Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Governo Federal volta a descentralizar propaganda
Nos próximos dias o Governo Collor deve divulgar uma decisão que vai agitar o mercado brasileiro de agências de propaganda. Se não houver um contra lobby, as concorrências publicitárias dos órgãos federais voltam a ter responsabilidade única e exclusiva da área de comunicação de cada um deles e não mais da Comissão de Licitação do Palácio. Ficará centralizada na Secretaria de Imprensa e Divulgação apenas a definição de mídia, para controle das verbas alocadas.
Ou seja, volta tudo a ser como no Governo Sarney.
A decisão, segundo um informante da Janela, é resultado de pressões de vários órgãos preocupados com a demora nas decisões das atuais concorrências. Atualmente, cabe às comissões de licitações dos órgãos federais unicamente estabelecer o texto das concorrências, receber as pastas das agências e analisar a parte de documentação legal. O estudo de todas as propostas de todas as licitações e a decisão dos vencedores está sendo feitos em Brasília, por um grupo coordenado pela Secretaria da Imprensa e Divulgação.
A mudança poderá efetivamente agilizar a distribuição das contas publicitárias federais. Por outro lado, poderá levar apenas à "democratização da corrupção", como comentou conosco um diretor de agência preocupado com a notícia. Como todos sabem que frequentemente acontecia nos últimos governos, as concorrências de órgãos federais muitas vezes acabaram se tomando meras fachadas para a legalização da entrega de contas a agências muito competentes nos lobbies dos escalões inferiores. E vigiar dezenas de comissões de licitação é muito mais difícil que vigiar um secretário palaciano.
Com a descentralização, o que acontecerá com as concorrências ainda pendentes, como a da Petrobrás, dos Correios, de parte do Banco do Brasil, algumas do BNDES, de Furnas, e outras-como Caixa Econômica, Embratur e Vale do Rio Doce - que ainda estão para receber os documentos?
Segundo a fonte da Janela, se inseririam na nova regra. Os órgãos com resultados pendentes receberiam de volta as pastas com as propostas para prosseguirem na análise e decidirem os resultados. Os que não receberam nada ficariam, então, com o material direto, sem sequer enviá-lo para Brasília.
PARA QUEM NÃO SABE
Até o dia 5 de junho, as agências pré-qualificadas no Governo Federal podem retirar os Editais para as 3 concorrências da Caixa Econômica, cujo teor divulgamos semana passada. Eles estão no SBS, Q.4, Lote 34, 13º andar, das 12:30h às 18:30h. A entrega dos documentos e propostas das 3 licitações será dia 8 de junho, entre 10 e 11 horas, no Auditório da Sede da Caixa, em Brasília.
A Vale do Rio Doce terá a sua entrega de material dia 15 de junho, às 15 horas, na sua sede no Rio, que fica na Av. Graça Aranha, 26, Térreo. O Edital está à disposição no mesmo local até o próximo dia 29 de Maio.
Conta da Mesbla ficará no Rio
Quem quiser atender a conta publicitária de US$ 30 Milhões da Mesbla - cuja concorrência foi aberta na semana passada - vai precisar de estrutura bem forte no Rio de Janeiro.
Esta premissa já está firmada entre os diretores da empresa. As concorrentes paulistas W /Brasil, DM-9 e Young & Rubicam (esta é a 12ª agência, que a Janela não listou semana passada) terão que montar escritórios supercompletos no Rio se forem vencedoras. E as outras nove a disputar a conta (Almap/BBDO, Contemporânea, DPZ, J. Walter Thompson, McCann, MPM/Lintas, Norton, Salles e Standard Ogilvy & Mather), mesmo já estando bem estruturadas neste mercado, precisarão praticamente criar uma agência interna exclusiva para o anunciante. Afinal, a vencedora estará conquistando uma conta acostumada a ter uma agência inteirinha só pra ela.
O que, convenhamos, por 30 milhões de dólares não é nenhum sacrifício. Aliás, tanto não é que todas as 12 agências convidadas cumpriram a primeira fase da licitação, entregando na Mesbla até o fim do expediente do último dia 20 todos os documentos solicitados.
