Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JAN/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pool do governo se estrutura

Foi realizada ontem, no Palácio Guanabara, a primeira reunião das agências aprovadas pela licitação do Estado, com a presença inclusive dos diretores de criação das agências, para iniciar os trabalhos com urgência.
Para quem imaginava, porém, que a novela da concorrência já tinha acabado, surgiu esta semana uma novidade: o diretor da agência pernambucana Makplan, Marcelo Teixeira, que entrou na licitação associado à carioca JVA, mas foi desclassificado na fase de documentação, entrou com recurso na Justiça para saber qual seria a sua pontuação de portfólio e propostas, caso tivesse passado pela primeira fase. A agência se considerou no direito de saber para que serviu todo o seu trabalho de preparar o material para a concorrência.

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• ENTROU AREIA
Melou a concorrência das agências de publicidade do Espírito Santo. Foram classificados o pool de agências capixabas, a Asa de Belo Horizonte e a Publivendas da Bahia, mas como nenhuma delas conseguiu o número mínimo de oito pontos, outras agências desclassificadas entraram com recurso e vão obrigar o governo do Espírito Santo a fazer nova concorrência. Do Rio, participavam a VS Escala e a Denison, e, de São Paulo, a DPZ.
• FALANDO EM PERNAMBUCANOS
A conta das Casas Pernambucanas para o Rio de Janeiro e Nordeste está agora com a própria JVA, que vai contar com o apoio da Makplan nas negociações de mídia e demais operações do cliente na sua região.
A JVA já saiu com um comunicado em TV na última semana e para a próxima começa a publicar encartes da Pernambucanas em diversos jornais brasileiros.
• REGO MONTEIRO DESCE MAIS
Sérgio Rego Monteiro, que esteve nos últimos três anos e meio como Diretor Executivo do Diário Catarinense, em Florianópolis, desceu mais geograficamente para subir na hierarquia do grupo gaúcho RBS - Rede Brasil Sul. A partir de fevereiro ele assume o cargo de Diretor-Superintendente de Marketing e Comercialização de todas as unidades da rede, mudando-se com armas e bagagens para Porto Alegre.
Sérgio, porém, deve passar agora a visitar o Rio com mais frequência, porque este mercado passa ser área de sua supervisão no marketing corporativo e nas vendas nacionais.
• ARTEPLUS CONQUISTA
Mais duas contas entraram para a agência carioca Arteplus: Mills Equipamentos e Banco Universal, do vice-presidente da Febraban, Theóphilo de Azeredo Santos. Com eles, a agência tem agora 33 clientes.
• GLOBOGRAPH MUDA TUDO
Cláudio Magalhães, que recentemente assumiu a gerência de marketing da Globograph, mudou toda a equipe de atendimento da produtora. Estão agora com ele Andrea Carvalho (ex-Contemporânea e Provarejo), Cláudio Franco (ex-Brasil América), Monica Camões (ex-Cult) e Regina Paschoal (ex-DPZ e Jean Pierre).
• FALANDO EM GLOBOGRAPH
A produtora realizou integralmente em computação gráfica para a Norton-Rio um comercial que encabeça a campanha de lançamento de Micropur, um descontaminador de água produzido pela Sulzer do Brasil. A campanha está no ar na Globo e no SBT e foi criada por Marcio Dorfman e Tania Rodrigues, tendo como RTVC Mickael Sonkin e atendimento José Paulo Teixeira de Mattos.
• COLUNISTAS-RIO
Não se esqueçam de que continuam abertas as inscrições para o XI Prêmio Colunistas Rio. Os kits de inscrição, para quem não recebeu pelo Correio, continuam à disposição na Dinâmica, com D. Rosane, pelo telefone (021) 552-4141, na Praia de Botafogo, 340 grupo 210.
