Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/ABR/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo fecha abril com presença na mídia

O Governo do Estado do Rio aumenta suas veiculações no final deste mês. A primeira delas é com a ampliação da campanha do Crédito Rural Banerj, que está a cargo da Pubblicità e promete uma boa verba para os jornais e rádios do interior do Estado.
E nos dias 30 de Abril e 1º de Maio próximos o Governo Brizola estará presente na mídia comemorando a inauguração da Linha Vermelha. Duas agências estão encaminhando a comunicação: a Pubblicità divulgará com comercial pela televisão a festa ­ uma maratona e um show popular - e a Leão Ramos cuidará da divulgação da inauguração propriamente dita da Linha Vermelha, além da noticiar o início da segunda etapa da construção, com veiculação em revistas e televisão.

Chapa única parece tendência no CCRJ

A eleição para o Clube de Criação do Rio já tem uma chapa. Álvaro Gabriel de Almeida, o “Alvinho”, diretor de criação da Salles-Rio e um dos publicitários cariocas que trabalha no "grupo de ideias" da Rede Globo, decidiu se candidatar a presidente. Para compor politicamente, Alvinho convidou para vice o criador André Pedroso, que trabalha na Thompson com o atual presidente do Clube, Gustavo Bastos, e chegou a ser apontado como virtual candidato a prosseguir com o trabalho da atual diretoria.
Álvaro Gabriel já presidiu o CCRJ. Na época, provavelmente por que não queria tanto assim ser presidente - e apesar de já ser muito querido pelo mercado carioca -, não conseguiu fazer muita coisa. Agora Alvinho quer a presidência e está cheio de promessas. Como a prática tem demonstrado, dificilmente surgirá outra chapa para disputar com ele a eleição do dia 26 de Maio.
Por sua experiência e inteligência, Álvaro tem tudo para se redimir da gestão anterior e fazer um bom mandato. De qualquer forma, para "compromete-lo", a Janela publicará, semana que vem, sua plataforma.

Restaurantes do Rio ganham guia de Menus

A IMF Editora está lançando esta semana o número 0 do guia Brazil Menus - Rio de Janeiro, um livro em inglês e português com informações completas e atualizadas sobre os cardápios dos 100 principais restaurantes do Rio. O objetivo da Editora é orientar os cariocas e os turistas sobre o restaurante - inclusive com preços dos pratos em dólar - antes mesmo de que se saia de casa.
Este número 0 está saindo sem anúncios, apenas com os dados dos restaurantes. Estes, aliás, não só não pagam para serem incluídos como também não poderão anunciar no Guia.
Para o número 1, porém, a IMF já está comercializando o espaço. Quem tiver interesse, o telefone da Editora é (021) 240-4347.

Grottera pega nova conta de veículos

O Grupo DCI/Visão contratou a Grottera & Cia. para cuidar de toda a publicidade e promoção institucional de suas 18 publicações, entre jornais, revistas, cadernos dirigidos e anuários.
É interessante a situação que Luís Grottera conseguiu criar para a sua agência, como sendo especializada em veículos de comunicação. Nela, ao que parece, não há o conceito de cliente conflitante. Tanto que no Rio. por exemplo, a Grottera, Langoni continua com a conta do jornal O Globo, comemorando inclusive a conquista da medalha de ouro no Colunistas da categoria de Meio de Comunicação para os anúncios da campanha "Temporada de Pesca".

Criação carioca agita a volta do feriado

A volta ao trabalho depois da Semana Santa veio cheia de importantes surpresas. A Contemporânea foi virada de cabeça pra baixo, com a saída de dois redatores. O sempre irrequieto Marcos Silveira deixou a agência de Mauro Matos e voltou para Artplan. E o sempre tranquilo José Guilherme Vereza aceitou o convite da VS Escala para também mudar de agência. Para compensar, a Contemporânea imediatamente fechou com Ney Azambuja para o lugar de Marcos Silveira. E está tentando tirar da Thompson o premiado João Bosco.
O qual, aliás, o diretor da Thompson, Gustavo Bastos, não está nem um pouco disposto a largar. Aproveita a fase, Bosco!

