Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Thompson e CBBA vão trabalhar juntas
A CBBA está transferindo seu escritório no Rio para o mesmo prédio da Thompson, agência de cujo grupo internacional ela faz parte.
A decisão foi tomada pela cúpula do grupo como forma de racionalizar custos considerados duplicados nas áreas de administração, pesquisas e mídia, já que as duas agências não têm clientes conflitantes.
Roberto Leal, presidente da Thompson, garante que as duas agências vão continuar operando com nomes independentes. Mas isto até ser avaliado o resultado da operação junto aos clientes da CBBA.
Se eles aprovarem e não surgir, no meio tempo, nenhum cliente conflitante para a Thompson, é fortíssima a probabilidade de a CBBA desaparecer de vez e a Thompson absorver toda a sua operação no Brasil.
Renasce remaneja contas e acaba com concorrências
O grupo Renasce Multiplan remanejou esta semana as contas publicitárias de seus shoppings centers, permitindo a entrada no grupo de suas agências da paulista Futura SMS para o atendimento do Shopping Ribeirão Preto, no lugar da MPM/Lintas, que ficou apenas com o Parkshopping de Brasília.
A maior mudança, porém, aconteceu no eixo Rio-São Paulo, com a Contemporânea deixando o carioca BarraShopping e passando a atender o paulista Morumbi Shopping e a Artplan - saída do Morumbi - ganhando o atendimento do BarraShopping.
Na mexida, o grupo Renasce implantou outra novidade para a sua publicidade: o fim das concorrências para as tradicionais "campanhas guarda-chuva" das datas promocionais, em que todas as suas agências disputavam a criação da campanha, mas a mídia ficava com cada uma das agências em suas áreas regionais. Agora, cada agência criará e fará a promoção de seu respectivo shopping e a campanha "guarda-chuva" talvez só venha a ser utilizada em datas fortemente promocionais como o Natal. Ainda assim, sem prejudicar a existência da promoção regional.
Este critério de regionalização, aliás, se manterá em todos os trabalhos das agências de propaganda. Por exemplo, tudo o que a Renasce lançar de empreendimentos no Rio será criado pela Artplan, à agência do grupo nesta praça. Como está sendo o caso do Barra Free Shopping e do Barra Golden Green, que a agência já havia ganhado por concorrência.
Com isso, ficará com a Contemporânea a campanha de apresentação ao público da nova área do Morumbi Shopping, que se inaugura dia 17 de novembro. A agência de Armando Strozenberg e Mauro Matos também assumirá em São Paulo a comunicação de dois outros novos empreendimentos da Renasce: o Shopping Tatuapé e o Morumbi Office Tower, que acontecerão no início do ano.
Para cuidar do Morumbi - cuja verba o mercado estima em US$ 3 milhões de dólares - a Contemporânea apressou o acordo que há algumas semanas havíamos noticiado que estava para ser firmado com a agência multinacional FCB Siboney.
No Rio, a FCB já fechou seu escritório na Glória e está operando dentro da Contemporânea. Igualmente, a Contemporânea atuará em São Paulo dentro das instalações da Siboney, mesmo estando o atendimento do Morumbi sob o comando carioca de Hélio Kaltmann.
Mas Armando Strozenberg quer a sua Contemporânea paulista. Até o final desta sexta-feira a agência já terá contratado, em São Paulo, três profissionais locais para representá-la naquele mercado.
Coca distribui relógios em sua nova promoção
Depois de distribuir quase 10 milhões de Super copos no ano passado, a Coca-Cola lança este sábado, 22, a promoção "Tá na hora", que vai distribuir relógios importados, com pulseira do tipo "bate, enrola", em modelos Coca-Cola e Sprite.
O sistema da promoção é o chamado "selfliquidated", usado também no caso dos Super copos: para obter os brindes, o consumidor deverá juntar três tampinhas ou selos de qualquer refrigerante da linha Coca-Cola, mas para obter o relógio nos pontos de venda da Coca precisará adicionar uma quantia em dinheiro. Além disso, a promoção "Tá na hora" distribuirá, para os consumidores que encontrarem chapinhas marcadas, refrigerantes adicionais e relógios de parede que reproduzem as tampas de Sprite.
