Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Grottera & Cia cresce 46% no primeiro semestre de 91
A cooperativa de empresas de marketing e comunicação Grottera & Cia, teve uma performance econômica acima da média do mercado, no primeiro semestre de 91, alcançando uma receita de US$ 1.408.000, que lhe proporcionaram um crescimento real de 46%, sobre o mesmo período do ano passado, quando a receita foi de US$ 960.875.
A estimativa da empresa, diz seu gerente de comunicação, Maurício Machado, projeta um segundo semestre com uma performance excepcional, quando as contas conquistadas neste primeiro semestre de 91 devem começar a produzir resultados econômicos. Estes são os novos clientes:
Agência: Listel, Ind. Muller de Bebidas, Di Cicco e Bayard.
Bureau: Alpargatas, Sharp e Ciba Geigy (Div. Agro)
Promoção: Ceval (All Day), Atkinsons, Eveready e Estrela.
Dessa maneira, a Grottera mantém seu ritmo de crescimento dos últimos anos, que, lembra Machado, a posicionou como 35ª maior agência brasileira de 90 e indica, que no ano de 91, seu sexto ano de vida, deve estar próximo do 25º lugar no ranking nacional, apenas com clientes da iniciativa privada.
Helios faz nova campanha com DM-9 para Toque Mágico
A Helios colocou no ar, dia 25 último, uma nova campanha do corretivo Toque Mágico, um dos principais itens de sua linha de artigos escolares. A campanha, que termina dia 14 de agosto, compõe-se de três filmes de 30 segundos cada, que serão exibidos alternadamente nas principais emissoras de televisão do país em horário nobre e infantil.
Estão previstas 45 inserções diárias, num total de 888. Só em São Paulo, o público potencial de telespectadores é de 27 milhões e, no Brasil, de 56 milhões.
"São cenas simples, ternas, envolventes, em que procuramos usar o universo da criança, como sua casa ou a escola", explica Nizan Guanaes, diretor de criação da DM9, a agência responsável pela produção e direção dos filmes. O objetivo da empresa é fixar a imagem do produto, ao mesmo tempo estimulando a criança a utilizar o corretivo atóxico, inodoro e à base de água em seu ambiente diário.
Segundo Marco Antônio Koetz, gerente de Marketing da Helios, apenas com a expectativa da divulgação da campanha junto aos lojistas a empresa dobrou o número de unidades vendidas no período de 15 dias. Com a campanha, que exigiu investimentos da ordem de US$ 250 mil, a empresa pretende aumentar em 70% o volume de vendas do produto.
Tramontina investe US$ 2 milhões no mercado de panelas de aço
Baseando-se numa pesquisa que revela que quase 80% das mulheres, quando se casam, não compram as panelas para a formação de seu novo lar, mas as ganham como presente de casamento, a Tramontina, um dos principais fabricantes de utensílios domésticos do país, começa a veicular uma nova campanha publicitária para as suas panelas de aço inox.
O tema da campanha é o casamento. Anualmente, no Brasil, são realizados em média 1 milhão de casamentos. Levando-se em conta que cada novo lar terá pelo menos um conjunto de seis panelas, o mercado gerado em função de casamentos, é de 6 milhões de panelas anuais. Ao colocar as suas panelas como produto nobre, pela qualidade e a extrema durabilidade do aço inox, a Tramontina pretende atingir principalmente as classes alta e média alta, que representam de 20% a 25% do mercado.
Desenvolvida pela Expressão Brasileira de Propaganda, a campanha é uma das maiores já feitas para este segmento de mercado nos últimos anos, ao envolver investimentos da ordem de US$ 2 milhões. Reunindo três comerciais que entraram no ar dia 4, além de anúncios em revistas e outdoor, a estratégia visa difundir, através do slogan "Tramontina. É outra coisa", um conceito de modernidade para este produto, cujas novidades recentes são o teflon, como revestimento, e o vidro e o aço inox, como matérias-primas.
MKTMIX
• MEMÓRIA FUTURA - A Associação Nacional Memória da Propaganda, que está sendo coordenada por Áurea Helena Silveira, vai promover de 24 a 27 de Outubro, em Búzios, no Hotel Nas Rocas, o evento "Up-Última Palavra", com o que há de mais atualizado e as perspectivas dos próximos anos na propaganda, com palestras de profissionais como Valdir Siqueira, Jomar Pereira da Silva, Carlos Pedrosa e Gustavo Bastos. O evento parece interessante. A gente aqui até acha que um encontro desses sobre o futuro não tem lá muito a ver com a "Memória da Propaganda", mas, enfim, damos a maior força...
• LORENZETTI QUER DAR BANHO - A Lorenzetti, líder nacional no mercado de chuveiros, acaba de contratar Gilberto Krieger para a Superintendência de Marketing da empresa. Sua principal tarefa será fazer com que o sucesso conseguido na área de materiais elétricos reflita também em outras áreas do grupo, como a divisão de aparelhos domésticos.
• CARAVANA A CHICAGO - A revista Meio & Mensagem está organizando a ida de empresários e profissionais brasileiros para o Marketing Forum 91, que acontecerá em Chicago de 20 a 23 de agosto, reunindo vários eventos do setor. Para se informar, ligue para (011) 284-6622 ou 289-1333.
• BIG BOB GANHA JINGLE - O comercial criado pela Salles e produzido pela Tec Cine para o Big Bob teve a sua trilha trocada por um jingle produzido pela Mega como parte da 2ª fase da campanha institucional do Bob's. O investimento da campanha é de US$ 250 mil, segundo a gerente de marketing do Bob's, Valéria Soresini, que conta ainda que as 73 lojas da rede vendem 850 mil Big Bobs por mês. Ou seja, 1 a cada 3 segundos.
• BIG BOB PERDE CALOR - Já há algum tempo, os sanduíches do Bob's pedidos para viagem perderam o papel laminado que os envolvia, e que servia para protegê-los contra a perda de calor no transporte. Agora, os sanduíches são embrulhados apenas em um fino papel amanteigado. A qualidade caiu e o custo do produto diminuiu. Em compensação, o preço não parou de aumentar.
• DA SÉRIE "LITERATURA DE TERROR" - Para quem ainda não sabe, estou falando das colunas de Falências e Concordatas dos jornais de negócios. Pois quem é vivo sempre aparece. Tanto que está aí de novo, a Hébon, do Sorvete Sem Nome, tendo a falência requerida. Nela, porém, que há alguns anos quase afundou a agência de Antonio Pacot, acho que nenhuma agência mais acredita. Outra que está agora frequentando as páginas de falências é a Danita Comércio e Representação Ltda., que andou aparecendo bem como anunciante, assinando Shopping Danita. É de arrepiar...
• CARTAS - Correspondência para a coluna devem ser enviadas, até 4ª feira, para Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, Cep 22271. Rio - RJ.
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