Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/ABR/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem propaganda da Brastemp como a melhor de 91

A campanha da Brastemp em que os atores falam de eletrodomésticos que "não são nenhuma Brastemp" foi considerada a melhor campanha publicitária criada no Brasil em 1991 pelo júri do XXV Prêmio Colunistas Nacional, a mais importante premiação brasileira de publicidade, promovida pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda - ABRACOMP, que se reuniu durante o último fim de semana em São Paulo.
Criada pela agência Talent - que também foi considerada pelo Colunistas como a Agência do Ano pelo seu excepcional desempenho em 1991 - a campanha da Brastemp concorreu com outras 39 que já haviam recebido medalhas de Ouro nos oito julgamentos regionais que antecederam o Colunistas Nacional.
Como o melhor comercial brasileiro de televisão de 1991 - o Comercial do Ano - foi escolhido o filme "Copos", criado pela agência Leo Burnett para a linha de tênis Rainha System da São Paulo Alpargatas. O Anúncio do Ano foi a série de lançamento da nova coleção Valisére, criada pela DM-9, agência que também ganhou o prêmio de Outdoor do Ano para os outdoors da rede Dunkin Donuts. O Fonograma do Ano ficou com o Rio Grande do Sul, através do jingle "Traição", criado pela agência Estágio para os Colchões Sonolar.
O júri do XXV Colunistas Nacional foi presidido por este colunista e composto ainda por mais 10 jornalistas especializados em marketing e propaganda de vários estados brasileiros. Durante o julgamento foram analisados apenas os 209 trabalhos selecionados como os melhores entre os quase 7 mil inscritos nas premiações regionais. Nesta seleção final, ficaram com prêmios nacionais somente 55 trabalhos, sendo 21 para agências de propaganda de São Paulo, 8 do Rio, 7 do Paraná e do Rio Grande do Sul e 4 da Bahia e de Brasília. Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Goiás conseguiram, cada um, um prêmio no Colunistas Nacional!.
Além do título de Agência do Ano dado à Talent, o Prêmio Colunistas também homenageou outras empresas e profissionais que mais se destacaram na atividade publicitária em 1991. Como Veiculo do Ano foi escolhida a MTV, pela influência que seu surgimento no Brasil gerou não apenas nas preferências musicais da juventude brasileira como na própria linguagem publicitária, que em vários filmes procurou acompanhar o estilo da emissora.
O Anunciante do Ano foi o Bamerindus, que mesmo durante a crise econômica de 1991 manteve altos os seus investimentos publicitários e projetos promocionais. Como Publicitário do Ano foi escolhido Ivan S. Pinto, presidente da MPM/Lintas Brasil e principal articulador do principal negócio publicitário realizado em 1991: a compra da maior agência brasileira, a MPM, pela Lintas/Worldwide. O Profissional de Propaganda do Ano foi José Francisco Queiroz, pelo destaque de seu trabalho de mídia e gerenciamento das operações da agência Norton.
Os diplomas e troféus do XXV Prêmio Colunistas Nacional deverão ser entregues em maio, em São Paulo, juntamente com uma exposição dos trabalhos publicitários premiados.
Estes foram os prêmios conquistados pelas agências cariocas. Todos com Medalhas de Ouro, como os melhores de suas categorias em todo o Brasil:
ÁREA: Televisão e Cinema
Categoria: Produtos e Serviços Automobilísticos
- Série "Se você fosse um carro", da Standard e Film para a Shell do Brasil.
ÁREA: Rádio
Categoria: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
- Série "Mineiro" e "Paulista", da Artplan e Rádio Atividade para Hotéis Othon.
ÁREA: Mídia Impressa
Categoria: Cigarros e Tabacos
- Série "Contraponto", da Standard para a Souza Cruz (Free).
Categoria: Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
- Série "Temporada de Pesca", da Grottera, Langoni para O Globo.
Categoria: Produtos e Serviços Automobilísticos
- Série "Creme", da DPZ para Ceras Johnson (Grand Prix).
Categoria: Produtos e Serviços para Escritório
- Série "Telex", da Giovanni para Embratel.
ÁREA: Campanhas
Categoria: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
- "Desestatização", da MPM/Lintas para o BNDES.
ÁREA: Apresentações Especiais
Categoria: Campanha de Menos de 60 cm
- "Seções de Jornais", da Unità para Alimentos Mainiti.

Carta

Prezado Marcio,
Foi com satisfação que vimos à matéria sobre o Manga Jr. em sua coluna, um jovem talentoso e com muita garra.
Gostaríamos, no entanto, de corrigir um engano, que não deve ter sido proposital.
O filme da cama para o Cantão não foi criado por nenhuma house, mas sim pela Scope, que atendia o Cantão na época, com criação de Marcos Marinho, Marcelo Amarante e Maria Lux Schneider, direção de criação de Maria Lux Schneider, produção da Claquete com o Lu dando a maior força, JB na luz e o Manguinha dirigindo.
"Um abraço do Marcelo Amarante".

