Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/DEZ/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Crise interna fechou esta semana a agência Versatta

Dificuldades administrativas e divergências entre os sócios Sani Sirotsky, Nélson Sirotsky e Marcelo Gorodicht acabaram forçando a agência carioca Versatta a fechar suas portas esta semana depois de dois anos e meio de atividades.
A decisão foi surpreendente, porque a agência ­ através de releases - vinha noticiando estar crescendo no Rio e nacionalmente: havia um processo de expansão a Porto Alegre e Blumenau. Além disso, sabe-se que só no mês passado seu faturamento chegou a quase 200 milhões de cruzeiros.
Segundo Sani Sirotsky, o fechamento é por pouco tempo, até que ela consiga saldar seus débitos e se reestruturar acionariamente.
De qualquer forma, mesmo que Sani e seu filho Nélson voltem a abrir uma agência própria e mantenha o nome Versatta, a agência terá uma cara toda diferente da atual. Seus cerca de 30 funcionários foram dispensados e estão tomando novos rumos. E a bela sede da agência em Botafogo está sendo devolvida.
Dez dos funcionários, por exemplo - entre os quais a conhecida mídia Marlene Fuchs e o diretor de arte Peçanha - seguiram Sérgio Pavan e Marcelo Gorodicht para seu pouso temporário na agência Cult, de modo a dar prosseguimento urgente aos trabalhos dos clientes de varejo de Pavan, como W. Shock, Casa Titus, Sateplan e Dragão; e de Gorodicht, como Wilson King, Casa Veneza, Shopping da Gávea e Prata Moderna.
Sérgio Pavan nos comentou que pretende voltar a ser dono de agência. Na Versatta ele não era sócio. Marcelo Gorodicht talvez venha a ser sócio nesta agência, assim como talvez possam até continuar na Cult. Todos dizem, porém, que ainda não tiveram tempo de conversar a respeito.
Mas, como o principal argumento para abrir uma agência eles já têm - que são os clientes - com certeza muita conversa ainda vai rolar até com outros publicitários do mercado. O papo está apenas começando.

Agências pequenas cariocas se reúnem para trocar ideias

O número 17 está cotado no mercado publicitário.
À parte da coincidência da concorrência do Governo, surgiu no Rio, informalmente, um movimento entre os empresários de pequenas agências para discutirem os problemas que lhes são comuns. Como comentou conosco um dos participantes, “quando vamos nestes almoços com as grandes agências parece que entramos no restaurante errado”...
A convocação para uma primeira reunião, ocorrida esta semana foi feita por Vicente Falcon, da Mental Mark, e enviada para mais 16 agências: Altermark, Archi, Casa da Criação, Cláudio Carvalho, Cia. Publicitária, Demarchi, Dia Design, Ferrari, Free, Genesis, Oficina, Speroni, Target, Unita e Urbana.
Nem todos puderam comparecer, apesar de que todos os faltosos se justificaram. Não há planos explícitos para novos encontros, mas neste surgiram temas como acordos operacionais, enfrentamento às negociações diretas que os veículos fazem a seus clientes, propostas de negociação de comissão pelos anunciantes e análise das perspectivas de 1992.
A iniciativa deixou os participantes animados, a ponto de haver propostas de que o "Grupo das 17 pequenas" passe a se reunir regularmente.
Em época de crise, nada mais saudável. Há alguns anos, nós mesmos participamos de um processo semelhante com as pequenas da época, como Franco Paulino, Jotaé, Professa, Kastrup e outras. Se muita coisa não saiu dai, ao menos as pessoas se conheceram melhor. E acabaram levando ao surgimento de uma fusão entre a Jotaé e a Kastrup.
Quem sabe novas fusões não acontecerão também agora?

