Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/MAI/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Polêmica do Colunistas-Rio sobre Castrol tem conclusão

Um equívoco do funcionário da DPZ-Rio destacado para organizar as inscrições da agência no Prêmio Colunistas acabou gerando uma polêmica inédita na história dos 24 anos do concurso. O funcionário - que a agência não quis identificar ­ incluiu no rolo o comercial "Pai e Filho", criado para a Castrol e produzido pela Tycoon, que não havia sido veiculado.
Sem saberem do fato, e baseados na boa-fé da inscrição da agência, os jurados do concurso carioca consideraram o comercial criativo e deram-lhe uma medalha de prata.
Como já é sabido pelo mercado, a notícia chegou ao Jornal do Brasil e ao Globo, ultrapassando os limites do mercado publicitário, e exigindo dos colunistas uma resposta pública para preservar a idoneidade do concurso.
No último fim-de-semana, reunidos em São Paulo, os membros da Abracomp, entidade promotora dos Colunistas, analisaram o assunto e concluíram que qualquer trabalho não veiculado não atende às exigências do regulamento do concurso. Portanto, sua inscrição automaticamente se torna nula, com a consequente anulação dos prêmios que ele tiver recebido.
Para checar a informação dos jornais, depois da reunião, o presidente do júri do Colunistas­Rio, Jomar Pereira da Silva, consultou o presidente da DPZ, Roberto Duailibi, sobre a veracidade das notícias. Ele confirmou o ineditismo publicitário do comercial.
Curiosamente, sem saber do contato da associação com a agência; praticamente ao mesmo tempo a Castrol enviou uma correspondência à Abracomp solicitando informações sobre o caso, para proteger o nome da empresa dos noticiários da imprensa. E na carta, o presidente da Castrol igualmente informava que o comercial citado pela imprensa não havia efetivamente sido veiculado.
A partir destas confirmações, o presidente da Abracomp, Armando Ferrentini, determinou à coordenação do Colunistas-Rio que tornasse nula a inscrição do comercial da DPZ para a Castrol no Prêmio, anulando também a medalha que ele havia conquistado.
Para a DPZ, que garantiu não ter agido de má-fé, resta ao menos o consolo de o trabalho ter passado no julgamento. O que não deixa de ser um prêmio.

Festas das produtoras cariocas será dia 21, no Banana Café

Será finalmente realizada no dia 21 próximo, a partir das 21 horas, no 2º andar do Banana Café, a festa de entrega dos diplomas às produtoras cariocas vencedoras no IV Prêmio Colunistas-Produção.
Estarão lá recebendo os seus diplomas, junto com os criadores das agências responsáveis pelos trabalhos, as produtoras Nova Onda, Tape Spot, Reginaldo Bessa, Tec Cine e Zohar; os ilustradores César Lobo, Murilo Sá Martins e Nilton Ramalho; e o fotógrafo Hamdan.
As infindáveis mudanças econômicas do país por várias vezes levaram à suspensão de festas já marcadas, que implicariam em custos de convites que as tornariam inviáveis para as próprias produtoras reunirem sua equipe na comemoração.
Desta vez, porém, a organização do prêmio encontrou, como solução, realizar a cerimônia de entrega em um local que já é frequentado pelo pessoal de produção e pelos criadores cariocas: o Banana Café, na reunião das terças feiras promovida pelo Clube de Criação. Fazendo a entrega neste lugar, no mesmo dia da reunião dos próprios criadores, o Prêmio Colunistas pretende prestar também uma homenagem aos profissionais cariocas de criação e produção publicitária, e ao seu Clube de Criação.
A festa de entrega dos diplomas do IV Colunistas-Produção estará aberta a todos os publicitários cariocas.

MKTMIX

Domingos Logullo• MINEIROS AUMENTAM TREM PAULISTA ­ Domingos Logullo (foto) é o novo diretor da SMP&B, uma das maiores agências mineiras, em seu escritório paulista. Com a associação, além das contas da Klabin, Hotel Alpino e Magiclick, a agência passa a atender outras como M. Chandon, Auto Sport Greco, Sabô e Citromatão. Logullo terá como desafio aumentar a participação da SMP&B em São Paulo, ela que é hoje a 15ª agência do mercado nacional e a 1ª da região Centro-Leste.
• TROCA TROCA AGITADO NO RIO - Dentro do Rio estava demonstrando, é um susto ver agências contratando. Vejam só: Marcos Silveira é o novo redator da Almap/BBDO. Na VS Escala entrou o diretor de arte João Galhardo. E na Thompson, que continua sem diretor de criação, o novo redator é João Bosco, que voltou de Minas após desfazer sua participação na agência Zarabatana.
• FESTÃO - Está de parabéns Gustavo Bastos pela festa de lançamento do Portfolio Rio, o anuário do Clube de Criação do Rio, que ele preside. Um altíssimo astral na noite do Resumo da Ópera, que promete virar que há tantos anos o Rio espera.
• CARTAS - As correspondências para a coluna devem ser enviadas para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, Rio - RJ.