Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/AGO/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Thompson e CBBA vão trabalhar juntas

A CBBA está transferindo seu escritório no Rio para o mesmo prédio da Thompson, agência de cujo grupo internacional ela faz parte.
A decisão foi tomada pela cúpula do grupo como forma de racionalizar custos considerados duplicados nas áreas de administração, pesquisas e mídia, já que as duas agências não têm clientes conflitantes.
Roberto Leal, presidente da Thompson, garante que as duas agências vão continuar operando com nomes independentes. Mas isto até ser avaliado o resultado da operação junto aos clientes da CBBA.
Se eles aprovarem e não surgir, no meio tempo, nenhum cliente conflitante para a Thompson, é fortíssima a probabilidade de a CBBA desaparecer de vez e a Thompson absorver toda a sua operação no Brasil.

Renasce remaneja contas e acaba com concorrências

O grupo Renasce Multiplan remanejou esta semana as contas publicitárias de seus shoppings centers, permitindo a entrada no grupo de suas agências da paulista Futura SMS para o atendimento do Shopping Ribeirão Preto, no lugar da MPM/Lintas, que ficou apenas com o Parkshopping de Brasília.
A maior mudança, porém, aconteceu no eixo Rio-São Paulo, com a Contemporânea deixando o carioca BarraShopping e passando a atender o paulista Morumbi Shopping e a Artplan - saída do Morumbi - ganhando o atendimento do BarraShopping.
Na mexida, o grupo Renasce implantou outra novidade para a sua publicidade: o fim das concorrências para as tradicionais "campanhas guarda-chuva" das datas promocionais, em que todas as suas agências disputavam a criação da campanha, mas a mídia ficava com cada uma das agências em suas áreas regionais. Agora, cada agência criará e fará a promoção de seu respectivo shopping e a campanha "guarda-chuva" talvez só venha a ser utilizada em datas fortemente promocionais como o Natal. Ainda assim, sem prejudicar a existência da promoção regional.
Este critério de regionalização, aliás, se manterá em todos os trabalhos das agências de propaganda. Por exemplo, tudo o que a Renasce lançar de empreendimentos no Rio será criado pela Artplan, à agência do grupo nesta praça. Como está sendo o caso do Barra Free Shopping e do Barra Golden Green, que a agência já havia ganhado por concorrência.
Com isso, ficará com a Contemporânea a campanha de apresentação ao público da nova área do Morumbi Shopping, que se inaugura dia 17 de novembro. A agência de Armando Strozenberg e Mauro Matos também assumirá em São Paulo a comunicação de dois outros novos empreendimentos da Renasce: o Shopping Tatuapé e o Morumbi Office Tower, que acontecerão no início do ano.
Para cuidar do Morumbi - cuja verba o mercado estima em US$ 3 milhões de dólares - a Contemporânea apressou o acordo que há algumas semanas havíamos noticiado que estava para ser firmado com a agência multinacional FCB Siboney.
No Rio, a FCB já fechou seu escritório na Glória e está operando dentro da Contemporânea. Igualmente, a Contemporânea atuará em São Paulo dentro das instalações da Siboney, mesmo estando o atendimento do Morumbi sob o comando carioca de Hélio Kaltmann.
Mas Armando Strozenberg quer a sua Contemporânea paulista. Até o final desta sexta-feira a agência já terá contratado, em São Paulo, três profissionais locais para representá-la naquele mercado.

Coca distribui relógios em sua nova promoção

Depois de distribuir quase 10 milhões de Super copos no ano passado, a Coca-Cola lança este sábado, 22, a promoção "Tá na hora", que vai distribuir relógios importados, com pulseira do tipo "bate, enrola", em modelos Coca-Cola e Sprite.
O sistema da promoção é o chamado "self­liquidated", usado também no caso dos Super copos: para obter os brindes, o consumidor deverá juntar três tampinhas ou selos de qualquer refrigerante da linha Coca-Cola, mas para obter o relógio nos pontos de venda da Coca precisará adicionar uma quantia em dinheiro. Além disso, a promoção "Tá na hora" distribuirá, para os consumidores que encontrarem chapinhas marcadas, refrigerantes adicionais e relógios de parede que reproduzem as tampas de Sprite.
A promoção vai até o final de setembro. O investimento previsto é de US$ 1,5 milhão, distribuídos entre materiais promocionais, prêmios e mídia, com campanha criada pela McCann Erickson.