• BOM ANO NA SETEMBRO
O mineiro Almir Salles, depois de uma tentativa frustrada de entrar no mercado carioca, resolveu investir firme em São Paulo. Abriu sociedade na praça paulista com Raul Pinto, que era da MPM e carrega consigo a conta da Parmalat.
• PUBLICITÁRIOS VOADORES
A última edição Rio-São Paulo da revista Ícaro fez uma interessante matéria sobre a despedida do Electra da Ponte Aérea. Nela, foram relacionados os passageiros mais frequentes dos últimos anos. É claro que vários publicitários estão lá. Do Rio, segundo a Superintendência da Ponte Aérea, estão entre os assíduos Aroldo Araujo (Aroldo Araújo Propaganda), Clementino Fraga Neto (Pubblicità & Esquire), Hélio Kaltman (MPM segundo a revista, mas agora na Contemporânea), José Carlos Costa Pereira (CP), Oriovaldo Vargas Loffler (Denison-Rio) e Paulo Giovanni (Giovanni).
De São Paulo, os mais frequentes são Carlos Alberto Parente (Better), Luís Sales (Salles), Mauro Salles (Salles) e Roberto Justus (Fischer & Justus).
• TONI NA TONI
Sérgio Toni mais uma vez saiu da MPM. Ele estava agora na agência em São Paulo, cuidando do lançamento do Fiat Tempra. Mas não resistiu ao convite de Boni para fazer o lançamento da Globosat, através de sua agencia S. Toni.
• TACADA DO FISCHER
A Fischer & Justus pega mais uma conta importante em São Paulo: as Casas Pernambucanas. Que, aliás, não tem nada a ver com a do Rio na parte publicitária, conforme se viu na nota acima da JVA. E Fischer também se deu bem com a compra da house da Perdigão, a Verde Vale. Pelas contas do mercado, a F&J deve faturar, este ano, algo como 25 milhões de dólares, o que é dinheiro que não acaba mais para uma agência de propaganda. No Brasil, é claro.
• GENTE NA PRAÇA
Esses fechamentos de agências e cortes de pessoal no Rio de Janeiro estão colocando na praça muita gente boa, que se as demais agencias forem espertas não devem deixar solta por aí. No caso da Versatta, por exemplo, seu repentino fechamento deixou disponível no mercado uma das mais conceituadas e experientes profissionais cariocas de mídia: Marlene Fuchs. Esse pessoal está cheio de gás para voltar à ativa, como nos contou a atendimento Danielle Calirman, também saída da Versatta.
Para colaborar, inclusive, a Janela abre seu espaço aqui para quem quiser noticiar, sem falsos escrúpulos, que está no mercado. Se quiser publicar também seu telefone, melhor. Usem e abusem.
• DORIA DEIXA SIBONEY
Este é o comentário que corre forte em São Paulo. João Doria Jr. sai da vice-presidência de promoções e novos negócios da FBC/Siboney e fica só produzindo trabalhos para a TV, como o seu Sucesso, que vai ao ar pela Bandeirantes.
• ARTPLAN RESPONDE À FOLHA
Caio Cezar Valli, vice-presidente de atendimento da Artplan, enviou carta à Folha de São Paulo respondendo à matéria do jornal acusando a propaganda do INSS de usar um falso aposentado. Na carta, Caio diz que a Artplan contratou os serviços da produtora de comerciais Apoio Vídeo para a realização do trabalho e, como de praxe na iniciativa privada e na área governamental, o uso de imagem de pessoas é precedido de autorização, como aconteceu com o Sr. Pedro Alves Brandão, que, em documento assinado, cuja cópia Caio anexou à carta, cedeu à Apoio Vídeo os direitos. O diretor da Artplan, para finalizar, garantiu que o Sr. Pedro Brandão não foi citado na propaganda como aposentado e sim ilustrou, junto com outras imagens, a mensagem do INSS.
• CARTAS PARA A JANELA
Devem ser enviadas até 4ª-feira para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP. 22271, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141.