Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/MAR/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Um Break com Gustavo Bastos, diretor de criação e DJ

Mais uma vez reproduzimos, aqui na Janela, a coluna Break que Marcia Brito está publicando no caderno Propaganda e Marketing da Folha da Tarde. Agora, o entrevistado é Gustavo Bastos, o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro e diretor de criação do escritório carioca da J. Walter Thompson.

Gustavo Bastos
Gustavo Bastos
Há bem pouco tempo, coisa de uns 7 anos, Gustavo Bastos, diretor de criação da J.W. Thompson do Rio nem sonhava que um dia viria a ser um publicitário de sucesso, respeitado por colegas, clientes, jornalistas etecetera, etecetera, e admirado pela torcida do Flamengo, socialites e por um bando de puxa-saco. Quando Gustavo nem sabia quem era Duailibi (para quem depois teve a oportunidade de trabalhar durante 4 anos como diretor de criação da DPZ-Rio), ele brilhava em outra tribo.
Toda noite, o então adolescente Gustavo ia à discoteca. Encaminhava-se para a cabine transparente e, pilotando uma aparelhagem de som tão complicada para um leigo quanto o painel de controle de um Boeing, e com um repertório de centenas de fitas e discos para selecionar, Gustavo colocava o melhor do dance music e botava pra quebrar. Naqueles tempos Gustavo brilhava como DJ. "Eu gosto muito de música", confessa Gustavo. Gosta e entende. Do contrário não teria sido o "convidado especial" do programa "Repertório" que a rádio Globo FM leva ao ar para seus exigentes ouvintes. Gustavo fez um programa sobre Frank Sinatra. Ele e o velho "blues eyes" arrasaram.
Por essas e outras, Gustavo está na moda de "Domingo", está no "Perfil do Consumidor", no editorial do "Jornal do Clube de Criação" (que preside), na campanha de lançamento da "Vejinha Rio", no Banana Café, no Resumo da Ópera, enfim, ele está em todas e está prosa. "'Eu estou feliz por termos conseguido fazer o jornal do clube e o premio Portfólio decolar", diz Gustavo, com a autoridade de frequentador da ponte aérea, segundo ele, por motivos sentimentais, pois namorou uma paulista há 5 anos, com quem acaba de casar. Mas este carioca de postura profissional quase que paulista não voa quando o assunto é mercado do Rio: "no momento a propaganda está parada, mas o mercado está andando", afirma Gustavo com os pés na terra. (Marcia Brito).

NOME: Gustavo Impellizieri de Moraes Bastos
NASCIMENTO: 21 de março de 1965.
SIGNO: Áries.
CIDADE DE NASCIMENTO: Rio de Janeiro, em Copacabana.
CIDADE DE CORAÇÃO: Rio e Londres (é o que as pessoas acham que é Nova York).
SUPERSTIÇÃO PROFISSIONAL: A Maria, minha secretária. Para onde vou levo ela.
HOBBY: Música.
RÁDIO QUE COSTUMA OUVIR: Gosto de variar as FM.
PROGRAMA DE TV IMPERDÍVEL: Gravo sempre o "Programa Legal".
PRODUTO QUE EXISTIA NA INFÂNCIA E DE QUE SENTE SAUDADE: Nutry Baby de banana. Se lembra? Era uma delícia.
PRODUTO QUE PRECISARIA SER INVENTADO: Uma máquina de dar aumento de salário.
PARA QUE TIPO DE PRODUTO JAMAIS TRABALHARIA: Político.
ANÚNCIO OU COMERCIAL SEU QUE GOSTARIA DE VER IMORTALIZADO EM UM MUSEU: Eu acho muito bom o "Expresso Oriente" feito para o lançamento do livro de Agatha Christie, da editora Globo.
E DE OUTRO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO: O comercial "Night and Day", do Banco Itaú, criado pelo Washington Olivetto e o Petit.
O QUE GOSTARIA DE SER SE NÃO FOSSE O QUE É: DJ.
ANUNCIANTE QUE LEVARIA PARA UMA ILHA DESERTA: O Globo me deu muitas alegrias.
ANUNCIANTE QUE DEIXARIA EM UMA ILHA DESERTA: Qualquer político.
ÍDOLO: Petit.
O QUE FARIA SE PUDESSE FICAR INVISÍVEL POR 30 SEGUNDOS?: Entraria no banheiro das mulheres para ouvir o que elas conversam. O trauma da minha vida é não entender porque as mulheres sempre vão juntas ao banheiro.
MAIOR ALEGRIA QUE A PROFISSÃO JÁ DEU: Os amigos.
O QUE MAIS CHATEIA NA PROFISSÃO: Os chatos. A profissão tem muitos chatos.
O PAÍS FRUSTROU SUAS PERSPECTIVAS: Um pouco. Gostaria de ter mais trabalhos feitos, produzidos.
OBJETO DO DESEJO: Um telefone celular.
MOTIVO DE ORGULHO: Eu ter chegado onde estou na minha profissão.
MOTIVO DE ARREPENDIMENTO: Nenhum.
NA AGENDA: Grandes trabalhos pela frente.
FILOSOFIA DE VIDA: Fazer sempre o que gosto porque provavelmente assim farei o melhor.

