Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/DEZ/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Feriados atrasam licitação das agências de Brizola

Até ontem, às 16 horas, a Comissão de Licitação para a escolha das agências de Brizola não havia recebido qualquer comunicado oficial sobre processos na justiça comum contra as desclassificações ocorridas.
Na verdade, os entendimentos entre os dirigentes das agências desclassificadas para tentar a impetração em bloco de um mandado de segurança contra o prosseguimento da concorrência não mobilizou as emoções de muita gente.
Como é natural, os publicitários sabem que processar o governo, além de não garantir um resultado positivo, acaba irremediavelmente com as chances da agência em eventuais concorrências futuras para o mesmo Governo. Se alguém entrou na justiça, foi por mero prazer de briga.
De qualquer forma, a continuação do processo licitatório só deve ocorrer dia 7 ou 8 de janeiro, quando os membros da Comissão de Licitação se reunirão para abrir os envelopes com as propostas das 17 agências aprovadas na primeira fase e começarão a estudá-los.
Há uma corrente interna na Comissão sugerindo que, nesta fase, não há mais necessidade de convocar as agências para uma cerimônia pública. A Comissão poderia se reunir por mera decisão interna. Afinal, os envelopes das propostas já foram rubricados pelos concorrentes. E estes não poderão mesmo ter acesso às extensas informações neles contidas! Pra que, então, chamar estes participantes para a abertura dos envelopes?
De qualquer forma, o membro da Comissão que conversou informalmente com esta coluna estima que eles venham a precisar de pelo menos 15 dias para estudar todo o material. Sendo assim, antes de 23 de janeiro dificilmente haveria condições de uma decisão sobre as no mínimo 6 e no máximo 10 agências que farão a propaganda de Brizola.

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• AGITOS NA GLOBOGRAPH.
Cláudio Magalhães é o novo diretor de marketing da Globograph, a produtora de computação gráfica brasileira que vem papando todos os prêmios do setor nos últimos anos. Fernando Paranhos, que deixou a empresa, deve aproveitar seu descanso viajando pelo mundo. Cláudio Magalhães é conhecido do mercado como diretor da Editora Letter - que está produzindo o portfólio Rio - e por seu livro com os melhores Slogans já criados no país.
• CARIOCAS EM VITÓRIA
Oito concorrentes foram aprovados na fase de documentos da concorrência pela conta do Governo do Espírito Santo. Destes oito, concorrem isoladamente as agências: Criativa (ES), ASA (BH), DS 2000 (BA) e Oficina (DF). Os outros quatro são consórcios, todos tendo a participação de agências cariocas: um deles tem a VS Escala com a Eldorado; outro a DPZ com a Publicitários Associados; um terceiro com a Caio e a Publivendas; e o último, com a Denison e mais cinco agências: Prisma, Divisão, Ralph, CCPM e Tema.
A abertura das propostas só deverá acontecer em janeiro. E a verba do Governo para publicidade em 1992 ficará em Cr$ 5 bilhões.

• NO TREM DE MINAS
Pela conta do Governo de Minas estão concorrendo 31 agências, todas do mercado local. O curioso é que, mesmo após a fusão com a Lintas, a MPM não quis saber e entrou na concorrência sozinha, por seu escritório mineiro. A verba do Governo Hélio Garcia deve chegar a Cr$ 150 bilhões em 1992, 30 vezes mais que a do Espírito Santo.
• FALANDO NA MPM
A agência realizou ontem sua Assembleia Geral Extraordinária, convocada com a seguinte pauta: (a) resgate e cancelamento das partes beneficiárias; (b) renúncia da Diretoria e do Conselho Consultivo; (c) transformação da Companhia em sociedade por quotas de responsabilidade limitada; (d) aprovação do contrato social. Ou seja, virou "Limitada", agora ninguém mais saberá o que acontece com suas ações...
• JOGANDO NAS ONZE
O publicitário Cyd Alvarez, diretor da Chris Colombo, é tecladista de mão cheia. Agora, na campanha de rádio que sua agência criou para a Aqualung Confecções, as trilhas musicais dos spots foram compostas e arranjadas pelo próprio Cyd, que as gravou no Estúdio Lyra. A campanha fica no ar todo este mês, com depoimentos ligados à ecologia, de Guy Marcovaldi (do Projeto Tamar), de Lilian Capistrano (do projeto Cetáceo) e nada menos que Gilberto Gil, árduo defensor da ecologia e presidente da Fundação Ondazul. Parte do valor arrecadado com as vendas vai para estes projetos ecológicos.
• GREY NÃO FECHA COM AGNELO
Acabou sendo com a Z + G o acordo feito pela Grey para permanecer como representante no Brasil, após a dissolução do contrato com a MPM forçada pela associação desta com a concorrente Lintas.
A Grey comprou uma participação na agência de Zezito Marques da Costa e Sérgio Guerreiro. Eles aceitaram vender parte da empresa, o que não aconteceu com Agnelo Pacheco.

