Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/NOV/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Atendimento vai à luta com eleição quinta-feira

Na próxima quinta-feira, às 19 horas, no auditório do Centro Candido Mendes, em Ipanema, o GAP ­ Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro realiza as eleições para sua nova diretoria.
Há três semanas publicamos aqui um desabafo do presidente eleito e posteriormente auto-afastado do GAP, Gláucio Binder, sobre o mercado publicitário carioca.
Agora, os membros da associação que se mantiveram na diretoria é que se manifestam, através de uma carta que escreveram para a coluna. Como só eles estão se apresentando, é provável que a eleição do GAP seja, como tem ocorrido no mercado publicitário carioca há duas décadas, com chapa única.
Vamos à carta:

Marcio,
Lemos com interesse a matéria na qual o Gláucio, nosso companheiro e Presidente do GAP, faz o seu desabafo. Apesar de solidários com a revolta que ele demonstra pela atual situação de muitos colegas e saudosos do tempo em que convivíamos com o seu dinamismo e entusiasmo, gostaríamos de dizer que o GAP não sofreu a tal desagregação que teria culminado no afastamento do Gláucio.
Continuamos nos reunindo semanalmente, desenvolvendo projetos e inclusive montando uma chapa para concorrer à reeleição no GAP, para dar continuidade ao trabalho que começamos em maio de 1990, o qual você muito gentilmente considerou brilhante. O cargo de Presidente do GAP está sendo ocupado pelo 1º Vice, Cahique, e de todos os integrantes da atual diretoria, apenas uma Vice-Presidente (além do Gláucio) resolveu se afastar de suas funções.
Como você vê, continuamos na luta. Durante nosso primeiro mandato organizamos diversos seminários com o objetivo de repensar nossa função e o próprio papel das agências na comunicação do futuro. "O Atendimento na Berlinda", "Técnicas de Planejamento", "Pesquisas de Estilos de Vida" e "Agências: Agora sob nova Direção" foram alguns deles.
Também buscamos discutir assuntos polêmicos como o novo Código de Defesa do Consumidor e o esvaziamento do mercado do Rio com a perda de algumas contas importantes para São Paulo, em eventos que contaram com grande presença de profissionais da nossa área.
Nenhum desses seminários ou debates foi dirigido a iniciantes. Mas também tivemos essa preocupação, para ajudar a formação dos futuros publicitários. Realizamos um circuito de palestras na PUC, UFF, UFRJ, FACHA e Gama Filho. E fizemos um curso na ESPM voltado para esse público.
Sem esquecer de dar continuidade a trabalhos iniciados ainda na gestão da diretoria que você integrou, como a bolsa de emprego - e a pesquisa salarial.
Atualmente estamos contribuindo com uma página do GAP para o jornal do CCRJ, reiterando a cooperação e a amizade que o GAP e o Clube de Criação têm desenvolvido com o objetivo de integrar os profissionais dessas duas áreas. E planejando mais uma bateria de cursos de aperfeiçoamento com o Centro Cultural Cândido Mendes, com início em janeiro do ano que vem.
Estaremos à frente desses e de muitos outros projetos que apresentaremos no dia 21 de novembro, caso sejamos reeleitos.
Caso outra chapa reúna a preferência do eleitorado, estaremos ao lado dela para contribuir com nossas ideias e experiência.
Bem, como você colocou a sua "Janela" à disposição das chapas que concorrerão à eleição do dia 21, estamos aproveitando o espaço oferecido. E convocamos todos os profissionais de Atendimento, Planejamento e Marketing a comparecer no auditório do 6º andar da Cândido Mendes de Ipanema, no dia 21 de novembro, às 19 horas, não só para eleger a nova diretoria como para trocar ideias sobre esse novo tempo, difícil e desafiador, que bate às nossas portas.
