Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Criadores festejam Portfólio dia 16 no Resumo da Ópera
A propaganda carioca tem um encontro marcado esta segunda-feira, 16, na casa noturna Resumo da Ópera, quando acontecerá a divulgação oficial dos resultados do 1º Portfólio, anuário de propaganda promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro CCRJ.
Foram premiados no Portfólio 123 trabalhos, entre mais de 1.000 inscritos. No entanto, apenas 20 medalhas de Ouro foram concedidas, sendo 7 para Filmes, 6 para Rádio e 7 para Peças Impressas.
A agência mais premiada no concurso foi a Contemporânea, que se reafirma como a mais criativa agência de propaganda do Rio, sob a direção de criação do tão brilhante quanto modesto Mauro Matos. A agência de Mauro e Armando Strozenberg faturou 2 Medalhas de Ouro, 6 de Prata e 15 Finalistas, um resultado que a mantém na liderança tanto em número de peças como se o ranking tivesse sido montado por peso dos prêmios, o que não aconteceu.
Como o CCRJ fez sua lista por número de peças, nós aqui é que não vamos mudar. Assim, este foi o ranking do Portfólio, para os 5 primeiros lugares, com suas respectivas quantidades de Ouro, Prata e Finalistas:
1º - Contemporânea (2 O, 6 P e 15 F)
2º - Giovanni (4 P e 12 F)
3º - Yes-Rio (2 O, 2 P e 6 F)
4º - Artplan (2 O, 2 P e 4 F)
DPZ (4 O, 3 P e 1 F)
MPM-SP (2 O, 1 P e 5 F)
MPM-RJ (1 P e 7 F)
5º - Criativa-ES (3 O, 1 P e 2 F)
Adiantando a divulgação dos resultados do Portfólio, a Janela publica aqui os premiados com Ouro nas categorias Filme, Rádio e Peças Impressas (Anúncios e Design):
• FILMES
- "Sharp 30 Anos", da Praxis para Sharp.
- "Dia Mundial da Paz", da Almap/BBDO para Pepsi.
- "Lazzaroni", da MPM-SP para Fiat.
- "Burrice", da Pubblicità & Esquire para Cyanamid.
- "Casamento", da MPM -SP para Fiat.
- "Bolso", da Artplan para Bradesco Seguros.
- "Pivete", da Criativa para o Governo do Espírito Santo.
• RÁDIO
- "Despacho", da Criativa para Águia Branca Cargas.
- "Buzinas", da Artplan para Automóvel Clube do Brasil.
- "Bacalhoada", "Nhoque" e "Esfiha", da DPZ para Sonrisal.
- "Bragantino", da Publinews para Conhaque São João da Barra.
• PEÇAS IMPRESSAS - ANÚNCIOS
- "Muita gente vem a Petrópolis só para tombar nossos monumentos", da Contemporânea para Cerveja Bohemia.
- "Esta é a única maneira da Pepsi entrar nesse Festival de Rock", da Almap/BBDO para Pepsi.
- "Procura-se rapaz equilibrado para trabalhar...", da Criativa para ela mesma.
- "Aprendendo Sapasso", da Contemporânea para Sapasso.
- "No Dia dos Pais, dê este presente para ele. Ele vai gostar tanto que vai abrir todos os dias", do Studio JB para o Jornal do Brasil.
• PEÇAS IMPRESSAS - DESIGN
- "Relatório Anual Shell", da AAB/Ogilvy & Mather
- "Troféu para Prêmio Coca-Cola Infantil", da DPZ para Coca-Cola.
Campanha de Erundina irrita atores paulistas
Está dando problemas com o Sindicato de Artistas de São Paulo a campanha criada pela MPM para divulgar as obras da prefeita paulista Luiza Erundina, do PT.
A campanha é composta de 8 comerciais estrelados pelo ator americano Jack Palance, no mesmo estilo do seu programa "Acredite se quiser", exibido no Brasil pela Rede Manchete. Uma ideia criativa, considerando o volume de criticas que Erundina tem recebido por sua gestão.
O Sindicato de Atores, porem, ameaça não deixar a campanha ir ao ar se a Prefeitura não recolher ao sindicato os 10% do cachê cobrado por Jack Palance, obrigatório segundo a Lei nº 6.533, e que chegam a US$ 5 mil.
Legislação à parte, canhestro mesmo é o protesto da presidente do Sindicato, Ligia Paula Souza, considerando "inadmissível a prefeitura e a MPM usarem um ator americano enquanto a maioria dos artistas brasileiros encontra-se desempregada ou recebendo salários extremamente defasados".
