Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas Rio abre inscrições mais moderno e com novidades
Já estão abertas as inscrições para o XI Prêmio Colunistas Rio, que este ano volta a ser realizado apenas pela Abracomp, a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Na verdade, este ano, este colunista voltou também a ser Vice-presidente nacional executivo da Abracomp, coordenando o Prêmio Colunistas Propaganda nacionalmente. E nesta oportunidade, vamos procurar dar ao concurso uma estrutura e um conceito mais modernos. Por exemplo, agora, tanto as inscrições como o julgamento e a divulgação dos resultados darão prioridade não mais às áreas de mercado, mas às diferentes áreas de produção, como se tivéssemos 6 concursos diferentes dentro do Prêmio Colunistas: Televisão e Cinema, Rádio, Mídia Impressa, Outdoor, Campanhas, e Apresentações Especiais.
Entre outras vantagens, isto permitirá uma avaliação mais correta e consistente de como cada setor se comportou - em termos criativos e de produção - no ano anterior.
O Prêmio Colunistas faz esta mudança no ano em que completa seu 25º aniversário e se confirma como a maior premiação brasileira. Nos próximos três meses serão realizados oito julgamentos regionais para escolher as peças que concorrerão depois ao XXV Prêmio Colunistas Nacional. Milhares de trabalhos de centenas de agências brasileiras serão analisados por jornalistas especializados em propaganda e marketing de todo o país.
Durante esta semana, as agências e produtoras cariocas estarão recebendo o seu kit de inscrição. Mas se ele não chegar, poderá ser solicitado à secretaria da premiação, que está funcionando na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 552-4141, com D. Rosane.
De qualquer modo, para adiantar o processo de seleção do material pelas agências leitoras desta Janela, damos aqui as principais novidades do Prêmio Colunistas Propaganda 92.
Este ano, para concorrer, os trabalhos publicitários já devem ter sido exibidos comercialmente em veículos do país ou do exterior, inicialmente entre 1º de Janeiro de 1991 e 30 de Janeiro de 1992.
Qualquer pessoa ou empresa pode assumir a inscrição de trabalhos em que esteja envolvida, seja em planejamento, criação, atendimento, produção, aprovação ou veiculação.
A inscrição deve ser feita na Regional do Prêmio Colunistas Propaganda que abrange o Estado no qual estiver o escritório (sede ou não) da agência ou estúdio de publicidade responsável pelo trabalho. Assim, se a agencia tem um escritório em Brasília que atendeu o cliente de lá, pode inscrever na regional de Brasília, mesmo se a criação tiver sido no Rio.
Voltam a concorrer as Séries, ou seja, os conjuntos de um mínimo duas e no máximo quatro peças criadas para uma mesma mídia e destinadas a um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham o mesmo tema e identidade visual (mesmo layout, mesma tipologia, ou mesmo cenário etc). Elas concorrem com as peças isoladas nas Categorias das respectivas Áreas.
Comerciais, fonogramas, anúncios, encartes e outdoors que fazem parte de Campanhas também podem concorrer isoladamente nas suas respectivas Áreas ou na Área de Apresentações Especiais.
Na Área de Televisão e Cinema você pode apresentar comerciais, chamadas, vinhetas etc., em 16 mm, ou em VT U-Matic ou VHS. Para diminuir os custos, você pode apresentar todos os seus comerciais inscritos em cassetes de vídeo, desde que seja um cassete para cada Área. Você só deve é editar os comerciais pela ordem das Categorias daquela Área, e relacionar na capa do cassete os comerciais ali contidos e as Categorias a que eles concorrem.
Como trabalhos de Rádio serão aceitos spots, jingles, vinhetas etc. e para aperfeiçoar a avaliação do júri, este ano, o texto ou roteiro de cada fonograma deve ser datilografado no verso da sua Ficha Técnica.
Peças gráficas que concorram em mais de uma área - por exemplo, em Mídia Impressa e em Campanha - podem ser entregues em apenas uma apresentação. E os Outdoors podem ser apresentados em slides.
