Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas escolhem amanhã os melhores da Propaganda Carioca
Este fim de semana, no Marina Palace Hotel, vai acontecer o julgamento do XI Prêmio Colunistas Rio, com a escolha dos melhores trabalhos, empresas e profissionais do mercado carioca.
O júri será formado por Armando Ferrentini (Editora Referência), Genilson Gonzaga (Jornal do Commercio), Jomar Pereira da Silva (Correio Braziliense), Lúcia Leme (O Globo), Marcia Brito (Folha da Tarde), Marcio Ehrlich (Monitor Mercantil) e Suzane Velloso (O Globo).
Os resultados do XI Prêmio Colunistas Rio estarão à disposição das agências participantes na próxima segunda-feira, 30 de Março, no próprio Marina Palace Hotel (Av. Delfim Moreira, 630, no Leblon). O horário é até o meio-dia, quando também se encerra o prazo dado pela organização do prêmio para as agências retirarem o seu material de volta.
Todos os ganhadores de Diplomas de Ouro neste julgamento serão encaminhados a São Paulo para o julgamento do XXV Prêmio Colunistas Nacional, quando se escolherão os melhores trabalhos entre os vencedores de todas as oito regionais do Colunistas.
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DUDA NO RIO
O publicitário baiano Duda Mendonça - fundador da DM-9 - é quem está cuidando da propaganda de Amaral Neto para a prefeitura do Rio. Duda, que já havia se afastado há tempos de sua agência original e, recentemente, de sua nova agência DS 2000, abriu uma produtora de vídeo em sociedade com Flávio Maluf, filho de Paulo Maluf, para cuidar das próximas eleições.
Duda foi quem cuidou da última campanha do próprio Paulo Maluf para a prefeitura paulista.
DIZEM DA NOVA DM-9
Chegou esta semana ao ouvido da gente que na separação entre a VASP e a DM-9 a iniciativa foi realmente da agência, como noticiado na época.
A verdadeira razão, porém, é que não foi revelada.
Consta que, para ganhar a conta na afamada concorrência em que Wagner Canhedo exigiu propostas financeiras das agências diferentes da Lei 4.680, Nizan Guanaes aceitou uma taxa de agência de 6% sobre veiculações, além da já sabida taxa 0 de produção.
Só que, no que o cliente começou a atrasar, o pessoal do grupo financeiro Icatu, sócio da DM-9, chamou Nizan no canto e lhe recomendou renegociar o contrato. Ou muda a taxa ou abre mão da conta.
Deu no que deu.
CANHEDO CHORA MÁGOAS
Agora a Vasp está apenas com uma house, fazendo um trabalho extremamente amador, como se pode ver no material que vem sendo veiculado. Até merchandising a empresa está aceitando. Nos guardanapos de seus serviços de bordo, por exemplo, além da marca da empresa aérea vem o logotipo da Coca-Cola na face oposta.
Enquanto isso, na imprensa, noticia-se que Wagner Canhedo se convenceu de que a empresa não tem passado uma imagem positiva na sua comunicação e que, por isso, contratou o publicitário Agostinho Gaspar, da A&G Comunicação, para ser ombudsman da empresa na área.
ME ENGANA QUE EU GOSTO.
Toninho Lima esqueceu suas declarações feitas em 1991 quando deixou a Thompson-Rio - de que estava cansado de ser diretor de criação e só queria ser redator - e aceitou a promoção que a Artplan lhe deu para dirigir a criação da casa...
Deve ter cansado de ser redator.
SAÍDA PARA O RIO
Os jornais cariocas já estão publicando um anúncio da Memória da Propaganda para a palestra de Valdir Siqueira presidente da Abap-Rio e da agência VS Escala sobre "O atual estágio do mercado de propaganda do Rio de Janeiro", dia 9 de abril.
Valdir tem muita experiência no assunto. Acaba de abrir escritório da VS Escala em São Paulo. E, pour cause, já ampliou sua carteira de clientes, conquistando toda a conta da revista Veja.
Talvez por isso, o anúncio diz que Valdir "vai explicar também se é verdade que a única saída para o publicitário do Rio é mesmo o Aeroporto Santos Dumont".
Só que, quem ligar hoje para a VS, descobrirá que tanto Valdir Siqueira como seu sócio Lula Vieira não estão em São Paulo, mas nos Estados Unidos, em convenção internacional da Young & Rubicam, que detém 20% das ações da VS.
Como se vê, o Santos Dumont não é a única saída para o publicitário do Rio. Há também o Galeão.
RAGGIO EM MINAS
O publicitário Vicente Raggio é o novo vice-presidente de operações da agência mineira RC, onde dirigirá todas as atividades de atendimento e criação.
Raggio é bastante conhecido dos publicitários cariocas. Não só por ter passado no atendimento da DPZ-Rio alguns anos como pela polêmica gerada ao ter dado uma declaração numa palestra em São Paulo - até hoje não completamente desmentida nem confirmada - de que no Rio os profissionais de todas as áreas são piores que os paulistas.
As notícias da contratação de Raggio não esclarecem por que ele deixou a propaganda de São Paulo.
TEM COISA NO BANCO DO BRASIL
A nota publicada no Diário Oficial parece encriptada. Mas deverá haver quem a decripte (como se diz no anglicismo da informática).
Diz o seguinte: "O Banco do Brasil comunica que se encontram à disposição das agências de propaganda pré-qualificadas conforme processo nº 00005.000001/91-51, referente à Pré-qualificação nº 001/91, no local, data e hora abaixo discriminados, os Editais de Licitações de Serviços de Publicidade nº 01/92, 02/92, 03/92 e 04/92".
O local era a Comac Coordenadoria de Marketing e Comunicação da Cotec - Consultoria Técnica da Presidência do Banco, no SBS - Edifício Sede III - 10º andar, em Brasília. "Era" porque o prazo dado referia-se apenas aos dias 23 e 24 últimos. Mas quem for ainda deve achar alguma coisa.
ABP DEIXA O RIO PALACE
Pela primeira vez, a entrega do Prêmio Comunicação da ABP não será no Rio Palace e sim no salão de banquetes do Jóquei Clube Brasileiro, no centro da cidade. A data marcada é 8 de maio próximo e os homenageados são a Revista Exame, como Veiculo; o Banco Nacional como Anunciante; a Contemporânea como Agência; e o ministro Marcilio Marques Moreira como Personalidade.
As adesões já estão abertas na sede da ABP, pelos telefones 233-1197 e 263-3261.
MASTER PISA MACIO
A Master Propaganda é quem está agora com a conta da Tapeçaria Ronari. A previsão de faturamento publicitário da conta para esta ano é de 350 mil dólares.
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