Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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BNDES reúne 18 para 2 concorrências
Foram 18 as agências que deram entrada em Brasília, esta quarta-feira, nos documentos para concorrer tanto à campanha de aniversário dos 40 anos do BNDES como à próxima campanha de privatização do órgão, para empresas como Aços Piratini e outras.
A disputa estará entre Almap/BBDO, Artplan, Cannes, Contemporânea, Denison, DPZ, Expressão, FCB/Siboney, HCA, JMM, MBA, MPM, Pubblicità & Esquire, Propeg, RC, Salles, SMP&B e VS Escala.
Seja por estratégia ou por excesso de trabalho, não entraram a Giovanni e a Setembro. Estas agências, como todos sabem, vêm tendo suas participações nas contas federais acompanhadas de perto por alguns jornalistas, com acusações violentas - e até de interesse suspeito - de receberem favorecimento do Governo Collor. Parece até que essa prática só foi inventada agora, ou que só acontece no Governo Federal.
NO RIO, LÁ VEM BRIZOLA
Enquanto isso, Billy Davies, coordenador da concorrência de Brizola para as contas do Governo do Rio, espera a participação de 50 agências disputando o direito de entrar no pool que será obrigatoriamente formado entre as no mínimo 6 e no máximo 10 escolhidas conforme o edital. Na última semana o edital foi alterado, retirando-se a obrigatoriedade de que as sedes das agências tenham que ser no Rio.
A disputa, desta vez, será acirradíssima, Só que, novamente, há uma agência que ninguém duvida que esteja não só entre as selecionadas como fique com a liderança do pool: aquela dirigida por José Antônio Leão Ramos, que coordenou as duas campanhas vencedoras de Brizola ao Governo do Rio. Na primeira, ele dirigia a Abaeté, e ela foi escolhida para coordenar o pool daquele Governo. Mas fechou assim que Brizola saiu. Agora, com a volta do Governador, José Antônio acompanhou-o de novo na campanha, ressurgindo na propaganda carioca com o novo nome de Leão Ramos e Associados.
E no Espírito Santo - onde várias agências cariocas sempre colocam o bico - a empresa telefônica do estado abriu concorrência para quem já for pré-qualificado no Governo Federal. Quem quiser o edital deve pegá-lo à Rua Vitório Nunes da Motta, 220 Térreo, na sede capixaba da empresa, em horário comercial. Mas também é possível pedir informações ao Sr. Fernando Eurico Zambom, pelo telefone (027) 105-4588, no horário de 8 às 12 e de 14 às 18 horas.
Publinews quer renovar imagem de 80 anos
A Publinews já está com uma nova campanha para o Conhaque de Alcatrão de São João da Barra, do seu cliente Thoquino, veiculada em São Paulo, interior do Rio, Zona da Mata mineira e Maranhão.
O objetivo é atingir o público jovem, rejuvenescendo o produto, que já é octogenário, sem perder o consumidor tradicional do velho "Conhaque do Milagre".
Nos dois filmes, dirigidos por Pedro Bulcão, da Cine C, a garrafa ganha movimento e "fala" com os personagens humanos, sempre jovens. A mudança na abordagem é resultado de uma pesquisa desenvolvida: pela própria Publinews e aceita pela Thoquino, que pretende prosseguir com a estratégia em 1992.
Criada por Mílvio Piacesi, Carlos Negreiros, Andréia Ferraz, Victor Sant'Anna e Francisco d'Elia, a campanha já começa a ter também trabalhos produzidos sob a direção de criação de Antonio Torres. Os efeitos dos dois filmes foram realizados pela Cine Efeitos.
Dissídio de novembro traz um novo passaralho
É praticamente um consenso entre os empresários da propaganda carioca que o setor dificilmente escapará de um novo passaralho este mês de novembro, independente de quais forem os resultados do dissídio que começou a ser negociado entre os Sindicatos de Empresas e de Empregados do Rio.
Ontem, aconteceu a primeira reunião entre os dois órgãos, na sede da entidade patronal, que aliás está representada por uma comissão de negociação formada por Aías Nascimento (VS Escala), Luís Oscar (Professa), Luiz Leite (Standard), Carlos Gonçalves (Caio) e Barreto (MPM).
Até o fechamento desta coluna, soubemos que, entre as principais divergências, está que os Empregados querem a variação salarial sobre os valores de Novembro de 1990, baseada nos índices do Dieese, que estão em torno de 420%. E as empresas querem manter, como em anos anteriores, o cálculo em cima do INPC, que deve ficar em tomo de 410%.
Outro ponto de atrito é o chamado "índice de produtividade" solicitado pelos Empregados. As Empresas não concordam em conceder o índice, porque não houve produtividade e sim queda do faturamento do mercado publicitário carioca, estimada para este ano entre 30 e 45%.
