Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/SET/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Caixa espalha contas por três estados

A Caixa Econômica Federal já tem suas três novas agências de propaganda bem distribuídas através do Brasil: o maior pedaço, de Cr$ 24 bilhões - correspondente à área de produtos - ficou com a mineira RC, dirigida pelo ex-presidente da Fenapro Álvaro Rezende.
A parte referente às Loterias, com verba de Cr$ 18 bi, foi para a Salles, que atenderá a conta pelo escritório do Rio, aproveitando a experiência de Euler Matheus neste cliente.
E finalmente a conta institucional da Caixa, cuja verba também é de Cr$ 18 bi, foi entregue para a baiana Propeg, agência presidida por Rodrigo de Sá Menezes.
Este resultado foi publicado em Diário Oficial, para dar prazo às agências derrotadas de entrarem com recurso.
Como até agora ninguém entrou, é bem provável que já nesta próxima semana os respectivos contratos sejam assinados.

DPZ leva a primeira disputa do BNDES

A primeira das novas concorrências do BNDES, avaliada em Cr$ 14 bilhões para a sua propaganda institucional, ficou com a DPZ.
Mas novas disputas do órgão estão deixando as agências em polvorosa. Na próxima semana, por exemplo, deve sair o resultado da concorrência pela comunicação geral do PND-Programa Nacional de Desestatização, no valor de Cr$ 50 bi.
Enquanto isso, na última segunda-feira, 17 agências se apresentaram no BNDES para disputar a verba da Cr$ 30 bi da campanha de privatização da CSN e da Cosipa. São elas, em ordem alfabética: AdAg, Almap/BBDO, Artplan, Contemporânea, Denison-Rio, Denison-SP, DPZ, Expressão, Giovanni, HCA, MBA, MPM/Lintas, Pubblicità & Esquire, Ratto, Salles, Setembro e VS Escala.

Euler promete virada espetacular da Salles-Rio

O novo vice-presidente da Salles-Rio, Euler Matheus, garante que em um ano, duplicará o faturamento deste escritório, passando dos atuais 17% que o Rio representa nos resultados nacionais da Salles para no mínimo 35%.
Euler, que esta quarta-feira comemorou o novo cargo com um bem-frequentado coquetel no Country, garante uma total revolução na agência, a começar pelos profissionais. Para eles, será iniciado inclusive um ciclo de palestras pelos diretores da Salles de São Paulo. "Só quem não se adaptar ao novo pique será dispensado", tranquiliza Euler.
O primeiro grande investimento do novo vice-presidente da Salles-Rio deve ser no departamento de criação. No coquetel, ele comentava que espera implantar na agência a filosofia que procurou disseminar até mês passado enquanto dirigia a MPM/Lintas-Rio, de que o valor real de uma empresa de propaganda está no seu produto criativo. Novos profissionais de peso já estão sendo entrevistados. "Mas nenhum virá da MPM/Lintas", ele assegura, explicando: "Eu quero é abrir novos espaços no mercado".
Se Álvaro Gabriel de Almeida continua como diretor de criação da Salles-Rio, Euler diz que ainda não pode responder, porque Alvinho não voltou de suas férias em Paris para que ambos conversassem. "Vai depender de ele responder se tem ou não condições de se adequar aos meus objetivos para a Salles-Rio", ressalva Euler. Álvaro, vale relembrar, era o diretor de criação da MPM­Rio até Euler assumir naquela agência, quando então se desligou do cargo. Pouco depois, foi contratado para comandar a criação da Salles-Rio.
Euler Matheus também fez questão de esclarecer que não haverá qualquer choque entre sua presença na Salles e a posição de Apolônio Salles na direção do escritório de Brasília da agência.
O próprio Apoloninho confirmou que o objetivo da contratação de Euler é somar, e não dividir: "É claro que vamos usar o Euler em Brasília, entregando a ele as contas em que a sua experiência nos fortalecer, como é o caso da Caixa Econômica, que acabamos de conquistar". Euler trabalhou com a Caixa durante muitos anos na MPM, e se responsabilizar, na Salles, pelo atendimento da conta.

