Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Manga leva publicitários para assessorar a Rede Globo
Cinco dos melhores criadores publicitários cariocas estão fazendo parte há cerca de um mês de um grupo de trabalho na Rede Globo de Televisão, uma iniciativa brilhante de Carlos Manga com o objetivo de levantar ideias para os programas da casa.
São eles Álvaro Gabriel de Almeida (Salles), José Guilherme Vereza (Contemporânea), Marcos Silveira (Almap/BBDO), Gustavo Bastos e João Bosco (J.W. Thompson). Além dos publicitários, participa dos trabalhos do grupo o cartunista Miguel Paiva, que está assinando, inclusive, a abertura da nova novela das 7, Perigosas Peruas.
Os criadores já trabalharam em mudanças no programa do Faustão e do Chico Anísio, dentro do período inicial da experiência de três meses. A expectativa da equipe, porém, é de que haja continuidade no trabalho.
MIKTMIX
• UNITÁ CRESCE EM 92
A Unità, agência de Luís Carlos Lopes, começa 92 com três novas contas: a rede Gordon (9 lojas de fast-food), a tradicional Papelaria Piril e os colchões Phenix. Para estes, aliás, a agência começa a veicular, na segunda quinzena de fevereiro, a campanha de lançamento da linha de colchões Pierre Cardin, com mídia prevista para jornais e, numa segunda fase, revistas e TV.
Em seu 3º ano de vida, a Unità espera faturar US$ 3 milhões em 1992, num crescimento de 65% sobre 1991. De outubro para cá a equipe cresceu 25%. E este mês entra na agência o atendimento Jose Luiz Janin (ex-Denison e Provarejo), no lugar de Mônica Rodrigues, que assume a gerência de marketing e promoção da Flupeme e se torna cliente da agência.
• SALLES PROMOVE ABEL
Depois de vários meses sem ter oficialmente ninguém no comando de seu escritório carioca, a Salles decidiu promover seu diretor de atendimento Abelardo Cid a Vice-Presidente Executivo da agência, com a responsabilidade pela gerência da Salles-Rio.
Abel é um profissional que se consagrou como um dos maiores especialistas em publicidade de cigarros do país, sendo cobiçadíssimo pelas agências brasileiras na época em que as cigarreiras - especialmente a Souza Cruz - estavam entre os maiores anunciantes brasileiros.
Agora que cigarro não faz tanto sucesso na televisão, a Salles teve a sensibilidade de não deixar escapar o talento de Abel, promovendo-o à seleta classe dos executivos cariocas das grandes agências nacionais.
• GIOVANNI NÃO VÊ CRISE
O ano começou tão cheio de perspectivas na Giovanni que a agência contratou logo três profissionais para a criação: o diretor de arte Rogerio Cavalcanti (ex-DPZ) para fazer dupla com Valois Correia, o diretor de arte Victor Kirowsky (que deixa a Pubblicità) para refazer sua dupla com Jorge Barros; e o chefe de estúdio Jose Estevão.
• NOVA CONCORRÊNCIA EM BRASÍLIA
O Ministério da Infra-Estrutura abre dia 22 de Fevereiro, às 14 horas, duas concorrências para a empresa Telecomunicações de Brasília, responsável pelo sistema de telefonia da Capital Federal. A concorrência nº 081 ADM tem como valor Cr$ 988 milhões, com base neste mês de Janeiro.
O objetivo específico da concorrência é praticamente impossível de entender pelo texto mal redigido do Edital. Mas vá lá:
Promover o conhecimento, aplicação, utilização e racionalização dos serviços de telecomunicações, na comercialização, incremento, e orientações/instruções em geral ao mercado consumidor abrangendo o planejamento, assessoramento, criação, produção e veiculação de: a) peças ou campanhas publicitárias, além da execução e controle do plano de veiculação; b) material promocional, material de ponto de venda e serviços necessários às atividades de Comunicação Social e Marketing.
Em suma, deve querer dizer: "fazer a propaganda da Telebrasília...”.
A outra concorrência, de nº 09/ADM, tem valor de Cr$ 395,2 milhões e visa "divulgar institucional e comunitariamente as atividades desenvolvidas” quanto à melhoria, qualidade e expansão do sistema de telecomunicações, além de estreitar o relacionamento da Empresa com o empregado e a comunidade.