Pelas informações que obtivemos, os 4 membros da comissão de concorrência da Mesbla vão passar as próximas duas ou três semanas estudando este material, para selecionar entre 4 e 6 agências como finalistas. Só depois disto é que estas agências se reunirão pessoalmente com a comissão, para apresentarem suas propostas de atendimento à conta. Assim, a divulgação do resultado não deve sair antes da segunda quinzena de junho. Em princípio, a Mesbla não deve pedir campanhas especulativas, diferentemente do que a Brahma está fazendo para a conta de seus refrigerantes. Consta inclusive que algumas das agências convidadas chegaram a notificar a Mesbla de que não aceitariam participar se tivessem que apresentar material original.
E como não poderia deixar de acontecer, mal surgiu a concorrência da Mesbla, já surgiram boatos maldosos sobre favorecimentos a uma das concorrentes. E a fofoca é bem de comadre. O tititi é que haveria laços familiares entre um diretor da Mesbla e um diretor de um grupo internacional sócio de uma das agências concorrentes. Simplesmente porque a filha de um casou recentemente com o filho do outro.
Mas vamos convir que uma empresa grande e séria como a Mesbla - e que está querendo fugir dos problemas de ter uma house - não precisaria forjar uma concorrência com outras 11 das principais agências brasileiras para entregar a conta a alguém baseada em critérios familiares.
CCRJ leva voto e sede pra Memória
As próximas eleições do Clube de Criação do Rio, dia 27 de maio, não serão mais no Centro Cultural Cândido Mendes.
É que, a partir desta semana, a sede do CCRJ se instala no casarão onde funciona a Memória da Propaganda, entidade criada e capitaneada por Aurea Helena Silveira, Para quem ainda não sabe, fica na Rua Sambaíba, 472, no Leblon, com o telefone (021)511-2979.
Com isso, nada melhor do que realizar lá mesmo a votação que colocará Álvaro Gabriel na presidência do Clube. Depois, conforme combinado, os criadores vão comemorar com a nova diretoria no novo Mistura Fina da Lagoa, onde, às quartas-feiras, passam a ser as reuniões semanais destes profissionais.
Japoneses vão crescer nas ruas brasileiras
Os mesmos importadores que trouxeram para o Brasil a linha de carros russos Lada estão se preparando para desembarcar em nossas ruas a conhecida marca japonesa Subaru.
Assim como os soviéticos, os japoneses chegarão com tudo: revendas próprias e oficinas autorizadas. E uma enorme campanha publicitária, que está sendo desenvolvida pelo escritório da VS Escala em São Paulo.
Para os fãs dos carros japoneses, calma. É coisa já para o começo do segundo semestre.
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•·SOCORRO- No último fim-de-semana, ladrões entraram no escritório deste colunista e fizeram a festa. Levaram computadores, impressoras, fax e - como se não bastasse , os disquetes com vários backups de programas. Se algum leitor encontrar por aí um winchester de 105 MB com o nome do colunista em algum dos programas, por favor, dê noticias. A coluna agradece.
• REGISTROS RÁPIDOS - Voltou para a Salles a conta da Fenaseg - Federação Nacional de Seguros. /// Confirmando os boatos, Ricardo Scalamandré deixou mesmo a Almap/BBDO. Consta que vai para outro escritório da BBDO no Exterior. /// A DPZ, em ritmo de Nigel Mansell, conquista a conta da Renault (US$ 3 milhões por ano), deixando a institucional da GM, que andava meio parada./// A W/Brasil e a Puma foram levadas pela Justiça a cortar as cenas consideradas perigosas no comercial em que jovens pulavam da montanha russa e subiam nas asas de um avião. /// Danielle Calirman (ex-Versatta) é a nova contratada da Pubblicità & Esquire. Ela entra no atendimento do Governo do Rio. /// Foi para a Fischer & Justus a conta da Consul, de 5 milhões de dólares. E pensar que a conta já esteve no Rio, na JPS...
• CARTAS – As correspondências para a Janela devem ser enviadas até quarta-feira para a Rua Visconde Silva, 156 – cob. 701, CEP 22271, Rio – RJ. O telefone, em horário comercial é (021) 552-4141.
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