Colunistas julgam em outubro os melhores de promoção no Brasil

A ABRACOMP-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda abriu esta semana as inscrições para o seu concurso da área de Promoção, que passou a se chamar XI Prêmio Promoção Brasil para não causar mais confusão com o Prêmio Colunistas, agora exclusivo de Propaganda.
No Prêmio Promoção Brasil entram em julgamento todos os tipos de trabalhos não voltados à veiculação, como folhetos, cartazes, material de ponto de venda, catálogos, programação visual, decoração de vitrines e uma série de outros trabalhos com que as agências convivem no seu dia-a-dia, mas acabam prejudicadas nas premiações tradicionais da propaganda.
Comerciais e anúncios também podem concorrer, desde que voltados para uma atividade promocional, ou seja, que exija do consumidor alguma ação ou participação, tal como "Junte e Ganhe", "Compre e Concorra" e outras iniciativas do gênero.
O Rio de Janeiro é um tradicional vencedor no Premio Promoção. Em 1990, a promoção "Abra seu Coração", da Almap/BBDO e Pepsi foi o Grande Prêmio de Campanha Promocional do Ano, ficando "Paul In Rio", da Pubblicità & Esquire e Mills/Niemeyer como Evento do Ano e a marca da Rio Arte, da Cláudio Carvalho como Design do Ano. Os "100 Anos do Sutiã", da Cult e Du Loren, ganharam o Grand Prix de Ação ou Evento Promocional do Ano em 1989. Ano passado, o Grande Prêmio de Ação ou Evento também foi carioca: o programa "Clube Irmão Caminhoneiro Shell", das Empresas Ogilvy & Mather.
As inscrições para o XI Prêmio Promoção Brasil estão abertas até 8 de outubro e as informações no Rio podem ser conseguidas com Rosane Lopes, na Dinâmica, pelo telefone (021) 552-4141.

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• CUBA-NA-CULT - Não é o novo bolero da moda. É que a agência Cult pegou a conta da Cubatur, para promover no Brasil o turismo em Cuba. A campanha começa em novembro, com mídia prevista para TV e revista, na primeira fase, seguida de mídia em jornal. A agência vai se utilizar na estratégia de comunicação de uma descoberta de seu departamento de pesquisa que, em relação a Cuba, as pessoas declaram que gostariam de "conhecer", enquanto que outros pontos turísticos da circunvizinhança elas gostariam de "visitar".
• GUSTAVO SOBE A TORRE - A BR-3, nova agência de Gustavo Bastos, instala-se a partir do dia 28 de setembro no 34º andar da Torre do Rio Sul, mais precisamente nos 150 m2 do grupo 3408. Até lá, também já deverá estar pronto o comercial que a BR-3 está produzindo na Yes-Rio, com Chico Abreia, para seu novo cliente Piraquê, e que deverá entrar em veiculação em seguida na Rede Globo.
• ONZE SE UNEM NA UNITÁ - Onze dos quase 30 revendedores VW do Rio de Janeiro se uniram para promover a partir de outubro uma campanha de venda de peças nas autorizadas. A campanha, que destinará algo como 50 mil dólares em anúncios de jornais, será feita pela Unità, que venceu a concorrência em que participaram outras cinco agências cariocas.
• CONTEMPORÂNEA CONTEMPORIZA - Mauro Matos, diretor da Contemporânea, conseguiu convencer o redator João Bosco a não deixar a agência para se reunir ao seu velho dupla de Thompson, o diretor de arte Ernani "Naninho" Gouvêa na Giovanni. Na verdade, o poder de convencimento de Mauro beirou as raias do "milagroso". Não só fez Bosco ficar como conseguiu que ele se aliasse e tivesse êxito no projeto de tirar Naninho da Giovanni. Os dois agora estão novamente juntos e felizes, enquanto Mauro Matos garante que fará tudo para que sua equipe de criadores jamais volte a se desfazer.
• COPA SE INSTALA NA JVA - A agência de Juan Vicente e Pedro Feyer passou a hospedar o Copacabana Palace, entre as suas contas publicitárias. Pedro está vibrando com as possibilidades do cliente. Afinal, ele próprio é frequentador do uisquinho do cair da noite na pérgola da piscina do hotel.
• PRESIDENTES NA GALERIA - O presidente do Conrerp-Rio, Sérgio Gramático, está convidando os relações públicas cariocas para a reinauguração da Galeria dos Presidentes do órgão, dia 25 próximo, às 17 horas, na sede da Av. Presidente Antônio Carlos, 251. Na ocasião, dois novos quadros serão descerrados, com as fotos de Túlio Teixeira e Zorohar Menezes, os dois últimos dirigentes da entidade.
• CONRERP QUE VER IDEIAS - O Conselho dos Relações Públicas também está soltando um concurso para estimular as boas ideias nos profissionais de todo o Brasil: o 1º Prêmio Ideias em Relações Públicas. Serão avaliados e destacados os melhores "cases" nacionais desta atividade, em nove categorias de Programas-Projetos entre os quais "Ação Comunitária", "Relações com Consumidores" e "Ecologia e Meio Ambiente" - e três categorias individuais, com prêmios para Empresário de RP do Ano, Profissional do Ano e Revelação em Relações Públicas.
As inscrições estão abertas até 16 de outubro e a entrega dos prêmios acontecerá dia 11 de dezembro próximo. Quem quiser o regulamento do concurso pode conseguir na sede do Conrerp, ou pedir informações pelo telefone (021) 220-5519.
• ABRAS ABRE FEIRA - Começa domingo, dia 20, e vai até quarta-feira. 23, a consagrada Feira de Fornecedores de Supermercados concomitante à Convenção da Abras-Associação Brasileira de Supermercados. Como sempre, será no Riocentro.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.