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RANKING FANTASIA
É mais fácil vender uma notícia falsa para um jornalista que o Pão de Açúcar para um caipira. Qualquer publicitário sabe - e abusa - disso. É só ler as páginas de economia dos jornais diários e as colunas sociais para comprovar.
A mais nova é o ranking dos anunciantes, feito pela Leda-Nielsen Serviços de Mídia. Não que o levantamento numérico das centimetragens e secundagens ocupadas pelos anunciantes na mídia pela Leda esteja errado. Mas as principais conclusões geradas pelo estudo - como volume da atividade publicitária no ano anterior e ranking dos maiores anunciantes - são, como sempre, absurdas, porque se baseiam em preços de tabela dos veículos e não sobre o que efetivamente custaram as veiculações.
Será que nenhum jornalista de economia dos grandes jornais sabe disso?
ENERGIA PARA AS AGÊNCIAS
A Furnas Centrais Elétricas, empresa vinculada à Eletrobrás e ao Ministério da Infra-Estrutura, abriu concorrência para agências de publicidade pré-qualificadas junto ao Governo Federal.
O Edital com todas as informações da concorrência está na Comunicação Social da Presidência da Furnas, que fica na Rua Real Grandeza, 219/16º andar, Bloco A, em Botafogo, no Rio.
A entrega dos documentos é que vai dar trabalho aos executivos das agências. Eles devem ir até a sede da Furnas entregar os envelopes entre as 10 e 11 horas do dia 13 de Maio próximo e depois voltar às 14:30 do mesmo dia, no mesmo local, para assistir a abertura dos mesmos. Como esse dia 13 de Maio será perdido para eles, podem aproveitar a ocasião para comemorar, na própria sede da Furnas, a abolição da Escravatura.
OS FELIZARDOS PAULISTAS
Franzé, presidente da Pubblicità, está mostrando sem parar porque foi escolhido pelo Colunistas Rio o Publicitário do Ano. Depois de conquistar várias contas do Governo Federal e ter encabeçado a lista das agências vencedoras da concorrência do Governo Brizola, a Pubblicità ficou também entre as 7 escolhidas para o Governo Fleury, de São Paulo, participando do bolo que, só este ano, chegará a Cr$ 19,95 bilhões.
Em São Paulo não houve licitação, mas a simples escolha de agências entre as pré-qualificadas pelo Palácio dos Bandeirantes. Junto com a Pubblicità entraram as felizardas Better, ADM, Delta, Bonturi & Barone, Norton e CBP.
AINDA A PUBBLICITÀ
A agência, que é uma S.A., publicou na última semana o seu balanço de 1991.
A receita de honorários em 1991 foi de Cr$ 2,74 bilhões, correspondente a 511 % (não-deflacionados) sobre o exercício de 1990, quando chegou a Cr$ 535,99 milhões. Nas notas explicativas às Demonstrações Financeiras, a Pubblicità esclareceu que eliminou do balanço a rubrica "Venda de Serviços", em que constava o Faturamento Bruto de 1990 no valor de Cr$ 2,73 bilhões. E explicou que, se mantida esta rubrica em 1991, o valor do Faturamento Bruto, ou seja, da Venda de Serviços, seria de Cr$ 14,36 bilhões. O procedimento, disse a nota, foi adotado "visando a padronizar, com o setor da propaganda, o plano de contas da empresa".
ATRÁS DO COLIBRI
Além de concorrerem em prêmios nacionais, os publicitários capixabas também têm seu próprio prêmio de publicidade: o Colibri. Este ano, o julgamento do Colibri 91 será dia 25 próximo e, para julgar as peças foram convidados 5 criadores dos principais mercados brasileiros. De São Paulo vai Mauro Peres, diretor de criação da Talent, e Marcelo Nepomuceno, diretor de arte da W/Brasil. De Minas participa Silvana Coelho, diretora de arte da Setembro. E do Rio seguem Álvaro Gabriel, diretor de criação da Salles, e Gustavo Bastos, diretor de criação da Thompson, presidente do CCRJ e Profissional de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas Rio.
TUDO COMO ANTES
Como em toda eleição para associação de propaganda não está nada fácil para encontrar um candidato à presidência do CCRJ. A eleição prevista para o próximo dia 29 já foi adiada para 26 de maio, na expectativa de surgir um candidato que consiga o consenso dos criadores cariocas para a substituição de Gustavo Bastos.
Gustavo não quer mais continuar no Clube. Ele não tem nem três meses de casado. Deve querer ir pra casa depois do expediente e não ficar conversando com um monte de barbados sobre a crise na propaganda carioca.
Mas como comentou conosco lucidamente o guru Carlos Pedrosa, ninguém pode esperar que, mudando o presidente do Clube, se mantenha o estilo definido por Gustavo. Porque o próprio perfil de Gustavo como publicitário de sucesso meteórico no Rio de Janeiro - inseparável de seu jeitão alegre e festeiro - ninguém mais tem. Nem vai poder fingir.
Ou seja, se os criadores cariocas acham que o que o mercado continua precisando é este clima gerado por Gustavo, a única salda é implorar de joelhos que ele continue.
Se ninguém quiser sujar a calça, a solução não é discutir nomes, mas que alternativas de atuação caberiam para o Clube neste momento. Aí será mais fácil encontrar alguém para suceder a Gustavo Bastos.
CARTAS PARA A JANELA
As correspondências devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701. CEP 22271, Rio de Janeiro - RJ. No horário comercial o telefone é (021) 552-4141.
HeringEXEMPLO DE MARKETING
Uma das empresas mais atuantes em marketing com que esta coluna tem tido contato é a Hering. Não há uma semana que a gente aqui não receba informação de uma novidade que ela esteja lançando, em qualquer estação do ano. Agora para outono/inverno são pijamas, camisolas, trainings, blusões, camisetas e moletons, voltados para bebês, adolescentes e adultos de qualquer sexo. É impressionante. O lançamento mais recente é a Hering "Super T", que é a tradicional e insubstituível T-Shirt, mas com uma nova modelagem, com mangas mais longas, cava reta, reforço na gola e uma malha mais pesada.