Recursos e contra recursos atrasam concorrência de Brizola

Está tudo empatado na concorrência publicitária do Governo do Rio de Janeiro. Em todos os sentidos.
Primeiro porque - confirmando as previsões da Janela semana passada - as agências entraram em massa com recursos junto à Comissão de Licitação. Das 21 desclassificadas, 17 recorreram, procurando justificar seus problemas na documentação apresentada e solicitando a reclassificação.
Com isso, já há um empate numérico delas com as 17 agências que conseguiram se classificar.
Segundo, porque, atendendo às normas legais, a Comissão de Licitação está dando agora um novo prazo de cinco dias úteis, que se expiram na próxima terça-feira, para que as agências classificadas exerçam o seu direito de analisar os recursos das outras e decidam se querem ou não entrar com recursos contra os recursos destas.
Entenderam?
É que qualquer uma das já classificadas pode alegar que, se ela soube atender a tempo as exigências do edital, as outras também poderiam tê-lo feito. Com isso, a eventual aceitação de qualquer recurso pela Comissão estaria prejudicando o esforço que ela fez para realizara a tarefa.
Assim, até terça-feira a análise dos recursos apresentados fica empatada à espera do que farão as outras agências.
Sintomaticamente, das 21 agências desclassificadas, só não entraram com recursos àquelas que, semana passada, a Janela relacionou como tendo saído não por motivo de documentação, mas por razões curiosas e variadas: a Alpha (considerada corretora), a C&A (que não tem funcionários), a MPM (que virou MPM:Lintas) e a Norton-Rio (que não se recadastrou no município).
Ou seja, estão com seus recursos à disposição dos demais licitantes, até terça-feira, as agências (por ordem de entrada no protocolo): Publinews, Zapt, Assessor, Flori, DPZ, Genesis, VS Escala, Manhattan, Markplan, Altermark, Polen, Salles, Almap, Cláudio Carvalho, Positiva, Recall e Free.
Obviamente, já há algumas pessoas torcendo - e fazendo força pela anulação da concorrência. Entre outras alegações está a de que a Comissão de Licitação alterou por duas vezes o Edital, sem dar novo prazo de entrega dos documentos. Além disso, não há comprovação de que a Comissão enviou comunicação às agências participantes sobre as mudanças, conforme ela alega.
Tudo isso é lamentável acontecer, pois atrasa as comunicações do Governo - que deve estar necessitando delas - e a situação financeira das próprias agências, que adorariam já estar produzindo para compensar a sinistrose da iniciativa privada.
Semana que vem, continuamos cobrindo o suspense.
A propósito, a Janela agradece as várias manifestações elogiosas ao Editorial "Excesso de rigor: bom ou ruim para a Licitação?", publicado na última sexta-feira e inclusive xerocado e distribuído entre várias agências cariocas.
O editor agradou as 17 agências que foram desclassificadas por documentos e desagradou as 17 já classificadas.
Enfim, mais um empate.

MKTMIX • MKTMIX

• CABORÉ - O Rio de Janeiro chegou perto, com alguns profissionais indicados, mas nenhum levou prêmio este ano no Caboré, promovido pela revista Meio & Mensagem. Só a Brahma é que honrou o Rio, conseguindo o prêmio de Anunciante. No mais, os vencedores de empresas foram a DM-9 (Agência), Vejas Regionais (Veículo), Burti (Fornecedor) e A. C. Nielsen (Serviços Especializados). Os profissionais premiados foram Roberto Civita, da Abril (Dirigente da Indústria da Propaganda); Camila Franco, da W /Brasil (Criação); Ivan Marques, da MPM (Mídia); José F. Eustacchio, da Talent (Atendimento e Planejamento); Wellington Amaral, da 5.6 (Produção); Oswaldo de Almeida, da Abril (Profissional de Veículo); e Sérgio Reis, do Bamerindus (Profissional de Marketing).
• CLIPPING GRÁTIS - Em dezembro, os novos clientes da Top Clipping receberão clippings de graça. A promoção vale até 28/12 e implica a contratação do serviço por três meses, no mínimo. Mais informações pelo tel.: (021) 533-3542, com o Sr. Arnon.
• SUBINDO A SERRA - A Speroni pegou a conta do Hipershopping de Petrópolis, com uma campanha de Natal na qual ela incluiu também seu cliente América Tour, permitindo que este ocupasse um stand no shopping junto aos clientes e aos lojistas do Hiper. Por outro lado, a agência abriu mão da conta das Faculdades Estácio de Sá.
• BOB'S ECOLÓGICO - O Bob's entrou firme na promoção da Rio 92, com vários projetos, entre os quais uma série de toalhas-bandeja inspiradas nos temas da conferência. A campanha foi criada pela Salles e apresenta uma bela direção de arte, como nunca antes o Bob 's havia usado.
• CARTAS PARA A JANELA - Devem ser enviadas até 4ª feira para Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, CEP 22291, Rio - RJ.