Como em toda queda de faturamento a empresa sempre machuca a folha de pagamento, mais uma vez as demissões aconteceram. O Sindicato de Publicitários, só este ano, já efetuou cerca de 800 homologações. Levantamento do CDF-Clube dos Diretores Financeiros do Rio, porém, garante que pelo menos 1.000 publicitários foram demitidos no mercado carioca em 1991, reduzindo a mão de obra ativa em quase 40%.
Para complicar ainda mais, as grandes agências descobriram que, em média, concederam antecipações menores que as médias e pequenas. Com isso, o reajuste que lhes caberá, este mês, será maior que o esperado, levando a que poucas possam resistir a um novo corte de pessoal.
MKTMIX
• COLUNISTAS É SUCESSO - Foi espetacular o apoio do mercado carioca - tanto dos veículos como das agências de propaganda, promoção e design - ao lançamento do X Prêmio Colunistas-Promoção. O Rio prova mais uma vez sua maturidade profissional, mostrando que, apesar da crise, o mercado está lutando unido para marcar a sua presença.
Todos os jornais veicularam o anúncio criado com a cortesia da J. Walter Thompson-Rio e a produção da DeGrau. E até o fechamento desta coluna, mais de 30 agências já haviam confirmado a sua participação no prêmio: Almap/BBDO, Artplan, Caio, CBBA, Chris Colombo, Cláudio Carvalho, Contemporânea, CPM, Cult, Denison, Dia Design, Directa, DPZ, Free, GCO/Promag, Grottera, J.W. Thompson, Larrat, McCann Erickson, MPM, New Business, Norton, Pubblicità & Esquire, Publihouse, Salles, Speroni, Standard, Unità, Urbana, VS Escala e Zapt.
A Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda e a organização do Prêmio Colunistas no Rio agradecem a participação de todos. E desejam muita sorte aos que estarão concorrendo.
• CASA VIRA MANSÃO - Marcos Calvi, da Casa da Criação, conta que deu certo a reformulação feita há pouco tempo na agência, contratando Noel de Simoni como diretor de planejamento e Alexandre Guedes como diretor de criação, além de instalar um estúdio de computação gráfica e outro de fotografia. De la pra cá entraram na agência, entre outros clientes, a Pier Surfwear, a Solar Tintas, a King Sound, a Sul Dive, a Farmaquímica e a Sola Indústria Alimentícia.
• RÁPIDAS
- Dalton Pastore deixou a presidência nacional da Standard, sendo substituído por Ronald Assumpção.
- A CBBA-Rio abriu mão da conta do Sheraton Hotel, que foi então assumida pela Standard, que já estava atendendo ao Sheraton Petribu, de Recife.
- A Almap/BBDO-Rio conquistou a conta da rede de moda feminina Cantão, que além das 14 lojas que tem no Rio, está presente também na Bahia, Pernambuco e Minas.
- Ainda na Almap/BBDO-Rio, Eugênio Romaguera assumiu a direção da conta de Pepsi-Cola.
- Plínio Marchini, diretor-do Jornal do Brasil, entregou para a McCann Erickson Rio toda a conta do jornal, agora sem house-agency.
- Foi publicada esta semana a modificação acionaria da Artplan. Lionel Chulam e Paulo Saad Jafet passaram a ter, cada um, 1.717.898 ações de um total de 9.135.795. O capital social foi aumentado, passando para Cr$ 294 milhões. Curiosamente, na ata publicada, não consta a saída acionária de Paulo Rolf.
- A Arteplus está veiculando nova campanha para a Tupi FM, procurando aumentar sua audiência no público alvo secundário (ambos os sexos, entre 35 a 45 anos, classes AB). A criação é de Marcelo Reis e Luiz Souto.
- O publicitário Rique Nitzsche, da Animus, está levando para Vitória a exposição "A Marca no Tempo" que esteve no Rio no Espaço Sérgio Porto. A mostra exibe as mudanças ocorridas em marcas famosas através do tempo.
- O Hotel Meridien completou seis meses de sua promoção para implantar seu cartão "Privilege", atingindo a meta de vender 3.000 cartões. Agora a promoção irá para a Bahia, onde o Meridien também está instando.
• CARTAS PARA A JANELA - Devem ser encaminhadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141.
• VAMOS A LA PLAYA - A Editora Abril está lançando esta semana uma das publicações mais fantásticas, úteis e educativas que já tivemos a oportunidade de ver no Brasil: o Guia de Praias, mostrando todos os 8 mil quilômetros da costa brasileira exclusivamente através de fotos obtidas pelo satélite Landsat 5. Pra quem aprendeu geografia com o Atlas do padre Puig, é uma tremenda viagem ver cada praia, cada ilha e cada estrada de litoral fotografada na realidade e devidamente identificada. E mais uma aula sobre como identificar as nuvens para prever o tempo e um catálogo dos peixes oceânicos brasileiros. Um trabalho brilhante. E muito.
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