Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/SET/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Magim surpreende de novo: mandou abrir uma agência!

Pretensão e água benta não fazem mal a ninguém, já dizia a minha sogra. Pois Magim Rodrigues, diretor de marketing da Brahma, tem direito a um grande banho de água benta, pelo tamanho da sua ousadia na decisão de a quem entregar a conta dos refrigerantes Brahma.
Já que nenhuma agência de propaganda existente no Brasil satisfez as suas expectativas na tumultuada concorrência que ele realizou no primeiro semestre deste ano, ele não teve dúvidas: coordenou a abertura de uma nova agência, conforme ele queria.
Para isso, juntou a ex-vice-presidente de criação da CBBA, Margot Soliani com o vice-presidente de operações da Thompson, Luís Cláudio "Cacau" de Azevedo, e o ex-gerente da Thompson em Portugal, Eduardo Moura, numa agência chamada Bridge - alusão à Ponte Aérea? -, que por enquanto funciona dentro do próprio prédio da Brahma, trabalhando a mil por hora próximo de Magim para desenvolver uma campanha ao seu gosto.
Na Feira da Abras, Magim nos disse que a agência terá escritório tanto no Rio como em São Paulo, contratando profissionais nos dois mercados. A verba do guaraná Brahma está estimada em US$ 7 milhões (cerca de Cr$ 50 bi).

BNDES inicia a escolha de sua maior conta

A maior conta deste ano do BNDES, de 50 bilhões de cruzeiros para o PND-Programa Nacional de Desestatização, está sendo disputada por 16 agências, que entregaram na última segunda-feira seus documentos e propostas. São elas, em ordem alfabética: AdAg, Almap/BBDO, Artplan, Contemporânea, Denison-Rio, Denison-SP, DPZ, Expressão, Giovanni, HCA, MPM/Lintas, Pubblicità & Esquire, Ratto, Salles, Setembro e VS Escala.
Nesta próxima segunda, o BNDES recebe a última desta nova série de concorrências já convocadas para o seu programa de privatizações: da Petroquímica União, cuja verba está prevista para apenas Cr$ 15 bi. Ainda assim, os comentários são de que ainda outras concorrências serão abertas, para a privatização da Embraer e da Vale do Rio Doce, entre outras. Isto é claro, se o Itamar deixar.

Festival da ABP terá júri de jornalistas

A ABP já fechou os nomes dos jornalistas que participarão de seu Júri de Imprensa durante o 14º Festival Brasileiro do Filme Publicitário. São eles: Adonis Alonso (Revista Propaganda). Ana Maria Geia (Estado de São Paulo), Antenor Nascimento Neto (Veja), Armando Ferrentini (Caderno Propaganda & Marketing), Carlos Alberto Vizeu (Intervalo). Gérson Sintoni (Revista Imprensa). Gisele Centenaro (About), José Roberto Penteado (Jornal do Commercio). Lúcia Leme (TV E), Luís Caversan (Folha de São Paulo). Luís Sérgio Borgneth (Meio & Mensagem). Marcio Ehrlich (MONITOR MERCANTIL), Sandra de Carvalho (Exame). Suzane Veloso (O Globo) e Tereza Lobo (Jornal do Brasil).
Durante o Festival, que começa dia 19 de outubro, estão previstas três palestras. Na própria segunda, 19, fala Nizan Guanaes, sobre "A propaganda brasileira está deixando de ser criativa?". E na terça, Caio Domingues fala sobre "Marketing e publicidade numa época de mudanças", sendo seguido por Washington Olivetto, sem tema definido. Ou seja, deve falar da sua W/Brasil.

MKTMIX MKTMIX

• FELIZ NATAL NA ARTPLAN - A Artplan-Rio, que já cuida da comunicação do BarraShopping, conquistou mais uma no Grupo Renasce. Foi a vencedora da concorrência pela campanha de Natal de todos os shoppings do Grupo. Disputaram também a campanha as agências que atendem aos outros shoppings: Contemporânea, MPM/Lintas, Futura SMS e SMP&B.
• NUTRÍCIA ESCOLHE AGÊNCIA - Esta semana, a Nutrícia comunica a cinco agências cariocas que elas são as finalistas para a sua conta publicitária, entre as 12 agências visitadas por André Luiz Barros, gerente de produtos da empresa. Para estas cinco, André passará um briefing pedindo sugestões de comunicação. Mas ele deixa claro que não espera ideias apenas de "propaganda". A Nutrícia gostaria também de ter alternativas de comunicação de marketing.
• SBT FATURA NO RIO - O diretor de publicidade do SBT no Rio, Reginaldo Dória, está rindo à toa. Com o programa "Agenda", que Leda Nagle apresenta todas as manhãs na emissora, ele conseguiu criar um faturamento - com duas cotas de patrocínio e mais duas de participação - que a programação anterior, só com desenhos animados; não permitia. Além de garantir um fantástico retorno institucional para o veículo. Tomara que o pessoal de São Paulo do SBT se dê conta disso e acredite mais no Rio, voltando a abrir espaços em sua programação para a produção local.
• RÁDIO FAZ A FESTA - A AERJ - Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Rio de Janeiro está convidando para a festa que dará na próxima segunda feira, no Grill One, para comemorar os 70 Anos do Rádio no Brasil.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro – Rio. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.

Mais momentos do Colunistas-Rio.

A festa de entrega do Colunistas-Rio, realizada no início do mês, ainda repercute, pelo amplo leque de profissionais e empresários que lá estiveram presentes.
Por isso, vamos continuar a publicar, aqui, registros da festa.

Prêmio Colunistas Rio 1992 - Roberto Bahiense, Jacob Steinberg, Pubblicità Prêmio Colunistas Rio 1992 - Marcia Brito e Luis Carlos Lopes, da Unitá
Roberto Bahiense discursa em nome da Pubblicità & Esquire, como diretor do escritório carioca, assistido pelos sorridentes clientes da agência. Marcia Brito entrega a Luís Carlos Lopes, presidente da Unità, seu diploma de ouro para a Alimentos Mainiti, que também ganhou ouro no Colunistas Nacional.
Prêmio Colunistas Rio 1992 - Toninho Lima (Artplan), Wilson Nóbrega, Maria Abraços e Daruiz Paranhos Prêmio Colunistas Rio 1992 - Marcio Ehrlich, Ricardo Ladvocat (Coca-Cola) e Oswalber Fernandes (McCann)
O diretor de criação da Artplan, Toninho Lima, e Wilson Nóbrega, mais Maria Abraços, cercados por clientes compenetradíssimos, exibem os diplomas conquistados pela agência. Este colunista entrega o prêmio da Coca-Cola a seu gerente e propaganda, Ricardo Ladvocat, observado por Oswalber Fernandes, diretor de atendimento da McCann.
Prêmio Colunistas Rio 1992 - Marcus Machado Prêmio Colunistas Rio 1992 - Paulo de Tarso Forni e Free
Marcus Machado, da Preview, recebe o diploma pelo comercial criado para a agência Genesis. A equipe e clientes da Free, de Paulo de Tarso Forni, recebe seus diplomas