Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/AGO/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas e Profissionais do Ano fazem festa dia 26

A propaganda brasileira cai na farra em alto estilo esta segunda-feira, 26 de agosto.
No Rio, a Rede Globo faz a solenidade de entrega do Prêmio Profissionais do Ano 90, Região Sudeste. A festa será na elegante Villa Riso, em São Conrado, a partir das 21 horas, com entrada restrita aos convidados da emissora. Como é de praxe no concurso, somente durante a própria entrega as agências saberão os nomes dos comerciais e dos profissionais premiados.
Em São Paulo, a comemoração é do Prêmio Colunistas da Década, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). E vai acontecer na não menos sofisticada boate "150", do Maksoud Plaza Hotel, com coquetel, jantar e show de Baden Powell. Os mestres de cerimônia serão Katya Maranhão e Guilherme Karam.
No Colunistas da Década, o Rio está muito bem representado. Dos 101 trabalhos premiados, em nível nacional, entre os 745 participantes, a propaganda carioca responsabilizou-se por 28.
Além do prêmio de Campanha da Década de 80 conquistado pela Artplan para "A Caixa está em todo lugar", de 1984, mereceram e vão receber seus diplomas de "Melhores da Década de 80" as agências Almap-Rio, Artplan, Caio, Contemporânea, DPZ, Esquire, Estrutural, McCann Erickson, MPM-Rio, Norton-Rio, Provarejo, Salles, Sinal, Standard e VS Escala.
Os convites estão absolutamente esgotados, mas quem quiser tentar a reserva de mais algum lugar para a festa dos Colunistas da Década, em São Paulo, ligue para a Abracomp e fale com Sebastião Vitor de Souza. Os telefones são (011) 231-5852 e 231-5849.

CCRJ seleciona peças para o seu Portfólio

Cerca de 120 peças entre as quase 1.000 inscritas foram selecionadas pelo júri do Portfólio, o anuário de propaganda criado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
O julgamento foi realizado esta terça-feira, mas o resultado final ainda não foi divulgado pelo CCRJ, que só pretende fazê-lo durante a festa e exposição das peças que promoverá no dia 10 de Setembro próximo no Resumo da Ópera.
O júri foi presidido por Gustavo Bastos, presidente do CCRJ e formado ainda por Chico Abreia (Yes-Rio), Ernani Gouvêa (JWT), Fred Coutinho (DPZ). Fábio Siqueira (MPM), Carlos Pedrosa (Pubblicità & Esquire), Mauro Matos (Contemporânea), Wilson Nóbrega (Giovanni) e João Galhardo (VS Escala).
Estes nomes foram resultado de uma votação dos próprios criadores de propaganda do Rio. Ainda foram indicados, mas não puderam comparecer ao julgamento, Carlos Manga (recuperando-se de uma operação na vesícula) e Álvaro Gabriel de Almeida (que estava viajando).
Segundo Gustavo Bastos, o júri foi extremamente rigoroso, selecionando, porém, trabalhos de todo o Brasil. De qualquer forma, como era de se esperar, o maior número de medalhas saiu para o Rio de Janeiro, mesmo. A expectativa de Gustavo é que o Portfólio venha a ter em torno de 200 páginas.

MKTMIX

• DA TELONA PRA TELINHA - O consagrado cineasta Cacá Diegues está fazendo suas incursões no cinema publicitário, dirigindo na produtora carioca Preview. É dele o comercial da Raspadinha, com Guilherme Karam. E outros já estão sendo realizados.
• MEU REINO POR UM CAVALO - A frase é de Ricardo III, mas foi praticamente assumida por Al Ries e Jack Trout, os autores de "Marketing de Guerra I e II" no seu novo livro "Horse Sense", que a Makron Books (ex­McGraw Hill) e a Madia & Associados estão lançando em português. O subtítulo nacional é "Encontre o cavalo certo para montar". A ideia é que, achando-o e montando-o sem hesitação, ele o levará até o cume. Agora, se perder o cavalo, talvez não haja outra chance...
• ATRÁS DO FUTURO - A Editora Globo investiu US$ 2 milhões para lançar ontem nas bancas sua nova revista mensal Globo Ciência, com uma tiragem inicial de 200 mil exemplares. A publicação aborda temas das áreas de ciência e tecnologia, de maneira aprofundada - mas não acadêmica - e sempre dentro de critérios de atualidade jornalística.
• RIO EM FESTA - O fim de semana carioca voltou a estar tão cheio de atrações e alternativas que agora os jornais e revistas disputam os leitores com cadernos específicos das programações disponíveis. Agora é a vez de O Globo lançar o seu "Rio Show - Fim de Semana". A partir de hoje, o jornal encarta um caderno tabloide a cores para disputar com a revista Programa do JB e o caderno Fim de Semana de O Dia. Aos anunciantes, o argumento do Globo é que seu caderno terá uma tiragem imbatível no Rio: os 260 mil exemplares que o jornal vende às sextas-feiras.
• BOB'S PROMOVE - A rede de lanchonetes Bob's espera um aumento do consumo dos Big Bob's e das Coca-Colas com o desconto de 20% que darão a estes produtos até o dia 31 de agosto. A promoção, no Rio e em São Paulo, está tendo apoio de filme de 30" e cartazes nos pontos-de-venda.
• ELETRÔNICA COLORIDA - A Embravídeo está agora trabalhando com um conversor eletrônico que, segundo seu diretor, Fernando Mariano, facilita e melhora a qualidade das conversões de fitas de vídeo em todos os padrões de cores do mundo.
• BOSSA A BESSA - Este é o título do novo show que o compositor, jinglista e cantor Reginaldo Bessa está apresentando esta sexta, 23 e sábado, 24 de agosto, no Vinícius Piano Bar, em Ipanema.
Reginaldo canta e toca ao violão seus sucessos, acompanhado de Romildo Cardoso no baixo e Celso Guima na bateria.
• CARTAS - Correspondências para a coluna devem ser encaminhadas à Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ.