Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/SET/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Criadores festejam Portfólio dia 16 no Resumo da Ópera

A propaganda carioca tem um encontro marcado esta segunda-feira, 16, na casa noturna Resumo da Ópera, quando acontecerá a divulgação oficial dos resultados do 1º Portfólio, anuário de propaganda promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro ­ CCRJ.
Foram premiados no Portfólio 123 trabalhos, entre mais de 1.000 inscritos. No entanto, apenas 20 medalhas de Ouro foram concedidas, sendo 7 para Filmes, 6 para Rádio e 7 para Peças Impressas.
A agência mais premiada no concurso foi a Contemporânea, que se reafirma como a mais criativa agência de propaganda do Rio, sob a direção de criação do tão brilhante quanto modesto Mauro Matos. A agência de Mauro e Armando Strozenberg faturou 2 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 15 Finalistas, um resultado que a mantém na liderança tanto em número de peças como se o ranking tivesse sido montado por peso dos prêmios, o que não aconteceu.
Como o CCRJ fez sua lista por número de peças, nós aqui é que não vamos mudar. Assim, este foi o ranking do Portfólio, para os 5 primeiros lugares, com suas respectivas quantidades de Ouro, Prata e Finalistas:
1º - Contemporânea (2 O, 6 P e 15 F)
2º - Giovanni (4 P e 12 F)
3º - Yes-Rio (2 O, 2 P e 6 F)
4º - Artplan (2 O, 2 P e 4 F)
   DPZ (4 O, 3 P e 1 F)
   MPM-SP (2 O, 1 P e 5 F)
   MPM-RJ (1 P e 7 F)
5º - Criativa-ES (3 O, 1 P e 2 F)
Adiantando a divulgação dos resultados do Portfólio, a Janela publica aqui os premiados com Ouro nas categorias Filme, Rádio e Peças Impressas (Anúncios e Design):
• FILMES
- "Sharp 30 Anos", da Praxis para Sharp.
- "Dia Mundial da Paz", da Almap/BBDO para Pepsi.
- "Lazzaroni", da MPM-SP para Fiat.
- "Burrice", da Pubblicità & Esquire para Cyanamid.
- "Casamento", da MPM -SP para Fiat.
- "Bolso", da Artplan para Bradesco Seguros.
- "Pivete", da Criativa para o Governo do Espírito Santo.
• RÁDIO
- "Despacho", da Criativa para Águia Branca Cargas.
- "Buzinas", da Artplan para Automóvel Clube do Brasil.
- "Bacalhoada", "Nhoque" e "Esfiha", da DPZ para Sonrisal.
- "Bragantino", da Publinews para Conhaque São João da Barra.
• PEÇAS IMPRESSAS - ANÚNCIOS
- "Muita gente vem a Petrópolis só para tombar nossos monumentos", da Contemporânea para Cerveja Bohemia.
- "Esta é a única maneira da Pepsi entrar nesse Festival de Rock", da Almap/BBDO para Pepsi.
- "Procura-se rapaz equilibrado para trabalhar...", da Criativa para ela mesma.
- "Aprendendo Sapasso", da Contemporânea para Sapasso.
- "No Dia dos Pais, dê este presente para ele. Ele vai gostar tanto que vai abrir todos os dias", do Studio JB para o Jornal do Brasil.
• PEÇAS IMPRESSAS - DESIGN
- "Relatório Anual Shell", da AAB/Ogilvy & Mather
- "Troféu para Prêmio Coca-Cola Infantil", da DPZ para Coca-Cola.

Campanha de Erundina irrita atores paulistas

Está dando problemas com o Sindicato de Artistas de São Paulo a campanha criada pela MPM para divulgar as obras da prefeita paulista Luiza Erundina, do PT.
A campanha é composta de 8 comerciais estrelados pelo ator americano Jack Palance, no mesmo estilo do seu programa "Acredite se quiser", exibido no Brasil pela Rede Manchete. Uma ideia criativa, considerando o volume de criticas que Erundina tem recebido por sua gestão.
O Sindicato de Atores, porem, ameaça não deixar a campanha ir ao ar se a Prefeitura não recolher ao sindicato os 10% do cachê cobrado por Jack Palance, obrigatório segundo a Lei nº 6.533, e que chegam a US$ 5 mil.
Legislação à parte, canhestro mesmo é o protesto da presidente do Sindicato, Ligia Paula Souza, considerando "inadmissível a prefeitura e a MPM usarem um ator americano enquanto a maioria dos artistas brasileiros encontra-se desempregada ou recebendo salários extremamente defasados".
Pela lógica de Ligia Paula, os criadores publicitários a partir de agora, junto com seus "jobs" deveriam receber o cadastro de atores desempregados do Sindicato, para só então criar as campanhas em cima das caras que encontrassem...