Pela lógica de Ligia Paula, os criadores publicitários a partir de agora, junto com seus "jobs" deveriam receber o cadastro de atores desempregados do Sindicato, para só então criar as campanhas em cima das caras que encontrassem...
MKTMIX
• MINI-MADISON AVENUE CARIOCA - Depois da Free Propaganda no número 28, da Urbana no número 73, a Rua Martins Ferreira, em Botafogo, ganha mais uma agência de propaganda: a Unità Comunicação está se instalando em seu número 71, deixando o distante e quente bairro de São Cristóvão, onde nasceu. Luiz Carlos Lopes, diretor da Unità, conta que a casa é tombada pelo Patrimônio Histórico e foi reformada por dentro, sem alteração na estrutura e na fachada. Quem quiser falar com a nova agência, ligue para 266-0424.
• FISCHER CHEIO DE CRÉDITO - Eduardo Fischer deve estar mais excitado do que nunca, agora que conquistou a conta do Credicard, numa verba que deve ficar em US$ 14 milhões para o próximo ano. Quem perde na mudança é a Merit, que tinha no Credicard 35% do seu faturamento, há nove anos.
• HERING CRIA MICKEYMANIA - A Hering decidiu assumir violentamente seu licenciamento da linha Disney, lançando a campanha Mickeymania Hering. São todos os tipos de roupas para o público infantil, com imagens mais modernas como o ratinho pilotando, andando de skate, fazendo surf e por aí. Se a Hering botar o Mickey fazendo jet-ski é capaz até de o Collor vestir a roupinha...
• GALLETTI VAPT-VUPT - Já está de volta à Contemporânea o redator Ricardo Galletti, que havia deixado a agência para dirigir a criação da Leão Ramos e Associados, a agência dos mesmos donos da antiga Abaeté. Além de Galletti, deixou a Leão Ramos também Vicente de Vicq, que estava lá dirigindo o atendimento.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a rua Visconde Silva, 156/701, CEP 22271, Rio-RJ.
• CONTAS POUSANDO - Foi parar na Giovanni a conta da Embratel, que deverá gastar, em propaganda, Cr$ 287 milhões. E a W/Brasil levou mais uma da DPZ: os jeans Wrangler, cuja verba está na faixa de US$ 3 milhões por ano.
• VERSATTA EM PORTO ALEGRE - A agência carioca Versatta, dentro do seu plano de expansão que visa a um faturamento de US$ 10 milhões este ano, está abrindo sua primeira sucursal fora do Rio de Janeiro: Porto Alegre. Os dois primeiros clientes são Shoppinginvest, que vai inaugurar em outubro o primeiro shopping center do Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo, e a Digitel, que já era atendida pela Versatta no Rio de Janeiro. Quem vai dirigir a Versatta de Porto Alegre é Ialdo Bello, ex-diretor de atendimento da Standard nessa cidade.
Marisa: 10 em campanha e 0 em comportamento
A fofoca chegou ao release, inaugurado pela empresa de divulgação Companhia de Noticias. No seu comunicado sobre a nova (e aliás, excelente) campanha das lojas Marisa, ao informar que a produção dos filmes "Parto" e "Feira" foi da Miksom com direção de Arnaldo Jabor, a empresa simplesmente conta que "a direção de Jabor foi uma exigência do cliente e chegou a gerar um certo mal-estar por parte da agência que criou os comerciais, a CVS, já que o badalado Ricardo Van Steen sempre cria e dirige seus filmes".
Fofoca à parte, com estes comerciais a Propaganda Brasileira tem mais é que comemorar a entrada de Jabor, trazendo a sua experiência em cinema. A campanha, mostrando uma mulher muito mais real que a plastificada Virgínia Novik, é das boas coisas que estão passando nos intervalos comerciais.
O mesmo, porém, não se pode dizer do comportamento das próprias Lojas Marisa em Porto Alegre, que inclusive comprovam o tema da campanha que é preciso ser muito mulher para ser mulher.
No fim de agosto, a Marisa foi condenada a publicar uma retratação e indenizar duas adolescentes que foram humilhadas pelos seguranças da sua loja da Rua da Praia, no centro de Porto Alegre. Pois a Marisa, em vez de respeitar a mulher como prega na sua propaganda, reconhecendo a condenação e fazendo logo a retratação, resolveu entrar com recurso de apelação no Tribunal de Justiça do Estado!
Será que não tinha ninguém no RP nem no Marketing da Marisa pra mostrar que a retratação, com um bom texto, ainda deixaria a empresa sair do episódio por cima? Parece que não e a Marisa desdiz o que aparenta na televisão, ao se mostrar rastejando assim para fugir de sua responsabilidade.
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