega,  com uma verba que a agência estima em US$ 1 milhão para 1993. Entrou também na  BR-3 o lançamento do novo Banco Porto Real, com matriz em Rezende, e que deverá  faturar, no primeiro ano, US$ 600 mil.
 Este banco, de propriedade  do empresário Luís Eduardo Monteiro, atuará nas principais praças do estado,  atingindo a faixa de clientes A/B. A conta foi disputada em concorrência, com  agências grandes como a Pubblicità & Esquire.
 Finalmente, Gustavo passou a  atender ao Clube de Regatas do Flamengo, que lançará uma campanha de novos  associados.
 • MEXIDA NA MESBLA - A  partir de 2ª feira, Thomaz Newton - ex-gerente de marketing do BarraShopping -  assume a Superintendência de Propaganda e Promoções da Mesbla Lojas de  Departamentos. Ele substitui a José Luís Bartholo, que, depois de encerrada na  empresa a Diretoria de Propaganda da qual ele era titular, transferiu-se para a  área de Marketing da Mesbla.
 • CANNES IN RIO - Quem não  foi a Cannes poderá assistir ao rolo dos vencedores no próximo dia 12,  quinta-feira, quando a Promocine e a Air France patrocinam a sua exibição no  César Park Hotel. Quem está organizando é Áurea Helena, da Memória da  Propaganda, que pode dar maiores informações pelo telefone 511-2979.
 • TRÁFEGO NA BARRA - O BarraShopping  está prevendo investir ainda este ano US$ 2,5 milhões em propaganda e  promoções, que incluirão a inauguração do Barra Free Shopping e a promoção de  Natal. Até hoje fica no ar a campanha institucional que ocupou US$ 320 mil da  verba do anunciante e gerou um aumento de 16% no tráfego do shopping comparado  com o mesmo período de 1991. A campanha teve 3 filmes criados pela Artplan e  produzidos pela Yes-Rio.
 • VS CHEIA DE T - A gente  cantou a pedra aqui há algumas semanas. E a notícia se confirmou. A VS Escala  acaba de conquistar a conta da Technos, líder durante muitos anos do mercado  brasileiro de relógios. A conta estava na Standard-Rio há pelo menos uns 15  anos.
 • THOMPSON REFAZ CRIAÇÃO - A  Thompson-Rio já tem um diretor de criação. É o redator Pedro Feyer, que deixou  de ser um associado de Juan Vicente na JVA para abrir seu caminho na  multinacional.
 • DU LOREN ESCOLHE AGÊNCIA -  Até a próxima semana deverá estar decidida a nova concorrência pela conta da Du  Loren, que deixou a Thompson-Rio antes de Pedro FeyWer entrar. Estão no páreo DPZ,  Young & Rubicam, Fischer & Justus e BR-3. A verba prevista é da faixa  do milhão de dólares.
 • CARTAS - As  correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua  Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone,  em horário comercial, é (021) 552-4141.
 |