Banerj faz campanha direta pelo Governo

O Banerj, maior anunciante do Governo do Estado do Rio, voltou à mídia ontem com uma campanha conjunta com o Detran para o lançamento do Kit Detran, um novo sistema do Governo carioca para desburocratizar a renovação das carteiras de habilitação.
Orçada em torno de 300 milhões de cruzeiros, a campanha - que prosseguirá até domingo - foi veiculada diretamente pela Coordenação de Comunicação Social do Estado e não por qualquer das agências aprovadas recentemente por licitação.
Como até hoje não foi assinado o contrato com as agências, o pool de atendimento ao Governo oficialmente não existe e nenhuma de suas futuras integrantes pode faturar a verba do Estado. O que não quer dizer que a criação da campanha também tenha sido feita internamente no Governo. A criação foi da agência Expressão, que acabou doando o trabalho - sem qualquer remuneração - ao Banerj.
O responsável pela propaganda do Governo Brizola, Billy Davies, acredita que até 3ª feira o Contrato das agências com o Gabinete Civil esteja assinado. A razão mais recente da demora foi o envio não previsto do Contrato ao procurador do Estado, para análise. Ontem o Contrato foi devolvido pela procuradoria e até o começo da semana as providências solicitadas poderão ser resolvidas para que o pool se torne realidade.
Provavelmente na mesma oportunidade da assinatura do Contrato as agências venham, a saber, oficialmente, qual será a divisão das contas do Estado. Esta divisão já foi arquitetada pelo Gabinete Civil, mas depende ainda da aprovação do Governador Leonel Brizola. Que, em Nova York, está longe de se preocupar com este assunto.
No Contrato, porém, as agências não saberão ainda quanto poderão faturar com o Governo. A assinatura é unicamente com o Gabinete Civil, cuja verba alocada é de menos Cr$ 300 milhões. Só depois da divisão das contas é que elas saberão se a partilha foi boa ou não.

MKTMIX • MKTMIX

• NOVE MUDA DE NOVO
Este é o último fim-de-semana para se assistir a MTV no Canal 9 do Rio. A partir de segunda-feira, a MTV passa a ser transmitida pelo Canal 24, em UHF, ficando o Canal 9 com a transmissão da nova Rede OM, a primeira emissora de televisão nacional com sede no sul do país. Dirigida pelo político José Carlo Martinez, a Rede OM tem como base Curitiba, e já levou para sua diretoria Guga Oliveira para a direção de programação, Dante Mattiusse para a direção de jornalismo e Flávio Martinez para a superintendência comercial.
A estreia da Rede será às 18 horas do dia 9, mas já nesta sexta-feira a OM funcionará em caráter experimental para a transmissão exclusiva dos jogos da Taça Libertadores da América.
• MALT 90 MUDA TUDO
Na guerra das cervejas durante o Carnaval, a Brahma deixou de fora sua Malt 90. Não foi pra menos. A cerveja - lançada em 1985 pela Artplan ­ ganha esta semana uma campanha própria de US$ 1 milhão para se apresentar ao publico com novo rotulo e sabor! “Além de um filme de 60”, haverá ações promocionais e materiais de ponto-de-venda.
A Brahma descobriu que o verde-e-prata original da Malt90 não vendia o produto. Agora, a Malt vem com o dourado padrão das cervejas brasileiras, e o objetivo de concorrer diretamente com a Kaiser, no chamado segundo time das cervejas. A produção mensal inicial da nova Malt 90 será de 900 mil dúzias.
• NORDESTE DE VOLTA
A Presidência da República abriu concorrência para uma nova campanha institucional da Sudene, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A abertura das propostas será dia 26 de março no auditório do Palácio do Planalto, onde também podem ser conseguidas maiores informações sobre a licitação.
• CARTAS PARA A JANELA
Devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271, Rio - RJ.