Para não confundir com as séries, as Campanhas deverão ter, este ano, obrigatoriamente, um mínimo de 5 peças. No entanto, podem ser apresentadas todas as peças que delas fizeram parte, inclusive as promocionais, como cartazes, folhetos, brindes etc.
Estas são as categorias em que devem ser divididos os trabalhos que concorrerem às Áreas de Televisão e Cinema, de Rádio, de Mídia Impressa, de Outdoor e de Campanhas:
01 - Alimentos
02 - Bebidas Alcoólicas
03 - Bebidas Não Alcoólicas
04 - Cigarros e Tabaco
05 - Cosméticos e Produtos de Toalete
06 - Eletrodomésticos
07 - Imobiliário
08 - Meios de Comunicação, Cultura e Educação.
09 - Modas, Vestuário e Acessórios Pessoais.
10 – Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos.
12 - Produtos e Serviços de Agropecuária
13 - Produtos e Serviços Automobilísticos
14 - Produtos e Serviços para Escritório
15 - Produtos e Serviços para a Indústria
16 - Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
17 - Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
18 - Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde.
19 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
20 - Serviços Financeiros e de Seguros
21 - Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
22 - Varejos de Grande Porte
23 - Varejos de Pequeno e Médio Porte
24 - Veículos Pessoais e Profissionais
25 - Produtos e Serviços Diversos
Haverá também na Área de Apresentações Especiais, em que os trabalhos poderão ser de qualquer mercado. Estas são as suas categorias:
26 - Campanhas de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
27 - Anúncios de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
28 - Campanha Institucional ou Corporativa
29 - Peças Impressas Institucionais ou Corporativas (Anúncio, Encarte ou Outdoor).
30 - Eletrônico Institucional ou Corporativo (Fonograma ou Comercial)
31 - Peças Publicitárias Destinadas ao Trade
32 - Peças Publicitária de Oportunidade
33 - Peças Publicitária Relativa a Datas Comemorativas
34 - Peça Publicitária de Agência.
Alias, como "Peça Publicitária" entende-se qualquer trabalho destinado à veiculação na mídia, ou seja, anúncios, encartes, outdoors, comerciais e fonogramas.
E assim como as áreas serão diferenciadas, os preços também. Para estimular a participação de agências de menor porte, as inscrições de peças gráficas serão 30% menores que das peças eletrônicas, cuja verba de produção naturalmente, foi maior.
Outra novidade é que o Júri poderá conceder, além dos tradicionais Diplomas de Ouro, Prata e Bronze, Certificados de Finalistas aos trabalhos que ultrapassarem a fase de pré-seleção pelos jurados, mas não alcançarem Diplomas nas diversas Categorias.
E os Grandes Prêmios de Melhor Conjunto de Peças Eletrônicas e de Melhor-Conjunto de Peças-Impressas serão, dados às agências que alcançarem a maior pontuação de prêmios respectivamente com seus materiais das Áreas de Televisão e Cinema e Rádio, e de Mídia Impressa e Outdoors, numa pontuação que acompanha os Grandes Prêmios da Fórmula I: 10 pontos para cada Grande Prêmio, 8 pontos para cada Diploma de Ouro, 4 pontos para cada Diploma de Prata, 3 pontos para cada Diploma de Bronze e 1 ponto para cada Certificado de Finalista.
Como sempre, para os Grandes Prêmios não há inscrições. O Júri não só tomará conhecimento das indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, como a secretaria do concurso voltará ao processo democrático e bem sucedido antigamente de enviar cédulas para os principais profissionais do mercado indicarem aqueles que eles consideram merecedores da premiação.
Justiça inclui Salles e DPZ na licitação do Governo do Rio
A concorrência do Governo do Estado do Rio ficou tão complicada por conta da enorme quantidade de 21 desclassificações, que a Comissão de Licitação decidiu fazer a abertura das propostas na presença das agências concorrentes, exigindo que estas rubricassem os documentos apresentados.
