Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAI/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Erro em tabela do O Globo eleva salários da criação

A matéria publicada na última terça-feira pela coleguinha Suzane Veloso no O Globo sobre os salários da criação carioca gerou um dos maiores reboliços dos últimos tempos.
Pelo que dava a entender a tabela dos salários, o mínimo recebido por um criador no Rio seria Cr$ 557 mil, ficando o máximo em Cr$ 4.282 mil e a média em 2 milhões:
É claro que todo mundo que estava abaixo desta faixa - a grande maioria do mercado - foi correndo com o jornal debaixo do braço descobrir com seus diretores de criação se era isso mesmo, pra já pensar em pedir aumento de salário. E o pior é que os diretores de criação já estavam com o dono da agência fazendo a mesma coisa.
Na festa do Prêmio Produção à noite do Banana Café, não se falou em outro assunto. Teve até dono de produtora vibrando baixinho com a tabela.
Afinal, ganhando aquela baba, os criadores não tinham como discutir custos maiores de produção!
Só que a tabela saiu errada no jornal. Suzane Veloso passou a terça-feira inteira explicando para quem a procurava - ela chegou a evitar a ida ao Banana naquela noite pra fugir do "massacre" - que os números indicavam os salários em dólares e não em milhares de cruzeiros. Ou seja, pelo valor do paralelo de ontem (Cr$ 310,00), o menor salário de um redator seria na verdade de Cr$ 172.670,00, o maior Cr$ 1.327.420,00 e a média Cr$ 620 mil, o que é muito mais compatível com a realidade.
No fim, o episódio acabou com Suzane jurando que nunca mais faz matéria falando de salários de publicitários. E para os criadores, acabou durando pouco o sonho de quem pensava em aumentar seu salário com a ajuda da Suzane...

GAP promove workshop sobre administração

As agencias estão certas agora que reorganizaram suas estruturas? As expectativas dos clientes estão sendo correspondidas? Como uma agencia paulista atende uma conta carioca? Quem não mudou vai perder espaço?
Perguntas como estas são as que o GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro pretende ver respondidas no workshop "Agencias de Propaganda. Agora sob nova direção", que será realizado nos dias 4 a 6 de junho próximo no Salão de Eventos do Mariu's Ipanema.
No primeiro dia, Waltely Longo (MPM) e Luiz Kroeff (Standard) serão os responsáveis pelas agências que se apresentarão. No dia 5, a vez é de Eduardo Fischer (Fischer, Justus) e de Fernando Luiz dos Santos (Pró-Varejo). O encerramento ­ que ainda contará com um coquetel festivo - será feito por Jorge Teichholz (McCann) e por Armando Strozenberg (Contemporânea).
Os dois primeiros dias custarão Cr$ 2.500,00 por pessoa e o último 3.500,00. Quem quiser se inscrever deve falar com D. Eliane, pelo telefone 285-6685, ramal 105.

Novidades nas Prateleiras

Royal apronta mais bolo

O segmento de alimentos pré-preparados está cada vez mais forte e se sofisticando, pela falta de tempo igualmente crescente das donas e donos de casa.
A Fleischmann Royal, que já havia fugido do tradicionalismo na sua lista de misturas para bolos com o "brownie de chocolate" está agora lançando o "bolo de maçã com canela", contendo inclusive passas na mistura. A campanha publicitária, criada pela Thompson, terá inclusive comercial de televisão.

P&G ataca as crianças

Depois de lançar no Brasil o produto Pert Plus, a megaempresa Procter & Gamble - tanto tempo esperada por aqui - resolveu atacar o segmento infantil, com sua fralda Pampers, líder de mercado em mais de 50 dos 78 países em que é vendida.
Inicialmente colocada apenas no mercado paulista, a Pampers chega com a ousadia característica da P&G: não só ela vem com um modelo para meninos e outro para meninas, como a embalagem ocupa menos espaço na gôndola, permitindo dobrar a quantidade de produto disponível por metro quadrado. A campanha de lançamento é da Leo Burnett.

Nestlé numa super-gelada

A Nestlé também está acreditando na sofisticação do mercado de pré­preparados. Agora ela está lançando, na linha super­gelados, os Crepes Findus, destacando que eles são uma especialidade da cozinha francesa.
Os Crepes Findus vêm em quatro variedades: Frango, Queijo com Presunto, Camarão e Palmito. Cada embalagem traz 6 unidades com cerca de 50 gramas, que devem ser fritos ainda super-gelados em pouca manteiga e servidos imediatamente para manter a crocância.

Palmolive pega na pele

O sabonete Palmolive está sendo relançado no Brasil seguindo a tendência internacional da marca de buscar dois mercados: o Luxo, para consumidores que além de limpeza querem benefícios para a pele: e o Suave, para o público tradicional.
Ambos ganharam novos formatos e embalagens. A linha Luxo é mais sofisticada, com formulações específicas para diferentes tipos de pele: Hamamelis (pele oleosa), Mel + Abacate (pele seca), e Aveia com Mel (pele normal). A linha Suave tem - um visual mais sóbrio para não perder seu publico fiel, indicando serem simplesmente com lanolina e óleo de oliva. Todas as fragrâncias foram definidas a partir de pesquisas junto aos consumidores. A publicidade dos novos Palmolive estilo com a FCB/Siboney.

MKTMIX

• ARTPLAN MUDA CRIAÇÃO - Depois de divulgar que estava retomando à direção de criação da sua agência, Roberto Medina resolveu voltar atrás e contratar novos profissionais para seu departamento de criação. Wanderley Dóro é o novo diretor da área, fazendo dupla com seu par constante Hélio Rosas, com quem já trabalhou na MPM e na Thompson. Outra curiosidade na agência é que a primeira contratação de Wanderley foi o redator Toninho Lima, que havia sido seu diretor de criação na Thompson-Rio.
• ANUNCIANTE QUEIMADO - Os cigarros estão mesmo em baixa na Europa. A Comunidade Econômica Europeia aprovou um projeto de lei que poderá proibir a publicidade direta e indireta de tabaco e cigarros em toda a Europa a partir de 1992. Ou seja, não só os comerciais estariam fora da televisão, como as marcas dos cigarros desapareceriam dos eventos esportivos que elas patrocinassem. Sumiria, assim, o Marlboro da McLaren de Ayrton Senna, em todas as corridas da fase europeia da Fórmula I...
• EXAME EXAMINA SEU DEBATE - As mudanças ocorridas na equipe econômica do Governo obrigaram a revista Exame a adiar seu tradicional debate de Brasil em Exame cuja versão 1991 teria acontecido ontem. A revista vai remarcar.
• VINÍCIUS PUBLICITÁRIO TAMBÉM É POETA - O diretor de criação da Publinews, Marcos Vinicius Ferraz, lançou no último dia 14, no Parque Lage, seu livro de poesias "indivíduo", O xará do Imortal poetinha ainda é astrólogo e estudante de teosofia, tendo passado, como publicitário, pela Thompson, VS, McCann e SMP&B. Mas a experiência poética de Ferraz gerou um trabalho realmente interessante.
• AROLDO COM NOVA CONTA - A Sinimbu Aviamentos, de Friburgo, única indústria brasileira do setor a exportar para os países do primeiro mundo, segundo afirma seu diretor J. C. Strickland, é a nova conta da Aroldo Araujo Propaganda.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ.