Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/MAR/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo do Rio distribui suas contas publicitárias

O Governo Leonel Brizola já tem oficialmente suas agências de propaganda.
Depois de meses de emoção e suspense numa das mais conturbadas e disputadas concorrências publicitárias de governo, foi finalmente assinado na última quarta-feira o contrato do Gabinete Civil com as 8 agências de propaganda selecionadas na licitação. Assim como cópias do protocolo assinado entre elas para agirem em conjunto no atendimento ao Governo. Como esta coluna previu aqui diversas vezes - e não foi preciso polir a bola de cristal - a Leão Ramos ficou com a parte do ...leão. Será ela a administradora do pool, repetindo a experiência da gestão anterior de Leonel Brizola.
Voltando às contas, não foi na quarta, porém, que as agências ficaram sabendo quais eram as suas. Só ontem, em reunião especial no Palácio Guanabara é que cada agência recebeu, solenemente, seu envelope com a indicação de suas próprias contas.
Se a distribuição não agradou a algum dos participantes ninguém ficou sabendo. Segundo o pessoal do Palácio, os representantes das agências foram discretíssimos em suas emoções. Se bem que, convenhamos, do jeito que anda o mercado até a conta da lanchonete do Palácio Guanabara é mais do que bem-vinda.
Ficou assim a distribuição de contas publicitárias do Governo do Rio, por ordem alfabética de agências:
Caio: Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde e Secretaria da Cultura. Aqui o forte é o Ciep.
Denison: Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Secretaria de Meio Ambiente e Projetos Especiais; Turis Rio e Geroe (um grupo de estudos especial de Ecologia). Ou seja, a Eco 92 já é o primeiro potencial de trabalho.
Expressão: Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Transporte.
Ferrari: Secretaria de Economia e Finanças (Detran etc); Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca; e Secretaria da Defesa Civil.
JG: Loterj; Secretaria de Trabalho e Ação Social (Fundação Leão XIII). Um excelente pedaço da conta, pelo que deve vir de Raspadinhas e outras Loterias.
Leão Ramos: administradora do pool; Banerj (institucional e matéria legal) e Gabinete Civil (parte). No Gabinete Civil, que ela divide com a Pubblicità, estão obras como a Linha Vermelha e outras de grande impacto popular.
Premium: Secretaria de Minas e Energia; Secretaria de Urbanização, Habitação e Assentamentos Humanos; Secretaria de Esportes e Lazer. Nesta, está incluída a Suderj.
Pubblicità: Banerj (produtos); Gabinete Civil (parte); Secretaria de Justiça; Polícia Civil e Policia Militar.
Hoje as diversas Secretarias citadas aí em cima estarão recebendo correspondências da Comunicação Social do Palácio sobre suas respectivas agências. A partir dai todos estão liberados para começar a trabalhar.

Carlos Manga Júnior abre sua trilha na propaganda carioca

Tem quem o chame de Júnior, tem quem o chame de Manga Júnior e principalmente ­ com um pouco mais de intimidade - de Manguinha. Seja como for, é inevitável que qualquer desses nomes nos remeta à lembrança fortíssima do nome de seu pai Carlos Manga, um dos monstros sagrados dos telões e telinhas brasileiros.
Se isso é bom ou ruim é assunto para muitas horas de bar. Ou de análise. Mas o que é gratificantemente bom é se ver que o diretor de comerciais e televisão carioca Carlos Manga Júnior - aos 25 anos de idade - vem abrindo seus espaços sem tropeçar no tamanho do nome, a ponto de já ser reconhecido como um dos talentos mais crescentes no mercado de comunicação do Rio de Janeiro.
E assim como seu pai, Manguinha não abre mão de rodar por todas as estradas. Recontratado recentemente pela Rede Globo para dirigir mais uma novela, Manguinha só aceitou o cargo na condição de não prejudicar sua atividade como diretor de comerciais, na qual vem dedicando um enorme carinho nos últimos dois anos.
Ele garante que não há nenhuma dificuldade em coordenar as duas funções. "Uma novela tem três diretores, o que permite tranquilamente a cobertura da ausência de um deles para reuniões de produção e para a filmagem", ele lembra.
Ao contrário do que poderia parecer, porém, Manguinha procura não deixar a linguagem de a televisão influenciar o seu estilo como diretor de comerciais.
Fascinado por cinema, ele vem procurando levar para seus trabalhos todo o grafismo e estética dos filmes que fazem a sua cabeça. É o caso do seu mais novo comercial, "Despedida", para os jeans Daikiry, no qual não faltam citações a "Paris, Texas" de Wim Wenders e a "Arizona Nunca Mais" de Ethan e Joel Cohen.
Como foi também, aliás, seu primeiro filme para a Cantão. Aquele do motoqueiro que traz uma cama como reboque. E que sem pedir muita licença entrou no shortlist do Festival da ABP.
Nestes dois comerciais, como os clientes têm suas house agencies, além de diretor Manga Júnior foi o criador e roteirista dos filmes. Tanto que não fez neles nenhuma concessão ao clima conceitual. Mas seu currículo já inclui trabalhos para agências independentes, como Artplan (Rock in Rio), Almap/BBDO (Pepsi), DPZ e Oficina (Fashion Mall).
Este comercial "Despedida" ainda tem uma carreira promissora em festivais publicitários daqui por diante. A produção, cuidadosa, foi da Blow-Up e merecem ainda destaque a bela fotografia de Walter Carvalho (o mesmo da minissérie "América", da Manchete) e o cenário - perfeito para um "road-movie" - de José Cláudio.

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• O PETRÓLEO É DELAS
A Petrobrás Distribuidora habilitou 13 agências de propaganda na licitação para a sua conta: Agnelo Pacheco, Almap/BBDO, Expressão, Flori, MBA, Norton, Denison São Paulo, HCA, Pubblicità, Salles, VS Escala, Denison Rio e Giovanni.
• CAMPANA VAI À LUTA
O ex-presidente do GAP, Carlos Campana, deixou a direção de atendimento da Almap/BBDO no Rio para se associar a Jean Pierre Resmond e a Hélio Bloch na empresa de promoções Meet, que tem entre seus clientes a Souza Cruz e está, no momento, fazendo a operacionalização da campanha do "Mesadão" Coca-Cola.
• NINGUÉM É PERFEITO
Pode ser mera influência dos meus tempos de colaborador do Pasquim - onde trocadilho era considerado a forma mais infame e fácil de fazer humor - mas também não consigo ser chegado a um trocadilho profissionalmente. Por isso foi duro ver que a DPZ São Paulo não resistiu na sua nova campanha do ltaufax do Itaú e saiu lascando coisas terríveis como "Veja como é fax chegar ao Itaú".
Não é possível que não houvesse saída melhor...
• ENTRE OS COLUNISTAS
Este fim de semana os colunistas publicitários estão reunidos na capital paulista para o julgamento do Colunistas São Paulo. E na terça-feira o dia é de Porto Alegre, com a regional do Colunistas Rio Grande do Sul. Finalmente no outro fim de semana é a vez do Colunistas Rio, quando se conhecerão os melhores da propaganda carioca de 1991. Quase 50 agências se inscreveram!
E entre os colunistas uma novidade é que Joezil Barros se afastou oficialmente de sua coluna publicitária do Diário de Pernambuco, em Recife, já que suas novas atribuições como diretor-superintendente do jornal quase não lhe dão tempo. Em seu lugar assumiu o interino da coluna nos últimos meses, Seabra Neto.
• HOMEM DE MARKETING
O diretor geral de marketing do Banco Econômico, Maurício Abreu, concorreu com mais quatro empresários baianos e foi eleito o Homem de Marketing da Bahia de 1991 pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas daquele estado. Maurício, que tem 43 anos e está no Banco Econômico desde 1971, será homenageado, ainda este mês, em solenidade no Hotel Meridien, em Salvador.
• CARTAS PARA A JANELA
Devem ser enviadas, até 4ª feira, para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP 22271, Rio de Janeiro, RJ.