Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Antarctica escolhe W/Brasil e DM-9
|
Nizan Guanaes, nos tempos de redator. |
Deu eles de novo.
Washington Olivetto e Nizan Guanaes mais uma vez paparam uma conta cobiçada por todo o mercado publicitário brasileiro.
A partir deste mês, a W/Brasil, de Olivetto, cuidará das campanhas de todas as cervejas Antarctica, e a DM-9, de Nizan, de todas as contas de refrigerantes da empresa.
A Progress, house-agency da Antarctica, não fecha. Ficará responsável pelas negociações de mídia e pelos contatos com as agências, como um departamento de propaganda.
A verba estimada para este ano das duas áreas é de US$ 20 milhões a US$ 25 milhões. Cervejas, que são o carro chefe da companhia, ficam com 65% e refrigerantes com os 35% restantes.
A preocupação da Antarctica com sua publicidade não é à toa. Do lado da Brahma ela tem que enfrentar a Fischer & Justus, e do lado da Kaiser, a DPZ. Enfim, duas agências com histórico de muito mais criatividade que a Progress conseguiu demonstrar desde que foi criada em 1974.
Para Washington Olivetto, a conquista tem um sabor duplo. Há muitos anos ele dizia que só sentia falta de jamais ter trabalhado com uma conta de cerveja.
A inexperiência dele na área não foi argumento para lhe impedir de conquistar a conta. Mais um exemplo de como um valor antigo usado pela publicidade - o da experiência no produto - não tem mais tanta importância nos tempos de hoje.
Mesmo com crise e desemprego
publicidade persegue prêmios
Como em todo começo de ano, está liberada a temporada de caça aos prêmios publicitários. Eles devem chegar no mínimo a uns vinte, este ano, e incluem desde os conhecidos pelas maracutaias até os de boa intenção e realmente determinadores do que foi feito com qualidade no ano anterior.
A bem da verdade. para a maioria dos publicitários, não importa muito se os prêmios existem em demasia ou se são julgados de forma obscura ou por jurados com ou sem gabarito. O importante é disputar um diplominha. Tanto que todos os prêmios continuam prestigiados e sobrevivendo. E tanto que, por isso, nem interessa identificar aqui qual é o quê.
A ABP já fez uma pré-seleção de seu Prêmio Comunicação. Semana que vem, uma nova reunião de diretoria acerta os vencedores. Dia 25, a Editora Abril anuncia os vencedores de seu prêmio, para a melhor campanha veiculada em suas revistas. E em São Paulo, o Clube de Criação divulgou o resultado de seu Anuário. Para variar, os principais prêmios ficaram com a W/Brasil, a DPZ e a DM-9. De 2.172 inscritos, só 298 foram premiados, sendo 10 com o cobiçado Ouro.
Como o tempo e os prêmios não param, ai vão noticias sobre outros que estão abrindo inscrições.
Até o dia 23 de Abril a Rede Globo estará aceitando inscrições para o seu 13º Prêmio Profissionais do Ano, que homenageará os responsáveis pelos melhores comerciais e campanhas veiculadas entre 1/1/90 e 31/3/91 nas emissoras da rede.
Desta vez, a premiação distribuirá Cr$ 5 milhões em dinheiro, além de 4 viagens a Paris, troféus e diplomas. Para concorrer, as agências, anunciantes ou produtoras devem preencher uma ficha de inscrição e anexar uma cópia do comercial ou campanha em fita U-Matic no sistema Pal-M.
Os júris regionais e nacional serão instalados no Rio no mês de maio. Como sempre, só no dia de cada solenidade de premiação é que os vencedores serão conhecidos.
Todo ano a Globo adia o prazo de suas inscrições, mas não convém bobear. Quem quiser garantir sua participação, pode pegar mais informações com o coordenador dos Profissionais do Ano, Antônio Cesar Lopes Rodrigues, pelo telefone (011) 288-1876.