A promoção vai até o final de setembro. O investimento previsto é de US$ 1,5 milhão, distribuídos entre materiais promocionais, prêmios e mídia, com campanha criada pela McCann Erickson.
Contemporânea fica com Vale do Rio Doce
A Contemporânea foi a agência escolhida pela Vale do Rio Doce em sua concorrência publicitária, uma das primeiras a serem lançadas já no novo sistema do Governo Federal de cada órgão fazer a sua própria seleção.
A campanha institucional da Vale teve verba alocada de Cr$ 6 bilhões em fevereiro de 1992, que devem estar valendo algo como 4 milhões de dólares.
Na disputa, a Contemporânea ganhou no fotochart da Pubblicità & Esquire, que foi seguida, entre as de maior pontuação pelo órgão, da Salles e da Artplan.
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• DÁ-LHE BNDES - Mais duas concorrências foram lançadas pelo BNDES para o seu Programa Nacional de Desestatização. Dia 14 de Setembro, o órgão recebe propostas e documentações para a Licitação nº 006/92, visando a campanha de privatização da CSN -Companhia Siderúrgica Nacional e da Cosipa-Companhia Siderúrgica Paulista. E, no dia 21, no mesmo lugar - o auditório do prédio do BNDES na Avenida Chile, no Rio - será a vez de o BNDES receber o material para a concorrência nº 007/92, meramente institucional para o PND.
• COLUNISTAS-RIO - Não se esqueçam de que a grande festa do Colunistas-Rio será no próximo dia 1º de setembro, no Le Buffet, com ingressos limitados. Quem não reservar logo o seu lugar, corre o risco de ficar de fora. As reservas estão com Rosane Freitas, na Dinâmica, pelo telefone (021) 552-4141.
• OS BONS DO MARKETING - Vão até 5 de setembro as inscrições para o Prêmio Marketing Best, promovido pela Editora Referência, a Madia & Associados e a Fundação Getúlio Vargas para destacar as empresas cujos cases de marketing mereçam reconhecimento público. No Rio, quem quiser maiores informações sobre o concurso deve procurar a gerente comercial da Editora Referência no Rio, Neusa Silveira, pelo telefone (021) 263-6185.
• IBOPE CINQUENTÃO - O Ibope está comemorando seu cinquentenário com dois spots assinados pela VS Escala que estão sendo veiculados em 150 emissoras de rádio de todo o país. A criação foi de Paulo Cezar Costa e coloca o Ibope como "A opinião do Brasil há 50 anos".
• MAS O RIO, HEIN... - No lançamento do livro "Incentive Book I", de Gilmar Pinto Caldeira, na quartafeira do Resumo da Ópera, uma informação surpreendente para quem acha que as coisas não acontecem no Rio. Gilmar contou que a empresa que dirige, a Incentive House, já contabiliza no Rio nada menos que 213 clientes, que hoje respondem por 34% do seu volume de negócios. Taí porque os paulistas estão de olho no Rio.
• ABM NO JOCKEY - Será dia 27 de agosto, às 19 horas, na sede social do Jockey no Centro, a festa de entrega do Prêmio Destaque de Marketing conferido pela ABM. Os convites estão à venda pelos telefones 294-8493 e 274-8799, no Rio.
• DIA EUFÓRICO – Célia Menezes, do jornal O Dia, conta empolgada que a nova diagramação – com a adoção de cores - já permitiu, em apenas 30 dias de circulação um aumento significativo na circulação do jornal: 9,38% nos dias úteis e 10,20% aos domingos.
• MAIS FESTIVAL - A ABP-Associação Brasileira de Propaganda está lançando o seu 14º Festival do Cinema Publicitário, cujo julgamento vai acontecer a partir de 19 de outubro. Quem quiser obter informações deve procurar a ABP, pelos telefones 233-1197 e 233-1492.
• CADÊ MAGIM? - Mais uma vez o diretor de marketing da Brahma viajou, deixando na expectativa o mercado publicitário sobre sua decisão tantas vezes prorrogada de que agência cuidará da conta dos refrigerantes da empresa. Já começa a se formar uma aposta no mercado. O que será resolvido antes: o impeachment de Collor ou a conta do Guaraná Brahma. O resultado da CPI sai sábado. Mas Magim só volta ao Rio na segunda...
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.
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