A chapa ATITUDE tem a seguinte composição: Presidente: Carlos Henrique Equi (Cahique) – STAFF; 1º Vice-Presidente: José Land – Contemporânea; 2º Vice-Presidente: Ana Cláudia Frajtag – MPM; VP de Atividades Culturais: Ângela Giacobbe – Denison; VP de Atividades Sociais: Luciana Khair – BarraShopping; VP de Atividades Inter-Associativas: Ana Guill ­ Werk Vídeo; VP Administrativo/Financeiro: Eduardo Moncalvo - Standard, VP de Comunicação: Luiz Alberto Marinho - Plaza Shopping
Agradecemos o espaço concedido e aguardamos por você e por todos os colegas de Atendimento, Planejamento e Marketing no dia 21.
Atenciosamente,
Carlos Henrique Equi (Cahique)
Presidente em exercício"

MKTMIX

• TI-TI-TI PAULISTA - Deste fim de semana não passa a explosão que o mercado paulista receberá com a transferência de grande parte da conta do Grupo Ferruzzi para a até então desconhecida agência ST Publicidade, de Silvana Tinelli. O Grupo Ferruzzi é nada menos que o dono da Cica, da Orniex e da Bom-Bril. E passará para a ST no mínimo 40% do que vem sendo atendido por Washington Olivetto e talvez, alguma coisa de Enio Mainardi.
Para quem quer atualizar seu mailing, a ST fica na Rua Gabriel Monteiro da Silva, 1033, em São Paulo. Seu diretor de criação é Aurélio Julianelli, tirado a peso de ouro da vice-presidência de criação da Standard. E a diretora de mídia é Guiomar Soares. ex-Lage e Better.
• COLUNISTAS-PROMOÇÃO - Este fim-de-semana, em São Paulo, os membros da Abracomp estarão julgando os trabalhos concorrentes ao X Prêmio Colunistas-Promoção. Semana que vem a Janela publicará, em primeira mão, os resultados dos vencedores cariocas da premiação.
• ESCÂNDALO FURADO ­ Passado o sensacionalismo dos coleguinhas da imprensa, começa a ser esclarecido o "escândalo" da concorrência do Banco Meridional, em Porto Alegre. O anúncio classificado que "denunciaria" a fraude em favor da Martins & Andrade e da Módulo foi divulgado publicamente antes mesmo de a comissão de licitação ter aberto os envelopes com as propostas das agências. Ou seja, pode muito bem ter sido uma denúncia plantada para prejudicar as duas. E isso não é escândalo. É sacanagem.
• ÚLTIMA PALAVRA - Márcio Moreira, Vice-chairman e diretor internacional de criação da McCann Erickson, compensou a necessidade de sua ausência no evento UP, ocorrido em Búzios, com o envio de um vídeo especialmente produzido no qual ele contava tudo o que pensava sobre o tema "De volta ao futuro das ideias", O vídeo foi exibido no evento e fez um enorme sucesso. Para quem não esteve em Búzios, porém, a Associação Nacional Memória da Propaganda promoverá no próximo dia 18, no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rua Visconde Silva, 52/2º andar), a partir das 19 horas, a exibição do vídeo de Márcio Moreira, seguida de debate com os profissionais de criação presentes.
A Associação Memória da Propaganda é uma entidade séria surgida aqui no Rio de Janeiro e merece todo o apoio do mercado carioca.
• PRESENÇA MARCA PRESENÇA - A agência Presença, que se desfez de seu acordo com a agência Acervo voltando a assinar sozinha seus trabalhos, passou a ter o americano Stephen Crane como seu novo diretor de planejamento e novos negócios, e a arquiteta e urbanista Deborah Barochel como sua nova diretora de atendimento.
• LAMBE-LAMBE ELETRÔNICO - Daniel Azulay, coerente com sua opção de atuar no mercado infantil, aproveitou a onda dos videogames para lançar o jornal M&VG - Micro & Videogame, que já está sendo vendido nas bancas.
