Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Mesbla chama 12 agências para sua concorrência
EXCLUSIVO - Depois de anunciar o fechamento para dentro de três meses da sua house-agency Provarejo para "terceirizar" suas operações publicitárias, a Mesbla enviou esta semana correspondência a 12 agências do Rio e São Paulo, convidando-as a disputarem a sua conta.
No convite, após os elogios formais de que as pré-selecionadas estavam entre as mais destacadas agências do mercado, a Mesbla adiantou que, numa primeira etapa, a concorrência se fará efetivamente para todo o conjunto das 5 empresas do Grupo Mesbla: Mesbla Lojas de Departamento (que deterá o maior percentual da verba), Mesbla Veículos, Mesbla Serviços Financeiros, Mesbla Lojas Especializadas e Mesbla Náutica.
Nada impedirá, porém, diz a empresa, que numa próxima etapa qualquer destas empresas possa entregar a sua conta para uma outra agência que não a selecionada nesta concorrência. Tudo dependerá de como os diretores da empresa avaliarem o desempenho da vencedora.
Até o próximo dia 20, as agências convidadas que aceitarem participar da disputa devem fornecer à Mesbla seu portfólio de clientes, o Currículo de seus principais profissionais, exemplos de campanhas realizadas (tanto em mídia impressa como eletrônica) e ainda um demonstrativo da estrutura da agência no Rio e em São Paulo.
Depois disso, a comissão interna da Mesbla encarregada da concorrência selecionará as agências que mais tiverem se aproximado da meta estabelecida e as convocará para receberem o briefing específico sobre as empresas do grupo.
A expectativa da Mesbla é que todo este processo se estenda até meados de junho, quando ela divulgará a grande vencedora desta conta publicitária que promete ser uma das maiores do Rio de Janeiro.
Tanto na Mesbla quanto na Provarejo, o sigilo sobre a concorrência está sendo enorme, com os diretores de ambas as empresas recusando-se terminantemente a dar informações. Por esta razão, a Janela só conseguiu levantar os nomes de 11 das 12 agências convidadas. Até a próxima semana esperamos ter a relação completa. São elas, em ordem alfabética: Almap/BBDO, Contemporânea, DPZ, DM9, J. Walter Thompson, McCann Erickson, MPM-Lintas, Norton, Salles, Standard Ogilvy & Mather e W /Brasil.
O silêncio da Mesbla nos impediu também de esclarecer uma questão que vários empresários do mercado publicitário já se faziam esta semana: como a Mesbla espera compatibilizar a presença da Mesbla Veículos em agências que detém contas nacionais de montadoras, como a Almap/BBDO (VW), MPM-Lintas (Fiat), McCann Erickson (GM) e Salles (Ford). Ou isto não interferirá em nada?
Enfim, mais um tema para semana que vem.
Contas federais agitam mercado de agências
Apenas 6 agências de propaganda se dispuseram a disputar a conta das Centrais Elétricas Furnas, que receberam os documentos das licitantes nesta última quarta-feira. Foram elas a Denison-Rio, HCA (agência de Hiran Castelo Branco), Manhattan (agência de Uajdi Moreira, diretor da VT Um), Premium, Salles e Spalla (agência de João Valente Neto).
O principal motivo da ausência de muitas das grandes e médias agências cariocas foi a verba de Cr$ 600 milhões, considerada pequena mesmo para o período de 6 meses, principalmente quando comparada com outras concorrências Federais atuais (veja abaixo). Além disto, a Furnas dispõe de departamentos internos de produção gráfica e vídeo, o que, na opinião de alguns empresários só poderá prejudicar o acabamento final dos trabalhos criados.
Dia 20, as seis agências que se interessaram pela conta saberão se foram aprovadas na fase de documentação, habilitando-se a ter suas propostas lidas pela comissão que escolherá a vencedora.
A proximidade da entrega das documentações e propostas para as cinco concorrências abertas pela Embratur e pela Caixa Econômica Federal, envolvendo mais de 160 bilhões de cruzeiros, também explica a fuga de Furnas.