• MPM RATIFICA VENDA
Com a publicação do extrato da ata da Assembleia Geral Extraordinária de 26 de dezembro último, a MPM encerrou sua fase de S/A e transformou-se em MPM Propaganda Ltda., não precisando mais dar satisfações na imprensa do que acontecer no seu universo acionário.
Pelo menos neste extrato ficamos sabendo que o capital da empresa - que não incluiu o nome Lintas na razão social, tem o valor de Cr$ 500 milhões, dividido em 4 bilhões de cotas, das quais participam tanto a Lintas-Brasil Comunicações Ltda., quanto a The Interpublic Group of Companies Inc.
Na Assembleia, ambas foram representadas por Pedro Jorge da Costa Cury. Como se sabia, a Lintas-Brasil passou a ser a sócia gerente da MPM, sendo nomeados, como "Gerentes-Delegados, denominados Diretores", Ivan S. Pinto (que era o presidente da Lintas) e Hélio Cardoso.
• CIGARRO EM DIFICULDADES
Depois de ter toda a propaganda de cigarros proibida em rádio e televisão pelos 12 países da Comunidade Europeia, a indústria do tabaco enfrenta agora a expectativa de ter seus anúncios e outdoors também proibidos de veiculação. Agora no início de Fevereiro o assunto entra em pauta no Parlamento Europeu e está fazendo os donos de agências de propaganda do velho continente arrancarem seus cabelos.
• NORTON CRIA NOVA MEMÓRIA
A vontade de preservar a história da publicidade brasileira está crescendo no país. Agora é a vez da Norton Publicidade, que acaba de criar, em São Paulo, o Instituto Geraldo Alonso, com o objetivo de organizar, brevemente, uma memória da propaganda brasileira, ao que parece independente do que já vem sendo realizado, no Rio, pela Associação Memória da Propaganda.
O Instituto Geraldo Alonso foi inaugurado esta semana registrando inicialmente os 45 anos da Norton, completados no final do ano passado. Durante o evento também foi lançado o livro "Geraldo Alonso - O Homem e o Mito", escrito pelo jornalista Wladir Dupont, hoje colaborador da revista Imprensa.
• FORBES LIDERA NOS ESTADOS UNIDOS
A revista Forbes se tornou a número 1 do mercado americano em número de páginas publicitárias. Segundo o Publisher Information Bureau, de Janeiro a Setembro de 1991 ela contou com 2.317 páginas, contra 2.265 da segunda colocada Business Week e de várias outras publicações inclusive não econômicas, como Time, Bride's, Vogue e TV Guide.
A Forbes realmente tem um enorme prestígio. Num papo informal conosco, por exemplo, um dos mais brilhantes e bem-informados profissionais de marketing do país, Francisco Alberto Madia de Souza, nos comentou que Forbes é a sua revista preferida da área econômica. Ele não perde um número da publicação.
• CARLTON CINE MUDA VINHETA
Já está entrando no ar a nova vinheta de abertura do programa Carlton Cine, criada pela DPZ-Rio e produzida totalmente em computação gráfica pela Globograph. A vinheta mostra o percurso de um filme dentro do projetor e apresenta algumas cenas dos filmes que serão exibidos no programa durante o ano.
A aprovação, na Souza Cruz, foi de Gilmar Madureira e Francisco Barreto.
• SHOPPING DO JOCKEY VEM AÍ
Se as associações de moradores da Lagoa e circunvizinhanças não criarem problema e a prefeitura aprovar, o Jockey Clube inaugura dentro de 2 anos um enorme shopping jockey center subterrâneo, no subsolo do chamado "pião do prado", ou seja, no canteiro central das pistas de corridas.
A implantação e administração do shopping center ficará com a Ecisa e a Ancar, que já têm experiência com o Norte Shopping, o belíssimo Shopping Del Rey (Belo Horizonte) e outros pelo Brasil.
Enquanto não sair a aprovação do projeto, porém, o Jockey Center não começa a ser comercializado.
• NA PRAÇA
O redator Cláudio Ortman acaba de se desligar da Pólen e está cheio de disposição para freelances no mercado. Quem quiser falar com ele pode ligar para 255-8661 ou 267-0266.
• CARTAS PARA A JANELA
Devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156, Cob. 701, CEP 22271, Rio - RJ, até quarta-feira à tarde.
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