Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Conta do Citibank muda da VS para McCann-Rio
O Citibank é o novo cliente da McCann Erickson no Rio. O contrato entre a área de Pessoas Físicas do banco e a agência será assinado na próxima semana e faz parte de uma mudança na postura publicitária do Citibank no Brasil. O Citicorp, correspondente à área de Pessoas Jurídica e sediada em São Paulo, deve passar para a McCann até janeiro, segundo avaliação do Diretor de Processos de Marketing do Citibank, Décio Clemente. As duas contas estavam na VS Escala.
Décio Clemente diz que o relacionamento entre o Citibank e a VS - que estão juntos há 10 anos já vinha sofrendo desgastes nos últimos tempos. Há alguns meses, ele informou à agência que estaria analisando outras alternativas de atendimento no mercado publicitário, que lhe "apoiassem mais em planejamento e pesquisa", além de lhe dar suporte internacional.
O motivo principal, explica, é o lançamento dos novos serviços informatizados do Citibank, que atenderão a seus clientes 24 horas por dia e exigirão um forte apoio de comunicação. A conta do Citibank deverá passar em 1993 a US$ 5,5 milhões, que se somarão aos US$ 3,5 do Citicorp. Em 1992, o Citibank investiu US$ 2,5 milhões em publicidade, correspondendo a 5,2% da receita da VS Escala.
De acordo com Décio, a VS Escala preferiu se antecipar a qualquer possibilidade de mudança na sua estrutura ou mesmo de perder a conta e decidiu abrir mão do atendimento do Citibank através de carta enviada ao banco na última quarta-feira. Procurado pela Janela, o diretor da VS, Valdir Siqueira, apenas confirmou que abriu mão da conta. Ele não quis dar maiores informações, por um compromisso assumido junto ao ex-cliente de não se dar qualquer entrevista à imprensa sobre o assunto.
Em suas visitas, Décio Clemente considerou que lhe impressionaram muito as apresentações das agências Giovanni, Contemporânea e D-9. A conta, porém foi para a McCann, que além da boa apresentação, já mantém vínculos internacionais com o Citibank. Ela atende ao cliente inclusive em outros países da América Latina.
W/Brasil e Young dominam Festival de Filmes da ABP
O comercial "Sino", da agência Young & Rubicam para o sistema de som Philco, foi o grande vencedor do XIV Festival Brasileiro do Filme Publicitário, promovido pela ABP - Associação Brasileira de Propaganda.
Ele ganhou como o melhor filme do Festival o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, do Júri de Profissionais de Criação e o Grande Prêmio Imprensa, do Júri de Jornalistas. No filme, um padre usa um controle remoto para disparar o som do sino, evitando se levantar da cama para dar as badaladas das 5 horas.
O outro Grande Prêmio do Festival da ABP foi para o filme "Casinha no Morro", criado pela W/Brasil para a cerveja Bavária, da Antarctica. Aqui o texto diz que as únicas coisas que um homem precisa para ser feliz é uma cerveja, uma companheira, uma casinha no morro e um barquinho. A imagem, porém, mostra a companheira como uma tremenda mulher, a casinha uma fantástica mansão tendo a colina inteira como jardim e o barquinho um belo iate.
A cerveja Bavária, diz o slogan, é para quem se contenta com muito.
Pela primeira vez na história do Festival, a ABP tirou os jornalistas do júri principal, montando um julgamento paralelo, cujo papel não ficou perfeitamente compreendido pelos próprios jornalistas nele presentes que internamente não deixaram de manifestar um certo mal estar pela segmentação. Não é impossível, inclusive, que a experiência de haver um júri de imprensa deixe de se repetir no próximo ano. A despeito da excelente organização e infra-estrutura que a equipe chefiada por Jairo Carneiro e Raimundo Araujo, da ABP, montou para dar apoio aos jurados e à festa de entrega dos troféus. A questão é saber se se justifica haver dois julgamentos separados.
A situação mais curiosa na duplicidade de júris é que mesmo sem qualquer contato durante os dois dias do julgamento, os jornalistas e os criadores chegaram a várias outras conclusões em comum, além do Grande Prêmio para "Sino". Ambos os júris decidiram não conceder Grandes Prêmios de Campanhas. E nada menos que seis comerciais isolados que receberam Lâmpadas de Ouro dos criadores também receberam o Prêmio Imprensa, criado pelos jurados jornalistas como correspondente ao ouro nas diversas categorias, e que serviu para orientar os jurados na seleção do Grande Prêmio Imprensa.
A seguir, conheçam os premiados do XIV Festival da ABP.