Na hora marcada, porém, a surpresa foi descobrir que as desclassificadas Salles e DPZ estavam lá acompanhadas de oficiais de justiça, com mandados de segurança para que também fossem abertas as suas pastas de propostas. A DPZ havia sido desclassificada por não apresentar o FGTS e a Salles por ter mesclado referências financeiras de bancos e veículos de comunicação. Depois se soube que também a Flori havia tentado uma liminar da Justiça, mas não conseguiu a aprovação.
Em tese, agora não há mais obrigatoriedade de prazo para a Comissão ler todas as 17 propostas das agências anteriormente aprovadas e mais estas duas, e depois conceder pontos aos trabalhos e sugestões apresentados.
Existe a possibilidade, inclusive, de os julgamentos dos mandados demorarem mais do que o da Comissão, deixando a situação da concorrência curiosíssima, principalmente porque, por seu porte e experiência, a Salles e a DPZ têm grandes chances de ficarem entre as mais pontuadas. A Concorrência poderá até ter que parar, aguardando a decisão judicial.
Vejam as opções se a Comissão terminar seu trabalho antes da Justiça.
- Se alguma das agências for bem pontuada, mas perder na Justiça, terá que se retirar da concorrência e dar lugar a outra com menos pontos. Ficará oficializado assim que o Governo perdeu a participação de uma agência melhor.
- Se a agência for bem pontuada e ganhar na Justiça, o Governo terá que engolir o sapo de mantê-la no pool, depois de tê-la desclassificado e confirmado a desclassificação pelo Gabinete Civil.
Agora, se a agência ganhar na Justiça antes de a Comissão tomar sua decisão, esta não escapará de ficar numa situação delicada. Afinal, uma eventual baixa pontuação poderá dar lugar a más interpretações.
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• GOVERNO PLANTA, AGÊNCIA COLHE - Dia 21 próximo, o Ministério da Agricultura e Reforma Agrária abre a concorrência publicitária para a campanha "Práticas Agrícolas - Colheita", acessível apenas às agências pré-qualificadas no Governo Federal. O Edital está disponível na sala 224 do Anexo I - Superior do Palácio do Planalto, no horário normal de expediente,
• MAIS DESESTATIZAÇÃO - E dia 27, também em Brasília, haverá abertura de mais uma concorrência para campanha de privatização. Desta vez, o objetivo é o grupo de empresas de fertilizantes do Governo: Ultrafértil, Nitrofértil, Fosfértil, Arafértil, Goiasfértil e Indag. Aqui, o Edital pode ser conseguido em Brasília, no Edifício do BNDES, situado no SBS, Conjunto 1, Bloco E, sala 1314 ou no Rio, na sala 365 do prédio do BNDES da Avenida Chile nº 100.
• ENXUGADA - José Maria Nova, diretor da Companhia Publicitária, explica que não tem sentido o boato de que a empresa está encerrando as atividades.
A Cia está, sim, reformulando sua estrutura, passando a atuar no mesmo endereço, principalmente como assessoria de marketing e comunicação. Dai a enxugada na equipe.
• JUNTANDO ESFORÇOS - A Aquatro, agência dirigida pelo publicitário Luiz Aviz, firmou acordo operacional com a Unità Comunicação, dirigida por. Luiz Carlos Lopes. Os clientes da Aquatro passam a ser atendidos pelas duas agências simultaneamente. A Aquatro fica no atendimento, enquanto que a Unità cuidará das áreas de criação e mídia das contas.
• PAPAI NOEL DO CONTRA - A Meio & Mensagem levou uma lambada feia no final do ano. Através de uma ação judicial, a Aldus, fabricante do famoso software Page Maker, entrou na editora e apreendeu cinco cópias piratas do programa. Se for condenada, a M&M terá que pagar multa de até 2 mil vezes o valor original do software.
• CARTAS PARA A JANELA - Devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP. 22271, Rio, RJ.
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