Contemporânea fica com Vale do Rio Doce

A Contemporânea foi a agência escolhida pela Vale do Rio Doce em sua concorrência publicitária, uma das primeiras a serem lançadas já no novo sistema do Governo Federal de cada órgão fazer a sua própria seleção.
A campanha institucional da Vale teve verba alocada de Cr$ 6 bilhões em fevereiro de 1992, que devem estar valendo algo como 4 milhões de dólares.
Na disputa, a Contemporânea ganhou no fotochart da Pubblicità & Esquire, que foi seguida, entre as de maior pontuação pelo órgão, da Salles e da Artplan.

MKTMIX MKTMIX

• DÁ-LHE BNDES - Mais duas concorrências foram lançadas pelo BNDES para o seu Programa Nacional de Desestatização. Dia 14 de Setembro, o órgão recebe propostas e documentações para a Licitação nº 006/92, visando a campanha de privatização da CSN -Companhia Siderúrgica Nacional e da Cosipa-Companhia Siderúrgica Paulista. E, no dia 21, no mesmo lugar - o auditório do prédio do BNDES na Avenida Chile, no Rio - será a vez de o BNDES receber o material para a concorrência nº 007/92, meramente institucional para o PND.
• COLUNISTAS-RIO - Não se esqueçam de que a grande festa do Colunistas-Rio será no próximo dia 1º de setembro, no Le Buffet, com ingressos limitados. Quem não reservar logo o seu lugar, corre o risco de ficar de fora. As reservas estão com Rosane Freitas, na Dinâmica, pelo telefone (021) 552-4141.
• OS BONS DO MARKETING - Vão até 5 de setembro as inscrições para o Prêmio Marketing Best, promovido pela Editora Referência, a Madia & Associados e a Fundação Getúlio Vargas para destacar as empresas cujos cases de marketing mereçam reconhecimento público. No Rio, quem quiser maiores informações sobre o concurso deve procurar a gerente comercial da Editora Referência no Rio, Neusa Silveira, pelo telefone (021) 263-6185.
• IBOPE CINQUENTÃO - O Ibope está comemorando seu cinquentenário com dois spots assinados pela VS Escala que estão sendo veiculados em 150 emissoras de rádio de todo o país. A criação foi de Paulo Cezar Costa e coloca o Ibope como "A opinião do Brasil há 50 anos".
• MAS O RIO, HEIN... - No lançamento do livro "Incentive Book I", de Gilmar Pinto Caldeira, na quarta­feira do Resumo da Ópera, uma informação surpreendente para quem acha que as coisas não acontecem no Rio. Gilmar contou que a empresa que dirige, a Incentive House, já contabiliza no Rio nada menos que 213 clientes, que hoje respondem por 34% do seu volume de negócios. Taí porque os paulistas estão de olho no Rio.
• ABM NO JOCKEY - Será dia 27 de agosto, às 19 horas, na sede social do Jockey no Centro, a festa de entrega do Prêmio Destaque de Marketing conferido pela ABM. Os convites estão à venda pelos telefones 294-8493 e 274-8799, no Rio.
• DIA EUFÓRICO – Célia Menezes, do jornal O Dia, conta empolgada que a nova diagramação – com a adoção de cores - já permitiu, em apenas 30 dias de circulação um aumento significativo na circulação do jornal: 9,38% nos dias úteis e 10,20% aos domingos.
• MAIS FESTIVAL - A ABP-Associação Brasileira de Propaganda está lançando o seu 14º Festival do Cinema Publicitário, cujo julgamento vai acontecer a partir de 19 de outubro. Quem quiser obter informações deve procurar a ABP, pelos telefones 233-1197 e 233-1492.
• CADÊ MAGIM? - Mais uma vez o diretor de marketing da Brahma viajou, deixando na expectativa o mercado publicitário sobre sua decisão tantas vezes prorrogada de que agência cuidará da conta dos refrigerantes da empresa. Já começa a se formar uma aposta no mercado. O que será resolvido antes: o impeachment de Collor ou a conta do Guaraná Brahma. O resultado da CPI sai sábado. Mas Magim só volta ao Rio na segunda...
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.