MKTMIX

• MINI-MADISON AVENUE CARIOCA - Depois da Free Propaganda no número 28, da Urbana no número 73, a Rua Martins Ferreira, em Botafogo, ganha mais uma agência de propaganda: a Unità Comunicação está se instalando em seu número 71, deixando o distante e quente bairro de São Cristóvão, onde nasceu. Luiz Carlos Lopes, diretor da Unità, conta que a casa é tombada pelo Patrimônio Histórico e foi reformada por dentro, sem alteração na estrutura e na fachada. Quem quiser falar com a nova agência, ligue para 266-0424.
• FISCHER CHEIO DE CRÉDITO - Eduardo Fischer deve estar mais excitado do que nunca, agora que conquistou a conta do Credicard, numa verba que deve ficar em US$ 14 milhões para o próximo ano. Quem perde na mudança é a Merit, que tinha no Credicard 35% do seu faturamento, há nove anos.
• HERING CRIA MICKEYMANIA - A Hering decidiu assumir violentamente seu licenciamento da linha Disney, lançando a campanha Mickeymania Hering. São todos os tipos de roupas para o público infantil, com imagens mais modernas como o ratinho pilotando, andando de skate, fazendo surf e por aí. Se a Hering botar o Mickey fazendo jet-ski é capaz até de o Collor vestir a roupinha...
• GALLETTI VAPT-VUPT - Já está de volta à Contemporânea o redator Ricardo Galletti, que havia deixado a agência para dirigir a criação da Leão Ramos e Associados, a agência dos mesmos donos da antiga Abaeté. Além de Galletti, deixou a Leão Ramos também Vicente de Vicq, que estava lá dirigindo o atendimento.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a rua Visconde Silva, 156/701, CEP 22271, Rio-RJ.
• CONTAS POUSANDO - Foi parar na Giovanni a conta da Embratel, que deverá gastar, em propaganda, Cr$ 287 milhões. E a W/Brasil levou mais uma da DPZ: os jeans Wrangler, cuja verba está na faixa de US$ 3 milhões por ano.
• VERSATTA EM PORTO ALEGRE - A agência carioca Versatta, dentro do seu plano de expansão que visa a um faturamento de US$ 10 milhões este ano, está abrindo sua primeira sucursal fora do Rio de Janeiro: Porto Alegre. Os dois primeiros clientes são Shoppinginvest, que vai inaugurar em outubro o primeiro shopping center do Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo, e a Digitel, que já era atendida pela Versatta no Rio de Janeiro. Quem vai dirigir a Versatta de Porto Alegre é Ialdo Bello, ex-diretor de atendimento da Standard nessa cidade.

Marisa: 10 em campanha e 0 em comportamento

A fofoca chegou ao release, inaugurado pela empresa de divulgação Companhia de Noticias. No seu comunicado sobre a nova (e aliás, excelente) campanha das lojas Marisa, ao informar que a produção dos filmes "Parto" e "Feira" foi da Miksom com direção de Arnaldo Jabor, a empresa simplesmente conta que "a direção de Jabor foi uma exigência do cliente e chegou a gerar um certo mal-estar por parte da agência que criou os comerciais, a CVS, já que o badalado Ricardo Van Steen sempre cria e dirige seus filmes".
Fofoca à parte, com estes comerciais a Propaganda Brasileira tem mais é que comemorar a entrada de Jabor, trazendo a sua experiência em cinema. A campanha, mostrando uma mulher muito mais real que a plastificada Virgínia Novik, é das boas coisas que estão passando nos intervalos comerciais.
O mesmo, porém, não se pode dizer do comportamento das próprias Lojas Marisa em Porto Alegre, que inclusive comprovam o tema da campanha que é preciso ser muito mulher para ser mulher.
No fim de agosto, a Marisa foi condenada a publicar uma retratação e indenizar duas adolescentes que foram humilhadas pelos seguranças da sua loja da Rua da Praia, no centro de Porto Alegre. Pois a Marisa, em vez de respeitar a mulher como prega na sua propaganda, reconhecendo a condenação e fazendo logo a retratação, resolveu entrar com recurso de apelação no Tribunal de Justiça do Estado!
Será que não tinha ninguém no RP nem no Marketing da Marisa pra mostrar que a retratação, com um bom texto, ainda deixaria a empresa sair do episódio por cima? Parece que não e a Marisa desdiz o que aparenta na televisão, ao se mostrar rastejando assim para fugir de sua responsabilidade.