PRÊMIO IMPRENSA DE FILMES E VTS ISOLADOS
• Produtos Alimentícios: "Documentário", da Almap/BBDO e Cubo para PepsiCo.
• Bebidas Alcoólicas: "Cricket", da MPM/Lintas e CPU para Heublein; e "Casinha no Morro", da W/Brasil e Jodaf para Antarctica.
• Limpeza. Detergentes e Afins: "Pense em Mim", da W/Brasil e ABA para Bombril.
• Domésticos e Decorações: "Sino", da Young & Rubicam e 5.6 para Philco.
• Vestuário: "Atleta", da Leo Burnet e Onira para Rainha System Alpargatas.
• Autopeças e Acessórios: "Guincho", da DM-9 e Net Films para Abradif-Ford.
• Transportes em Geral, Viagens e Turismo: "Reserva" e "Escala, da SMP&B e Cinema Centro para Líder Táxi Aéreo".
• Serviços Financeiros, Médicos e etc: "Completamente Louco", da DM-9 e Jodaf para Itaú Seguros.
• Varejo: "Preço Único", da Avanti e Cinema Centro para C&A, e "Abertura e Liquidação", da Salles e Miksom/Barriga Verde para Ultralar & Lazer.
• Serviços Públicos, Governamental e Política: "Xô Sarampo/Barão Vermelho", da Master e Movi&Art para Ministério da Saúde.
• Serviços Comunitários: "Memórias", da Contemporânea e Blow Up para Fundação Roberto Marinho.
PRÊMIO IMPRENSA DE CAMPANHAS
• Produtos Embalados de Consumo em Geral: "Deu certo", da DPZ e Júlio Xavier para Cia União.
• Produtos e Serviços de Educação, Lazer e Entretenimento: "Campanha Folhão", da W/Brasil e Barriga Verde para Folha de São Paulo.
LÂMPADAS DE CAMPANHAS
• Produtos para o Lar e Construções
- Ouro: "Campanha Philco", da Young & Rubicam e 5.6 para Philco.
• Produto de Serviço de Cultura, Lazer e Entretenimento.
- Prata: "Cofre/Canudos/Pipoca", da Gemini e Frame para Decisivo.
• Automóveis Veículos Diversos, Produto e Serviços Automotivos
- Prata: "Apresentador", da DPZ e Jodaf para Móbil Oil do Brasil.
• Varejo
- Prata: "Programas Lobrás", da Green e Miksom para Lojas Brasileiras e "Letreiros", da MPM/Lintas e Vetor Zero para Mesbla Veículos.
• Serviços Públicos Comunitários. Propaganda Governamental e Política.
- Prata: "Emoções", da Contemporânea e Blow-Up para Fundação Roberto Marinho; e "Esportes", da DPZ e Jodaf para Sadia.
LÂMPADAS DE FILMES E VTS ISOLADOS
• Produtos Alimentícios
- Ouro: "Documentário", da Almap/BBDO e Cubo para Pepsico; e "Elevador", da Norton e TVC para Nestlé/Maggi.
- Prata: "Perfil do Consumidor", da Almap/BBDO e Gama/Movie & Art para Kibon; "Línguas", da W/Brasil e Olhar Eletrônico para Garoto; "Mordida", da Young & Rubicam e 5.6 para Ceva.
• Bebidas Alcoólicas.
- Ouro: "Casinha no Morro", da W/Brasil e Jodaf para Antarctica.
- Prata: "Sabor", da Contemporânea e Tec Cine para Antarctica.
• Limpeza, Detergentes e Afins.
- Ouro: "Pense em Mim" e "Carnaval", da W/Brasil e ABA para Bombril.
- Prata: "Orador", da Young & Rubicam e 3 T para Colgate; "Mudança", da W /Brasil e ABA para Bombril.
• Cosméticos e Toalete
- Ouro: "Filha Bonita", da W/Brasil e ABA para O Boticário.
- Prata: "Beijos", da W/Brasil e Jodaf para O Boticário;
e "Cara Pálida", da W /Brasil e ABA para O Boticário.
• Medicinais
- Ouro: "Bactéria", da Young & Rubicam e 5.6 para Colgate.
• Domésticos e Decorações
- Ouro: "Sino", da Young & Rubicam e 5.6 para Philco.
- Prata: "Novo Olho", da Contemporânea e Yes Rio para Fiat Lux; e "Guarda", da Young & Rubicam e 5.6 para Philco; e "Pianista", da MPM/Lintas e Iguana para Philips/Wallita.
• Vestuário, Têxteis e Afins.
- Prata: "Preguiça", da W/Brasil e Júlio Xavier para Grendene; "Propaganda Subliminar", da W/Brasil e ABA para Grendene; e "Pernas para Cima", da Young & Rubicam e Film para Kendall.
• Bonecas, Brinquedos Diversos e Jogos.
- Prata: "Preços", da DM-9 e Side Filmes para Lego.
• Autopeças e Acessórios.
- Ouro: "Guincho", da DM-9 e Net Filmes para Abradif.
• Produtos Automotivos
- Ouro: "Ópera", da Standard e Movi & Art para Shell Automóveis.
- Prata: - "O Melhor do Passado", da W/Brasil e Júlio Xavier para Fiat; "Rebanho", da Norton e UPI para Gurgel; e "Bebês", da VS/Escala e 3T para Lada.
• Transporte em Geral. Viagens e Turismo.
- Prata: "Escala", da SMP&B e Cinema Centro para Líder Taxi Aéreo.
• Serviço Financeiro, Securitários, Médico Hospitalares.
- Ouro: "Quebradeira", da W/Brasil e Júlio Xavier para Golden Cross; "Pic São João", da DPZ e 02 Filmes para Banco Itaú; e "Completamente Louco", da DM-9 e Jodaf para Itaú Seguros.
- Prata: "Fuga", da Fischer Justus para Nacional Seguros
• Produtos e Serviços de Educação, Cultura, Lazer e Entretenimento.
- Prata: "Ankito I" e "Ankito II, da VS Escala e Zohar para Editora Abril.
• Varejo
- Prata: "Gago", da W/Brasil e ABA para Zacharias.
• Serviço Comunitário
- O "Ser Humano", da Contemporânea e Blow-Up para Fundação Roberto Marinho.
- Prata: "Filhotes", da DPZ para LBV.
• Vinhetas
- Ouro: "Cotonetes", da MPM/Lintas e Start para Johnson & Johnson.
- Prata: "Iguatemi", da SLBB e TGD para Lee.
Vinte agências cariocas prestigiam Prêmio Promoção
Enquanto vocês leitores estiverem na praia este fim de semana, este seu escriba e mais oito colunistas de propaganda vão estar em São Paulo, fechados numa sala em plena Rua Augusta, julgando o XI Prêmio Promoção Brasil 92.
Assim como o Prêmio Colunistas, o Prêmio Promoção Brasil é promovido pela Abracomp, a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
E assim como no Prêmio Colunistas, o Rio de Janeiro confirmou o prestígio da premiação, com a participação de 20 agências de propaganda e empresas especializadas em promoção. O volume corresponde a mais de 40% de todo o material inscrito nacionalmente.
O Rio concorre com 38 Campanhas e Eventos. 1 projeto de Identidade Visual, 12 Séries de Peças ou Embalagens e 58 trabalhos promocionais isolados. O nível das concorrentes também é para premiação ou crítico nenhum botar defeito: Artplan, Almap/BBDO, Animus Anima, Casa da Criação, Chris Colombo, Cláudio Carvalho, Cult, COM, Contemporânea, Denison-Rio, DPZ, Direct, Giovanni, Key, Metrópolis, New Business, Norton, Standard Ogilvy & Mather, Unità e VS/Escala. Sem falar que houve quem quis se inscrever e perdeu o prazo.
No júri, o Rio estará representado por Jomar Pereira da Silva (programa Intervalo), Lúcia Leme (TVE), Marcia Brito (Caderno Propaganda e Marketing) e este colunista.
Na próxima semana, a Janela publica o resultado completo dos premiados cariocas.
MKTMIX MKTMIX.
• FESTA DA CRIAÇÃO - O Clube de Criação do Rio confirmou. Vai ser esta segunda feira, no Resumo da Ópera, o lançamento do Primeiro Portfólio-Rio. E o Clube espera botar na festa pelo menos 600 publicitários. Uma loucura.
O convite custa 100 mil cruzeiros. A metade do preço do Portfólio. E ambos estão à venda na sede do Clube, com a Cláudia. Ela atende pelo telefone 511-2979.
O Primeiro Portfólio-Rio quem viu disse que está lindo. A capa (foto) é uma criação do Carlos "Russo" Di Célio, diretor de criação da DPZ-Rio. A foto é do Hamdan. E a diagramação interna, do Naninho Gouvea, D.A. da Contemporânea.
• W DE OLHO NO RIO - Washington Olivetto promete que até janeiro tem uma dupla de criação na W/Brasil carioca. A relação da agência com a conta da Golden Cross, diz ele, vai de vento em popa. Mas Washington ainda não tem ideia de quem vai levar para trabalhar com ele. Segundo os boatos entre os criadores, um dos nomes pensados é o do redator Marcos Silveira.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
|