•••
No Rio, a primeira semana de maio vai marcar o lançamento oficial das inscrições para um prêmio novo: o Portfólio-Rio, anuário do Clube de Criação carioca. A festa será no Resumo da Opera, o badalado point do Ricardo Amaral, que já convive com os publicitários cariocas nos encontros das terças-feiras do CCRJ em seu Banana Café.
Gustavo Bastos, o diretor do Clube, diz que o Portfólio-Rio pretende mostrar e eternizar o que de melhor foi feito nos últimos dois anos no Brasil na opinião dos melhores profissionais de criação do Rio, sendo estes, é claro, escolhidos segundo os critérios da diretoria do Clube.
Os convites para a festa de lançamento do Portfólio custarão Cr$ 5 mil, dando direito à toda a mordomia local e a um folheto 4 páginas papel couchê com o regulamento da premiação e suas fichas de inscrição. Quem quiser convites saberá onde conseguir telefonando para o Alô-Clube, o serviço de secretária eletrônica que funciona - com a voz do próprio Gustavo Bastos - no telefone (021) 267-6093.
•••
Há prêmios também para os estudiosos da publicidade. O Ibraco-Instituto de Altos Estudos de Comunicação, presidido por Renato Castelo Brasil, está lançando os prêmios Robert Merrick e Mauricio Sirotsky para estimular estudos sobre o papel da Comunicação Publicitária e da Comunicação Social, respectivamente, no contexto da sociedade moderna, assim como seus efeitos econômicos, sociais e morais.
Os prêmios darão Cr$ 630 mil a seus vencedores. O patrocinador da área publicitária é a Thompson e o da área social, a Rede Brasil-Sul.
Os trabalhos concorrentes podem ser inéditos ou publicados entre 1990 e 1991. O prazo de inscrição é de 30 de junho pr6ximo e os trabalhos devem ser enviados ao Ibraco, à Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Cep 04018, São Paulo, SP.
MKTMIX
• BOTA RECESSÃO NISSO - Nem mesmo a Ford está escapando da crise econômica. Pra se ter uma ideia, a recente campanha de lançamento do Verona chegou a contar com uma verba de US$ 6 milhões. Agora, a empresa está para lançar seu modelo Versailles, e a verba não vai passar de US$ 1,5 milhão.
• BRASÍLIA NO ANO 2000 - Já foi escolhido o logotipo que representará Brasília na disputa da cidade-sede para a Olimpíada do ano 2000. O trabalho escolhido foi de André Poppovic, Giovanni Vannucci e Ronald Kapaz, da Oz Design, de São Paulo. No ano do 500º aniversário do Brasil, Brasília quer sediar a primeira Olimpíada na América do Sul, concorrendo com Berlim, Pequim e Melbourne. A decisão será tomada em 1993.
• VASCONCELOS DEIXA JB - Fernando Vasconcelos, depois de 8 anos como Superintendente Comercial Sucursal Brasília do Jornal do Brasil, deixou a empresa para se dedicar de corpo e alma à sua Meio & Mídia - Consultoria, Publicidade e Representação. Fernando conhece tudo de Brasília. Ele edita a coluna "Correio Publicitário" no Correio Braziliense e organiza o Prêmio Colunistas daquela região. Agora, sem o JB, está liberado para fazer assessoria e lobbies para todo o país. Os telefones da Meio & Mídia são (061) 225-9380, 226-0963 e 226-1041.
• AROLDO, UM ETERNO SENTIMENTAL - Como todo ano, Aroldo Araujo não deixou passar a Páscoa sem mandar mensagem de felicidades. Desta vez - como recomenda a crise - um simples folheto alltype de 1 cor sugerindo que se "Descubra esse domingo e redescubra o maior em todas as suas formas e procure amar". No fim do texto poético, as perguntas: "Há quanto tempo você não sente o mar? Há quanto tempo você não sente a infância? Há quanto tempo você não manda flores à mulher amada?" Aroldo está certo. Falta de trabalho não é tudo na vida. |