• ZAPT JOGA PETECA
A Zapt está mandando petecas coloridas como seu brinde de final de ano. A ideia de mandar petecas pode até não ser nova na área publicitária, mas continua válida, sugerindo que não se deixe a peteca cair em 1992. A agência se declara otimista, porque "se não acreditarmos, quem mais pode?". Agora, aliás, o brinde tem até mais chance de ser utilizado. Afinal, está todo mundo de mãos vazias mesmo...
• TAÍ A AGÊNCIA T'ÁI
Raul Miranda e Cândida Maria Monteiro estão juntos em sua própria agência, agora. É a T'ai, palavra chinesa que significa A Paz, como sabem os conhecedores do I Ching, onde o T'ai está presente no hexagrama 11. O logo da agência, inclusive, é o próprio hexagrama, com suas três linhas partidas e yin da Terra (K 'un) sobre as três linhas cheias e yang do Céu (Ch 'Ien), A agência, como mensagem de final de ano, manda um cartão em papel reciclado, desejando que a esperança também seja reciclada em 1992. Mas que as ideias sejam sempre originais, nunca reaproveitadas.
Paulo de Oliveira• QUALIDADE DO PAULO
O designer carioca Paulo de Oliveira foi o vencedor do concurso nacional para a logomarca do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, promovido pelo Inmetro e com apoio cultural do CNI. O prêmio de Paulo de Oliveira (na foto com o trabalho) foi de Cr$ 6 milhões.
• MONSTROS DE BOLSO
A Pepsi está com uma promoção em diversas praças do país (fora do Rio e São Paulo) com a perspectiva de distribuir 9 milhões dos monstrinhos de bolso criados por John Weems nos Estados Unidos com o nome de "Monsters in my Pocket ". São 48 monstros que só nos Estados Unidos venderam mais de 20 milhões de unidades.
• FLEX-A ATRÁS DO PÚBLICO-ALVO
A Flex-A Carioca volta à mídia eletrônica, com um comercial, criado pela Arteplus, para um novo desodorizante de geladeira. A agência também está preparando mais dois comerciais de TV, para as esferas aromatizantes Flex balls e para o produto Dental Flex.
• ACEITAM UM CAFEZINHO?
A ABIC – Associação Brasileira da Indústria da Torrefação e Moagem do Café vai investir US$ 3,5 milhões em uma campanha nacional para estimular o consumo de café no mercado interno. Atualmente, o consumo de café no país é de 9 milhões de sacas de 60 quilos por ano. A meta da campanha é aumentar este consumo em 15%.
•PARA ADOÇAR A VIDA, O AÇÚCAR.
A DPZ lançou agora uma nova campanha para o açúcar União, que estava fora da mídia há 3 anos com campanhas temáticas. Com o tema "Açúcar União, Energia que Adoça a Vida", a campanha tem 4 comerciais de 45 segundos sobre o cotidiano de uma família típica brasileira, como costuma acontecer na propaganda de produtos alimentícios. A partir da segunda quinzena de janeiro os filmes passam para 30 segundos, ficando no ar mais um mês.
• NIZAN E FISHER COMEMORAM
A DM 9, de Nizan Guanaes, está com a corda toda. Agora ela pegou a conta da Associação dos Distribuidores Ford, numa verba prevista de US$ 3 milhões para 1992. A verba, aliás, é a mesma estimada para a campanha com que a Texaco iniciará seu trabalho com a DM 9 e será desencadeada em janeiro e que tomará metade de sua verba anual.
E a mesma também da conta do Velho Barreiro, que depois de 5 anos na Leo Burnett, foi parar no copo da Fisher e Justus. Nizan comemorou com uma festa para 1000 pessoas em São Paulo, na qual não faltaram comidas típicas baianas. E guaraná.
• COMO DISSE?
A imprensa brasileira, especializada ou não, ocupou espaços a não mais poder da grande ousadia do Bamerindus e da revista Exame em lançar um anúncio que fala.
Achei a estratégia fantástica, a montagem na revista uma gracinha e a badalação que fizeram melhor ainda. Mas só vou achar perfeito mesmo quando alguém me fizer o favor de contar o que é afinal o que a voz diz.

• PT ARREPIA EM SÃO PAULO
A verba publicitária utilizada na capital paulista pela prefeita Luiza Erundina, do PT, foi de US$ 2,2 milhões. Para 1992, a proposta de orçamento da prefeitura é de Cr$ 2,4 bilhões.
• PROVAREJO NACIONAL
A agência da Mesbla está cada vez mais querendo se livrar desta imagem de ser só a agência da Mesbla. Para isso fechou acordos operacionais com agências de 16 estados brasileiros, ampliando sua ação no mercado nacional.
São elas: Plus (RS), Phacer (PR), CGD (Londrina, PR), Regional de Marketing (São José dos Campos, SP), Z8 (MS), Arcos (PE e PB), Publivendas (BA), Norte (PA), Chama (AL), UniArt (GO), D&M (DF), CM (MG), Mural (ES), TILM (CE) e Oana (AM) ­ que, aliás, a assessoria de imprensa, influenciada pela Vamp, chamou de Ohana.

• TELERJ INFORMA
Mudou o prefixo do telefone do instituto de pesquisa Gerp. Agora, quem quiser falar com o Ney Cantinho deve ligar para 553-5078. O fax também muda o prefixo, passando para 553-0989. O endereço é o mesmo.
• CENTRAL BUSCA OUTROS CENTROS.
A Produtora Paulista Central Brasileira de Cinema e Televisão está de olho no mercado hispânico dos Estados Unidos. Ela abriu um escritório em Miami para cuidar da produção de comerciais em língua espanhola.
A Central foi a produtora responsável pela campanha “Acredite se Quiser”, com o ator Jack Palance, para a Prefeitura de São Paulo.

• CARTAS PARA A JANELA.
Devem ser encaminhadas, até quarta-feira, para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP 22271, Rio – RJ.