Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JUL/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Novela da ABP se define: Elysio renuncia e Euler assume

Euler Matheus
Euler Matheus, em cartaz na ABP nos próximos 2 anos.

Nem Dono do Mundo, nem Carrossel, nem Ana Raio. A novela mais seguida nas últimas semanas pelos publicitários cariocas estava sendo "Sucessão", passada no canal privativo da ABP, a Associação Brasileira de Propaganda.
O último capítulo - cujo resumo foi publicado aqui nesta Janela amiga -, a ABP foi obrigada a suspender sua eleição para presidente, prevista para 1º de Julho último, porque nenhum dos astros e estrelas da publicidade carioca quis assumir o papel de candidato.
A nova eleição foi marcada para 1º de Agosto e a diretoria da emissora, digo, da associação saiu em busca de um novo elenco para as produções dos próximos dois anos.
Entre os nomes cotados para o papel principal de presidente - que também havíamos dado em primeira mão - estavam os galãs Roberto Bahiense, da Pubblicità & Esquire e Euler Matheus, da MPM.
Semana passada, parecia tudo certo para Bahiense receber o script. Chegou a ser marcado para quinta-feira um primeiro ensaio do texto a ser dito para a classe na própria Pubblicità & Esquire, juntamente com um coquetel para o elenco confraternizar.
Bahiense, porém, voltou atrás e, no mesmo dia, num almoço marcado de urgência com outros membros da equipe, ele abriu mão de ser o próximo protagonista da ABP. O almoço, aliás, foi tão imprevisto que nem todo mundo conseguiu ser avisado para desmarcar a reunião da noite. Tanto que, Valdir Siqueira, com seu figurino elegantérrimo de sempre, bateu na porta da Pubblicità & Esquire na hora marcada. Só que encontrou o estúdio fechado.
A situação ficou insustentável. Mais um nome a recusar o trabalho. O diretor-presidente da ABP, Elysio Pires, responsável por algumas das melhores realizações da casa, vendo o Ibope da associação despencando desta forma e irritado com a falta de apoio de seus companheiros, pediu demissão irrevogável. Mera coincidência, aliás, com os exemplos recentes de Daniel Filho e Jayme Monjardim.
Como o espetáculo não pode parar, Euler Matheus, o vice de Elysio, imediatamente assumiu a ABP. Sem o compromisso, no entanto, de continuar depois em cena. Sua proposta era ficar até encerrar a temporada, dia 31 de Julho.
Enquanto isso, nos bastidores, o drama continuava. Elysio Pires procurou Jomar Pereira da Silva, da Expressão, dando-lhe apoio se ele se candidatasse à ABP. Jomar aceitou e chegou inclusive a fazer contatos com outros publicitários cariocas para comporem o seu grupo.
Parecia que se estava chegando a um happy­end.
Mas não. Como em toda novela, era apenas mais um gancho para aumentar a emoção do espectador.
O nome de Jomar, mesmo bem aceito e respeitado por grande parte do público, tinha um inconveniente para alguns segmentos tradicionais e respeitáveis do mercado: a Expressão é a house-agency da Varig. E, num momento em que a atividade publicitária se encontra em pleno processo de desregulamentação, o presidente da Associação Brasileira de Propaganda ser também dirigente de uma house, seria uma pesada pá de cal sobre a agonizante Lei 4.680, que regulamenta o setor e proíbe as house-agencies.
Dentro de dois anos, quem sabe, Jomar poderá chegar à presidência da ABP. Até lá, provavelmente a Lei 4.680 já deverá ter desaparecido mesmo e o mercado se adaptado às novas realidades. Mas isto é cena para os próximos capítulos.
A solução para a complicada trama de agora - digna de um Gilberto Braga - foi finalmente encontrada na última quarta feira à noite em reunião realizada em torno de Luís Macedo, o dono do mundialmente conhecido escritório carioca da MPM, a maior agência de propaganda brasileira.
Neste encontro, Euler Matheus acabou aceitando se manter no papel de presidente da ABP. E Jomar aceitou abrir mão de sua chapa para se juntar a Euler, como vice-presidente da próxima diretoria.
A estreia será no próprio dia 1º de Agosto, no auditório da ABP, com entrada aberta ao público. O elenco acabará de ser formado na próxima semana. Até agora, no entanto, ele está sendo exclusivamente masculino, e formado assim:
Presidente: Euler Matheus (MPM)
Vice-presidente: Jomar Pereira da Silva (Expressão)
Diretor: Armando Strozenberg (Contemporânea)
Conselho Fiscal: Clementino Fraga Neto (Pubblicità & Esquire) e Valdir Siqueira (VS-Escala)
Conselho Superior: Elysio Pires (Caio), Caio Domingues (Caio), Sani Sirotsky (Versatta), Oscar Bloch (Empresas Bloch), Celso Japiassu (Denison), José Roberto Marinho (Sistema Globo de Rádio) e Luís Macedo (MPM).

 

MKTMIX

• DA SÉRIE "LITERÁRIA DE TERROR" - Novos capítulos aterrorizantes encontrados nas colunas de Falências e Concordatas, também aqui no Monitor Mercantil: continuam os requerimentos de falência contra as Casas da Banha e a A. Kikoler (Revell), E o pessoal de propaganda também entrou na dança. A Colortraço Fotolito requereu a falência da Conceito All Comunicações, a agência que está funcionando no endereço da extinta Tandem. E a Grafcolor requereu a falência da Acervo de Comunicação, que aliás está agora operando em conjunto com a agência Presença.
• MELHORES E MAIORES EM FESTA - A Editora Abril e a revista Exame vão realizar sua festa de premiação de Melhores e Maiores no dia 29 de Agosto, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, a partir das 18:30 horas.
• PARA O PESSOAL DE ANGRA - A Dumont está lançando um relógio digital para quem gosta de velejar ou mergulhar, como Valdir Siqueira e Paulo Giovanni, que têm seus barcos em Angra. O relógio Jatwater pode ser programado para marcar intervalos de tempos distintos (de 1 a 60 minutos), mostra a contagem num cronógrafo colorido e emite um alarme automaticamente antes de o tempo se esgotar, sem falar que ainda faz cálculos para determinar curso de navegação. O preço é também compatível com a água do mar: Cr$60 mil.
• THOMPSON FALA DO RIO - O escritório carioca da Thompson arranjou uma maneira curiosa de mostrar que está bem guarnecido de clientes: saiu com um anúncio que em vez de simplesmente listar a clientela, relaciona-a a ideias de preservação da natureza. Em alguns a barra está meio forçada, mas a iniciativa não deixa de ser original.
• SUPERDESCONTÃO - Os comerciais e vinhetas produzidos pela Globograph, do José Dias, vão ficar 60% (!) mais baratos, com a instalação do supercomputador Apollo DM 10000, da Hewlett Packard. Com o novo equipamento, vinhetas de 10 segundos que antes demoravam um mês para processar agora envolverão no máximo três ou quatro dias. Incluindo o José.
• CARINHO DA ASSESSOR - Bilhete de Ivan Muniz, presidente da Assessor: "Meu Caro Marcio Ehrlich, receba um abraço afetuoso - em nome de todos os companheiros da Assessor - pelos 14 anos da Janela. Parabéns pelo trabalho que vocês vêm desenvolvendo com sucesso através do tempo". Obrigado ao Ivan e aos outros amigos que telefonaram.