• VEÍCULO INGLÊS DO ANO ­ Este foi o título conquistado pela segunda vez pelo jornal The Guardian na Inglaterra. Agora. o prêmio foi concedido pela revista Media Week, a líder entre as publicações especializadas em comunicação daquele país. Entre as razões do prêmio está o trabalho contínuo feito pela publicação nas suas edições europeias, que lhe permitiram obter um forte reconhecimento internacional.
• PÓLEN FLORESCE - A Pólen Propaganda vem crescendo tanto nos últimos tempos que precisou realizar, em Cabo Frio, uma convenção reunindo toda a equipe para se atualizarem na filosofia da empresa. A principal novidade na Pólen é a entrada, como sócio, do jornalista João Carlos Rabello, que também é diretor do Pasquim. Além disso, entre outros novos funcionários, a Pólen contratou, na criação, como diretor, Hugo Paz, e como redator, Cláudio Ortman. No atendimento entraram Marcos Mourano e Ary Silva. E na mídia Luiz Felipe de Castro Couto. A agência agora conta com 22 funcionários e, em sua carteira, estão 20 clientes.
• AROLDO ANTECIPA O NATAL - A coluna aqui não tem nada a ver com a área de moda ou assuntos femininos. Mas não pode deixar de reconhecer que é um trabalho interessante o do Aroldo Araujo de enviar exemplares dos produtos de seu cliente Sinimbu, fabricante de aviamentos. Nós nunca havíamos ouvido falar na empresa, mas agora não deixamos de admirar seus produtos. As fitas que eles lançaram para embrulhos de Natal, e que o Aroldo mandou como amostra são belíssimas.
• SE SEGURA, MARKETEIRO ­ Dia 26, aqui no Rio, a Fenaseg promove a entrega do prêmio "Os Melhores do Marketing de Seguros", de cujo júri participaram, Mauro Salles. Washington Olivetto. Roberto Duailibi, Luís Macedo e Jomar Pereira da Silva, entre outros.
Os vencedores foram: Sul América, na categoria Novos Produtos (Pessoas Física Assistência 24 horas); Bamerindus, também em Novos Produtos (Pessoa Jurídica Empresarial); Itaú. em Marketing Direto e Comunicação com Público Externo (Nova Identidade Visual); Nacional, em Comunicação com Público Interno (Tempestade no Mercado) e em Promoção de Vendas (Guarda Tudo Nacional); Porto Seguro, em Promoção Institucional (Quem Ama Não Suja); Clube Executivos, em Planejamento Estratégico de Marketing (um caso de sucesso em vida); e a seguradora gaúcha Kor Corretora, com revelação do Marketing de Seguros.
• SHARP CAI NA REAL - Está de parabéns o Grupo Sharp e sua house Praxis pelo comercial "A Sharp faz parte da sua vida". Finalmente a propaganda brasileira mostra em produtos de consumo, gente que parece de verdade e não saída de páginas de revistas de moda.
Já não era sem tempo. Chega da canastrice dos modelitos de plástico que tanta gente antiga de criação adora.
• ARTEPLUS QUER MAIS ­ Quatro novas contas estão elevando para 32 o número de clientes da Arteplus a partir deste mês: Manchete Vídeo, Sindicato Nacional da Agricultura, Móveis Práticos e Super Centro Vogue.
• ARQUI-ARTISTAS - Dia 20 de novembro, às 20 horas, no Gávea Trade Center (Rua Marquês de São Vicente, 124), será inaugurada a exposição "A Arte de Ilustrar Arquitetura", com a participação de 10 artistas brasileiros. Entre eles, Benício, o mestre dos ilustradores de publicidade do país. E um amigo nosso que não vemos faz tempo: Carlos Cocarelli, o Coca das saudosas noitadas do ipanemense Zeppelin.
• CARTAS PARA A JANELA ­ Devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 Cob/701. Cep 22271. Rio - RJ.