Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/OUT/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festa do Colunistas-Produção no Rio será dia 29 de outubro

Dia 29 de outubro, terça-feira, o mercado publicitário carioca vai comemorar no Rio Jazz Club a festa de entrega dos diplomas aos vencedores do V Prêmio Colunistas-Produção, promovido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Estarão lá, recebendo seus prêmios, 16 produtoras e estúdios cariocas: Benício, Cine C, Fabiano Feijó, Geraldo Meio, Globograph, Matéria Prisma, Made For TV, Nilton Ramalho, Peixe Voador, Studio II, Studio Nova Onda, Tape Spot, Tec Cine Rio, VT Center, Yes/Rio e Zohar.
Este ano, o Rio de Janeiro obteve um excepcional resultado no Colunistas-Produção. Dos 201 prêmios conferidos, 93 vieram para o Rio, um recorde nos 5 anos da premiação. As produtoras e estúdios cariocas conquistaram inclusive 8 Grandes Prêmios.
Os resultados foram tão marcantes para o Rio que os organizadores do Prêmio Colunistas­Produção decidiram prestar uma Homenagem Especial, durante a festa do dia 29, para os Anunciantes do Ouro do Rio, ou seja, aqueles clientes que acreditaram na produção carioca e investiram neste mercado, dando condições de que seus trabalhos conquistassem diplomas de Ouro e Grandes Prêmios.
São 9 os Anunciantes de Ouro do Rio: Brahma, Citibank, Coca-Cola, Fiat Lux, Fleischmann Royal, Kaiser, Rio Sul, Schering e Ypiranga. Seus representantes estarão na festa do Rio Jazz Club, para receberem a homenagem não só dos jurados da premiação como de todo o mercado carioca de publicidade.
A festa vai se iniciar às 20 horas, com coquetel. Após a homenagem aos Anunciantes de Ouro e a entrega dos diplomas às produtoras e estúdios, o show ficará por conta de quem tiver ritmo e disposição, para enfrentar muita Dance Music e Reggae e do DJ do Rio Jazz Club.
Os convites para a festa do V Prêmio Colunistas-Produção já estão à disposição dos interessados na Secretaria da Abracomp no Rio, que está funcionando agora na Dinâmica de Comunicação, com Marcia Ehrlich, pelo telefone (021) 552-4141.