A Caixa dividiu suas concorrências em três partes: para Loterias, numa verba de Cr$ 18 bilhões; para Comunicações Institucionais, Fundos e Programas Sociais, com uma verba de Cr$ 24 bilhões; e Outros Produtos e Serviços (como Conta Azul, Poupança etc) com uma verba de Cr$ 18 bilhões.
Já a Embratur foi dividida em duas concorrências. A de número 01, voltada para o mercado internacional, prevê uma verba de cerca de Cr$ 26 bilhões visando reposicionar o Brasil como importante destino turístico, formando novos conceitos junto aos consumidores, agentes de viagens e formadores de opinião nos mercados americanos, europeu, sul-americano e asiático. Ou seja, australiano não interessa. E africano nem pensar.
A concorrência de número 02, cuja verba ficará em torno de Cr$ 8 bilhões, pede a criação de campanhas para o mercado nacional, de caráter educativo, institucional e de oportunidade. O objetivo é conscientizar o público em geral, "trade" turístico e empresariado sobre a importância do turismo. Além disso, a agência vencedora fará campanha de promoção do turismo segmentado divulgando programas já existentes e a criação de novos roteiros.
Quem quiser, ainda pode obter o edital para estas concorrências no SCN, Quadra 02, Bloco "G", sala 201, em Brasília. A abertura das pastas de documentação da concorrência internacional da Embratur será dia 3 de junho, enquanto a nacional ficará para o dia 8. Ambas no auditório da Embratur, que fica no mesmo endereço.
Brahma passa briefing de seus refrigerantes
A Brahma já começou a passar o briefing de suas contas de refrigerantes para as agências que ultrapassaram a fase inicial da sua concorrência. As informações estão sendo transmitidas agência por agência, entre outras razões como forma de não deixar uma saber quais são as outras.
Ainda não conseguimos os nomes de todas as finalistas. Além da Denison-Rio, que já tinha a presença oficializada publicamente, só de duas. Para não prejudicá-las, não divulgaremos seus nomes. Mas dar dicas é uma coisa irresistível. Uma delas é uma das mais antigas multinacionais em atuação no Brasil. A outra é carioca, mas também tem participação internacional na sua composição acionária. As outras ficamos devendo.
Mas a concorrência tem outras situações que já fazem parte de seu folclore. A Contemporânea, que a Meio & Mensagem deu como certa entre as selecionadas - constrangendo-a junto à Brahma -, acabou não emplacando. E a Talent, convidada, avisou à Brahma que nem precisaria selecioná-la junto com outras. Ela não participa de concorrências. Segurança é isso ai.
Caso do JB X DPZ termina em divórcio
A conta do Jornal do Brasil não está mais na carteira da DPZ.
Nas palavras de Marco Antônio Vieira Souto, responsável na agência pelo atendimento da conta, "o casamento simplesmente se desfez, por desinteresse mútuo das partes de que ele continuasse".
Não era pra menos. Depois de os cônjuges lavarem as suas roupas intimas em público, seria surpresa se ambos continuassem a dividir o mesmo teto.
Mas os filhos continuam se dando. Os mídias da DPZ continuam programando outros clientes no Jornal do Brasil, e os contatos do JB continuam batendo na porta da DPZ.
Foi briga de gente grande.
Política atrai Elysio de novo
Desde 1986, quando estava na MPM, toda época de eleições o publicitário Elysio Pires - um apaixonado especialista em marketing eleitoral - se licenciava da agência para se dedicar à assessoria de diversos candidatos. Passadas as eleições, ele reassumia na agência.
Agora, na Caio, com a proximidade da próxima votação, Elysio preferiu se demitir, tirar férias e, no próximo mês retomar a seu escritório. Quando acabarem as eleições ele volta a trabalhar em agência. Apesar de não ter nenhuma engatilhada.
Na Caio, temporariamente Eduardo Domingues acumula a direção executiva dos escritórios carioca e paulista. Quando Caio Domingues voltar de viagem, a agência estudará quem vai ocupar o cargo deixado por Elysio.
A assessoria de Elysio Pires está funcionando na Av. Rio Branco, 45/1401, com o telefone (021) 233-5730.
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