Marie Claire faz anos e sai com publicitários

A Editora Globo fez uma bonita homenagem aos publicitários na comemoração do primeiro aniversário da revista Marie Claire.
A edição de abril enviada ao mercado publicitário chegou com um encarte de 3.500 exemplares em que os profissionais do setor foram as estrelas de todas as matérias.
Há textos muito curiosos, como "As 24 horas com as mulheres mídias" ou "como os homens publicitários imaginam a mulher Marie Claire". Nesta matéria, todos a descreveram como sendo uma mulher sensacional, magra, alta, inteligente, sofisticadérrima. Enfim, um tesão. Tanto que, perguntados sobre como terminariam um programa com ela, todos teceram fantasias as mais incríveis.
Aliás, todos não. No meio de tudo isso, Otto Pajunk, da McCann­Rio, foi o único dos 25 entrevistados que fez questão de limpar a sua barra ao responder: “nos encontraríamos com a minha esposa, em casa. Gostaria que ela fosse amiga da minha mulher para que pudéssemos sair juntos. Sou fiel a ela e não faria nada nem em pensamento".
Mulher de sorte, a Mme. Pajunk.

Lojas Brasileiras revive criatividade no varejão

Se algum leitor souber quem está criando e produzindo as novas campanhas das Lojas Brasileiras por favor conte, pra gente poder divulgar por aí.
Há muito tempo que não víamos coisa tão inteligente e adequada para vender as inevitáveis ofertas do varejo popular, lembrando os áureos tempos da Labor dos irmãos Marcio e Hélio Ramos para a Brastel.
No Natal a Brasileiras já surpreendeu com uma série engraçadíssima com tipos bem brasileiros falando sobre o que pretendiam comprar.
Agora, a rede assume as tradicionais brincadeiras da televisão - caracteristicamente as de programas de auditório como do SBT - para apresentar e repetir os produtos em oferta.
O Brasil é isso aí. E as Brasileiras estão atirando em cima. Quem torcer o nariz é porque queria estar na Suíça.

MKTMIX MKTMIX

• Quem disse que chicletes é coisa de criança ou adolescente? Pra provar que não, a Adams está lançando o chiclete Action com aromas naturais de alcaçuz e anis, dirigido especialmente ao segmento de homens e mulheres de 20 a 35 anos, que demandam produtos sofisticados e frequentam teatros, cinemas, viajam etc.,
As matérias primas do Action são importadas e a embalagem nas cores preto e dourado procuram dar a elegância que não envergonhe aquele consumidor ao utilizá-lo em público.
Por enquanto, o chiclete Action está sendo vendido apenas em São Paulo, mas em breve alcançará todo o país.
• CAMPANHA - A Giovanni Comunicações criou uma campanha para a linha "Chicken Light", da Seara, ressaltando, em todas as peças, as características de saudabilidade e versatilidade do produto, fazendo uma ligação com ocasiões em que a qualidade de vida e alimentação estão unidas.
O filme para televisão, que será veiculado nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Brasília, no período abril/julho, segue os aspectos da campanha. Ele mostra uma família aproveitando as delícias de um dia no campo, denotando a qualidade de vida e completando com um lanche saudável, variado e prático.
A campanha da Giovanni Comunicações é baseada nos resultados de uma pesquisa que apontam uma forte tendência para o consumo de alimentos leves e práticos, aliando o cozinhar fácil com o comer bem.

Carta

De Gustavo Bastos, diretor de criação da Thompson-Rio e presidente do Clube de Criaçãoo do Rio de Janeiro.

Marcio,
Fiquei profundamente emocionado com a eleição de Profissional de Propaganda do Ano.
A repercussão é a melhor possível e a emoção muito grande.
Você, que me acompanha desde o comecinho lá na VS sabe o quanto eu trabalho e sempre trabalhei pela boa propaganda e por reconhecimentos como esse.
Obrigado a você e a todos os jurados por esse e todos os outros prêmios conquistados nesse Colunistas.
Grande abraço,
"Gustavo"

Aproveitamos para lembrar que as correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP 22271 Rio- RJ, até 4ª feira.