Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Contemporânea cria campanha para o Guaraná Antarctica
Fazer com que o consumidor repense o seu processo de decisão. Esta é a estratégia da nova campanha do Guaraná Antarctica, desenvolvida pela Contemporânea, que foi buscar nos centros internacionais que ditam os modismos para o resto do mundo o que talvez seja o argumento que faltava para o jovem ter mais segurança de que, ao pedir Guaraná Antarctica, está pedindo um refrigerante que é "in", sem ser "cola".
A partir da próxima semana, todas as redes de televisão do país vão mostrar o Guaraná Antarctica sendo consumido em mercados onde ele não é vendido. Frequentadores dos lugares da moda em grandes centros como Nova York, Paris e Florença são apresentados ao produto e dão opinião sobre ele.
Composta por três comerciais de televisão e peças de apoio em rádio, revista, out-door e ponto-de-venda, a nova campanha do Guaraná Antarctica não tem o estereótipo de jovens correndo, sorrindo, se abraçando ou fazendo esportes enquanto consomem o produto. Isto porque a agência percebeu que o Guaraná Antarctica, apesar de tipicamente brasileiro, não alcança, como desejaria, o consumidor brasileiro, especialmente os mais jovens conforme indicaram todas as pesquisas que precederam a campanha.
Entre outras razões este foi o ponto de partida da campanha - porque seus concorrentes, em especial os refrigerantes de sabor cola têm a força de um projeto mundial que acaba influindo até mesmo na formação da escolha das novas gerações.
Como agência da Antarctica no Rio de Janeiro, a Contemporânea criou e produziu a campanha para a Progres, house-agency do grupo. Denominada "Pints", ela mostra para o consumidor brasileiro o que os frequentadores do M.K. (N.Y.), Deux Magots (Paris) e Dei Navigatori (Florença) pensam do Guaraná Antarctica.
O que permite ao "repórter" perguntar no final de todos os comerciais: "E aí, é este que você bebe aí no Brasil?".
A criação da campanha foi de Mauro Matos, com planejamento de Armando Strozenberg.
Rhodia aposta em gel como creme dental
A Rhodia está colocando no mercado brasileiro uma nova sílica precipitada, um dos componentes básicos para a fabricação de creme dental. Comercializado com a marca registrada Tixosil 73, o novo produto proporciona um aumento do poder de limpeza dos dentifrícios - tradicionais ou medicinais, além de conferir maior translucidez aos cremes do tipo "Gel".
De acordo com Luiz Carlos Fernandes, gerente da Atividade Sílica da Rhodia, o novo produto tem um potencial de mercado da ordem de US$ 2 milhões anuais, podendo atingir até US$ 3 milhões, "se ocorrer um incremento da utilização de cremes do tipo gel", onde a participação desta sílica é maior que nos opacos.
Segundo Fernandes, apesar de ocuparem um espaço hoje calculado em apenas 15% no mercado mundial, os dentifrícios medicinais estão evoluindo. Da mesma forma, os tipos gel, classificados como comerciais, aumentaram sua participação de 18% para 30%, nos últimos sete anos, enquanto no Brasil ainda estão com 18%. Por isso, o executivo da Rhodia acredita num crescimento da utilização da sílica Tixosil 73, "pois o Brasil vai seguir o mesmo caminho do exterior". Fernandes lembra que a maioria dos lançamentos de 1990 já foram feitos na linha gel.
Código do Consumidor é explicado em vídeo
A produtiva Movi & Art, em conjunto com a Directa BDO/IOPEC, está lançando uma série de três vídeos sobre o Código de Defesa do Consumidor - que entrará em vigor a partir do próximo dia 11 de março -, destinados a segmentos dirigidos: "Indústria e Comércio", "Financeiro" e "Propaganda", e que mostram uma análise técnica e didática do Código, numa linguagem acessível e rica em exemplos.
Os coordenadores e apresentadores do trabalho, Carlos Eduardo Hapner e Ives Gandra Martins, realizam exposições didáticas e comentários constitucionais e conjunturais, e contam ainda, em cada módulo, com um expositor-convidado que apresenta um depoimento técnico a respeito das principais implicações do novo Código dentro de cada área específica: Saulo Ramos para Indústria e Comércio, Geraldo Camargo Vidigal, para Financeiro e Mauro Salles para Propaganda.
Cada vídeo possui duração de 120 minutos e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 887-9400.
MKTMIX
• THOMPSON COM NOVO GERENTE - Já está empossado o novo gerente geral do escritório carioca da J.W. Thompson. E José Blanco, que veio da matriz da agência, em São Paulo, onde era diretor de atendimento. Com 45 anos, Blanco começou como redator, passando oito anos na criação antes de mudar para o atendimento.
• CONTA NOVA NA ALMAP/BBDO - A Almap-Rio está de cliente novo: Cebion, dos Laboratórios Merck. Ainda no primeiro semestre deverá sair uma campanha do produto, que estava sem anunciar há dois anos. Cebion é velho conhecido de Vicente de Vicq, atual vice-presidente da Almap/BBDO-Rio. Ele trabalhou com o produto na Caio e, depois, na Tandem.
• SUJEITINHO GROSSO – As agências e clientes tantas vezes ficam tão preocupados em ver num comercial se o produto está aparecendo bem, ou se os seus benefícios estão evidenciados, que se esquecem o quanto um pequeno detalhe pode prejudicar o filme, nem que seja com uma parcela do público a quem ele deveria atingir. Por exemplo: eu acho que posso considerar corretamente que minha filha Lena, com 10 anos, não está fora do público alvo do Limão Brahma, cujo comercial - belissimamente produzido e fotografado, aliás está no ar maciçamente.
Pois da última vez que assistimos juntos o filme, ela se virou pra mim e reclamou da falta de educação do rapaz que recebe da gatinha a garrafa do refrigerante. Pois não é que ele não só não agradece como sequer dá um sorriso pra ela! O sujeitinho simplesmente agarra a garrafa e enfia na boca...
É claro que eu tive que concordar com ela. E, no papel de pai, não pude deixar de comentar que não é só ele que está errado sendo grosso, não. A própria garota está fazendo papel de boba, querendo sair com um cara assim só por causa da beleza dele.
Ou seja, por causa de uma simples tomada de menos de 1 segundo não incluída na montagem, o comercial permite interpretar que um grosso e uma panaca são os consumidoressímbolo do Limão Brahma.
CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, RioRJ.
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