MKTMIX

• RIO RI Á TOA - Não é nada, não é nada, o Rio de Janeiro emplacou duas produtoras entre os três indicados da categoria Fornecedor do Prêmio Caboré deste ano: a Yes-Rio, do excelente diretor Chico Abreia, e a Globograph, do maior especialista em computação gráfica do país, José Dias. O Prêmio será entregue numa festa na Sociedade Hípica Paulista, no dia 4 de Dezembro, Dia Mundial da Propaganda.
• MEXIDAS NO JB - A entrada de Plínio Marchini na direção comercial do Jornal do Brasil - que, conforme notícias circuladas, seria para melhorar o relacionamento do veículo com agências e anunciantes ­ já tem repercussões. O JB está desmobilizando a sua agência de propaganda interna, coordenada por Bernardo Vilhena. E provável que a conta do JB volte para alguma agência.
• TEC CINE COM PADRÃO GLOBAL - O diretor de comerciais Mário Márcio Bandarra - que traz no currículo de 17 anos 14 novelas na Rede Globo (na Rainha da Sucata até eu fui dirigido por ele) - é o diretor exclusivo da Tec Cine Rio. Mário Márcio dirigiu mais de 250 comerciais e vinha sendo o diretor em maior atividade atualmente no Rio.
• GROTTERA CRESCE NO RIO - Maria Alice Langoni tem novos associados na Grottera carioca: o atendimento Vicente de Vicq e o criador Ricardo Galletti, que tentam pela segunda vez - na Leão Ramos não deu certo - recompor a parceria surgida nos bons tempos da Tandem. Agora tem tudo pra dar certo. Gosto muito da Maria Alice, do Vicente e do Galletti. Como pessoas, inclusive.
• CAIO CHEIA DE SAÚDE - Elysio Pires conta orgulhoso que a Merrel, cliente da Caio, está com boa presença na TV: além de 3 comerciais de 10" do Bond Boca em mercado nacional e do comercial de 15" do Citrovit (que marca a volta das vitaminas C à mídia, sendo Citrovit a primeira vez), a Caio iniciou esta semana a veiculação nacional de um institucional de 15" comemorando o Dia do Médico. A criação ainda foi de Antônio Batista, com Carlos Estevão Filho.
• LUZ NO TÚNEL DA MESBLA - É bom ver o Grupo Mesbla reinvestindo na sua comunicação. Os comerciais e encartes da empresa - feitos por sua agência Provarejo - voltaram a ter uma proposta estética, o que estava fazendo falta. E o mais surpreendente, com a situação da economia como está, é que a Mesbla quer investir também no mercado publicitário, disputando outras contas. A vinda de São Paulo de Richard Reisfeld (ex-Z+G, DPZ, Y&R e McCann) para dirigir a agência não tem outra finalidade.
• ESSO DESACELERA - Ano que vem a temporada da Fórmula Um não contará mais com os comerciais da Esso. Aliás, da Dorsay também. As duas empresas foram substituídas no pool pela Fiat e pela Philco, que toparam os contratos no valor de US$ 8,3 milhões cada um.
• MAS A THOMPSON-RIO AGITA - É claro que a ausência da Esso não deixou o pessoal da Thompson­Rio soltando foguetes, mas a agência está longe de estar parada. Esta semana entrou no ar, em São Paulo, a campanha de lançamento do novo inseticida Protector Max, da Ceras Johnson. A criação foi de Gustavo Bastos, diretor de criação da agência. E a produção da Yes/Rio, com direção do Chico Abreia e efeitos especiais do Rogério Utimura nos closes do produto.
• MAIS UMA FESTA - A APP - Associação Paulista de Propaganda achou que era importante haver mais uma festa de publicitários e inventou o Dia do Profissional de Propaganda, que foi comemorado ontem, 17 de Outubro. Os mídias, que deveriam comemorar seu dia agora dia 21, devem estar meio perdidos. Afinal, se comemorarem seu próprio dia terão de abrir mão de serem profissionais de propaganda? E os contatos de veículos, que já têm também seu dia, o que fazem? E quando teremos o dia dos empresários de propaganda? E dos criadores? E dos colunistas publicitários?
• DA SÉRIE "LITERATURA DE TERROR" ­ Continua assustadora a leitura das seções de Falências e Concordatas dos jornais especializados. O nome das Casas da Banha, por exemplo, não deixem de sair um dia sequer. Mas tem mais gente conhecida nos meios publicitários: a Embaré, daqueles doces fantásticos, teve a sua concordata concedida. A Mundial Artefatos de Couro teve um pedido de falência que depois foi extinto. Mas o da Fábrica de Colchões Piedade continua sob análise da 8ª Vara. Na mesma está o Supermercados Leão, que já foi presença forte na TV. É de arrepiar!
• ETIQUETA PARA PROMOÇÃO - A Novelprint Sistemas de Etiquetagem está lançando suas etiquetas Form-A-Label que possuem um rótulo surpresa destacável, dispensando explicações adicionais, onde o consumidor, ao abri-lo, descobre o que ganhou. O efeito é o mesmo que da raspadinha. Segundo a Novelprint, a vantagem da etiqueta é que ela impossibilita descaracterização, pois o rótulo é fixado na linha de produção junto com o nome do produto, e qualquer tentativa de tirá-lo danifica a embalagem.
• MINEIROS MOSTRAM A CARA - Na verdade é o jornal mineiro Hoje em Dia que está mostrando a cara de seus conterrâneos, para provar que não trabalham em silêncio. O jornal editou um utilíssimo "Cadastro de Agências & Veículos de Comunicação de Belo Horizonte", com endereço, telefone, telex e fax, além dos nomes de diretores, mídias e atendimento. Um material que quem trabalha com comunicação tem que ter à mão. O telefone do jornal, em Minas, é (031) 273-5700.
• FALANDO EM MÍDIA, DO RIO - O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro está com diretoria nova. O presidente é Newton Crespo, da Standard Ogilvy & Mather. Todos os outros membros são vice-presidentes. São eles: Maurino Mendonça (Executivo), Luiz Fernando Novaes (Pesquisa), Werner Meier (Administrativo), Cecilia Veloso (Formação profissional), Jair Cunha (Integração Nacional), Heliane Antonello (Operações), Ronaldo Limeira (Relações com o Mercado) e Paulo Henrique Javarine (Comunicações).
• FALANDO EM MÍDIA, DE SÃO PAULO - O Grupo de Mídia de São Paulo editou sua 4ª publicação Mídia Dados 91, com um panorama fiel de mídia no Brasil e informações demográficas, dados sobre o mercado da propaganda e informações sobre mídia em outros países. O trabalho também é fundamental para quem atua em comunicação, mas lamentavelmente não há uma indicação sequer, em suas páginas, de como os interessados podem adquirir exemplares adicionais. Pelo menos não em algum local visível da publicação...
• DIJON LICENCIA - A empresa de Humberto Saad licenciou mais 4 empresas para produtos material de vestuário. Serão sungas de lycra, bonés, lingerie e sandálias em PVC, representando um faturamento mensal adicional de US$ 1 milhão e a movimentação de mais de 120 mil peças. Em 1990, a Dijon alcançou um faturamento de US$ 107 milhões e a previsão para 91 é de US$ 130 milhões.
• LABRA INVESTE NA ECOLOGIA - Empresa com 12 anos de mercado e com um volume de produção de 25 milhões de lápis/mês, a Labra está lançando suas linhas de lápis de cor Alternativa e Natureza, com variedades de cores criadas exclusivamente para o público infanto-juvenil. Estes produtos são destinados 90% para o mercado interno e 10% para o externo, principalmente Argentina, Chile e Uruguai.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas à Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ.